quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prefeitura faz levantamento das casas com indicação de demolição para remover os moradores


Medida contempla Cascata do Imbuí e Fischer, na cidade,
e Santa Rita, Arrieiros e Santana, no interior

 Desde o início de novembro equipes da Prefeitura de Teresópolis fazem o levantamento das moradias de algumas localidades atingidas pelo temporal de janeiro de 2011 e que têm indicação de demolição do Serviço Geológico Estadual – DRM.Já foram visitados a Cascata do Imbuí, na zona urbana, e as localidades de Santa Rita, Santana e Arrieiros, no 2º Distrito, interior do município. Nesta quinta-feira, 22, equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil vai percorrer o Fischer.
O trabalho, que visa a remoção das famílias que ainda ocupam os imóveis interditados, atende a ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual. O órgão determina, ainda, a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Obras e Serviços Públicos.
A ação prevê a realocação das famílias, bem como a delimitação das áreas de escorregamento de terra para que a população não tenha mais acesso a esses locais, além da recuperação das estradas de acesso, das pontes danificadas e das calhas dos rios atingidos por descida de massa das encostas.
Todas as intervenções deverão ser feitas em parceria com o Governo do Estado. Também deverão ser apresentados os projetos de reassentamento das famílias e de reurbanização dos bairros e localidades percorridos.


Aluguel social
Desde o dia 5 de novembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está realizando o recadastramento dos beneficiados com o aluguel social desde janeiro de 2011. O trabalho acontece até o dia 30 deste mês. Quem não se recadastrar, será excluído do programa. A partir daí, Município e Estado vão definir as próximas medidas a serem adotadas.
Atualmente, cerca de 2.700 aluguéis sociais são pagos pelo Estado e 700 pelo município. O valor do benefício é de R$ 500 mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário