quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Feriado do Dia do Servidor Público será transferido para dia 31



O feriado do Dia do Servidor Público será transferido do dia 28 para o dia 31 de outubro, sexta-feira.
Instituído pela Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952, o Dia do Servidor Público está previsto no Decreto-Lei nº 220, de 18 de julho de 1975, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Prefeitura prepara maratona de inaugurações

Praça Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha: totalmente remodelada, já conta com aparelhos de ginástica

Praça Nilo Peçanha, no Alto: aparelhos para a prática de exercícios estão disponíveis

Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, uma das contempladas com os equipamentos da academia da saúde ao ar livre


Praça Senta a Pua, no Soberbo, está pronta para receber os aparelhos de ginástica

Central do Samu, na Tijuca, importante serviço de saúde implantado pela Prefeitura

Obras do Centro de Hemodiálise de Teresópolis avançam em ritmo acelerado

Prédio da creche municipal em Vargem Grande, na zona rural









Centro de Hemodiálise, creche, postos de saúde

e praças serão entregues à população até dezembro



 O prefeito Arlei está programando uma maratona de inaugurações de importantes obras, na cidade e no interior. O calendário está sendo elaborado, com destaque para ações nas áreas de saúde, educação e de turismo. Entre as inaugurações anunciadas, estão a reforma de sete postos de saúde – Albuquerque, Fonte Santa e Granja Guarani, na cidade, e de Água Quente, Bonsucesso, Pessegueiros e Vargem Grande, no interior; a revitalização da Cascata do Imbuí – um dos principais atrativos turísticos do município; e a remodelação das praças Senta a Pua, no Soberbo, do Cruzeiro, em Vieira, e Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha.



As inaugurações tiveram início no dia 30 de setembro, quando o prefeito Arlei devolveu à população o Centro Administrativo Celso Dalmaso. O prédio público estava abandonado há mais de 20 anos e foi totalmente reformado pela atual administração. “Estamos trabalhando para levar obras e melhorias a toda a população, principalmente nas áreas de saúde e de educação, sem esquecer os pontos turísticos e o lazer”, destaca o prefeito Arlei.



A Prefeitura também pretende inaugurar mais seis obras até o final do ano, todas estão em andamento. Destaque para a construção do Centro de Hemodiálise, na Tijuca, para tratamento dos pacientes dialíticos do município; a implantação da central do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na sede da Secretaria de Saúde, também na Tijuca, e que está na fase de planejamento para a contratação de pessoal; e a reforma e modernização do Centro Odontológico Djalma Monteiro, na Várzea, para a instalação do Centro de Especialidades Odontológicas, que faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal.



O pacote inclui a revitalização da Praça Olímpica Luís de Camões, no Centro da cidade, que está sendo totalmente repaginada, com espaços adequados para a prática esportiva e lazer, e ainda uma creche e uma praça pública em Vargem Grande, interior do município.



Também será oficializada a entrega à população de cinco academias da saúde ao ar livre, cujos equipamentos foram adquiridos com recursos municipais. Os aparelhos já estão instalados nas praças Nilo Peçanha – no Alto, Francisco Graciano da Silva – na Beira Linha, Expedicionários – no bairro de São Pedro, e Maria Corina Paim – na Barra do Imbuí. A Praça Senta a Pua – no Soberbo, também receberá os equipamentos.





Fotos – crédito para Jeferson Hermida.

Cursos gratuitos do Pronatec Turismo: grande procura encerra pré-matrícula antes do prazo

 

 Foi encerrada nesta quarta, dia 22, a pré-matrícula para os cursos gratuitos de Recepcionista em Meios de Hospedagem e de Organizador de Eventos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na área do Turismo, em Teresópolis. O prazo terminaria na quinta, dia 23, mas com a grande procura de interessados, as 33 vagas disponibilizadas foram preenchidas um dia antes do previsto, encerrando as inscrições. Resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e o Senac, os cursos têm duração entre 160 e 360 horas/aula, totalizando em média quatro meses.

Com 18 vagas, o curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem terá início no dia 3 de novembro e seguirá até 13 de abril de 2015, com aulas as segundas e quartas, das 13h às 17h. Já o curso de Organizador de Eventos conta com 15 vagas e também começa no dia 3 de novembro e tem final previsto para 4 de março. As aulas serão ministradas à noite todas as segundas, quartas e sextas das 18h às 22h. Ambos os cursos acontecerão no Senac Teresópolis, na Rua Alice Quintella Regadas, 65/sobreloja, na Várzea. 

Criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, o Pronatec Turismo capacita trabalhadores que já atuam na área e também quem quer se profissionalizar no setor. Os cursos são ofertados pelo Senac, Sesc e Sesi (Sistema ‘S’) e institutos federais e estaduais de educação. 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Inscrições abertas para cursos Técnicos e Superior da Faetec na Região Serrana



No total, são 158 oportunidades para ingresso em 2015

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, está com 158 vagas abertas em cursos Técnicos e Superior em Petrópolis e Bom Jardim, cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro. Em todo o Estado, são 8.872 oportunidades para ingresso em 2015. As inscrições começaram no dia 13 de outubro e seguem até 15 de novembro.
No Ensino Técnico são 30 vagas na forma Subsequente, para quem concluiu o Ensino Médio e deseja um curso Técnico, e 90 na modalidade Concomitância Externa, para quem deseja fazer somente o Técnico. Já em Educação Superior são 38 oportunidades. Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, a Faetec tem cumprido seu papel de promotora de conhecimento e cidadania, tentando levar à população de todas as regiões do Rio de Janeiro uma educação de qualidade.
– Nossa preocupação é formar profissionais que possam integrar o mercado de trabalho e suprir o apagão de mão de obra – destaca o secretário.
Os interessados devem acessar o site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), ler o edital e preencher o formulário para concorrer a uma das vagas. Em alguns casos a inscrição é gratuita, enquanto em outros há uma taxa no valor de R$ 33,50, que pode ser paga em qualquer agência bancária até a data do vencimento.
– Sabemos que a nova geração desenvolveu uma consciência crítica de seu papel social e como indivíduo. A Faetec promove uma educação integral que prepara os seus alunos para enfrentar as novas exigências do mundo e do trabalho – reforça a presidente da Fundação, professora Maria Cristina Lacerda.

Confira as unidades e os cursos disponíveis na Região Serrana
Ensino Técnico de Nível Médio Subsequente
Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Bom Jardim
Curso: Modelagem do Vestuário: 30 vagas

Ensino Técnico de Nível Médio (Concomitância Externa)
Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (Cepti) Petrópolis
Curso: Informática: 90 vagas

Educação Superior
Faculdade de Educação Tecnológica (Faeterj) Petrópolis
Curso: Tecnologia da Informação e Comunicação: 38 vagas

Pré-matrícula na rede municipal de ensino vai até 31 de outubro




Inscrições da creche ao ensino fundamental são realizadas no Ginásio Pedrão

 A Secretaria Municipal de Educação realiza até o dia 31 de outubro a pré-matrícula para as creches e escolas municipais e também para os centros de educação infantil. “Os pais e responsáveis devem estar atentos, pois o prazo não será prorrogado”, alerta Solange Gallo, chefe do Serviço de Estatística e Matrícula da Secretaria. Até o momento, foram realizadas 1.426 inscrições, da creche ao ensino fundamental, sendo que a procura maior são para as vagas de berçário e maternal.

Para as unidades escolares da área urbana, a inscrição deve ser feita no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 16h. Na área rural, a pré-matrícula é realizada diretamente nas escolas. A inscrição para o Ensino Fundamental pode ser feita também pela internet, através do site da Prefeiturawww.teresopolis.rj.gov.br. Entretanto, esta opção é válida apenas para os estudantes do 1º ao 9º ano. No mesmo período são aceitos pedidos de transferência de alunos da própria rede e da rede particular de ensino.

No caso dos alunos antigos, a matrícula será renovada automaticamente, sendo que os pais deverão confirmar os dados de 17 a 21 de novembro nas próprias unidades escolares, que definirão os horários de atendimento.

A Secretaria de Educação informa que a pré-matrícula para a rede municipal de ensino é feita apenas no Ginásio Pedrão, pela internet ou nas próprias escolas da área rural. A Secretaria não disponibiliza funcionários para fazer atendimento em domicílio.

Documentos para Educação Infantil
Para as turmas de creche, do berçário ao pré 2, é preciso apresentar cópia da certidão de nascimento da criança, comprovante de residência em nome do responsável, comprovante de renda de todas as pessoas da residência que trabalham, CPF do responsável e comprovante de aluguel (caso tenha). Caso a criança seja portadora de necessidades especiais, também deverá ser apresentado laudo médico original e atual (máximo 6 meses).

Os beneficiários do Programa Bolsa Família devem apresentar o Número de Identificação Social (NIS) da criança. O documento é fornecido aos pais e/ou responsáveis nos Centros de Referência de Assistência Social do Alto (Av. Alberto Torres, nº 1148), Barroso (Rua Pará, nº 170), Meudon (Rua Caramuru, nº 108), São Pedro (Rua Fileuterpe, nº 845) e Fischer (Rua Pedro Eleutério, nº 2.738). O NIS também pode ser emitido no Setor de Cadastro Único da Secretaria de Desenvolvimento Social (Av. Alberto Torres, nº 1148, no Alto). O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Documentos para Ensino Fundamental
Para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os documentos necessários para a pré-matrícula são certidão de nascimento do aluno, CPF do responsável, declaração de escolaridade (a partir do 2º ano) e comprovante de residência.

Vagas no Sine Teresópolis


Relação das 51 vagas disponibilizadas esta semana pelo Sine Teresópolis. O órgão alerta: a vaga pode ser preenchida a qualquer momento, dependendo da procura, mesmo antes da chegada do candidato ao Sine, visto que alguns empregadores podem fazer a seleção na própria empresa e não avisar o banco de emprego.

Empresas interessadas em disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do SINE e banco de empregos de Teresópolis, localizados na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro. Os trabalhadores devem apresentar a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

DESCRIÇÃO

VAGAS

Ajudante de cozinha

2
Ajudante de eletricista

3
Assistente administrativo

1
Atendente de balcão

2
Auxiliar de mecânica de autos

1
Balconista de lanchonete

2
Barman

1
Bombeiro Hidráulico

5
Consultor de vendas

1
Copeiro de Hotel

1
Eletricista

3
Empregado doméstico nos serviços gerais

1
Fiscal de caixa

1
Frentista

3
Jardineiro

1
Lavador de veículos

1
Montador de estruturas metálicas

1

Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações

2
Professor de alemão

1
Professor de inglês

1
Promotor de vendas

2
Soldador

1
Vendedor no comércio de mercadorias

13
Vigilante

1

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Recadastramento do Aluguel Social pago pelo estado prossegue em Teresópolis



Esta semana serão atendidos beneficiários com iniciais entre F e M

 A Prefeitura de Teresópolis segue com o recadastramento do Aluguel Social pago pelo Governo do Estado. Esta semana será realizado o recadastramento dos beneficiários com o nome iniciado entre ‘F’ e ‘M’, conforme calendário abaixo. O atendimento é feito no Setor de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Av. Alberto Torres, 1148 – Alto), das 9h às 16h.
Os documentos necessários, original e cópia, são os seguintes: carteira de identidade (titular), CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento (caso possua), certidão de casamento (caso seja casado), certidão de nascimento ou RG dos dependentes (caso os tenha), documentação do cônjuge ou companheiro (caso seja casado), comprovante de residência do imóvel interditado, comprovante de residência atual e laudo de interdição do imóvel atingido.

A atualização de dados atende a Resolução nº 422/2012, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, e segue até o dia 5 de novembro, por ordem alfabética, de acordo com a letra inicial do primeiro nome do beneficiário. 





Iniciais

Data de atendimento

F - G

20 de outubro

H - I

21 de outubro

J – K - L

22 e 23 de outubro

M

24, 29 e 30 de outubro

N – O – P - Q

31 de outubro e 03 de novembro

R - S

04 de novembro

T – U – V – W – X – Y - Z

05 de novembro
 

Estado entrega dois colégios em Teresópolis este mês




​​

O Governo do Estado vai inaugurar, este mês, no município de Teresópolis, na Região Serrana, as obras de reforma de duas unidades escolares: o Colégio Estadual Lions Club, no bairro Meudom, e o Colégio Estadual Euclides da Cunha, no bairro Alto.

Com capacidade para atender 1,5 mil estudantes, o Lions Club terá 13 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios, quadra de esportes, cozinha e refeitório. Já o Colégio Euclydes da Cunha ganhará uma nova quadra poliesportiva, beneficiando cerca de 2,8 mil alunos. Os investimentos nas unidades somam mais de R$ 13 milhões em obras e equipamentos.
 
Petrópolis é outro município da Região Serrana que ganhará um colégio totalmente remodelado até o fim do ano. O Colégio Estadual Cardoso Fontes, construído pelo governo estadual no bairro Bingen, está em fase final de reforma. A unidade, que recebe cerca de 600 alunos, vai duplicar seu atendimento em 2015. O investimento é de aproximadamente R$ 3,7 milhões.
 
Ainda este ano, duas comunidades na capital fluminense – os complexos do Alemão e da Maré – também ganharão novas unidades escolares.
 
No calendário de 2015, já está confirmada a inauguração de sete novas unidades escolares: Colégio Maria Yedda Leite Linhares, no município de Macaé; Colégio Pedro Aleixo, na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio; Colégio Jornalista Maurício Azêdo, no bairro do Caju, na Zona Norte do Rio; Colégio Carlos Magno Nazaré Cerqueira, em Guaratiba, na Zona Oeste da capital; Colégio Benno Sander, no município de Rio das Ostras; Colégio Stella Matutina, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio; e uma unidade no município de Mesquita, na Baixada Fluminense.
 
Ao todo, desde 2007, o Governo do Estado construiu 41 escolas e reformou e/ou ampliou 12. Em 2014, 14 novas unidades foram entregues à população.
 
– Desde 2011, o Estado investiu mais de R$ 500 milhões em unidades escolares. Este ano, serão aplicados recursos no valor de R$ 185 milhões na chamada rede física – disse o subsecretário de Infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Educação, Zaqueu Ribeiro.