segunda-feira, 27 de julho de 2015

Festival Sesc de Inverno Sucesso de público e crítica, espetáculo de dança “Poeira e Água” é um dos destaques desta segunda-feira


 
Programação também terá homenagem ao poeta Hermínio Bello de Carvalho, cinema, intervenções artísticas na Praça do Tiro de Guerra e muito mais
 
O mais recente trabalho do coreógrafo Renato Vieira, o espetáculo de dança “Poeira e Água”, estreou em dezembro de 2014 e cumpriu temporadas de sucesso no Rio de Janeiro, com grande público e elogios da crítica. A expectativa é que a montagem agrade também a plateia de Teresópolis, onde será apresentado nesta segunda-feira, dia 27/7, às 19h, durante o Festival Sesc de Inverno. Os ingressos custam entre R$ 5 (associados Sesc) e R$ 20.

Em “Poeira e Água”, a Renato Vieira Cia de Dança traduz em movimentos algumas visões a respeito do tempo. A inspiração veio de reflexões seculares, desde a percepção platoniana, passando pela obra de Santo Agostinho, até o Hong-Fan, antigo tratado da filosofia chinesa. Além disso, o grupo soma a essa investigação fatos da vida moderna e a existência virtual em redes sociais.

Para o desenvolvimento da peça coreográfica, Renato Vieira contou com a parceria do bailarino Bruno Cezario, que também integra o elenco junto aos bailarinos Soraya Bastos, Fabiana Nunes, José Leandro e Tiago Oliveira.
- Começamos a pesquisar as mudanças da natureza, as afetações que o mundo atual, tão caótico quanto tecnológico, imprimiram em nossa realidade. Se por um lado gera ansiedade viver num ritmo tão vertiginoso, com agenda cheia, acúmulo de tarefas, tudo supostamente facilitado por máquinas e aplicativos, por outro o corpo vai sendo moldado nesta atmosfera e nem nos damos conta dessa velocidade em que tudo vai ficando fragmentado pelo caminho - observa Renato Vieira.

MAIS ATRAÇÕES – O espetáculo “Poeira e Água” fechará em grande estilo a programação desta segunda-feira do Festival Sesc de Inverno, que ao longo do dia estará repleta de destaques. Um deles é a homenagem a Hermínio Bello de Carvalho, poeta, produtor, diretor, cronista, autor de mais de 20 livros e ainda parceiro de compositores como Cartola, Carlos Cachaça, Pixinguinha, Paulinho da Viola e Chico Buarque. O carioca responsável pelo sucesso de Clementina de Jesus participará de um bate-papo na Biblioteca do Sesc, no Palacete Granado, com mediação de outro artista multifuncional: o poeta, compositor e diretor de teatro Jorge Salomão, irmão do poeta Waly Salomão (1943 – 2003). O evento começa às 19h e tem entrada franca.
 
 
Na Praça Tiro de Guerra, uma série de atrações promete animar o público a partir das 14h. Destaque para a intervenção “Sussurradores”, em que artistas sussurram poemas e trechos de narrativas individualmente para as pessoas, através de tubos de papelão. Trata-se de uma provocação para que o público encontre uma brecha no corre-corre cotidiano para aguçar ouvidos e sensibilidade.

O cinema também não fica de fora da programação. Na UNIFESO, será exibindo, às 15h, “Dona Cristina perdeu a memória”. Trata-se de um curta metragem brasileiro de 2002, dirigido por Ana Luiza Azevedo, que conta a história de Antônio, um menino de 8 anos de idade que descobre que sua vizinha Cristina, uma senhora com 80 anos que sofre do Mal de Alzheimer, está sempre contando histórias diferentes sobre fatos da sua vida. Ela se atrapalha com os nomes dos parentes ou os santos dos dias e acredita que Antônio poderá ajudá-la a recuperar a memória.

NÃO-LUGAR – Após as últimas atrações da noite, o público poderá esticar o programa no Não-Lugar. Novidade este ano, o espaço, montando no Sesc Café, no Palacete Granado, abriga shows e manifestações artísticas espontâneas, em clima aconchegante e divertido – sempre com entrada franca. Nesta segunda-feira, Fernanda de Paula e Luciano Mendes apresentam um repertório nacional e internacional. Eclético e envolvente, conta com releituras e arranjos criativos para sucessos de Rolling Stones, Beatles, Rita Lee e Lenine, entre outros. A programação segue com diversas atrações ao longo da semana até o dia 2/8. Para conferir os dias e horários, inclusive das demais cidades, é só acessar: www.festivalsescdeinverno.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário