quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UTI infantil e emergência de hospital de Petrópolis, RJ, voltam a funcionar

Hospital Alcides Carneiro teve áreas contaminadas pela bactéria VRE.
UTI de adultos continua fechada e centro cirúrgico abre na segunda (12)


A UTI Neonatal e a emergência do Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis, foram reabertas na manhã desta quinta-feira (8). Depois de 15 dias fechada por causa da infecção por uma bactéria, a UTI Neonatal seria reaberta na última quarta-feira (7), mas foi preciso fazer o trabalho de limpeza e desinfecção. Já emergência ficou fechada parcialmente por mais de 10 dias, também para eliminar a contaminação. Apenas a UTI adulta continua fechada.
A sala da UTI Neonatal passou pela última vistoria da Comissão de Combate à Infecção Hospitalar. No local estavam dois bebês contaminados para a bactéria VRE, que é muito resistente a antibióticos. Na última sexta-feira (2), os dois bebês receberam alta e começou o trabalho de limpeza e desinfecção das salas e dos equipamentos.
Só na manhã desta quinta (8), o diretor técnico do hospital recebeu a autorização da comissão para reabrir os 30 leitos da UTI Neonatal.
Segundo o hospital, desde setembro, cinco adultos e cinco crianças apresentaram exame positivo para VRE, mas nenhum paciente morreu vítima da bactéria.
          UTI de adultos continua fechada
Enquanto isso, a UTI de adultos não tem prazo para reabrir. Cinco leitos da UTI estão ocupados por pacientes que estão contaminados pela bactéria VRE. Novos pacientes só podem ser admitidos depois que eles tiverem alta e for feita a desinfecção. Com isso, no Centro cirúrgico do hospital, que vai voltar a funcionar na próxima segunda-feira (12), não serão feitas cirurgias de alto risco.
O ideal seria fazer a desinfeção de todo hospital ao mesmo tempo, mas o diretor técnico diz que seria impossível esvaziar todos os setores. Segundo ele, todas as salas e enfermarias serão desinfectadas. O hospital está agora em observação: durante seis meses os cuidados serão redobrados. E os pacientes que permanecerem internados por mais de 48 horas vão ser testados para o VRE.

   http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário