quarta-feira, 16 de abril de 2014

Trecho da Avenida Brasil será totalmente interditado no feriadão para obras da Transcarioca




O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta terça-feira (15/04), no Palácio da Cidade, a interdição total de um trecho da Avenida Brasil, na altura de Ramos, junto ao acesso à Ilha do Governador, das 22 horas de domingo (20/04) até as 10 horas de quarta-feira (23/04).  A via será interditada para viabilizar o avanço na construção do arco do Viaduto Pedro Ernesto – estrutura que integrará o BRT Transcarioca - e irá transpor a Avenida Brasil, sem pilar intermediário, num vão livre de 150 metros. Na ocasião serão içados dois semi-arcos de aço com extensão de cerca de 98 metros, cada, que formarão a estrutura única que ficará a 46 metros de altura, em relação ao solo.
 
— Sem dúvida, é uma situação atípica e muito impactante. Por isso, faço um apelo para que não usem a Avenida Brasil neste período e busquem alternativas, como a Linha Vermelha e as vias internas do subúrbio carioca. Sei que as obras têm exigido um enorme sacrifício do carioca, mas são obras de mobilidade que vão mudar a vida para melhor. A Transcarioca vai retirar, gradativamente, 500 ônibus de circulação e beneficiar 450 mil pessoas — disse o prefeito.
 
 
A Prefeitura do Rio pede aos motoristas que, sempre que possível, evitem utilizar a Avenida Brasil e as vias do entorno (sobretudo na região de Bonsucesso e adjacências) durante o período da interdição total. A melhor opção para aqueles que precisarem circular na região é a Linha Vermelha. Em função da restrição de capacidade da Brasil, o tráfego de caminhões na Linha Vermelha estará liberado da 0h de segunda-feira (20/04), até as 12 horas de quarta (23/04).
 
— A nossa recomendação para quem precisa utilizar a Avenida Brasil, no período de interdição, é que use o transporte de alta capacidade, como trem e metrô. Para quem voltará do feriado prolongado, o ideal é que o faça na quarta à tarde. Segunda e terça são os dias menos indicados para retornar ao Rio devido à interdição total da Avenida Brasil — disse o secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão.
 
Visando minimizar os efeitos ao tráfego, será montada uma operação de trânsito que contará com 250 controladores de trânsito da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Os profissionais trabalharão para manter a fluidez, efetuar os bloqueios e os desvios necessários e contarão com 11 reboques posicionados para desobstrução das vias, em caso de quebra de veículo ou qualquer acidente.
 
 
A partir da noite desta terça-feira (15/04), 32 painéis de mensagens variáveis móveis e 13 fixos passarão orientações aos motoristas, informando sobre bloqueios e rotas a serem utilizadas, além das condições do tráfego. O Centro de Operações Rio fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes semafóricos em função das condições do trânsito em cada momento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário