segunda-feira, 23 de março de 2015

EJA Teresópolis participa da 9ª Rio Artes Manuais




Alunas e professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na 9ª Rio Artes Manuais


EJA Teresópolis participa da 9ª Rio Artes Manuais


 No último domingo, 22, alunas e professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Maçom Lino Oroña Lema, Presidente Bernardes e Cerom, participaram da 9ª edição da Rio Artes Manuais, a maior feira de capacitação em artesanato do Rio de Janeiro. Durante o evento, os visitantes têm acesso a oficinas das mais variadas técnicas como fuxico, moldes duráveis, feltros autoadesivos, patchwork, crochê, pintura glow e muitos outros, sempre no sistema ‘faça e leve’.

Para o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, promover atividades que visam estimular e valorizar a atuação dos alunos, principalmente fazendo com que se sintam sujeitos ativos de seu posicionamento enquanto aprendizes, é muito importante na educação de jovens e adultos, e um compromisso da Secretaria de Educação.

“A Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal prima por se preocupar não apenas com o conteúdo pedagógico tradicional, mas também por definir estratégias que realmente façam a diferença na vida dos alunos, resultando assim numa aprendizagem contínua e abrangente”, analisa o secretário.

Com visitas já habituais a esse evento, esse ano a EJA Teresópolis levou um grupo de 19 pessoas, entre estudantes e professoras, que tiveram a oportunidade de passar um dia diferente, tomando parte nas atividades oferecidas na feira, conhecendo novas técnicas de artesanato e aprimorando noções já adquiridas.

Para Lilianne Marie, professora das oficinas de artesanato da EJA diurna e do Cerom, o dia foi muito proveitoso. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer novas técnicas e materiais e voltar pra casa com muitas ideias para nossas oficinas”, disse a professora.

Entre as alunas que visitaram o evento, muitas voltaram já fazendo planos para regressar em 2016. Algumas já conheciam a feira, enquanto outras estavam participando pela primeira vez. No geral, todas ficaram encantadas com as peças que aprenderam a confeccionar e as oportunidades que o artesanato pode gerar na vida das pessoas.

“A participação da Educação de Jovens e Adultos na Rio Artes já se tornou uma atividade fixa de nossa agenda anual. A cada ano, professoras e alunas voltam encantadas pela produção artesanal e dispostas a se especializar cada vez mais”, explica Ana Paula Coutinho, coordenadora da EJA na da Rede Municipal de Ensino.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação (EJA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário