segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Angra dos Reis- Ressonância móvel na cidade

A população de Angra dos Reis e municípios próximos podem realizar exames de ressonância magnética móvel (RMM) até o dia 27 de dezembro. O aparelho móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) ficará instalado na Praça do Cais, na Rua Julio Maria, sem número, no Centro. No primeiro dia de trabalho já foram realizados 25 exames. A expectativa é mais de 800 pacientes sejam beneficiados. Além de Angra dos Reis, os moradores de Rio Claro, Itaguaí, Parati, Mangaratiba e Resende também poderão fazer o exame por meio do agendamento prévio, que é feito pelas secretarias municipais de Saúde.
Desde agosto de 2010, quando foi inaugurado, o serviço já realizou 19.226 procedimentos e tem capacidade para fazer até 35 procedimentos por dia. O único aparelho de ressonância magnética instalado em uma unidade pública de emergência no estado do Rio de Janeiro encontra-se no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. O Rio Imagem, centro de diagnóstico por imagem da Secretaria de Estado de Saúde, também oferece o exame.
Horário de funcionamento – O RMM funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 7h30 às 15h. Durante o próximo feriado, o serviço estará disponível na quinta-feira (15), até às 15h, na sexta, até às 17h, no sábado, até às 15h, na segunda-feira, até às 17h e na terça-feira, até às 15h. O horário de início dos exames é sempre 7h30.
Além da ressonância magnética móvel, o Rio de Janeiro conta com dois tomógrafos computadorizados móveis da SES que também rodam todo o estado atendendo regiões em que não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda.
Agendamentos – Os agendamentos do serviço de ressonância móvel são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.
Recomendações – O exame de ressonância magnética móvel não é indicado para pacientes com clip de aneurisma, marcapasso, grávidas de até 12 semanas, stent ou filtro vascular com menos de 6 semanas, piercing, que precisa ser retirado, respirador e bomba infusora. Além disso, a pessoa não deve passar gel no cabelo ou ir com ele molhado, não passar pomada no local a ser examinado, fazer jejum de 2 horas para todos os exames, exceto abdome superior, que exige 6 horas de jejum. O paciente não deve suspender qualquer medicação em função do jejum, mas apenas tomar com pequena quantidade de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário