terça-feira, 15 de julho de 2014

Flores do Horto Municipal embelezam Teresópolis

Atuando na preservação ambiental, o Horto Municipal utiliza caixas tetra pak para cultivas novas mudas

Funcionários tratam diariamente as plantas do Horto Municipal

Horto possui área de lazer e piquenique para visitantes

As rosas também são bastante cultivadas no Horto

Plantas raras, como a magnólia, também são cultivadas no Horto

Por mês, cerca de 1.600 mudas de hortênsias são cultivadas no Horto Municipal

Diversos tipos de plantas e flores compõem a beleza do Horto Municipal

Por mês, cerca de 1.600 mudas de hortênsias são cultivadas no local

 Visando manter o embelezamento Teresópolis, a subsecretaria de Parques e Jardins, ligada a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, vem intensificando a produção e o cultivo de plantas e flores que enfeitam os espaços públicos da cidade, como praças, parques, ruas e canteiros do município. Tendo a hortênsia como principal flor, o Horto Municipal produz cerca de 20 mil mudas por ano, o que corresponde a mais de 1.600 mudas por mês.

“Nós temos um foco muito grande nas hortênsias, flores que foram trazidas de Portugal. Tentaram plantá-la no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, mas não deu certo. A flor se adaptou muito bem aqui em Teresópolis, em Petrópolis e em Nova Friburgo. Hoje, Teresópolis é campeã na produção de hortênsias”, disse o subsecretário de Parques e Jardins, Tião Corrêa.

Além das hortênsias, as rosas também são bastante cultivadas no espaço. Segundo Tião Corrêa, a planta apresenta uma resistência maior às mudanças climáticas e uma vida mais longa. “As rosas são flores que aguentam as intempéries do tempo. As pétalas caem, mas a roseira continua, pois são duradouras e permanentes. As roseiras duram até 10 anos. Podando apenas uma vez por ano, elas nunca deixam de dar flores”, finalizou Tião Corrêa.

Horto Municipal e o Meio Ambiente
No próximo dia 2 de agosto, o Horto receberá uma palestra e um café da manhã, abordando a temática da preservação do Meio Ambiente. No evento, estarão presentes representantes da CEAT - Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis, da Petrobrás, da BR Distribuidora, da Shell e da Ipiranga.

Vários projetos para modernização do Horto Municipal estão sendo colocados em prática pela subsecretaria de Parques e Jardins. Em parceria com a Secretaria de Educação, o local recebeu mobiliário e livros para a formação de salas de aula e biblioteca especializada em botânica e biologia. Atuando na preservação ambiental, o horto municipal utiliza caixas tetra pak para cultivar novas mudas, com a finalidade de aprimorar mais o trabalho e atender às demandas do município.

“O prefeito Arlei tem uma preocupação muito grande em ornamentar toda a cidade, e daí a nossa razão de dar um suporte maior ao Tião Corrêa, que é um veterano por aqui e tem procurado conseguir matriz para produzir novas mudas. Estamos arborizando a cidade, evidentemente dentro daquilo que nos é possível”, destacou Roberto Rosa, secretário municipal de Serviços Públicos.

Serviço
O Horto Municipal de Teresópolis fica na Rua Tobias Barreto, número 21, bairro 40 Casas. A visitação é aberta ao público de segunda a sábado, das 8h às 12h.  Projeto do engenheiro Osíris Rahal, o Horto foi criado no dia 6 de julho de 1965, na administração do Prefeito Waldir Barbosa Moreira. O terreno de aproximadamente 10.000m² foi doado à Prefeitura pelo empresário Carlos Guinle.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marcelo Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário