sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeitura promove evento para marcar os ‘16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’



Atividades acontecem na Praça da Matriz de Santa Teresa, nesta sexta, 28

  A Prefeitura, por meio da Secretaria M. dos Direitos da Mulher, promove nesta sexta-feira, 28, das 10h às 13h, no Espaço Mulher, que funciona na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, uma programação especial para marcar o movimento ‘16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’. Entre as atividades, Dança Sênior, Dança de rua, corte de cabelo​ e maquiagem​, e rodas de conversa sobre humanização do parto, com a médica Conceição Salomão, e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) / Aids, com a médica Fátima Jorge, entre outros assuntos relacionados ao universo feminino.

Enfrentamento e Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência, Lei Maria da Penha e Roda de Conversa com CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) também estão na programação, que está sendo finalizada.

O evento de conscientização e sensibilização terá a participação das secretarias de Esportes, de Cultura e de Saúde, além do Unifeso (cursos de Enfermagem, Fisioterapia e de Administração) e do Instituto Embelleze.

O período escolhido para a campanha vai de 25 de novembro - Dia Internacional de Não-Violência Contra as Mulheres – a 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.  Hoje, cerca de 150 países desenvolvem o projeto.  No Brasil, a campanha começa no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - para chamar atenção para a dupla discriminação que as mulheres negras sofrem.

16 Dias de Ativismo

A campanha ’16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’ - foi lançada em 1991 pelo Center for Women's Global Leadership - CWGL (Centro de Liderança Global de Mulheres), exigindo a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. É desenvolvida anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro, com milhares de organizações participando do evento em mais de 154 países.

O período da campanha foi escolhido por conter datas importantes e simbólicas para as mulheres do mundo inteiro: Dia Internacional pela Não Violência Contra as Mulheres (25/11), Dia Mundial de Combate à Aids (1º/12), Dia Nacional dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher (06/12) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). O Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12) também serão lembrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário