terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Risco de queda determina corte de árvore na Várzea


Subsecretário de Parques e Jardins Tião Correa aponta buraco perto da raiz da árvore: tronco oco e risco de queda

Após vistoria, árvore com risco de queda é retirada no Parque Regadas


 Depois que a raiz for retirada, o solo será preparado para o plantio de nova árvore

Risco de queda determina corte de árvore na Várzea

  Equipe de Parques e Jardins/Secretaria Municipal de Serviços Públicos passou a manhã desta terça-feira, dia 27, retirando uma árvore com risco iminente de queda em trecho da Avenida J. J. de Araújo Regadas, popularmente conhecida como Parque Regadas, na Várzea. A ação foi autorizada após vistoria feita pela fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com base na Lei Municipal 2.925/2010 (Código Municipal de Meio Ambiente/Sistema Municipal de Meio Ambiente) e na Lei Complementar 140/2011. Durante o trabalho, o trânsito foi coordenado pela Guarda Municipal.

Com mais de 15 metros de altura, a Grevillea estava localizada no passeio público do entorno da Praça Olímpica Luís de Camões, perto de um ponto de táxi. “Essa árvore estava com uma inclinação de 35 graus, apresentando risco de queda. Além disso, ela foi atingida recentemente por um raio e parte do tronco estava oco”, explicou o subsecretário de Parques e Jardins, Tião Correa, que coordenou todo o trabalho. “Agora vamos preparar o solo para o plantio de uma árvore nativa no local”, adiantou.

Tião Correa destacou que a supressão de árvore em espaço público só é feita em caso de extrema necessidade e após vistoria e autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou da Defesa Civil. “Qualquer árvore só é retirada quando não há meio de ser recuperada e oferece risco à segurança da população”, garantiu.


Fotos – crédito para Roberto Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário