quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Secretaria de Meio Ambiente apresenta balanço das atividades para o Comdema

Promotora de Justiça Anaiza Malhardes participa de reunião do Comdema



Prestação de contas incluiu programa de coleta seletiva, projeto de educação ambiental nos bairros e planos de saneamento e de resíduos sólidos





 O secretário de Meio Ambiente, André de Mello, apresentou nesta terça-feira, 19, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, em reunião do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) um balanço sobre as atividades realizadas pela pasta, como o programa de coleta seletiva, o projeto de educação ambiental nos bairros, e o andamento de iniciativas como a implantação dos planos municipais de saneamento básico de resíduos sólidos. A sessão contou com a presença da promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Anaiza Malhardes.



Durante a apresentação, De Mello falou sobre o programa de coleta seletiva do município; o aterro sanitário; e a fiscalização da Secretaria. Com relação à coleta seletiva, o secretário frisou que todos os catadores recebem material de proteção para trabalhar, como luvas, máscara e botas. Quanto ao aterro sanitário, tem sido feitas ações que visam aumentar o tempo de vida útil do local, como o reaproveitamento de material de obras nas estradas vicinais. A respeito do trabalho de fiscalização da secretaria, De Mello ressaltou que atualmente nove fiscais atuam nas áreas de licenciamento prévio, operação e de instalação. O setor de licenciamento ambiental conta com três fiscais e duas estagiárias.



Ações de educação ambiental também foram tratadas na reunião. “Nós estamos promovendo uma vez por mês uma ação ambiental nos bairros que conta com plantio de mudas de árvores, limpeza às margens de rios e córregos, e palestras sobre o assunto. Além disso, equipes da Secretaria de Saúde falam sobre dengue, desratização, entre outras questões, e técnicos da Defesa Civil esclarecem dúvidas sobre a segurança dos moradores em caso de chuvas fortes”, afirmou De Mello, destacando as parcerias firmadas com o Unifeso e com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente).



O Unifeso disponibiliza universitários das áreas de Biologia, Engenharia Ambiental e de Saúde para as ações nos bairros. Já o convênio com o Inea prevê a realização de ações de preservação ambiental em todas as escolas municipais de Teresópolis, com atividades que têm a duração de uma semana em cada unidade de ensino. Ao final da semana, a direção da escola apresenta um projeto relacionado ao tema para ser implantado na unidade. Outra parceria fechada com o Inea é a limpeza de rios no Fischer, Meudon e Pimenteiras, através do programa Limpa Rio. Em seguida, a iniciativa voltará para o interior do município para dar continuidade ao projeto na zona rural. O cronograma dessas atividades será divulgado em breve.



O secretário pontuou ainda sobre o andamento da implantação dos planos municipais de saneamento básico e de resíduos sólidos, explicando que o documento sobre o saneamento, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto, está sendo elaborado com a participação popular, com a realização de seminários e de audiência pública. O primeiro seminário de apresentação do diagnóstico aconteceu no último dia 5 e as próximas etapas incluem mais um seminário para apresentação de prognósticos, com programas e ações de curto, médio e longo prazos. Em seguida, o trabalho será apresentado em audiência pública e depois será enviado para votação na Câmara Municipal, quando será transformado em lei.



Com relação ao Plano M. de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a Prefeitura aderiu ao projeto do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Piabanha e da Agepav (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) para a elaboração do documento. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado no dia 28 de julho, na cidade de São José do Vale do Rio Preto. O projeto inclui um estudo técnico sobre o perfil das cidades participantes e apontar suas necessidades, a serem inseridas no plano, que não trata apenas do lixo urbano, mas também dos resíduos hospitalares, materiais de obra, poda de árvores, além da reciclagem, através da coleta seletiva.



A Secretaria aguarda agendamento de reunião com a Caixa Econômica Federal para a entrega dos documentos necessários para aprovação final. Em seguida, a Prefeitura iniciará o processo de licitação para contratação de empresa especializada para realização do estudo técnico sobre o assunto.



Texto: Mara Lúcia

 Fotos: Ramon Pózes


Nenhum comentário:

Postar um comentário