terça-feira, 6 de novembro de 2012

“Mulheres na construção” será atração na Construir Rio 2012


Uma das principais atrações da Construir Rio 2012 estará no estande da BlocoBrasil-Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto: nele, uma equipe de mulheres que integram os cursos de qualificação profissional do Senai-RJ, estará fazendo demonstrações de execução de alvenaria estrutural (paredes) com blocos de concreto. “Nosso objetivo com essa iniciativa é colaborar para a difusão da importância da capacitação profissional da mão de obra para a construção civil e, também, chamar a atenção das mulheres para a oportunidade de emprego no setor, que tem tido dificuldades em contratar trabalhadores qualificados, com o crescimento da economia”, explica Marcelo Kaiuca, presidente da BlocoBrasil.
O Senai-RJ, que pertence ao sistema Firjan-Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, oferece cursos gratuitos para capacitação de mão de obra para a construção civil, entre eles, o de execução de alvenaria estrutural com blocos de concreto. Entre os alunos dos cursos do Senai-RJ, o número de mulheres tem aumentado de forma expressiva, segundo Roberto da Cunha, supervisor técnico da Construção Civil da entidade. O curso é composto de parte teórica e prática em oficinas, tem duração de dois meses, com 160 horas no total e é gratuito para as participantes, que recebem apostila, uniforme e EPI – Equipamento de Proteção Individua e certificado de conclusão.
Mercado de trabalho e qualificação
O número de mulheres que atua na Construção Civil aumentou 65% na década, mostra a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Se em 2000 elas eram pouco mais de 83 mil entre 1,094 milhão de pessoas empregadas, em 2008 elas ocupavam 137.969 vagas. E as mulheres também tem participação crescente no mercado de trabalho geral, conforme apontam os dados da Rais do MTE. Em 2002, o mercado contava com 11,418 milhões de mulheres formalmente empregadas; em 2011, o total passou para 19,2 milhões de trabalhadoras.

De acordo com Kaiuca, a demonstração no estande da BlocoBrasil também será importante para mostrar que mulheres capacitadas podem trabalhar como pedreiras, ajudando a erguer edifícios com o sistema de alvenaria estrutural com blocos de concreto, o mais vantajoso do ponto de vista técnico-econômico para edifícios de até 20 pavimentos.
CONSTRUIR RIO 2012 – SERVICO
Data/horário: 7 a 10 de Novembro, das 13h às 21h
Local: Riocentro, Rio de Janeiro – Av. Salvador Allende, 6.555
Entrada franca: Informações pelo site www.feiraconstruir.com.br/rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário