sexta-feira, 3 de julho de 2015

Comissão criada para executar as ações da Agenda 21 participa de capacitação

Ricardo Frosini, da Coordenação da Agenda 21 Comperj-Petrobras: plano estratégico com participação de todos os setores


Lucila Martínez Calvi: gestão participativa pelo desenvolvimento sustentável de Teresópoli






Realizada nesta quinta-feira, dia 2, no Teatro Municipal, uma capacitação direcionada aos integrantes da Comissão de Trabalho Permanente, criada pela Prefeitura em março deste ano para tirar do papel os projetos e ações do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, elaborado a partir da Agenda 21 de Teresópolis. Participaram do curso representantes de várias secretarias municipais, do Fórum da Agenda 21, de organizações não governamentais e lideranças comunitárias.

“Reestruturamos o setor de projetos da municipalidade com a visão de que não adianta apenas obter recursos, é preciso uma força de trabalho na Prefeitura para encontrar soluções inovadoras para nossos problemas. E com o aval do prefeito Arlei, foi criada essa Comissão para pôr em prática a Agenda 21, que traz as diretrizes dos projetos que devem ser seguidos. É um trabalho de médio e longo prazo”, pontuou Silvana Pires, secretária municipal de Planejamento.

Instituída pela Portaria 306/2015, a Comissão de Trabalho Permanente tem coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais. É composta por dez grupos, formados por representantes do poder público e de entidades parceiras do Fórum da Agenda 21, e que participam de reuniões semanais. O objetivo é viabilizar o acesso a financiamentos e recursos para a implantação de projetos prioritários ao desenvolvimento socioeconômico do município.

“Teresópolis é o primeiro município do país que tem essa iniciativa, de criar um grupo de trabalho dentro da gestão pública voltado para a elaboração de projetos em cima das propostas da Agenda 21”, destacou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça. Segundo ele, essa iniciativa facilita o acesso a recursos financeiros, e o município já vem sendo beneficiado. “Estamos elaborando o Plano de Resíduos Sólidos, chancelado pela Agenda 21, com recursos no montante de R$ 510 mil, vindo do Comitê de Bacias, com investimento zero do município. E a empresa contratada por licitação já está trabalhando”.

Durante a capacitação, Ricardo Frosini, que é integrante da Coordenação da Agenda 21 Comperj-Petrobras, falou sobre a Agenda 21 na região do Leste Fluminense e enalteceu o trabalho realizado no município. “Teresópolis foi o primeiro a concluir e lançar a Agenda 21, e agora está se apropriando do conteúdo desse importante plano estratégico, que identifica potencialidades e fragilidades e traça propostas para o desenvolvimento local, com a participação de todos os setores”.

Coordenadora da Cátedra Unesco Cidade e Meio Ambiente no Brasil, mestre em Ciências da Informação e especialista em Inovação e Difusão Tecnológica, Lucila Martínez Calvi fez palestra sobre o tema ‘Desenvolvimento local e a gestão participativa – perspectivas e desafios’. “Estou aqui para contribuir nos esforços pelo desenvolvimento sustentável de Teresópolis. E este processo dentro da Prefeitura mostra que vocês estão entendendo o que é gestão participativa”.

A implantação da Agenda 21 de Teresópolis, cuja estruturação foi iniciada em 2007, colabora com propostas de modelos sustentáveis de desenvolvimento para o Município. O documento totaliza 40 capítulos, que englobam temas como meio ambiente, saneamento, habitação, transporte, segurança, educação, saúde e cultura. É um plano de ação local, que propõe iniciativas para equacionar justiça social, eficiência econômica e conservação ambiental, com a participação da sociedade.

Fotos – Roberto Ferreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário