sexta-feira, 12 de outubro de 2012

UNIFESO tem nova Reitora



No dia 9 de novembro a professora Verônica Santos Albuquerque, até então diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), foi empossada no cargo de Reitora da Instituição, em cerimônia presidida pelo presidente da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) — que mantém o Centro Universitário —, Antonio Luiz da Silva Laginestra. Na ocasião também tomou posse, sucedendo a professora Verônica na direção do CCS, a professora Mariana Beatriz Arcuri. A cerimônia foi prestigiada por componentes dos conselhos da FESO, autoridades acadêmicas e administrativas, professores, funcionários e estudantes da Instituição.

A nova Reitora está no UNIFESO desde 2001. Ela é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Atualmente é capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. “Quero expressar minha crença nos grandes profissionais que estão aqui hoje, renovar meu compromisso oferecendo o meu trabalho e declarar meu amor por esta Instituição. Seguimos juntos com os mais belos sonhos para a FESO e para Teresópolis”, declarou a professora Verônica.
A professora Mariana Arcuri também atua há mais de cinco anos na área de saúde do UNIFESO. É graduada em Química, mestre em Bioquímica e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora titular do curso de Medicina do UNIFESO e integra a Comissão Própria de Avaliação e o Comitê de Ética em Pesquisa. Ela admitiu que ocupar o cargo de direção acadêmica não é uma tarefa fácil. “A direção do CCS deve conhecer suas unidades, sejam educacionais, assistenciais ou de serviços para poder conduzir seus processos acadêmicos. Por isso, faço um chamado de estímulo a estudantes, professores e funcionários para integrarem, participarem e articularem nossas ações e processos”, disse a nova diretora do CCS.



O professor Luis Eduardo Possidente Tostes permanece no cargo de Diretor Geral da FESO, que até então acumulava com o cargo de Reitor do UNIFESO. Em seu discurso, ele citou as relevantes providências tomadas nos últimos anos, como a definição da missão do UNIFESO e a criação de novos projetos político-pedagógicos dos diversos cursos, e destacou os principais desafios que ainda tem pela frente, como a captação de estudantes e recursos, assim como a ausência de políticas públicas eficientes para o financiamento estudantil. “O processo de transformação e a própria condição de Centro Universitário exigiram de nós um intenso trabalho no sentido de responder aos desafios da organização acadêmica, administrativa e da própria gestão”, disse. Emocionado, ele encerrou sua fala agradecendo “àqueles que me deram a oportunidade de estar à frente deste projeto, que me fez crescer como profissional e como pessoa”.



O presidente Antonio Laginestra afirmou que tais mudanças na Instituição acontecem a partir da necessidade que o Conselho Diretor apontou em separar o cargo de Diretor Geral do cargo de Reitor. “Aguardávamos tão somente o melhor momento, que hoje acontece. Caberão apoios à Direção Geral, representando a mantenedora, para implementar e agir nas áreas administrativa e financeira da Instituição; e à Reitoria caberá o importante papel de comandar a área acadêmica mantendo sempre o melhor relacionamento entre as áreas docente e a discente”, justificou.



Homenagens

O professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico, entregou ao professor Luis Eduardo Possidente Tostes uma placa simbolizando o reconhecimento da comunidade acadêmica pelos relevantes serviços prestados como Reitor. A trajetória do Reitor que deixava o cargo foi ainda lembrada desde sua chegada à Instituição em 1973, como estudante de Medicina, até aquele momento. “Sua dedicação durante esses anos e seu espírito empreendedor propiciaram a expansão, a consolidação e o reconhecimento como instituição de ensino com qualidade”, disse a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário