quarta-feira, 15 de abril de 2015

Fazenda Ermitage: Estado e Município se unem para garantir serviços básicos no conjunto habitaciona

União de esforços: representantes do Estado e do Município se unem para agilizar a instalação dos serviços básicos aos futuros moradores do conjunto habitacional da Fazenda Ermitage


Fazenda Ermitage: Estado e Município se unem para
garantir serviços básicos no conjunto habitacional

Representantes da Prefeitura, do Governo do Estado e da empresa Emccamp se reuniram nesta quarta-feira, 15, a fim de tratar das licenças para ligação dos serviços de água, energia elétrica e telefonia para o conjunto habitacional da Fazenda Ermitage. Localizado na altura do Km 80 da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), o empreendimento totaliza 1.600 moradias populares, que serão destinadas às famílias atingidas pela tragédia de janeiro de 2011. Dos sete condomínios em construção, três estão com 90% das obras concluídas: Azaleia, Camélia e Hortênsia.

“Estamos fazendo um check list de tudo o que precisa para a entrega dos três primeiros condomínios. Isso inclui a infraestrutura interna e externa, que vai desde as redes de água, energia elétrica e telefonia, estação de tratamento de esgoto, paisagismo, drenagem e travessia de pedestres. É uma união de esforços para agilizar os trabalhos”, explicou a secretária municipal de Planejamento, Silvana da Silva Pires.

Atualmente, o Governo do Estado constrói rede de abastecimento nas ruas Yeda e Roberto Rosa, no bairro Tijuca, para garantir o fornecimento de água potável à Fazenda Ermitage. “É um trabalho conjunto: o Estado faz a rede e a Prefeitura vem em seguida, com a recomposição do asfalto”, relata a secretária.

Com o objetivo de proporcionar a infraestrutura necessária para o bem estar dos futuros moradores da Fazenda Ermitage, o Estado vai instalar no local escola, creche e um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Os projetos são executados pela Emccamp, empresa que também é responsável pela construção dos prédios da Fazenda Ermitage. A documentação será encaminhada à Caixa Econômica Federal na próxima quarta-feira, dia 22, para avaliação e aprovação, a fim de que sejam disponibilizados os recursos.

“Também há espaço reservado para uma quadra junto à escola. Faremos um estudo a fim de obter recursos para um posto de saúde e uma pista de caminhada, mas esse três são projetos futuros”, completa Silvana Pires, acrescentando que a Prefeitura entregou ofício ao representante do Governo do Estado solicitando a cessão de área para um centro comercial, que será construído para atender os futuros moradores do conjunto habitacional.

De acordo com o superintendente da Secretaria Estadual de Obras, Raul Fanzeres, presente na reunião,  as obras do viaduto da Ermitage estão na fase de construção das primeiras alças de acesso à Estrada Rio-Bahia. As interdições ao tráfego de veículos serão iniciadas assim que a concessionária que administra a rodovia terminar o serviço de recapeamento que atualmente realiza, no trecho entre os bairros Quinta Lebrão e Soberbo, e onde já é adotado sistema de pare e siga.

Também participaram do encontro o subsecretário municipal de Planejamento, Nei Gonçalves Machado, a subsecretária municipal de Urbanismo, Andrea Guarilha, e o chefe da Divisão de Parcelamento e Edificações da Prefeitura, Marcelo Resende.

A obra da Fazenda Ermitage é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. O conjunto habitacional é formado por sete condomínios, com 80 blocos de cinco pavimentos e quatro apartamentos por andar. Cada unidade possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
  

Fotos 1, 3 – Jeferson Hermida


Nenhum comentário:

Postar um comentário