quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Procon Estadual autua Shopping Tijuca e restaurantes do Pão de Açúcar nesta quinta-feira


20160825_111624edt_1472159886.98.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta quinta-feira (25/08), a primeira ação da Operação Demolidor. O objetivo foi fiscalizar a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, a estrutura e as normas consumeristas em estabelecimentos comerciais visando a Paralimpíada. Nesta primeira ação os fiscais vistoriaram o bondinho do Pão de Açúcar e os restaurantes da atração, além de investigar se os vãos dos parapeitos do Shopping Tijuca estão dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Shopping e quatro dos seus restaurantes, além de cinco do Pão de Açúcar, foram autuados.

Há cinco dias, um menino de três anos caiu de uma altura de cinco metros em um vão entre o elevador e o parapeito do Shopping Tijuca. Os fiscais verificaram que esse problema já havia sido corrigido pelo Shopping, mas encontraram outros seis vãos em outros locais do estabelecimento com espaço maior do que o permitido pelas normas da ABNT e que poderiam colocar consumidores em perigo. Com isto, o shopping foi autuado.Além disso, quatro dos restaurantes do Shopping Tijuca também receberam autuações.

No restaurante português Da Silva foram descartados cerca de 8kg de produtos impróprios ao consumo entre gergelim, pimenta calabresa, cereja, mousse de maracujá, alho frito e farinha de rosca. Quanto à acessibilidade, o restaurante não possuía cardápio em braile e não reservava 5 % de assentos para pessoas com necessidades especiais.

Não foram encontradas irregularidades no quesito acessibilidade no Bondinho do Pão de Açúcar. Cinco de seus restaurantes foram autuados. Entre eles, o Clássico Beach Club, que não possuía alvará de funcionamento nem Certificado do Corpo de Bombeiros. O Livro de Reclamações do estabelecimento não foi registrado no Procon Estadual, como determina a lei.

O nome da operação é uma referência ao Demolidor, personagem dos quadrinhos que também protagoniza seu próprio seriado. Apesar de cego, ele é um super herói conhecido como grande lutador de artes marciais e por sua capacidade atlética de nível olímpico.

Balanço da Operação Demolidor

1 - Shopping Tijuca(Av. Maracanã, 897 – Tijuca): Foram encontradas irregularidades nos vãos existentes na descida para o cinema G7/ G5; na descida do G3/G2; na descida do G2/G1; na descida do G1/L3 e na descida do L3/L2. Cadeiras e mesas próximas ao guarda corpo. Fica determinada a retirada desses objetos. Também havia vão de 25cm entre o chão e o guarda corpo no andar da praça de alimentação.

2 - Cota 200 Restaurante(Pão de Açúcar): Ausência do cartaz Disque 180. Ausência do cartaz informativo da disponibilidade de água gratuita. Não reserva 5% das mesas e cadeiras aos idosos, Portadores de necessidades especiais e gestantes.

3 - Rei do Mate (Pão de Açúcar): Ausência do cartaz fornecimento de água gratuitamente. Ausência cartaz informativo sobre disponibilidade do Livro de Reclamações. Sem especificação: 9 croissants; 16 pães de batata. Ausência do Laudo de exigências e Certificado Do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz 180.

4 - Bondinho Pão de Açúcar: Auto de Constatação da proibição de entrada com alimentos e bebidas no período olímpico.

5 - Pão de Açúcar Gourmet(Pão de Açúcar): Ausência do cartaz Disque 180. Ausência do cartaz informativo da disponibilidade de água gratuita. Registro no Livro de Reclamações não enviada no prazo legal. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros.

6 - Clássico Beach Club (Pão de Açúcar): Ausência de Alvará e Certificado do Corpo de Bombeiros. Livro de Reclamações não registrado.

7 – Abençoado (Pão de Açúcar): Vencidos: 1kg e 700g de bolinha de queijo. Sem especificação: 12kg de carne; 2kg e 700g estrogonofe; 2kg de macarrão; 1kg e 500g de carne seca. Livro de Reclamações com três registros não enviados. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz informativo da disponibilidade de água gratuita.

8 - Da Silva (Shopping Tijuca): Ausência de cardápio em braile. Não reserva 5 % de assentos para prioridade. Ausência do cartaz Disque 180. Produtos vencidos: 600 g de gergelim; 900 g de gergelim branco; 400g de pimenta calabresa; 400g de cereja; 1kg e 300g de mousse de maracujá. Produto mal armazenado: 600g de alho frito, fornecedor determina manter em geladeira após aberto, no entanto estava no estoque seco. Produto sem especificação: 3kg e 700g de farinha de rosca sem especificação quanto a abertura e validade.

9 - Galli(Shopping Tijuca): Ausência de cardápio em braile. Alvará de funcionamento vencido em 13/06/15. Ausência de cartaz disque 180. Não há identificação de reserva de 5% para prioridade.

10 - Gula Gula(Shopping Tijuca):Ausência do cartaz Disque 180. Não reserva 5 % de assentos para prioridade.

11 - L'Entrecote de Paris(Shopping Tijuca): Ausência do cartaz Disque 180. Não reserva 5 % de assentos para prioridade. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz informativo da disponibilidade de água gratuita. Ausência de cardápio em braile.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Operação Secos e Molhados descarta 623kg de produtos na Zona Norte e em São Gonçalo

Operação Secos e Molhados descarta 623kg de produtos na Zona Norte e em São Gonçalo


20160824_105407edt_1472071240.37.jpg

O Procon Estadual, ligado à SecretariadeEstadodeGoverno, realizou, nesta quarta-feira (24/08), uma nova etapa da Operação Secos e Molhados. Foram autuados todos os oito mercados fiscalizados na Zona Norte da cidade do Rio e em São Gonçalo.Os fiscais descartaram 623kg de alimentos impróprios ao consumo.

Somente no Supermarket localizado na Estrada Raul Veiga, 237, em Alcântara, São Gonçalo, foram descartados 228kg de alimentos impróprios ao consumo entre carnes, salgados e embutidos. Alguns estavam fora de refrigeraçãoe sem proteção contra poeira e sujeira. O estabelecimentonão possuía alvará de funcionamento e os certificados de potabilidade da água e de dedetização. Além disso, três queixas foram encontradas no Livro de Reclamações do estabelecimento que não tinham sido enviadas ao Procon Estadual no prazo legal.

Já o Super Prix da Rua Lucídio Lago, 292, no Méier, 187 kg de produtos foram descartados, sendo desses, 180 kg de costela bovina vencida. Havia quatro registros no Livro de Reclamações que não tinham sido enviados no prazo legal para a autarquia. O mercado não possuía caixa preferencial, como determina a lei, e nem certificado de potabilidade da água.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 – Supermarket (Est. Raul Veiga, 237 – Alcântara): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado de potabilidade. Ausência do certificado de dedetização. Produtos sem especificação e em contato direto com os consumidores: 70kg e 800g de costela salgada; 38kg e 600g de linguiça calabresa;13 kg de bacalhau; 36 kg de barriga; 7kg e 400g de bacon; 17kg e 400g de linguiça fina; 3 kg de linguiça fina; 39 kg e 800g de costela fora da refrigeração, sem proteção contra poeira e vetores; 2kg e 800g de carne previamente moída. Havia três registros no Livro de Reclamações do Procon não enviadas no prazo legal.

2 – Prezunic (Rua Dias da Cruz, 579 – Meier): Divergência de prazo de validadeestipulado entre a embalagem do fabricante e da bandeja ofertada. Prazo dado a maior para linguiça e salsicha. Ausência de caixa preferencial na forma da lei.

3 - Super Prix (Rua Lucidio Lago, 292 – Meier): Produtos vencidos: 180 kg de costela bovina; 4 kg de queijo. Produtos sem especificação: 2kg e 600g de bacalhau. Havia quatro registros no Livro de Reclamações do Procon não enviadas no prazo legal. Ausência de caixa preferencial na forma da lei. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 – Extra (Est. Raul Veiga, 243 – Alcântara): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidadeda água. Produtos sem especificação e em manipulação direta pelo consumidor: 11kg e 500g de corvina;35 kg de sardinha; 12kg e 500g camarão cinza; 46 kg de carré;14 kg de garganta; 14 kg de carne seca; 10 kg de bacon.

5 - Supermercado Extra (Rua Dias da Cruz, 371 – Meier): Ausência de número suficientes de caixas preferências disponíveis, de acordo com a lei. Pescado exposto à venda em contato direto com o gelo sem autorização do órgão público. Pescado exposto em balcão de venda sendo manipulados pelos consumidores.

6 - Rede Economia (Est Raul Veiga, 2094 – Alcântara): Vencido: 41kg de traseiro serrote e 8kg de carne previamente moída. Foram encontradas peças de linguiça calabresa com a validade do supermercado superior ao indicado pelo fabricante. Os produtos foram recolhidos para regularizar a data. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água. Determinada a limpeza imediata e a apresentação do documento em 15 dias. Ausência do certificado de dedetização. Determinado o serviço imediato e a apresentação do documento em 15 dias.

7 - Guanabara (Avenida Jornalista Roberto Marinho, 221 – Mutondo):Ausência do certificado de potabilidade da água. Determinada a limpeza imediata e a apresentação do documento em 15 dias.

8 – Guanabara (Rua Adolfo Bergamini, 113 – Engenho de Dentro): Produtos vencidos: 21kg de mortadela e 2kg e 500g de arroz com tomate e manjericão. Caixa preferencial em número abaixo da norma legal.

GOVERNO DO RIO ANUNCIA MAIS DE 690 VAGAS DE EMPREGO


Salários podem chegar a R$ 4 mil, além dos benefícios

 O Governo do Rio de Janeiro divulga 695 oportunidades de emprego em todo o estado. Os salários podem chegar a R$ 4 mil, mais benefícios. São chances para ambos os sexos e exigem formação entre o Ensino Fundamental incompleto e o Superior completo.

Para deficientes existem 90 vagas, entre elas, 25 para Faxineiro, 15 para Alimentador de Linha de Produção, 11 para Operador de Caixa e 10 para Auxiliar de Escritório.

A capital tem 515 chances, com destaque para 85 de Estoquista, 56 para Faxineiro, 40 para Operador de Caixa, 30 para Atendente de Lanchonete, entre outras. A Região Metropolitana oferece 22 oportunidades, entre elas dez para Ajudante de Confecção, três para Faxineiro, três para Almoxarife e duas para Confeiteiro.

Para a Região Serrana são 30 vagas, com cinco para Costureiro, quatro para Pedreiro, três para Servente de Obras, três para Vendedor, entre outras. No Médio Paraíba são 37 chances. Entre elas estão cinco para Operador de Máquinas, cinco para Técnico em Segurança no Trabalho e cinco para Operador de Linha de Montagem. O Noroeste Fluminense oferece uma vaga para Vendedor de Comércio Varejista.

As inscrições podem ser feitas nos postos SINE/Setrab ou no site maisemprego.mte.gov.br.

O banco de dados de emprego pode sofrer alterações momentâneas como inclusão/fechamento de vagas ou ampliação/redução de ofertas.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

BOM DIA CIDADE 23 08 2016 | O SEU ADVOGADO RESPONDE - DR. JARBAS CARVALHO

Vagas no Sine- Teresópolis 23/08

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SMTEES) informa as vagas disponíveis no SINE – Teresópolis:
  
01   BALCONISTA
10   CARREGADOR DE CAMINHÃO
06   EMBALADOR À MÃO
                                                                                                                                                                            
A SMTEES funciona no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Av. Lúcio Meira, 375, Várzea (antigo Fórum).

O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Secretários faltam à convocação da Câmara Municipal de Teresópolis


        Em virtude da ausência dos secretários de Fazenda, Planejamento e Controle Interno não houve Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Teresópolis nesta terça-feira, 23.08. A pauta da Sessão estava destinada aos esclarecimentos dos secretários sobre o orçamento da prefeitura, entre outros assuntos. Os secretários foram convocados na Sessão Ordinária do último dia 11.08 e o Executivo não enviou justificativa à Câmara.
        “Já estamos conversando com a Procuradoria para verificar quais medidas a Casa irá adotar”, informou o presidente da Câmara, Maurício Lopes (PHS).
        “Acho uma falta de respeito e uma afronta ao Poder Legislativo. Prestar contas sobre sua secretaria é uma obrigação”, afirmou o vereador Cláudio Mello (PT).
        O presidente da Câmara, Maurício Lopes (PHS), também ressaltou o não comparecimento dos secretários de Saúde e Obras, convocados para a Sessão do último dia 16.08. “Mais uma vez o Executivo vem desrespeitando a Casa Legislativa, não encaminhou mais uma vez os seus secretários para prestarem os devidos esclarecimentos que a população deseja e muito mais ainda os servidores públicos do nosso município, que já tiveram os seus salários escalonados e eu tenho certeza que, em breve, não terão os seus pagamentos efetuados. Nós sabemos que eles já estouraram o orçamento do município. Depois do dia 02 de outubro, provavelmente, todos os servidores do nosso município ficarão sem salário, 13º e 14º. Essa é a nossa grande preocupação. Por isso nós gostaríamos que eles tivessem aqui hoje para informar e também demonstrar, através de documentos, que a prefeitura não tem mais orçamento para pagar esta folha”, alertou.

FAETEC: COMEÇA A MATRÍCULA PARA OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES



No total, foram 50 mil vagas ofertadas pelo Governo do Estado do Rio

A partir desta terça-feira (23/08), está aberto o período de matrícula para os candidatos sorteados nos cursos profissionalizantes da Faetec. Ao todo, 130 mil pessoas concorreram a uma das 50 mil vagas. O resultado do sorteio pode ser conferido no site da Fundação: www.faetec.rj.gov.br . Os sorteados devem se dirigir à escola escolhida com todos os documentos exigidos em edital, até o próximo sábado (27/08).

Foram abertas cerca de 50 mil oportunidades em mais de 160 cursos profissionalizantes nas 100 unidades da Faetec espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro.

– Só o sorteio não garante a vaga.  Os candidatos precisam comparecer às unidades onde se inscreveram, levando toda a documentação exigida para confirmar a matrícula – enfatiza o presidente da Faetec, Tande Vieira


As oportunidades desta terceira rodada são destinadas aos cursos de Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Auxiliar de Cozinha, Autocad, Cabeleireiro, Confeiteiro, Depilador, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Mecânico de Automóveis, Mecânico de Motocicletas, Montador e Reparador de Computadores, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obra, Gesseiro, Recepcionista, Salgadeiro e Vendedor, entre outros.

– No caso de desistência do curso, as vagas não preenchidas pelos concorrentes serão disponibilizadas para os reclassificados, que poderão fazer a matrícula a partir do dia 29 deste mês – explica o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Para a matrícula, os alunos sorteados deverão levar o documento de identidade original, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade, sendo preciso, em certos casos, apresentar os documentos dos responsáveis, pois, para alguns cursos, há vagas para candidatos que têm a partir de 15 anos e estão no Ensino Fundamental. As aulas começam no dia 29 de agosto.​​