terça-feira, 29 de setembro de 2015

Procon Estadual interdita dois e autua 14 estabelecimentos em Jacarepaguá


Temakeria_Fugu23_1443564212.37.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (29/09), uma nova etapa da Operação Alligator, com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais em Jacarepaguá. Hoje, além de interditarem duas lojas, os fiscais autuaram mais 12 estabelecimentos dos 17 vistoriados e descartaram 82kg e 352g de alimentos impróprios ao consumo.

Na Fugu Temakeria, localizada na Avenida dos Mananciais, 821, fiscais encontraram cerca de 4kg de alimentos sem especificação e vencidos. Não havia exemplar do Livro de Reclamações e o local não tinha o cartaz indicando o fornecimento de água filtrada e gratuita aos clientes. Não foram apresentados aos fiscais o alvará de funcionamento, o certificado do Corpo de Bombeiros nem o certificado de potabilidade da água. O local foi interditado até que sejam apresentados os documentos na sede do Procon Estadual.

Já a Infinity Moda Praia, localizada na Rua Salinópolis, 316, os fiscais notaram a não emissão de Nota Fiscal, a ausência do Livro de Reclamações, do Código de Defesa do Consumidor e dos documentos necessários para o funcionamento da loja. Além disso, havia uma placa que informava que não era permitida troca de produtos em promoção. A loja foi interditada até que seja regularizada.No Castelo dos Pães, localizado na Estrada da Soca, 1, foram encontrados insetos sobre o pão doce, 4 litros de refrigerantes e 53kg de alimentos vencidos. Não foi encontrado no local o certificado do Corpo de Bombeiros, que deverá ser apresentado na sede da Autarquia no prazo de 48 horas.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Pastelaria Mananciais (Avenida dos Mananciais, 852); Mazinha Moda Íntima (Rua Salinópolis, 315) e Morgan (Rua Salinópolis, 273).

Balanço da Operação Alligator:

1 - D Vino (Rua Salinópolis, 54): Sem especificação: 1kg de frango desfiado; 135g de salame; 480g de lombo canadense; 575g de linguiça calabresa; 535g de salmão fatiado; 520g de camarão; 263g de presunto fatiado; 800g de peperoni; 200g de carne seca desfiada; 381g de bacalhau desfiado; 1kg de tiramisú. Não há o cartaz indicando que fornece água filtrada gratuita aos consumidores.

2 -Point do Frango (Avenida dos Mananciais, 821): 6kg de salsichão vencido. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização, que deve ser apresentado em 15 dias na sede da autarquia. Encontrados dois botijões de gás na cozinha. Os fiscais determinaram a não utilização do botijão, sob pena de crime de desobediência. Permitida somente a utilização de gás natural.

3 -Castelo dos Pães (Estrada da Soca, 1): Foram encontrados insetos sobre o pão doce. Produtos vencidos: 4 garrafas (de 290ml cada) de refrigerante de cola; 10 latas (de 350ml cada) de guaraná; 750g de margarina; 18kg de presunto; 1kg de lombo cozido; 33kg e 300g de requeijão cremoso. 3kg e 290g de salsicha sem especificação da validade. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação.

4 -Casa do Pão (Rua Revaldo, 92): Produtos sem especificação da validade: 600g de presunto; 300g de queijo bola; 150g de linguiça calabresa; 250g de presunto fatiado e 200g de ovo cozido. 3 fatias (de 400g cada) de bolo de rolo vencido. Ausência de palet nas bebidas, que estavam em contato direto com o chão. Ausência de Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor. O estabelecimento foi notificado a apresentar, no prazo de 15 dias, o certificado de imunização de insetos.

5 -Facebar Comidaria (Avenida dos Mananciais, 1.073): Produtos vencidos: 7 garrafas de cerveja (de 330 ml cada) vencida; 1 barril de 50 litros de chope e 150g de azeitona fatiada. Produtos sem especificação da validade: 1 litro de creme de leite; 1 litro de leite e 300g de pasta de alho. Ausência dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água; do Livro de Reclamações e do alvará de funcionamento. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação dos documentos na autarquia.

6 -WW Piscinas e Rações (Rua Relvado, 82): Produtos vencidos: 10 potes de 20g de ração para peixe vencido e 4 caixas de 175g de ração para hamster.

7 - Max Import Kids (Rua Salinópolis, 315, loja A): Ausência de preço nas mercadorias. Ausência do Livro de Reclamações. Placa informando que não efetua a troca de peças em promoção, brancas e vestidos de festas. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do alvará de funcionamento. Prazo de 15 dias para apresentação na sede da autarquia.

8 - Fugu Temakeria (Avenida dos Mananciais, 821): Produtos sem especificação da validade: 2kg e 500g de arroz; 334g de bifum (macarrão de arroz) e 454g de canela em pó. Produtos vencidos: 740g de massa para harumaki; 200g de carpaccio e 150g de cogumelo shitake. Ausência do Livro de Reclamações, do cartaz indicando que fornece água filtrada gratuitamente aos clientes, do alvará de funcionamento e dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água. Estabelecimento interditado até que sejam sanadas as irregularidades.

9 - Vânia Poyares (Rua Salinópolis, 282): Ausência do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação, sob pena de interdição.

10 - Infinity Moda Praia (Rua Salinópolis, 316): Ausência de nota fiscal. Ausência de Livro de Reclamações, do Alvará de funcionamento e do Código de Defesa do Consumidor. Placa informativa que não há troca de produtos em promoção. Loja interditada por não haver qualquer documentação.

11 - Praça Do Suco (Rua Relvado, 77): Vencidas as refeições prontas congeladas (400g cada): 6 de Frango com Abóbora e 3 de Patinho com Aipim. Deverão ser apresentados alvará e certificado do Corpo de Bombeiros junto ao Procon, pois no local foram apresentadas somente fotos dos documentos.

12 - Papo Sadio Restaurante (Rua Relvado, 177): Ausência do Livro de Reclamações e do certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentação.

13 - Hamburgueria Carioca (Avenida Mananciais, 416): 5 latas de cerveja (com 500 ml cada) vencida. Produtos sem especificação da validade: 800g de creme de cheddar; 145g de chantilly e 255g de cheddar fatiado. Ausência dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água, do Livro de Reclamações e do alvará de funcionamento. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação na autarquia do certificado dos bombeiros e do alvará, e 15 dias para os demais documentos. Os fiscais determinaram a retirada imediata de botijão de gás de dentro da cozinha e a troca para gás de rua para o adequado funcionamento.

14 - Sushi da Praça (Rua Relvado, 67): Vencidos: 1kg e 240g de frango e 555g de salsicha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário