quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Produções da Criacine 2012 são apresentadas no cinema


 A exibição das 19 produções da 4ª Criacine - Mostra de Curtíssimas Metragens – movimentou o Cine Show Teresópolis na manhã desta quarta-feira, 14. O evento reuniu alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos de 12 escolas municipais, da cidade e do interior, além de professores, diretores, familiares e convidados. O projeto inovador da Prefeitura de Teresópolis, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e coordenado pelo Serviço de Tecnologias Educacionais, tem como objetivo estimular o uso das tecnologias digitais como facilitadoras das práticas pedagógicas.



Com criatividade e utilizando massa de modelar, desenho animado e animação quadro-a-quadro, os estudantes produziram quinze curtas nos laboratórios de informática instalados nas escolas e outros quatro no Núcleo de Tecnologia Educacional montado na Secretaria Municipal de Educação. A base foram os temas abordados em sala de aula durante o ano dentro do projeto pedagógico ‘Faces do Brasil: de Vitalino a Villa Lobos, o retrato de um povo’, entre eles, preservação ambiental, arte e diversidade cultural. No final das exibições, os alunos receberam medalhas de participação e as escolas, certificados.
                        

O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, acompanhou a exibição de todos os trabalhos produzidos. “Buscamos não só promover a qualidade do ensino secular, mas a formação completa do cidadão. A Criacine faz parte desse processo pedagógico, pois utiliza a tecnologia da informação para motivar ainda mais a aprendizagem”, avaliou. Para Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação, a Criacine demonstra que os laboratórios de informática vêm sendo muito bem utilizados. “Estamos promovendo mais atividades pedagógicas nesses espaços, trabalhando os conteúdos da sala de aula e promovendo a aprendizagem”, destacou.

A 4º Criacine é uma continuidade do Anima Terê – Festival de Animação de Teresópolis, evento anual realizado pela Secretaria Municipal de Educação no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. Nesse evento, a animação é utilizada para viabilizar novas possibilidades de aprendizagem na prática pedagógica. “No Anima Terê os alunos fazem oficinas para aprender as técnicas de animação, e a produção culmina na Criacine, que apresenta os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em suas escolas”, relatou a chefe do Serviço de Tecnologias Educacionais, Bernardete Duarte.

Na avaliação de Ana Geanette Fahur, da equipe do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação, a edição 2012 da Criacine – Mostra de Curtíssimas Metragens – foi um sucesso. “A cada ano vemos o crescimento e a valorização da produção da animação nos laboratórios de informática, comprovando que é mais uma ferramenta para auxiliar o processo pedagógico. Só temos a agradecer o empenho dos alunos e professores. Foi um sucesso”, pontuou.

Escolas e produções participantes da 4ª Criacine - Mostra de Curtíssimas Metragens
• Acliméa de Oliveira Nascimento (São Pedro) – “Sítio do pica-pau amarelo”
• Alcino Francisco da Silva (Volta do Pião) – “Uma história cavalgante”
• Beatriz Silva (Barra do Imbuí) – “A natureza pede paz”
• Beatriz Silva/Educação de Jovens e Adultos (Barra do Imbuí) – “O rei do baião”
• Cedal (São Pedro) – “Trenzinho caipira visita Teresópolis”, “A água do nosso planeta”, “Meninas super brasileiras”
• Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (Araras) – “Festa do boi”
• Cerom/Educação de Jovens e Adultos (São Pedro) – “A criação do Brasil”
• Cerom/Educação de Jovens e Adultos (São Pedro) – “Faces do Brasil”
• Chiquinha Rolla (Beira Linha) – “O bichinho da maçã – Ziraldo”
• Ginda Bloch (Alto) – “Flor do Sertão”, “O cozinheiro zumbi”
• Ginda Bloch/Educação de Jovens e Adultos (Alto) – “Faces do Brasil”
• Herminia Josetti (Tijuca) – “A arte da cura – Rometo Britto”, “O cravo e a rosa”
• Lino Oroña Lema/Educação de Jovens e Adultos (Várzea) – “Faces do Brasil”
• Mariana Leite Guimarães (Bonsucesso) – “Tradições do Sul do Brasil – a dança do pau-de-fitas”
• Neidy Angélica de Souza Coutinho (Vargem Grande) – “A construção étnica do Brasil”

FOTO – crédito para Davi Almada


Nenhum comentário:

Postar um comentário