terça-feira, 27 de novembro de 2012

Árvore de Natal da Lagoa: veja o esquema de trânsito para a inauguração no sábado


 A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um esquema de trânsito para a inauguração da árvore de Natal da Lagoa, no próximo sábado (1º). O tráfego de veículos será afetado nos arredores da lagoa Rodrigo de Freitas e nas principais vias impactadas pelo evento, como a rua Humaitá, o túnel Rebouças, a rua Mario Ribeiro, o túnel Acústico e o túnel Zuzu Angel.
A 17ª edição consecutiva da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records, será realizada a partir das 20 horas, no corte do Cantagalo. Com o tema Todos os Natais do Mundo, o concerto de abertura desse ano terá uma livre adaptação de O Mágico de Oz. Os cantores Emílio Santiago e Simone também irão participar. O espetáculo reunirá ainda o Coral da Fundação Bradesco, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e a Escola de Ballet Dalal Achcar.
A operação do trânsito contará com a participação de 120 agentes da Prefeitura, entre guardas municipais e CET-Rio (Companhia de Engenharia de Trânsito), com 20 viaturas e 30 motocicletas. Eles trabalharão para coibir o estacionamento irregular e ordenar os cruzamentos. Além disso, 80 controladores de tráfego também ajudarão a orientar motoristas e pedestres.
Serão utilizados dez painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as restrições de estacionamento no entorno da lagoa. O Centro de Controle de Operações da CET-Rio estará monitorando toda a área do evento com 35 câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.
O esquema será mantido durante todo o tempo de exposição da árvore de Natal, ou seja, até 6 de janeiro.
Como chegar
Para chegar no entorno da lagoa Rodrigo de Freitas, a Prefeitura recomenda a utilização de transporte público. Se a opção escolhida for metrô, a pessoa deve ir até a estação Cantagalo ou General Osório.
Nos fins de semana de inauguração e encerramento (dias 1º e 2 de dezembro e dias 5 e 6 de janeiro de 2013) será criada a linha de ônibus General Osório – Lagoa para facilitar o deslocamento das pessoas. Além disso, mais de 30 linhas regulares de ônibus passam pela área do evento, vindas de todas as regiões da cidade.
Estacionamento proibido
Com o objetivo de evitarmos congestionamentos no trânsito, o estacionamento estará proibido em todo o entorno da Lagoa, segundo a Secretaria Municipal de Transporte.
A Seop (Secretaria de Ordem Pública) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos para reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
Aos motoristas que não irão ao evento, é sugerido que evitem passar pela região da Lagoa Rodrigo de Freitas, procurando rotas alternativas para seus trajetos.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário