quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Hemonúcleo de Teresópolis completa 14 anos

Para Isabel Cristina Quinteiro, doar sangue é uma forma de demonstrar solidariedade

A médica Jéssica Campos exibe sangue liberado para ser utilizado

Comemorando 14 anos, recepção do Hemonúcleo decorada e com bastante doadores

  Com o tema ‘14 Anos Salvando Vidas. A Vida em Suas Veias’, o Hemonúcleo de Teresópolis comemora neste sábado, 27, 14 anos de atendimento na cidade e para celebrar a data, durante esta semana é oferecido, para os doadores, um café da manhã especial e sorteio de brindes, como camisas, chaveiros e garrafas de água.

“Não podíamos deixar passar em branco os 14 anos do Hemonúcleo. Já tivemos várias dificuldades e mesmo assim seguimos firmes, reforçando sempre a importância de ter a coleta no nosso município, fornecimento de sangue adequado, materiais e hemoderivado de qualidade para nossa população”, disse a médica responsável, Jéssica Campos.

O Hemonúcleo de Teresópolis é responsável pelo fornecimento de sangue para o próprio município e também para São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim e Bom Jesus de Itabapoana. O banco de sangue tem capacidade para coletar até 25 bolsas por manhã. Na parte da tarde, são feitos o fracionamento e a armazenagem do material, que segue para o HemoRio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) para testagem sorológica.

O banco de sangue também possui um ambulatório de inaptos, no qual é feito atendimento às pessoas que se prontificaram a ser doadoras, mas que a análise sorológica apontou alguma patologia, impedindo a doação. Esse atendimento é feito às quintas-feiras, na parte da tarde pela médica Jéssica Campos.

Doação de sangue em Teresópolis
Atualmente o Hemonúcleo atende cerca de 300 doadores por mês, somando em 2014, até o momento, em torno de três mil atendimentos. Para incentivar o gesto de doar, são promovidas ações voltadas para esse intuito.

“A população atende muito bem aos nossos chamados e isso é maravilhoso, porque quando é solicitada, a população vem muito animada em poder ajudar”, pontuou Jéssica Campos.

Para Isabel Cristina Quinteiro, doar sangue é uma forma de demostrar solidariedade. “Acho que é importante doar sangue porque estamos fazendo um ato de amor pelas outras pessoas. É só ter boa vontade, vir aqui e doar, mais nada”.

Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e idade entre 16 e 69 anos. Quem estiver apto a doar deve comparecer ao Hemonúcleo da cidade (Rua Francisco Sá, 299 – Várzea) para realizar a doação. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves



Nenhum comentário:

Postar um comentário