sábado, 23 de fevereiro de 2013

Governo desapropria condomínio de luxo em Teresópolis

Decreto do governador Sergio Cabral desta sexta-feira desapropria o Condomínio Fonte Santa Helena, no bairro Cascata do Imbuí, Teresópolis. O governo quer construir um reservatório para impedir inundações no local, uma obra a ser tocada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O condomínio, com cerca de 15 casas de alto padrão, fica bem no foco das enxurradas que levaram destruição e mortes à Região Serrana em 2011. No decreto, o governador autoriza inclusive agentes do estado a pedirem auxílio das forças policiais para entrarem no terreno.

http://oglobo.globo.com/Emanuel Alencar

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Clube Comary - Programação do final de semana

O diretor Fábio Costa Velho informa a programação das atividades sociais do Clube Comary previstas para o final de semana de  sexta feira dia 22 até  domingo dia 24 das atividades sociais previstas no clube.

Nesta sexta feira a tradicional Noite do
Flash Back recebe O DJ Zé Ricardo embalando musicas inesquecíveis dos
anos 70, 80 e 90 no salão do Boliche, local que já consagrou o evento
por sua estrutura.

                     
                     
No sábado a seqüência do Projeto Musica na Praça com Flavio Mangaba e Fernanda de Paula a partir de 15 horas. 

No domingo o Projeto Música na Praça traz o ecletismo de Aloísio Bruno e
Banda. 
Imperdível!

Teresópolis - Comary antecipa programação para as crianças na Páscoa



Mal terminaram as festividades do Carnaval e o departamento social do Clube Comary  já está às voltas com a organização do período da Páscoa.
O  diretor Fábio Costa Velho já contratou a equipe da Tia Paty que abrilhantará as festividades. Segundo ele, muitas surpresas estão por acontecer além das tradicionais brincadeiras ( caça aos ovos de páscoa, pinturas de rosto, cantinho da beleza, camarim Fashion, bola mania, cama elástica, super splash e atividades com coelhinho para as crianças que tirarem fotos. Vários recreadores e monitores garantirão a tranquilidade e diversão da garotada. 
 A Páscoa promete ser um sucesso no Clube Comary. Traga sua criança e boa diversão!:)

Casa de Cultura Adolpho Bloch se prepara para temporada 2013



A uma semana do início das aulas para a temporada 2013 dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, a Secretaria de Cultura vem preparando a Casa de Cultura Adolpho Bloch para receber os novos alunos. A unidade vem passando por uma higienização, serviço executado pela própria equipe da Secretaria de Cultura, além de jardinagem, e já está praticamente pronta para a retomada das atividades.



“As obras da Casa de Cultura devem ficar prontas para o aniversário da Casa, em maio. Mas, enquanto isso, e para que os cursos possam ser iniciados, foi feita uma revisão geral, que incluiu jardinagem, reforma do telhado e das instalações elétricas para que os alunos e frequentadores tenham segurança e relativo conforto no ano letivo que inicia”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.



Entre as principais atividades da Casa de Cultura Adolpho Bloch estão os cursos gratuitos oferecidos que, este ano, tiveram sua oferta ampliada de 16 para 19 modalidades. O número de alunos também sofreu substancial aumento, passando de 600 em 2012 para 1.200 a serem atendidos de forma imediata em 2013. Dos 600 alunos antigos, 420 renovaram suas matrículas, representando um percentual de 70% de renovação. As demais vagas foram preenchidas com as novas inscrições, que totalizaram 1.555 interessados.




A lista com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada a partir deste sábado, dia 23, em mural na área de circulação da Casa de Cultura. A direção da casa analisou todas as inscrições, visando atender o maior número possível de alunos. Cerca de 300 pessoas, interessados principalmente nos cursos de balé, violão e dança de salão, foram encaminhadas para fila de espera e serão atendidas assim que possível. Dentro de aproximadamente um mês, será realizada a primeira rechamada, beneficiando mais cerca de 150 inscritos.



As matrículas dos novos alunos – com base na listagem dos selecionados – deverão ser feitas a partir desta segunda-feira, 25, até o dia 28, das 9h às 18h, na própria Casa de Cultura. Para realizar o procedimento, é preciso apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3 x 4; carteira de identidade ou certidão de nascimento - com fotocópia; declaração escolar (no caso de crianças e adolescentes em idade escolar); comprovante de residência; e atestado médico, no caso dos cursos de jazz, balé, caratê e capoeira.

As aulas terão início no dia 4 de março e serão realizadas na Casa de Cultura e no Centro Cultural Bernardo Monteverde. Para atender aos 1.200 alunos, o número de professores também foi ampliado, passando de 10 em 2012 para 15 professores em 2013. Os cursos gratuitos disponibilizados em 2013 são: violão, teclado, piano, flauta, cavaquinho, canto, coral (adulto e infantil), teoria musical, balé, jazz, dança de salão, teatro (infantil, adolescente e adulto), fotografia, cinema, desenho e pintura, artesanato, modelagem com argila, capoeira e caratê.

                   


Cultura de Raiz

Além dos cursos gratuitos, a Casa de Cultura Adolpho Bloch atende também a outros projetos, não só culturais, mas também de outras secretarias do Governo Municipal e até mesmo da iniciativa privada. Entre os projetos culturais realizados no local, destaca-se o Encontro de Cultura de Raiz, promovido desde 2009 no primeiro domingo de cada mês.

A próxima edição do evento, a terceira deste ano, está marcada para o dia 3 de março. Mas, além do evento em si, também são realizados no teatro da casa os ensaios do Cultura de Raiz, sempre nos dois sábados que antecedem a edição do projeto. Os ensaios – o próximo será promovido neste sábado, 23 de fevereiro, realizados sempre das 16h às 20h, tem como objetivo efetuar inscrições de interessados em participar do projeto, além de trabalhar a escolha de repertório, definir acompanhantes e organizar o evento de forma geral.

O local abriga ainda diversas exposições, montadas na galeria ou na área de circulação da casa. Durante o mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, poderá ser vista na galeria a Mostra Coletiva Um Olhar Feminino, com trabalhos de pintura, desenho, escultura e instalações, produzidos exclusivamente por artistas mulheres.

Outros projetos
Vale lembrar que outros projetos importantes desenvolvidos pela Secretaria de Cultura também estão sendo preparados para a retomada em 2013. A partir de março, recomeçam os projetos Cultura nos Bairros, com edições realizadas no segundo e no terceiro domingos de cada mês, levando atrações artísticas a localidades diferentes; e o Música na Matriz, com concertos promovidos na Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, sempre no primeiro domingo de cada mês.

Já na Casa da Memória Arthur Dalmasso, também em março será aberta a exposição Mulheres na História, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos e destacando ainda mulheres que tiveram destaque na história de Teresópolis. E no totem permanente da Calçada da Fama, será exposta a nova edição da exposição Memória dos Bairros, abordando, desta vez, o bairro do Alto.



Texto: Geórgia Jahara

Foto: Marco Esteves



Mais professores, horário de atendimento estendido e o dobro de vagas em 2013 nos cursos da Casa de Cultura Adolpho Bloch

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Teresópolis - Hemonúcleo solicita com urgência doação de sangue O Negativo

Hemonúcleo de Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue do tipo O Negativo para reforçar o seu estoque. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Telefone: (21) 3641-5872.

Teresópolis e Nova Friburgo - Inauguração de tótens

Ficou mais fácil conhecer a história de famosos pontos turísticos da Região Serrana como o Castelo Montebello Medieval, em Teresópolis, ou a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo. Nesta sexta-feira (22), serão instalados totens com serviços e curiosidades sobre as principais atrações dos municípios. Os terminais de autoatendimento serão colocados à disposição da população, permitindo o acesso fácil às informações de lazer, cultura e turismo.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). Para representar o presidente do Proderj, Paulo Coelho, nas inaugurações que acontecem em Nova Friburgo, às 10h, e em Teresópolis, às 15h, estará o gerente da Assessoria de Eventos da autarquia, Wilmar Ventapane. O secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, também estará prestigiando as cerimônias.

O objetivo é que o serviço possa atender os milhões de turistas que visitarão o Rio de Janeiro nos próximos anos, uma vez que a cidade será sede de grandes eventos. Encontrar informações sobre as melhores opções de transporte, os pontos turísticos, hotéis, pontos de visitação e atividades culturais dos locais, são algumas das principais atividades disponibilizadas pelo totem. Além disso, o serviço também é destinado àqueles que não são turistas. Quem precisar encontrar uma determinada rua, um ponto turístico ou até quiser conhecer um pouco mais a fundo a sua cidade, também poderá utilizá-lo gratuitamente. As facilidades não param por aí, o conteúdo está disponível em duas opções de idioma além do português, inglês e espanhol.

O presidente do Proderj, Paulo Coelho, acredita na importância deste projeto, que é um verdadeiro incentivo ao turismo no Estado do Rio e ao conhecimento dos moradores sobre as suas cidades.

- Esses novos totens de informações turísticas mostram como a parceria com a Secretaria de Turismo vem dado certo e sendo de grande utilidade para a população. Temos cada vez mais acessos e percebemos pessoas satisfeitas com esta iniciativa que, na minha visão, é um importante serviço de utilidade pública. Estamos inaugurando agora mais dois totens na Região Serrana que no início do mês já recebeu um em Petrópolis. Este é mais um exemplo de como o Governo do Estado vem enxergando a tecnologia como aliada e como vem olhando para todo o Estado do Rio de Janeiro, de norte a sul – ressaltou Paulo Coelho.

http://www.proderj.rj.gov.br/Mariana Pitasse 

Pronatec abre inscrições para vagas em cursos de formação profissional

Estudantes interessados em obter uma formação técnica já podem se inscrever desde segunda-feira (18) nos cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições podem ser feitas no site do Pronatec.
Na página, o candidato vai ter acesso às vagas disponíveis por município. Ele também pode indicar três cursos de interesse e, se houver vagas disponíveis, será notificado por e-mail para se inscrever pela internet.
Os cursos são ministrados pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica e entidades do Sistema S (serviços nacionais de aprendizagem).
Segundo o Ministério da Educação, estão previstas para este ano 2,3 milhões de vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Espírito Santo - Balcão de Empregos.com chega a Vitória (ES) trazendo oportunidades de trabalho



O foco da franquia paulista é aproximar o mercado de trabalho dos candidatos, em especial, os das classes C, D e E

A rede de franquias Balcão de Empregos.com inaugura na próxima segunda-feira, dia 25/02, a primeira Central de Atendimento, em Vitória (ES). É a primeira capital do país a receber uma unidade física da marca. O foco do negócio é ser a ponte entre as empresas e os candidatos com a oferta e preenchimento de vagas de trabalho.
O novo centro será comandado pelas franqueadas Tatiana Fardin, Katiuscia Bertuani e Liz Bumachar que junto de sua equipe, disponibilizarão aos candidatos atendimento personalizado para o cadastramento e alterações de currículo e consulta das vagas e envio dos currículos para as vagas de emprego. Esclarecimento de dúvidas e palestras de orientação profissional também farão parte das atividades da unidade.

Em todo o estado, o Balcão de Empregos.com já disponibiliza aproximadamente 700 vagas. A capital fica com a maioria delas, 463. De acordo com dados da própria franquia, 70% das oportunidades oferecidas são operacionais e profissionais, como auxiliares de construção civil, balconistas, operadores de caixa, vendedor, auxiliar de escritório e administrativo, consultor comercial, secretária, entre outras.

"A expectativa é muito grande com a abertura desta nossa primeira unidade no Espírito Santo. Vitória integra as cidades que fazem parte de nosso plano de expansão por meio de franquias, ampliando cada vez mais esse modelo de negócio, focado nas classes C, D e E”, destaca Verônica Lopes de Jesus, CEO do Balcão de Empregos.com.
Segundo Verônica, a próxima cidade a receber uma Central de Atendimento será a Serra, também no estado capixaba, ainda no primeiro semestre de 201
Serviço:

Unidade Balcão de Empregos.com Vitória (ES)

Endereço: Rua do Rosário, nº 216, atrás do Teatro Carlos Gomes – Centro – Vitória/ES – Brasil

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.
Site: www.balcaodeempregos.com.br


Sobre o Balcão de Empregos.com

O Balcão de Empregos.com fundado em 2003 por Silvio Ferreira de Souza e Carlos Alberto Krause. A marca que atua anunciando vagas de empregos ou estágios e com o cadastramento e divulgação de currículos de candidatos se destaca, principalmente, por focar em vagas para profissionais que atuam em sua maioria em áreas operacionais.

Conta também com mais de 16,5 mil empresas conveniadas que utilizam o seu serviço para recrutamento e seleção de candidatos. Em 2010, o Balcão de Empregos.com se tornou associado à ABF (Associação Brasileira de Franchising), passando a operar também como uma rede de franquias. Hoje são seis unidades, em Americana (SP), Piracicaba (SP), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), São João da Boa Vista (SP), Vitória (ES) e em breve em Serra (ES). O plano de crescimento para 2013 prevê a inauguração aproximadamente 30 franquias, o valor inicial para quem tem interesse em investir na marca é de R$ 40 mil.


Teresópolis - Guarda Municipal instala obstáculos contra estacionamento irregular no centro da cidade



Desde janeiro, a Guarda Municipal vem intensificando a fiscalização contra o estacionamento irregular de veículos em esquinas localizadas em dois pontos centrais, na Várzea. O objetivo é liberar a passagem dos veículos, evitando retenções no trânsito, e facilitar a travessia de pedestres. 



A ação conta com a colocação de obstáculos em dois locais: na esquina das avenidas J.J. de Araújo Regadas e Lúcio Meira, na altura da Praça Olímpica, e também na esquina da Rua Duque de Caxias com a Avenida Lúcio Meira, em frente ao Fórum. As áreas em torno dos obstáculos são sinalizadas em amarelo, para dar visibilidade e alertar os motoristas quanto à proibição de estacionar naquele espaço.
“Queremos garantir o direito de ir e vir das pessoas, e o estacionamento irregular nas esquinas obstrui a livre passagem de veículos, ocasionando até congestionamentos”, explica o Secretário Municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz. 



Fotos – Marco Esteves.


Teresópolis - Cursos gratuitos da Secretaria de Turismo



A Secretaria Municipal de Turismo, informa que estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação Pronatec - Copa na Empresa. Se você é empresário e deseja melhorar a sua mão de obra, não perca esta oportunidade!

Todos os cursos são gratuitos com duração entre 160 e 360 horas/aula, totalizando em média quatro meses.
Os cursos oferecidos são: agente de informações turísticas, agente de viagens, atendente de lanchonete, padeiro e confeiteiro, auxiliar de cozinha, bartender, camareira em meios de hospedagem, garçom básico, mensageiro em meio de hospedagem, monitor de recreação, organizador de eventos, pizzaiolo, recepcionista de eventos, recepcionista em meios de hospedagem, sommelier, inglês básico, inglês aplicado aos serviços turísticos, espanhol básico; e língua brasileira de sinais (Libras).
As inscrições poderão ser feitas na sede da Secretaria de Turismo, no Soberbo, ou através do telefone 3642-3471.

Teresópolis - Bonsucesso no terceiro distrito vai ganhar umaa Clinica da Familia



O Prefeito Arlei, visitou o terreno na localidade de Bonsucesso, no 3º Distrito, onde será implantada a Clínica da Família.

Trata-se de unidade ambulatorial focada nos cuidados primários da saúde da população. A iniciativa é resultado de parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Teresópolis, que ficará responsável pela gestão do espaço, através da Secretaria Municipal de Saúde. Ao Estado, caberá a construção e a cessão dos equipamentos da unidade.

Com cerca de 1000m², a Clínica da Família seguirá um modelo rápido de construção. Depois da vistoria técnica realizada no local, é aguardado o cumprimento de questões burocráticas para o início das obras nos próximos dias. A unidade deverá ser entregue em cerca de 90 dias.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

AGENTES COMUNITÁRIOS RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA ATUAR NA SERRA


Friburgo, Bom Jardim, Petrópolis e Teresópolis ganharão Unidades de Proteção


A Secretaria de Defesa Civil iniciou ontem o Curso de Formação de Agentes Comunitários para a capacitação de 170 colaboradores que trabalharão na Região Serrana, com o objetivo de ajudar a prevenir tragédias provocadas pelas chuvas e orientar moradores de comunidades localizadas em áreas de risco geológico. Os agentes comunitários serão contratados temporariamente pelo Estado – por três anos, com possibilidade de renovação de contrato por mais dois anos – para atuar nas 42 Unidades de Proteção Civil (UPCs) que serão instaladas nos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Petrópolis e Teresópolis.


Ministradas pela Escola de Defesa Civil (Esdec), as aulas vão até sexta-feira (22/2) e acontecem, simultaneamente, nos polos de ensino de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. A programação do curso intensivo aborda temas como história, política e sistema nacional de proteção e defesa civil e ações de redução de risco de desastres. O programa de capacitação ainda contará com a participação da Cruz Vermelha, que dará cursos de primeiros socorros e transporte de acidentados. Todos os alunos são moradores de comunidades com risco geológico.


– Os agentes são de vital importância não só para alertar e orientar a população em casos de emergência, mas, principalmente, ensinar as pessoas como prevenir tragédias provocadas por chuvas, enchentes ou desmoronamentos. Queremos priorizar a prevenção de tragédias e conscientizar a população de seu papel significativo no risco de desastres – explicou o diretor da Esdec, o tenente-coronel Paulo Renato Vaz.


Em Nova Friburgo, serão contratados 80 agentes comunitários para atuar nas 20 UPCs. Já em Bom Jardim, haverá oito colaboradores em duas unidades. Petrópolis contará com o apoio de 42 agentes, que atuarão em dez comunidades, enquanto Teresópolis terá 40 agentes distribuídos em dez UPCs.


Moradora da comunidade Floresta, em Nova Friburgo, Taylane Santos, de 20 anos, aprovou a iniciativa.


– Meu objetivo é instruir as pessoas e tornar a Floresta um local mais seguro – afirmou a estudante.
O estudante José Santos, de 23 anos, valoriza a profissionalização.

– Esse curso vai ajudar na profissionalização dos agentes e vai estimulá-los a, cada vez mais, se dedicar de corpo e alma às suas comunidades – disse José.

Rioprevidência leva atendimento móvel a Saquarema


O Rioprevidência Móvel está de volta com sua agência itinerante, que leva todos os serviços de uma convencional a localidades que não possuem postos de atendimento do Rioprevidência.
O primeiro destino de 2013 é Saquarema, na Região dos Lagos. A visita será nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 11h às 16h, no Colégio Estadual Oliveira Vianade, que fica na Rua Professor Souza, nº 124 – Bacaxá.
A agência, totalmente informatizada, com funcionários treinados para atender ao segurado, tem condições de conceder a pensão em tempo real – 30 minutos – desde que o beneficiário compareça com toda a documentação necessária. O servidor ativo poderá até mesmo fazer uma simulação de sua aposentadoria para saber qual a melhor forma para se aposentar.

O agendamento para ser atendido na unidade móvel pode ser feito através do site. Para isso, basta acessar www.rioprevidencia.rj.gov.br e escolher o melhor horário.
FA

Receita divulga regras do IR e prazo para entrega da declaração começa em 1º de março

  

A Receita Federal publicou nesta terça-feira (19) as normas e os procedimentos para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. O prazo para entrega vai de 1º de março a 30 de abril. A declaração poderá ser entregue pela internet ou em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 24.556,65 em 2012. O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior. Também está obrigado a declarar o contribuinte que recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.
A apresentação da declaração é obrigatória para quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou obteve receita bruta com a atividade rural superior a R$ 122.783,25.
Quem tinha, até 31 de dezembro de 2012, posse de bens ou propriedade, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil também está obrigado a declarar.
A expectativa da Receita Federal é receber mais de 25 milhões de declarações. Em 2012, um total de 25.244.122 contribuintes enviou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
Este deverá ser o último ano de apresentação da declaração simplificada. A Receita Federal pretende concluir o projeto da declaração pré-preenchida e aumentar o número de contribuintes beneficiados. O projeto inicial do Fisco era atender apenas aos contribuintes com uma fonte de renda. Os dados passariam a constar em um documento preenchido previamente pela Receita para ser confirmado pelos contribuintes. A novidade deve começar a valer em 2014, antecipou à Agência Brasil o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto.


AGÊNCIA
BRASIL

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Teresópolis pode sediar controle integrado das polícias civil e militar




Autoridades da Secretaria Estadual de Segurança Pública estiveram, na manhã da ultima sexta-feira, na sede da prefeitura , para explicar o que a administração municipal precisa apresentar para que a sede uma Regional Integrada de Segurança Pública (RISP) seja implantada em Teresópolis.

A exposição foi feita pelo coronel Alexandre, superintendente de projetos especiais da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que revelou o interesse do governo do estadol em coordenar, a partir de Teresópolis, a atuação integrada das polícias militar e civil na cidade e em municípios próximos. Escolhido o terreno para as instalações da RISP, de comum acordo entre estado e município, a Prefeitura se compromete a entregá-lo para a construção do prédio, seguindo modelo já existente.



A sede da Regional foge totalmente aos perfis de delegacias e quartéis hoje em funcionamento. É administrada por um gestor civil, com funcionários civis e todos os serviços de manutenção são terceirizados.

Teresópolis - Vagas SINE


RJ - PROFESSORES DA REDE ESTADUAL RECEBEM AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO A PARTIR DE ABRIL



A Secretaria de Educação divulgou nesta sexta-feira (15/2) novidades para este ano letivo. A pasta vai garantir que todos os servidores recebam auxílio- alimentação a partir de abril. O benefício, que atenderá os 91 mil funcionários ativos da secretaria, e é retroativo ao mês de março, será de R$ 160 mensais. O investimento, já em 2013, será de cerca de R$ 120 milhões. O secretário de Educação, Wilson Risolia, também afirmou que o Governo do Estado prepara um novo reajuste salarial para os profissionais da rede. O anúncio deve acontecer ainda neste semestre.
– Em 2011 já falávamos sobre este auxílio-alimentação, estamos cumprindo. Todos os servidores serão beneficiados. Já o novo reajuste deve ser anunciado ainda neste semestre e a previsão é que o pagamento aconteça no segundo semestre, podendo antecipar. Nos próximos meses, enviaremos mensagem à Assembleia Legislativa (Alerj) – afirmou o secretário.

A Secretaria de Educação anunciou também a abertura de mais seis mil vagas na rede estadual. Seis novas instituições de Ensino Médio foram criadas para suprir a carência de aulas, em sua maioria, no período diurno. São elas: Reverendo Hugh Clarence (Gamboa); Stuart Edgard Angel Jones (Senador Camará); Chico Anysio (Andaraí); Nova Campina (Duque de Caxias); Tobias Tostes machado (Conceição de Macabu); e Santa Tereza (Belford Roxo).
– Depois de muito esforço conseguimos começar o ano com seis novas escolas, cinco novas e uma totalmente reformada, que fica em Conceição de Macabu. Por coincidência as seis mil vagas se aproximam do número de matrículas que fizemos este ano – disse Risolia.

O pacote de ações para o ano contempla ainda o Boletim Saerj, que será entregue aos responsáveis dos alunos com o intuito de incentivar o acompanhamento da vida escolar dos jovens nas disciplinas de Português e Matemática; o programa de certificação de professores, forma de valorização dos 75 mil docentes da rede; e a nova política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que será implantada em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio com o objetivo de proporcionar a conclusão dos estudos de alunos com idade elevada em menos tempo. A expectativa é que, ao final de 2014, 150 mil alunos tenham participado do programa.
Soma-se a estas iniciativas a intensificação do projeto Reforço Escolar, que tem como foco as necessidades de letramento em leitura Escrita e Matemática para alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio que apresentam padrões de desempenho baixo e intermediário nas avaliações realizadas pela secretaria.

São Paulo - Polícia Civil abre inscrições para 16 vagas

A Polícia Civil do Estado de São Paulo abriu nesta segunda-feira (18) o concurso para 16 vagas de auxiliar de necropsia. O salário é de R$ 2.848,36.
Para participar da seleção, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, nível médio completo e conhecimentos em informática. Os interessados não devem ter antecedentes criminais, devem estar em dia com o serviço militar e direitos políticos, além de ter habilitação para condução de veículos automotores.
As inscrições devem ser feitas até as 16h do dia 22 de março pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 42,61.
A prova preambular está prevista para o dia 5 de maio, nas cidades de Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Ainda haverá prova de aptidão psicológica, prova de aptidão física e investigação social.
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

SENAI de Nova Iguaçu oferece 200 vagas gratuitas em cursos técnicos




Estão abertas até dia 3 de março as inscrições para 200 vagas gratuitas em cursos técnicos do SENAI de Nova Iguaçu, oferecidas através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Podem se inscrever alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio regular. As inscrições devem ser feitas no site da Secretaria de Estado de Educação (http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=14406881), que também ficará responsável pela seleção dos candidatos. O processo seletivo levará em conta o desempenho escolar.
As oportunidades neste primeiro semestre são para os cursos técnicos em Eletrotécnica (80 vagas) Mecânica (80 vagas) e Segurança do Trabalho (40 vagas)
As aulas no SENAI estão previstas para iniciar na segunda quinzena de março e serão ministradas de segunda à sexta-feira. Os cursos técnicos do SENAI certificam com Diploma de Técnico de Nível Médio e oferecem teoria e prática em oficinas e laboratórios que reproduzem o ambiente real das indústrias. Mais informações sobre as vagas do SENAI no Pronatec também podem ser consultadas em www.cursosenairio.com.br/pronatec ou pelo 0800 0231 231.
 portal.baixadaon.com.brÉrika Barcellos

Teresópolis- Casa São Vicente de Paulo



A Casa São Vicente de Paulo, é uma casa que abriga hoje cerca de 50 idosos que sobrevivem basicamente de doações. Precisamos muito da sua ajuda.
NOSSA LISTA DE NECESSIDADES:
LEITE LÍQUIDO TIPO INTEGRAL (URGENTE)
ARROZ
FEIJÃO
MACARRÃO
CAFÉ (URGENTE)
AÇÚCAR (URGENTE)
ÓLEO
EXTRATO DE TOMATE
PARA DOAR, ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE (021) 3641 4287
E-MAIL : dssvp@terra.com.br
AGUARDAMOS SUA DOAÇÃO! A SUA BOA AÇÃO É QUE NOS FAZ CAMINHAR...

 Rua São Vicente de Paulo, n.º 151 – São Pedro
Teresópolis – CEP 25956-350

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sesc Rio abre vagas para área de turismo – inscrições até o dia 18/2



São 23 vagas, para nível superior e nível médio, com salário de até R$ 2.575,23


Estão abertas inscrições para emprego na área de turismo do Sesc Rio. São 23 vagas no total, para profissionais de nível superior e de nível médio, com oportunidades nas unidades da instituição localizadas no Rio, Grande Rio e interior do estado. As inscrições vão até o dia 18/2 e devem ser feitas pelo e-mail projeto.turismo@personale.com.br. São nove para assistente de turismo e 14 vagas para técnico de turismo, com salários entre R$ 1.441,42 e R$ R$ 2.575,23. Mais informações abaixo:


ASSISTENTE DE TURISMO
Atividades:
· Conferir notas fiscais de prestações de serviços, visando validar o serviço contratado;
· Controlar, conferir e enviar listagem dos passageiros para seguro, empresa de transporte, hospedagem e demais fornecedores;
· Confeccionar apresentação para ofertas dos roteiros.
Requisitos:
· Ensino Médio completo (Formação Geral);
· Desejável possuir Curso Técnico em Turismo;
· Experiência anterior na função (aceitaremos atividades na área como autônomo);
· Desejável experiência com vendas.
Remuneração: R$1.441,42 + pacote de benefícios.
Disponibilidade para trabalhar de terça-feira aos domingos (escala nos fins de semana).
Vagas para as seguintes cidades: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis e Três Rios.


TÉCNICO DE TURISMO
Atividades:
· Criar, elaborar e desenvolver atividades turísticas, baseando-se em fatores sociais, culturais e econômicos, observando o caráter educativo, inclusive promovendo atividades multidisciplinares;
· Atuar na formação de preço dos passeios e excursões;
· Efetivar as reservas junto aos fornecedores, dentre outras.
Requisitos:
· Superior Completo em Turismo;
· Experiência anterior na função (aceitaremos atividades na área como autônomo);
· Desejável experiência com vendas.
Remuneração: R$2.575,23 + pacote de benefícios.
Disponibilidade para trabalhar de terça-feira aos domingos (escala nos fins de semana).
Vagas para as seguintes cidades: Rio de Janeiro, Campos, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Petrópolis, São João de Meriti, São Gonçalo e Teresópolis.
Mais informações: http://www.personale.com.br/portfolio-item/vagas-sesc-rio/



SENAI Duque de Caxias abre inscrições para 80 vagas em curso técnico


O SENAI Duque de Caxias está com inscrições abertas para 80 vagas gratuitas no curso de Segurança do Trabalho, oferecidas através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Neste ano, serão mais de sete mil oportunidades em todo o estado. Podem se inscrever alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio regular. As inscrições podem ser feitas até dia 3 de março, no site da Secretaria de Estado de Educação (http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1440688) que também ficará responsável pela seleção dos candidatos. O processo seletivo levará em conta o desempenho escolar.

As aulas no SENAI estão previstas para iniciar na segunda quinzena de março e serão ministradas de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e noite. Os cursos técnicos do SENAI certificam com Diploma de Técnico de Nível Médio e oferecem teoria e prática em oficinas e laboratórios que reproduzem o ambiente real das indústrias. Mais informações sobre as vagas do SENAI no Pronatec também podem ser consultadas em www.cursosenairio.com.br/pronatec ou pelo 0800 0231 231.

 Érika Barcellos /http://portal.baixadaon.com.br

Educação do estado terá reajuste acima da inflação

Aumento será de pelo menos 5,8%. Pessoal vai ganhar R$ 160 de auxílio-alimentação
                 
Os 148 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da rede estadual de ensino receberão reajuste salarial no segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito ontem pelo secretário estadual de Educação, Wilson Risolia. A intenção é conceder aumento superior a 5,84%, correspondente à inflação oficial do ano passado e medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe) reivindica 36% de correção.




Embora já tenha definido o índice que será o mesmo para todos os cargos, Risolia decidiu não revelá-lo até que seja enviado para votação na Assembleia Legislativa (Alerj), o que deve ocorrer até junho.
A partir de março, os 91 mil servidores ativos da rede passarão a ganhar R$ 160 de auxílio-alimentação. O benefício, no total de R$ 120 milhões, será pago em abril, retroativo a março. Mas, professores e funcionários administrativos vão poder continuar almoçando nas escolas.
SEM PENDURICALHO
“Não queremos penduricalhos que não vão para a aposentadoria. Esse valor não paga a cesta básica”, criticou a coordenadora geral do Sepe, Marta Moraes.
Na segunda-feira, 930 mil estudantes retornam às aulas na rede que terá seis escolas novas: Gamboa, Senador Camará, Andaraí, e nos municípios de Conceição de Macabu, de Duque de Caxias e de Belford Roxo. “Começaremos o ano letivo com a casa arrumada, mas ainda com alguns gargalos na infraestrutura”, diz Risolia.

Um dos problemas é a carência crônica de professores. De acordo com o secretário, as aulas começam com déficit de 800 professores. Uma das medidas para tentar reduzir a falta saiu ontem no Diário Oficial. A direção das escolas poderá fechar turmas que tenham menos de 20 alunos matriculados e transferi-los para outras classes.
Este ano, famílias vão receber o Boletim Saerj 2012, com as notas dos estudantes nos exames bimestrais. “Os pais devem incentivar a participação dos filhos na avaliação”, o secretário.
ALGO MAIS
DESEMPENHO
A secretaria reservou R$ 140 milhões para o bônus anual de até três salários aos servidores que atingirem as metas do Saerj, avaliação interna da rede. A meta é conceder o benefício, até maio, a 30 mil funcionários, o dobro de 2012.
VALE-CULTURA
Professores regentes receberão R$ 500 no contracheque de junho ou julho para comprar livros, ir a teatro, cinema.
DÉFICIT DE DOCENTES
A Educação planeja pagar diárias para professores que atenderem regiões com carência.
QUALIFICAÇÃO
Haverá 10 mil vagas em cursos de formação continuada na Uerj, UFRJ, UFF, Uenf, Uni-Rio e Rural. Todos receberão bolsa de R$ 300.
CONCURSOS
Este ano, serão abertas 362 vagas para professor de 30h e 16 horas e outro com 1.500 vagas para inspetores.

http://odia.ig.com.br/MARIA LUISA BARROS