quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CECIERJ TERÁ CONCURSO PARA PREENCHER VAGAS DE TERCEIRIZADOS EM 2013


Além de apresentar as ações realizadas em 2012, o diretor-presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância (Cecierj), Carlos Eduardo Bielschowsky, garantiu que haverá concurso público, em 2013, para a substituição dos funcionários terceirizados. “O Governo do estado entendeu nossa necessidade; então, o concurso está combinado. Teremos a substituição dos contratos por tempo determinado, o que nos dará uma perspectiva de estabilidade institucional”, afirmou ele, durante audiência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (24/10). Presidente do colegiado, o deputado Comte Bittencourt (PPS) identificou, com isso, a necessidade de aumentar os recursos dirigidos à instituição.

“Vamos apresentar uma emenda da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, pois a responsabilidade da Cecierj também aumentou com a incorporação dos antigos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJAs)”, apontou o parlamentar. A fundação, que, esse ano, inaugurou o Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, oferece educação superior à distância e desenvolve projetos de divulgação científica, atingindo 60 mil pessoas ao ano nos 92 municípios fluminenses. Entre os trabalhos realizados pela Cecierj estão cursos de graduação ministrados por intermédio de parceria formada entre o Governo do estado e sete universidades públicas.

A Cecierj também é responsável por cursos de Pré-Vestibular Social (PVS); pela formação continuada de professores da educação básica, sob responsabilidade da Diretoria de Extensão; e por projetos de divulgação científica, como a Praça da Ciência Itinerante e a Caravana da Ciência, que visam a popularizar o conhecimento científico no estado. O deputado Paulo Ramos (PDT) alertou sobre os perigos que, segundo ele, pode haver no ensino à distância: “Tenho uma preocupação quanto ao crescimento das atividades do Cecierj. A educação à distância vem ocupando um espaço muito grande e ela não pode substituir a educação presencial”.

Também estiveram presentes na audiência a deputada Inês Pandeló (PT); a vice-presidente da Fundação Cecierj, Mônica Dahmouch; Marcelo Motta, representante da União dos Professores Públicos do Estado (Uppes); e Marcus dos Anjos, representante da Associação dos Servidores Estatutários da Cecierj (Acecierj).
Bárbara Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário