quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pré-matrícula para creches e escolas municipais começa segunda, dia 6

 


Na próxima segunda-feira, dia 6, a Secretaria Municipal de Educação dá início à pré-matrícula 2015 para as creches, centros de educação infantil e escolas municipais. A inscrição poderá ser feita até 31 de outubro, período no qual serão aceitos pedidos de transferência de alunos da própria rede e das redes estadual e particular de ensino.

Para as unidades escolares da área urbana, a inscrição deverá ser feita no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea), com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h. Na área rural, a pré-matrícula será realizada diretamente nas escolas.

A partir do dia 6 de outubro será possível fazer a pré-matrícula para o Ensino Fundamental através do site da Prefeitura (www.teresopolis.rj.gov.br). Mas isso só será possível para os alunos do 1º ao 9º ano. Pais e responsáveis de crianças na faixa etária de creches e centros de educação infantil deverão fazer a inscrição no Ginásio Pedrão.

No caso dos alunos antigos, a matrícula será renovada automaticamente, sendo que os pais deverão confirmar os dados de 17 a 21 de novembro nas próprias unidades escolares, nos horários definidos pelos estabelecimentos.

Documentos para Educação Infantil
Para as turmas de creche, berçário, jardim, pré I e pré 2, é preciso apresentar cópia da certidão de nascimento da criança, de comprovante de residência em nome do responsável, de comprovante de renda de todas as pessoas da residência que trabalham, do CPF do responsável e do comprovante de aluguel (caso tenha). Caso a criança seja portadora de necessidades especiais, também deverá ser apresentado laudo médico original e atual (máximo 6 meses).

Os beneficiários do Programa Bolsa Família deverão apresentar o número do NIS (Número de Identificação Social) da criança. Neste caso, o NIS é fornecido aos pais e/ou responsáveis nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social do Alto (Av. Alberto Torres, 1148), Barroso (Rua Pará, 170), Meudon (Rua Caramuru, 108), São Pedro (Rua Fileuterpe, 845) e do Fischer (Rua Pedro Eleutério, 2.738), bem como no Setor de Cadastro Único da Secretaria de Desenvolvimento Social (Av. Alberto Torres, 1148, no Alto). Nestes locais, o atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Documentos para Ensino Fundamental
Para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os documentos necessários para a pré-matrícula são certidão de nascimento do aluno, CPF do responsável, declaração de escolaridade (a partir do 2º ano) e comprovante de residência. “Os pais devem levar toda a documentação solicitada, do contrário, a pré-matrícula não poderá ser efetivada. Eles podem ir ao Setor de Matrícula da Secretaria de Educação para pegar a relação completa de documentos”, explica a assistente administrativa Adriana Machado Alves.

O Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação fica na Rua Carmela Dutra, 475/2º andar, em Agriões, no antigo prédio da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis. O telefone para informações é (21) 2641-4590.

Dia Nacional do Idoso é comemorado com dança e ginástica ao ar livre



Grupos da 3ª idade confraternizam na praça Ginda Bloch e no Horto Municipal


 Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 27 de setembro, integrantes dos grupos Amigos do Esporte (Secretaria M. de Esportes e Lazer), 60+ 3ª Idade com Qualidade (Secretaria Estadual Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida) e do projeto social Crescendo com Arte participaram de um aulão de ginástica na Praça Nilo Peçanha, a da escola Ginda Bloch, no Alto. A Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher também promoveu uma programação especial para
​festeja​
r a data, com atividades desenvolvidas no Horto Municipal, localizado também no bairro do Alto.

​O aulão de ginástica​
 realizad
​o​
na Praça Nilo Peçanha foi coordenad
​o​
pelo professor de Educação Física Luiz Lisardo, pela enfermeira Adriana Lopes e pelo fisioterapeuta Thiago Medeiros. Lisardo destacou a vitalidade dos participantes. “Conheço pessoas de 30, 40 anos, que não têm a disposição que esses grupos possuem. Mesmo com dificuldades, eles fazem questão de estarem presentes e se movimentar. Temos vários exemplos de idosos que não conseguiam caminhar facilmente e hoje estão vendendo saúde”.

A enfermeira Adriana Lopes destacou a importância dos exercícios para a melhora da qualidade de vida dos idosos. “Essas atividades são fundamentais porque não contribuem somente para a saúde física deles, mas também para a saúde psicológica e afetiva. Nesses espaços, eles fazem amigos, se divertem e ficam integrados”.

​A confraternização​
 contou com a presença do vereador Mauricio Lopes, presidente da Câmara Municipal 
​e idealizador​
 do projeto social Crescendo com Arte. “Muitas vezes, os idosos não têm atenção dos familiares e buscam nessas atividades uma companhia, uma pessoa para conversar, contar suas histórias. Essa interação ajuda
​a aumentar a ​
autoestima deles
​, 
entre outros benefícios”, ressaltou Mauricio Lopes.

Dirce Mesquita frequenta as aulas no ginásio Pedrão há cerca de 15 anos e desde 2004 participa de competições de corrida. “É sempre bom estar com o grupo da ginástica. São todos muito animados. Além disso, foi nesse projeto que comecei a me interessar pela corrida e me tornei maratonista. Tenho 78 medalhas em casa”, comentou
​orgulhosa ​
a aposentada.

Atividades recreativas no Horto

No Horto Municipal, cerca de 50 senhoras, integrantes dos programas de atividade física da Prefeitura, tomaram parte de diversas ações recreativas, comandadas pelos professores Jackson Lobato Barbosa e Oridinéia Francisca Fernandes, que atuam como dirigentes da Dança Sênior, no Pedrão. O grupo participou de caminhadas, brincadeiras de roda, danças típicas e relembrou histórias do tempo de infância, na roda de conversa.

O evento foi acompanhado pela coordenadora do Ceam (Centro Especializado de Assistência a Mulher), Magda Becker, e pela assistente Social Cristiane Granito, ambas da Secretaria M. dos Direitos da Mulher. “Toda atividade ao ar livre é muito bom e, por isso, escolhemos fazer essa comemoração aqui no Horto. Além disso, a primeira-dama, Alessandra Rosa, já está pensando em realizar outros eventos para essa turma”, comentou Magda.

Para dona Dora Assunção o programa foi uma diversão e o lugar escolhido não podia ser melhor. “Estou muito feliz em fazer parte deste encontro. O lugar é lindo, bem cuidado, cheio de árvores e flores. Me sinto muito bem aqui. Estar com este grupo faz uma grande diferença para mim. A gente brinca, conversa, faz exercícios e se diverte. Não me sinto mais sozinha. Agora é só esporte e lazer”, disse sorrindo a senhora de 89 anos. 

O Dia do Idoso foi instituído pelo Estatuto da Terceira Idade (Lei nº 10.741, de 2003). A legislação, que garante os direitos das pessoas mais velhas no país, é um conjunto de 118 artigos que programa um sistema de proteção social ao segmento da sociedade.

Para se inscrever nos projetos basta comparecer aos locais onde as aulas acontecem, portando documento de identidade, comprovante de residência e atestado médico.
​As atividades​
 acontecem no Ginásio Pedrão, na Igreja Metodista Central (Rua Nilza Chiapeta Fadigas), nos CRAS (Centro
​s
 de Referência de Assistência Social) do Alto, São Pedro, Meudon e do Barroso ou no projeto social Crescendo com Arte, na Beira Linha.

Texto: Gisele Barreto e Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida e Marco Esteves


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Agente Comunitário Escolar: Alunos da rede municipal recebem mochilas com kits da Defesa Civil

O secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, destacou a importância do papel da SME nas atividades do município

Alunos da rede municipal mostram os kits que receberam da Defesa Civil

O coronel Roberto Silva, da secretaria de Defesa Civil, agradeceu e parabenizou a todos em nome do prefeito Arlei

O Coronel Bombeiro Militar Luiz Emanoel Palência entrega um dos kits para a Agente Comunitária Escolar

Alunos da rede municipal mostram os kits que receberam da Defesa Civil

O Coronel Bombeiro Militar Luiz Emanoel Palência entrega um dos kits para a Agente Comunitária Escolar
Com objetivo de contribuir de forma eficiente para a proteção das comunidades, preparando agentes conscientes acerca das ameaças e participação em programas de redução de vulnerabilidades, foi realizado, em 2013, o projeto Agente Comunitário Escolar em oito escolas municipais. O projeto é promovido pela Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (EsDEC), subordinada à Superintendência Operacional de Defesa Civil, em parceria com a secretaria municipal de Defesa Civil e a secretaria municipal de Educação.

Ao todo, 381 alunos de oito escolas municipais participaram do projeto Agente Comunitário Escolar em 2013. Além de Teresópolis, as cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim também contaram com a capacitação da EsDEC para redução do risco de desastres, recebendo instruções sobre Educação Ambiental; Percepção de Risco de Desastres; e Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes, entre outros temas.

“Essa nossa parceria com a Defesa Civil já virou um casamento, porque o importante é a Secretaria de Educação estar presente em todas as atividades que engrandecem nosso município. É uma formação que é para a vida toda”, enalteceu o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Durante cerimônia, foram entregues mochilas com os kits de Agente Comunitário Escolar para os alunos que, entre os meses de junho e novembro de 2013, participaram da formação oferecida pela EsDEC. No kit, além da mochila personalizada da Defesa Civil, uma lanterna de led, capa de chuva, apito e folders informativos.

“Estamos entregando um kit importante, que vai assessorar e ajudar aos nossos agentes a pôr em prática tudo que aprenderam em 2013. O nosso objetivo é multiplicar as informações de segurança e defesa civil, fortalecendo a cultura prevencionista já que é ela que pode nos salvar no futuro”, destacou o tenente coronel Marcio Romano, subdiretor da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Em Teresópolis, as unidades escolares escolhidas para receber o projeto estavam inseridas no contexto das UPCs (Unidades de Proteção Comunitárias). Foram elas o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (Fátima), Centro Educacional Helena Paula Tavares (Fátima), Escola Municipal Sebastião Melo (Barroso), Centro Educacional Rose Dalmaso (São Pedro), Centro Educacional Beatriz Silva (Barra), Escola Municipal Manoel Medeiros Sobrinho (Vale do Paraíso), Escola Municipal Sakurá (Ermitage) e Escola Municipal Dorvalino de Oliveira (Meudon).

“Foi muito importante ter esse grupo realizando este trabalho dentro da nossa escola, capacitando nossos alunos”, destacou Rosangela Teixeira Alves, diretora do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima.

Prevenção
A EsDEC tem como objetivo promover junto às entidades não governamentais, comunidades em risco, associações comunitárias, clubes de serviços e segmentos estudantis, noções de riscos e defesa civil. O Coronel Bombeiro Militar Luiz Emanoel Palência, representante da secretaria de Estado de Defesa Civil lembrou das fortes chuvas de 2011 e da importância desta ação formadora.

“Teresópolis é uma das cidades mais lindas do mundo e precisa ser protegida e a maior proteção está no conhecimento. O que buscamos fazer é fortalecer a preparação que o município já oferece a cidade, somando através do conhecimento e transformando esses alunos em pessoas mais proativas em termos de conduta e percepção do risco”, apontou o coronel.

“Gostaríamos de agradecer e parabenizar, em nome do prefeito Arlei, todos que se empenharam para transformar esse projeto em um grande sucesso em nossa cidade. Gostaria também de lembrar que, paralelamente junto com a equipe da Secretaria de Educação, capacitamos todas as escolas com o Plano de Emergência Escolar, um importante planejamento de evacuação em caso de emergência”, lembrou o secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva.

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Diante da denúncia de que pessoas estariam fazendo contato com empresários da cidade para vender espaço publicitário em sites com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, informamos que a Administração Municipal não autorizou ninguém a fazer esse ou qualquer outro tipo de comercialização em quaisquer veículos de comunicação.

Vagas no Sine Teresópolis


O Sine Teresópolis informa as vagas da semana. Alertamos que as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, dependendo da procura, mesmo antes da chegada do candidato ao Sine, visto que alguns empregadores podem fazer a seleção na própria empresa e não avisar o nosso banco de emprego.
Empresas interessadas em disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever em nosso posto do SINE e banco de empregos de Teresópolis, localizados na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro. Os trabalhadores devem apresentar a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.
Cordialmente,

Equipe SINE Teresópolis
VAGAS EM ANDAMENTO

Ajudante de cozinha (2), Ajudante de eletricista (1), Analista de laboratório químico (1),ajustador mecânico(1) Armador de ferros (1), Atendente de balcão (1), Atendente de padaria (1),Balconista de Lanchonete (4), Camareira de hotel(1),cabeleireiro(1),
Carpinteiro(1), Confeiteiro(1), Costureira em geral(5), Cozinheiro de restaurante(3), Depiladora(1), Esteticista(1),Eletricista(1), Fiscal de loja(2), Garçom(1), Gerente administrativo de lanchonete(1), manicure(1), Maquiadora(1),Pedreiro(1), Promotor de vendas(1), Rastreador de satélite(10), Servente (construção civil)(1), torneiro mecânico(1) 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

BR-116/RJ TEM TRÁFEGO EM PARE E SIGA ENTRE OS QUILÔMETROS 74 E 89






A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que a realização de serviço de restauração do pavimento entre os quilômetros 74 (Fischer) e 89 (Soberbo) deixa o tráfego em meia-pista neste trecho com sistema de pare e siga mantido por 24 horas.
As interdições serão alternadas nos dois sentidos da via, feitas a cada 1.300 metros, de forma contínua, sendo mantida uma faixa de tráfego para garantia do fluxo. A previsão é de que esta medida dure cerca de oito meses.
O serviço teve início no último dia 23 e permanecerá até maio de 2015, estando prevista a liberação no período das festividades de fim de ano, Natal e Ano Novo. Os veículos que seguem do Rio de Janeiro para Teresópolis não são afetados pela intervenção, já que não há interferência no acesso principal à cidade.
A Concessionária Rio Teresópolis pede a compreensão de todos os usuários, pois os transtornos causados são decorrentes de obras que objetivam a reestruturação do pavimento e, principalmente, o conforto e segurança para todos que utilizam a via.
A CRT pede, ainda, aos motoristas para que dirijam com maior cautela ao passarem pelo trecho indicado, onde há sinalização e equipes da concessionária atuando na orientação dos usuários. Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.
 

domingo, 28 de setembro de 2014

Prefeitura paga proventos e salários nesta segunda-feira, dia 29


  A Prefeitura libera nesta segunda-feira, 29, o pagamento relativo ao mês de setembro de 2014, dos salários dos servidores municipais ativos e dos proventos dos aposentados e pensionistas do Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis).
Salários e proventos poderão ser retirados no Posto de Atendimento Bancário do Banco Santander localizado no 1º piso da Prefeitura (Centro), nas agências do Santander, na Várzea, e também nos caixas eletrônicos instalados na Secretaria de Saúde (Tijuca) e em Bonsucesso, no interior do município.
Seguindo determinação do prefeito Arlei, o pagamento em dia do funcionalismo público tem prioridadeé feito ainda dentro do mês trabalhado.

Divulgado o resultado da pré-inscrição de candidatos a Conselheiro Tutelar Com inscrição indeferida, nove pré-candidatos têm até dia 30 para apresentar recurso

 

- Divulgada nesta sexta-feira, 26, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o resultado da pré-inscrição para o cargo de Conselheiro Tutelar de Teresópolis. Dos 19 inscritos, nove tiveram o seu pedido de inscrição indeferido. A eleição ao Conselho Tutelar 2014/2015 se refere ao preenchimento de duas vagas para conselheiro titular e a dez para conselheiro suplente.

Os pré-candidatos em situação de indeferimento na sua solicitação de inscrição devem comparecer à sede do CMDCA (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190 sala 04, na Várzea) nas próximas segunda, 29, e terça, 30 de setembro, das 9h às 13h, para tomar ciência dos motivos e apresentar recurso e/ou documentação pendente.

“Os pré-candidatos devem estar atentos aos seus e-mails, pois além de divulgação pelo site da Prefeitura (www.teresopolis.rj.gov.br) e pela imprensa, as orientações sobre o processo de eleição de conselheiros tutelares serão repassadas para os endereços eletrônicos informados por eles ao CMDCA”, explica Iracema Toledo Braga, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, que tem como missão zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Os conselheiros tutelares têm como função atender casos em que crianças e adolescentes têm seus direitos violados ou são vítimas de negligência, exploração, discriminação, violência e crueldade.


Pedidos Indeferidos
Maria Consoladora Costa Mendes da Silva
Maria de Fátima Amorim
Ana Paula Lima da Silva Maia
Monica da Silva Pinho
Marcia Moniquy da Silva Oliveira
Cleize Cardoso dos Santos
Douglas Wiliam Dias
Glauce Kelly Moraes Ferreira
Mariceli Souza da Silva



Pedidos Deferidos
Vânia da Silva Moraes
Monica Quental Souza
Andreia Cristina Medeiros de Lima
Thaiane Gomes da Costa Gonçalves
Tupã Bernardo da Motta Gonçalves Lisboa
Sadio Soares da Silva
Cintia Almeida da Silva
Vanessa de Oliveira Iro
Rosalda Soares Pereira
Anna Maria Teixeira de Casto