quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ação Viva a arte deixa gostinho de quero mais





Ação Viva a arte deixa gostinho de quero mais
 Sucesso absoluto com sorriso no rosto e gostinho de quero mais! Foi esse o resultado da ação ‘Viva a arte – I Encontro Infantil de Pintura’, realizada no último sábado, 11 de abril, na Calçada da Fama, reunindo dezenas de crianças e adultos. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), o evento integrou a segunda edição do projeto Arte na Rua, lançado em fevereiro pela Cultura, e contou com diversas atividades, incluindo performances circenses, palhaçaria e apresentação de dança, além, é claro, do espaço gratuito destinado às pinturas infantis.

Realizado em uma tenda especialmente montada na Calçada da Fama, o evento atraiu dezenas de crianças, que se divertiram a valer, além de vários adultos, que não resistiram à oportunidade. No local, três grandes lonas recicladas foram estendidas, onde crianças de todas as idades fizeram pinturas diversas, utilizando hidrocor e guache, e trabalhando temas como a importância da água, a preservação da natureza e o meio ambiente de Teresópolis.

Diretores da Soarte, como Sami Mattar, e profissionais da Secretaria de Cultura orientaram os trabalhos das crianças, com coordenação da subsecretária de Cultura, Cléo Jordão, e do designer gráfico Ricardo Guarilha.

Além das pinturas, o evento contou também com as intervenções da agente cultural Nara Zeitune e dos números circenses interpretados pelo artista Ivo Bernardo, professor do curso de circo da Secretaria de Cultura. Acompanhado por alunos, Ivo divertiu o público com números de malabarismo e acrobacias. Também estiveram presentes para uma participação especial as alunas do curso de dança de rua da Secretaria de Cultura, acompanhadas do professor Marcelo Cruz.

Crianças e adultos presentes aprovaram a atividade. “Achei excelente. Trouxe meus dois filhos e mais uma amiga e eles adoraram. Eles são alunos de pintura na Casa de Cultura e estavam ansiosos por este dia. Despertou mesmo o interesse”, comentou Cristina Schmidt, comemorando ao lado dos filhos Artur e Maria e da amiga Stefanie Vanier. Com apenas seis anos, João Guilherme Braga foi outro que se divertiu. “Achei muito legal. Fiz vários desenhos. Quando tiver outro, quero vir de novo”, elogiou.

Claudio Mesquita, que passava pela Calçada da Fama no momento da ação, parou para parabenizar os organizadores. “Realmente uma ideia maravilhosa, que tem a ver até com o nome. É ensinar a criança a fazer de fato arte na rua, só que no melhor sentido. E o melhor de tudo é que as crianças têm ideias incríveis, muito criativas”, destacou.

O secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, comemorou o sucesso do evento. “Tudo deu certo. Até o tempo ajudou com um sábado de sol quente. Tivemos a participação de muitas crianças, e até de adultos, que se misturaram à garotada, em uma clara ação de incentivo ao gosto pelas artes plásticas. Sem falar nas atrações do projeto Arte na Rua, que também agradaram em cheio. Um sucesso completo”, enfatizou.

A presidente da Soarte, Edith Sidi, também saiu satisfeita. “Estávamos apreensivos, mas deu muito certo. Dezenas de crianças participaram e foi lindo vê-las se divertindo com as tintas. A parceria com a Secretaria de Cultura funcionou com perfeição. Com certeza, poderemos fazer outro encontro como este no ano que vem”, concluiu.

Após o término das atividades, as lonas receberam um tratamento de finalização coordenado pela professora Liliane Xavier, titular do ateliê de pintura infantil da Secretaria de Cultura, e foram cuidadosamente guardadas para serem expostas em maio, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, integrando o 2º Salão Gente Jovem.

Com abertura marcada para o dia 8 de maio, o 2º Salão Gente Jovem marcará as comemorações pelo 32º aniversário da Soarte e contará com dezenas de trabalhos, confeccionados por jovens artistas de Teresópolis. A mostra, com direito à premiação, poderá ser vista entre dias 8 e 30 de maio, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras).

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário