domingo, 18 de novembro de 2012

Rio de Janeiro terá reforço de 196 guarda-parques


Os parques e as reservas do estado do Rio de Janeiro receberão um reforço na proteção do meio ambiente, com 196 guarda-parques que devem somar ao efetivo atual até março de 2013. Os futuros agentes passarão por um treinamento para o trabalho de fiscalização, prevenção de incêndios, proteção e conservação da biodiversidade, além do patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico.
A preparação acontecerá na Estação Ecológica Estadual do Paraíso, nos municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abrange áreas de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
De acordo com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente, durante entrevista à Agência Brasil, Marilene Ramos comentou que sem o envolvimento da população é difícil preservar todas as áreas protegidas.
“Uma unidade de conservação é muito extensa, e por maior que tenha um grande número de guarda-parques, é impossível para o agente conseguir controlar todas as ameaças. Então, se a comunidade se tornar um parceiro serão mais olhos fiscalizando, vigiando e denunciando as práticas ilegais”, afirmou.
www.webventure.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário