sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PSF de Araras realiza ação de prevenção à tuberculose


A equipe da Unidade Básica de Saúde da Família de Araras está realizando uma ação de conscientização e prevenção da tuberculose em três comunidades de sua área de abrangência. Nesta quarta, 21, foi visitada a Ilha do Caxangá; na quinta, 22, o bairro Santa Cecília; e na sexta, 23, o Barroso. O atendimento inclui medição de pressão arterial e acontece das 9h30 às 15h.

                               


“A equipe orienta a população sobre as formas de contágio e de prevenção da doença. Se houver algum caso suspeito, será solicitado ao paciente o exame de baciloscopia. Todo o acompanhamento médico é realizado no PSF”, explica Priscila Abu Kamel, enfermeira responsável pela unidade.

Localizado Rua Amazonas, sem número, a Unidade Básica de Saúde da Família de Araras funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A doença

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo de Koch. A transmissão ocorre através do ar. Pessoas não tratadas costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente através da tosse, fala ou espirro, contaminando indivíduos saudáveis.

Os principais sintomas são tosse por mais de 15 dias, febre geralmente ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos, como ossos e rins.
A tuberculose é tratada com medicamentos fornecidos de graça nos postos de saúde. É muito importante que os pacientes não interrompam seu tratamento, para evitar o surgimento de micróbios resistentes aos remédios e o adoecimento de outras pessoas.
Foto: Davi Almada

Nenhum comentário:

Postar um comentário