quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alunos do município RJ terão aulas de Defesa Civil


Currículo vai incluir ainda primeiros socorros em caso de desastres naturais. Projeto, em parceria com o Consulado do Japão, começará em 40 escolas de áreas de risco

No próximo ano letivo, que começa no dia 3 de março, alunos da rede municipal terão aulas de Defesa Civil, Meio Ambiente e Primeiros Socorros. Os temas serão abordados nas diferentes disciplinas da grade curricular, inicialmente para o 5º ano do Ensino Fundamental de 40 escolas em áreas onde há risco de deslizamentos quando chove.
A ideia é que na aula de Geografia, por exemplo, aprendam sobre o perigo de viver nas encostas. Na de Biologia, primeiros socorros.
O novo currículo do município é resultado de parceria das secretarias municipais de Defesa Civil, Educação, Meio Ambiente com Cruz Vermelha e Consulado do Japão.
“Faremos acordo de cooperação técnica através da Agência Internacional de Cooperação Japonesa (Jica)”, contou o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Moura Motta..

Professores japoneses virão ao Brasil esta semana ajudar a elaborar material didático. Mestres cariocas serão treinados. “Trarão o material que utilizam nas escolas japonesas há muitos anos”, disse Motta.
Três escolas já foram escolhidas: o Ciep Antoine Magarinos Torres Filho, no Morro do Borel, a E. M.Jornalista Brito Broca, no Morro da Formiga, e o Ciep Presidente Salvador Allende, em Vila Isabel. A ideia é expandir para toda a rede. O Ciep Antoine já é ponto de apoio em casos de temporal, abrigando moradores do Borel quando toca a sirene de alerta.
Enquanto esperam as aulas, alunos da Educação Infantil até o 4º ano aprenderão brincando. O município distribui amanhã a 300 mil cadernos com caça-palavras, cruzadas, espaço para desenho, lápis de cor, apontador, borracha e lápis. O Tarefa de Férias visa a revisar o conteúdo aprendido este ano.
Mantida por ordem religiosa, escola oferece inglês, espanhol e alemão | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Escolas tradicionais fecham portas
Duas escolas centenárias da Zona Portuária fecham as portas mês que vem. A Venerável Ordem Terceira da Penitência, que mantém a Pe. Francisco da Motta (Ensino. Fundamental) e o Colégio Sonja Kill (Ensino Médio), no Morro da Conceição, decretou o fim das atividades para 1.312 alunos que estudam gratuitamente. A ordem alega não ter como pagar despesas de mais de R$ 250 mil mensais.
Pais tentam captar recursos de empresas da região. “Buscamos patrocinadores para o ano que vem. As escolas não podem ser fechadas, são a história da região”, desabafa Márcia Regina da Silva, que tem netos, filhos e sobrinhos nas instituições. As escolas oferecem inglês, espanhol e alemão.
Nesta terça-feira, o Ministério Público Estadual instaurou ação civil pública para evitar a demolição da Escola Municipal Friedenreich, ao lado do Maracanã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário