terça-feira, 9 de outubro de 2012

Horário de Verão começa no dia 21 de outubro



Horário Brasileiro de Verão 2012/2013 começa à meia-noite de domingo, dia 21 de outubro. Daqui a 11 dias os brasileiros terão que adiantar seus relógios em uma hora da meia-noite à uma hora da madrugada de domingo. Os relógios voltam ao horário de Brasília no terceiro fim de semana de fevereiro de 2013, que será no sábado, dia 16, quando a população terá que fazer a mudança inversa, atrasar o relógio da meia-noite às 23 horas de sábado.


A edição passada do Horário de Verão começou dia 16 de outubro e teve duração de 133 dias, o período mais longo desde a implantação do horário em 1985, e indicou uma redução de quase 5% na carga do sistema elétrico da Celesc Distribuição (160MW) e 0,5% na energia (38GWh ou 12,5MW médios) em sua área de concessão. A previsão para este ano é de economia similar. Confome a Celesc, com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o Verão.

As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste mais o Estado da Bahia vão aderir ao Horário de Verão deste ano, onde os dias serão maiores e, consequentemente, a energia será menos consumida. No Horário de Verão o sol nasce mais tarde e se põe mais tarde, e as pessoas passam a tardar a realizar suas atividades. A conjugação do comportamento dos consumidores residenciais e o término do expediente de trabalho ainda com luz natural, associados ao atraso no início da iluminação pública, reduz a coincidência com o consumo comercial e industrial de energia elétrica, o que acarreta a diminuição na demanda máxima no horário de ponta de cada distribuidora de energia e, por conseqüência, do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Conforme o professor de educação física Cleber Medeiros, algumas orientações são indispensáveis no período do horário de verão. “O maior problema é a desidratação, as pessoas não devem realizar exercício em altas temperaturas, pois correm o risco de desidratação”. Ele acrescenta que pouco mais de 60% do corpo humano é constituído de água, então a partir do momento que o corpo desidrata pode acarretar algumas complicações à saúde. “Para que isso não aconteça é importante não fazer exercício físico em horário de pico de sol quando o sol está muito forte”, aconselha.

Quanto aos horários alterados, quando o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde e as atividades da população são alteradas, não há complicações para o organismo. “Isso vai muito da adaptação das pessoas, não há maiores complicações para o organismo do ser humano, é uma readaptação”, pontua.

Douglas Saviato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário