quarta-feira, 24 de outubro de 2012

REGIÃO SERRANA REGISTRA AUMENTO DE 5% NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA, MESMO APÓS TRAGÉDIA


A produção agrícola nas cidades afetadas pelas chuvas na Região Serrana do estado do Rio aumentou em 5%, em comparação ao que era produzido antes do desastre. A informação foi passada pelo secretário de Estado de Agricultura, Alberto Mofati, nesta quarta-feira (24/10), durante reunião da Comissão de Representação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que acompanha a atuação e os investimentos a serem realizados pelos governos na localidade. Mofati apresentou os números da reconstrução rural da região e disse, ainda, que do ponto de vista da infraestrutura a grande maioria da zona rural está recuperada.
Presidente do colegiado, deputado Luiz Paulo (PSDB), classificou este aumento como um bom indicador. “Se a produção cresceu é porque a recuperação vem acontecendo rapidamente. Isso é positivo, já que dentro do quadro da recuperação da Região Serrana é um fato atípico; a recuperação, em geral, é muito lenta e não tem produzido ainda o efeito desejado. A reunião, nesse sentido, foi proveitosa, já que pelo menos a área da agricultura tem caminhado positivamente”, disse o tucano. Segundo Mofati, para a reconstrução das áreas atingidas o estado contou com uma linha de apoio do Banco Mundial na ordem de US$ 20 milhões, que foram investidos na expansão do programa Rio Rural. “O programa favoreceu 1.895 produtores e 124 comunidades, com um investimento de R$ 13,9 milhões”, ressaltou.

O recurso foi utilizado também nas melhorias das condições de produção e moradia e na ampliação da mecanização agrícola para a reconstrução de estradas vicinais e apoio direto ao produtor. Mofati disse ainda que a construção e recuperação de 40 pontes já estão em andamento. “Em Sumidoro, 12 pontes já foram erguidas, além de oito no município de Teresópolis e seis em Bom Jardim. Em Nova Friburgo serão 14 pontes, que ainda não começaram a ser construídas”, apontou. Nesses mesmos municípios e também para São José do Vale do Rio Preto, o Governo fez um levantamento para a construção de 780 casas pré-fabricadas com 40 metros quadrados. De acordo com os indicadores apresentados pelo secretário, 1.213 quilômetros de estradas já foram recuperadas, 13.479 produtores beneficiados, 1.677 hectares produtivos recuperados e 8.854 produtores atendidos com preparo de solo.
 Vanessa Schumacker

Nenhum comentário:

Postar um comentário