quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Salvador será prioridade no PAC das Cidades Históricas


A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comemorou nesta quarta-feira (7/11), na tribuna da Câmara Federal, em Brasília, o anúncio feito pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, informando que o Centro Histórico de Salvador será prioridade para o Ministério da Cultura no PAC das Cidades Históricas.
De acordo com Alice, conforme explicitado pela ministra Marta, será investido R$ 234 milhões “naquele que é o maior parque colonial, barroco do Brasil e é, sem dúvida, tombado como patrimônio da humanidade, pela sua dimensão, pela sua magnitude”. A deputada ainda afirmou que “o centro antigo de Salvador é uma das marcas da arquitetura e da história deste País”.
O Centro Antigo de Salvador abrange uma área de sete quilômetros quadrados e é habitado por 80 mil moradores. A região envolve, em sua extensão territorial, o Centro Histórico – área tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e reconhecida pela Unesco com patrimônio da humanidade –. Além disso, a área integra o Pelourinho, coração do Centro Antigo da cidade.
Recentemente, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que investirá R$ 1 bilhão no PAC das Cidades Históricas. A iniciativa vai beneficiar 20 cidades em todo o país, entre elas Salvador e o conjunto histórico do Pelourinho.

Ana Emília Ribeiro/http://correiodobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário