terça-feira, 15 de abril de 2014

Secretaria de Trabalho anuncia novo espaço para artesãos locais


Cerca de 50 artesãos de Teresópolis se reuniram nesta terça-feira, 15, nas dependências do ginásio Pedrão, na Várzea, para definirem as próximas etapas de criação de um espaço para exposição dos produtos confeccionados por eles. O encontro foi presidido pela subsecretária de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Susan Hodge, e contou com a participação do secretário de Turismo, Ronaldo Fialho.

Durante o encontro, Susan anunciou que a partir da segunda quinzena de maio, os artesãos locais, cadastrados na secretaria, já deverão expor os seus artigos num espaço cedido pela Secretaria de Turismo, junto a Feirinha de Teresópolis, no Alto.

Segundo ela, os artistas precisam de um espaço único para trabalhar e apresentar seus produtos. “O objetivo central da secretaria é organizar esses artesãos e dar a eles um lugar digno de venda, onde nosso artesanato possa ser visto pelo maior número de pessoas e Teresópolis passe a ser reconhecida também como cidade do artesanato”, disse.

Susan ainda ressaltou a preocupação do prefeito Arlei em fortalecer os artesãos locais, buscando uma política pública de qualidade no eixo da economia solidária, para a criação da Casa do Artesão e da Casa do Trabalhador, com cursos profissionalizantes através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Artesãos
Para Zumira de Lima Lack, artesã há mais de 30 anos, ter um lugar específico para trabalhar é muito gratificante. “Trabalho com patchwork e fiquei muito feliz com a notícia do espaço adquirido. Sempre tive vontade de ter um cantinho para mostrar minha arte. Adorei estar aqui e não vou perder reunião nenhuma, porque quero me envolver cada vez mais com essa turma”, comentou.

“Começamos com a Feira de Natal e agora estamos dando mais um passo rumo à Casa do Artesão. A Prefeitura nos prometeu um lugar e estamos começando com este, que ainda não é definitivo, mas já é uma esperança de vendas maiores. Não tinha onde vender meu artesanato e para o artista isso é muito frustrante porque nós queremos que as pessoas vejam nosso trabalho. Agora, finalmente vou poder fazer isso e espero aumentar minhas vendas”, ressaltou a artesã Marcia Maurat.

Sr. Luiz Pacheco também aprovou o espaço. “Há muito tempo trabalho em feiras de artesanato, mas nunca tive um lugar fixo para expor. Fico feliz em ter um agora”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário