sexta-feira, 19 de julho de 2013

RJ - Prefeitura monta esquema especial para chegada do Papa




                       

A Prefeitura do Rio montou um esquema especial de mobilidade para a chegada do Papa Francisco à cidade, nesta segunda-feira (22/07).

O Santo Padre desembarcará na Base Aérea do Galeão, às 16h, e seguirá em carro fechado até a Catedral Metropolitana, no Centro. Às 17h o Papa segue em carro aberto pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente pela Avenida Rio Branco, em direção ao Theatro Municipal.




Do Theatro Municipal, o Papa irá de carro fechado ao 3º COMAR (ao lado do Aeroporto Santos Dummont) onde pegará um helicóptero para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras.



A operação terá inicio à 00h da segunda-feira, dia 22, com a proibição de estacionamento em diversas ruas do Centro. Os principais fechamentos acontecerão às 15h.


A Prefeitura recomenda que neste dia o cidadão carioca utilize o transporte público para chegar ao Centro e bairros próximos, tais como Flamengo, Catete, Glória e Laranjeiras, e use preferencialmente metrô e linhas de ônibus regulares que já circulam nestes locais. Ônibus e vans fretadas – relacionadas ao evento - não terão acesso permitido ao local.


Ao meio-dia haverá bloqueio da Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiros, nos dois sentidos e do Túnel Santa Bárbara no sentido Zona Sul devido à agenda do Papa Francisco no Palácio Guanabara.


Toda a operação contará com 380 agentes da Guarda Municipal e controladores da CET-RIO. Serão empregados também 45 veículos operacionais e 50 motocicletas para monitoramento de toda a área em que eventos estarão ocorrendo e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.


O Centro de Operações do Rio irá monitorar toda a Cidade com câmeras, permitindo que técnicos da CET-RIO implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios em todo o trajeto.










COMO CHEGAR:


METRÔ
Utilizar as estações Cinelândia e Carioca.


ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES
Utilizar as diversas linhas de ônibus regulares que passam no Centro da cidade.



PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:


A partir das 14h
A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
Rua Pinheiro Machado, em toda sua extensão nos dois sentidos;
Túnel Santa Bárbara, sentido Zona Sul;
Viaduto Engenheiro Noronha;
Elevado 31 de março, sentido Zona Sul;


A partir das 15h
A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
Avenida República do Chile;
Avenida Almirante Barroso;
Avenida Rio Branco;
Rua Araújo Porto Alegre;
Avenida Graça Aranha;
Avenida Nilo Peçanha;
Rua Manoel de Carvalho;
Avenida Treze de Maio;
Rua Senador Dantas;
Rua Lélio Gama;
Rua Evaristo da Veiga;
Rua México, a partir da Rua Santa Luzia;
Rua dos Arcos;
Rua da Assembleia;
Avenida Presidente Vargas, pista lateral a partir da Avenida Passos até a Avenida Rio Branco, sentido Candelária;
Rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
Rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e Avenida Rio Branco;
Rua São José, entre a Rua da Quitanda e a Avenida Nilo Peçanha;


15 minutos antes da saída do Papa da Catedral
Avenida República do Paraguai, nos dois sentidos ( nesta via não será permitida a presença de público).


Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.




ROTAS ALTERNATIVAS

Para a ligação com a Zona Sul utilize o Túnel Rebouças ou a Perimetral.
Para fazer a ligação entre Avenida Presidente Vargas e o Aterro ou Avenida Beira Mar deve-se utilizar a Avenida Passos, Riachuelo ou o Mergulhão.



PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:
Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido da seguinte forma:


A partir das 00h da segunda-feira:
Avenida República do Chile;
Avenida Almirante Barroso;
Rua Araújo Porto Alegre, entre Avenida Rio Branco e a Rua Debret;
Avenida Graça Aranha, que terá seu sentido invertido, entre Rua Santa Luzia e Avenida Nilo Peçanha;
Avenida Nilo Peçanha;
Rua Manoel de Carvalho;
Avenida Treze de Maio;
Rua Senador Dantas;
Rua Lélio Gama;
Rua Evaristo da Veiga;
Rua México, a partir da Rua Santa Luzia;
Rua dos Arcos;
Rua da Assembleia;
Rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
Rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e Avenida Rio Branco;
Rua São José, entre a Rua da Quitanda e a Avenida Nilo Peçanha;
Rua Tiradentes, entre a Avenida Passos e a Rua Gomes Freire;
Rua Gomes Freire, entre Avenida Visconde do Rio Branco e Rua do Senado;
Rua Debret, entre a Nilo Peçanha e Avenida Almirante Barroso;
Rua do Lavradio, em toda sua extensão;
Avenida República do Paraguai;


Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas.


A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

SERVIDORES DO NOVO DEGASE RECEBERÃO AUXÍLIOS ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE

Outra novidade é o pagamento da gratificação de R$ 400 para os coordenadores de plantão nas unidades

O diretor do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), Alexandre Azevedo, anunciou nesta sexta-feira (19/7), após reuniões com os secretários de Educação, Wilson Risolia, e de Planejamento, Sergio Ruy Barbosa, o pagamento dos auxílios alimentação e transporte. Todos os servidores do Degase receberão estes benefícios, respectivamente, nos meses de agosto e outubro. Outra notícia é o pagamento da gratificação de R$ 400 para os coordenadores de plantão nas unidades, que entrará em vigor em setembro.

Governo do estado do RJ 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Semana Missionária da JMJ movimenta Teresópolis





Casa da Memória e Casa de Cultura recebem mais de 600 peregrinos de várias nacionalidades
Chapéus canadenses, bandeiras venezuelanas, camisas chilenas... Durante toda esta semana, Teresópolis está vivendo um momento atípico. Quase mil turistas, de diversas nacionalidades, são vistos circulando diariamente pela cidade, participando de eventos e visitando espaços públicos. Passando pelas ruas, não tem sido incomum ouvir alguém ao seu lado falando em espanhol ou inglês. Apesar de julho ser mês de alta temporada turística, o motivo especial para tamanha movimentação é a Semana Missionária Diocesana, que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).


Por conta do evento católico internacional, Teresópolis recebeu peregrinos de diversos países, como Chile, Argentina, Alemanha, El Salvador, República Dominicana, Canadá e Venezuela, entre outros, que ficarão na cidade até o fim de semana. Os jovens católicos estão hospedados em alojamentos nas paróquias e também em residências particulares, pertencentes à teresopolitanos voluntários do projeto. Entre os muitos locais visitados pelos peregrinos, destacam-se a Casa da Memória Arthur Dalmasso, que recebeu mais de 600 visitantes nos últimos três dias, e a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde foi realizado show católico na última quarta-feira, 17, reunindo grande público.


A movimentação, na verdade, teve início no último sábado, 13, com a chegada dos primeiros venezuelanos, que aproveitaram a festa em comemoração ao aniversário do Espaço Mulher e curtiram o show do grupo Quintal do Céu, na Praça Balthasar da Silveira. Mas este foi só o começo. Ao longo de toda a semana, estão sendo realizadas atividades nas paróquias de São Pedro, Santo Antônio e São Judas, entre outras, integrando os jovens com a congregação e ainda promovendo o intercâmbio entre as culturas de cada país e a brasileira. No Ceac, por exemplo, a professora de balé da Secretaria de Cultura, Rafaela Ribeiro, ensinou os peregrinos a dançar ritmos como sertanejo e axé e foi bem recebida pelo grupo.


Nesta quarta, 17, peregrinos venezuelanos visitaram o Palácio Theresa Cristina, sede da Prefeitura, e a Câmara Municipal. E nos espaços da Secretaria de Cultura, a movimentação tem sido intensa durante toda a semana.


Mais de 600 visitantes na Casa da Memória
Entre a terça, 16, e quinta-feira, 18, desta semana, mais de 600 peregrinos estiveram na Casa da Memória Arthur Dalmasso para conhecer o espaço e visitar a exposição 'Teresópolis, 122 anos de história'. Montada no primeiro piso da casa, a mostra histórica, que narra o desenvolvimento do município, ganhou aspecto e traços diferenciais, incluindo paineis em alto relevo, e foi concebida com traduções para o inglês e o espanhol por conta das atividades da Semana Missionária. Turista do Canadá, Margaret Kerr gostou do que viu. “Achei um excelente trabalho. Uma exposição muito objetiva, bem apresentada e com belas imagens. Melhor ainda ter a tradução em inglês. Perfeito”, comentou.


Em uma das visitas guiadas, na quarta-feira, 17, estavam na casa também alunos do Ensino Fundamental da Escola Semearte que, num gesto bastante receptivo, cantaram o Hino de Teresópolis em saudação ao grupo de peregrinos.


Show católico na Casa de Cultura
Além de toda a visitação à Casa da Memória, foi realizado no anfiteatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch na última quarta, 17, o atrativo Cultura para Juventude, com show de Alonso Barboza e banda, grupo católico de grande sucesso na Venezuela. Formada por Alonso Barboza, Angel Belloso, Rodolfo Lobo, Tulio Figueredo, Jose Alvarez, Wilmer Contreras e Monica Silva, a banda católica agradou os peregrinos com músicas, mensagens, testemunhos e momentos de louvor. “O local escolhido é ótimo. E a resposta do público foi bastante positiva. Adoramos”, contou Alonso.


A apresentação foi vista por peregrinos do Canadá, Venezuela e República Dominicana, que aprovaram. “O show foi ótimo. Gostoso de ver e muito dinâmico. Aliás, toda esta semana está sendo maravilhosa, com jovens de diferentes lugares vivendo nossa fé. E todos nos sentimos muito felizes pela acolhida em Teresópolis. Visitamos bairros e, quando anunciávamos nossa missão, as pessoas nos convidavam a entrar em suas casas. Muito bom. Os teresopolitanos são amorosos e acolhedores. E a cidade é encantadora”, comentou o padre Danilo Portalatin, da República Dominicana. Após o show, os integrantes do Ministério de Música da Paróquia de Santo Antonio ainda fizeram um improviso, mostrando aos peregrinos músicas dos estilos sertanejo, axé e até mesmo funk.


Decano de Teresópolis, Padre Jorge Pacheco está satisfeito com as atividades. “A Semana Missionária está sendo fundamental porque mostra a unidade da Igreja Católica de modo particular. E há este despertar, este momento de alegria, de transmitir a fé. E isso tudo sem falar na troca de experiências, de culturas. Maravilhoso”, comentou.


Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a Semana Missionária está sendo muito positiva para Teresópolis. “A alegria desses jovens peregrinos é contagiante. Eles estão conhecendo o município, conferindo nossa hospitalidade e nossa cultura, possibilitando ainda que o teresopolitano também tenha acesso à cultura destes outros países. É um intercâmbio cultural muito saudável, que merece todo o apoio da Secretaria de Cultura, daí nosso engajamento. Preparamos shows e até uma exposição com características especiais, com informação e conhecimento sobre a história do município, e que está sendo muito bem recebida pelos visitantes”, comemora Wanderley Peres.


A Semana Missionária Diocesana segue até domingo, 21 de julho, como forma de preparação para a Jornada Mundial da Juventude. O ponto alto será uma grande celebração neste sábado, 20, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. Durante todo o dia, a partir das 8h, acontecerão orações, apresentações musicais e de materiais preparados pelos peregrinos, além de uma grande missa, às 19h30, presidida pelo Bispo Dom Gregório Paixão e celebrada por todos os padres da cidade.


               
Wanderley Peres, Regina Rebello e  Padre obina Ifeanyi do grupo do Canadá


                               
Peregrinos curtem show do quintal do Céu



                        
Padre Jorge, decano de Teresópolis, saúda os jovens no Anfiteatro da Casa de Cultura


                             
Grupo de canadenses em  visita à Casa da Memória





              Crédito das fotos para Roberto Ferreira e Davi Almada  Texto - Georgia Jahara

Teresópolis - Plano de Cargos, Carreira e Salário é aprovado pela Câmara Municipal



Arlei recebe funcionários públicos após aprovação unânime
Prefeito Arlei e funcionários públicos comemoram a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários


A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quinta-feira, 18, em sessão extraordinária a votação do PCCS (Planos de Cargos, Carreiras e Salários) assinado pelo Prefeito Arlei na última segunda-feira, 15. Diante da diretoria do SindPMT (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Teresópolis) e de um número expressivo de funcionários da Prefeitura, o plano foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.


Antigo sonho dos funcionários públicos do município, o PCCS prevê a redução da defasagem salarial, a evolução funcional e o reenquadramento de funções, além de cursos de qualificação dos servidores, entre outros benefícios. O objetivo do plano é possibilitar a valorização dos funcionários e criar mecanismos que permitam ao servidor receber um salário compatível com o trabalho que desempenha.


Andréa Pacheco, presidente do SindPMT, explicou os benefícios do Plano para os funcionários. “O PCCS trará a recuperação da nossa dignidade, a recuperação do poder de compra, a conquista da progressão de carreira, entre outras melhorias para nossas vidas”.


Após a leitura dos projetos a serem votados na sessão, o Presidente da Câmara, o vereador Maurício Lopes, convidou a diretoria do SindPMT para sentar junto com os vereadores. Em seguida, foi lido o ofício contendo as especificações do plano e, posteriormente, ocorreu à aprovação unânime por parte dos edis, o que gerou uma grande comemoração na Câmara. e no pátio lateral ao prédio. Com fogos de artifícios e muitas palmas, o grande número de funcionários públicos, que acompanhou a votação, celebrou a aprovação do PCCS.


O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauricio Lopes, disse se sentir honrado em fazer parte desse momento. “Finalmente está estabelecido o PCCS. Gostaria de parabenizar a todos por essa conquista. Estabelecendo um bom diálogo, criamos a Frente Parlamente pro-servidores e começamos a nos reunir, discutindo e lapidando este plano que, finalmente, será implantado. É a sensação do dever cumprido”, disse.


Prefeito Arlei recebe funcionários públicos


Após a aprovação do PCCS, a diretoria do SindPMT e os funcionários públicos presentes foram recebidos pelo Prefeito Arlei, em seu gabinete. O Prefeito cumprimentou a todos, parabenizando-os pela vitória na luta pela implantação do Plano.


Satisfeito com o desfecho, o Prefeito Arlei destacou o empenho da presidente do SindPMT, Andréa Pacheco, e dos demais membros da diretoria do Sindicato pela elaboração do Plano e pelo empenho em prol de sua aprovação. “Os funcionários merecem essa conquista. A aprovação do plano vai trazer mais segurança para o futuro dos funcionários públicos. Tudo que um administrador deve fazer para os seus funcionários, ele tem que fazer, seja na iniciativa privada ou na pública. Estou satisfeito em poder realizar um projeto esperado por mais de 30 anos pelos servidores. Fico feliz por este sonho estar sendo realizado no meu governo”, declarou o Prefeito Arlei.


“Estou me sentindo abençoada por Deus. Ele me trouxe até aqui e me sustentou com braço forte e trouxe a união entre a diretoria do sindicato, funcionários, prefeito e vereadores. Pela primeira vez em 30 anos temos um prefeito que cumpre com a sua palavra e temos uma casa legislativa que apóia o funcionário, o que nunca existiu em Teresópolis. Daqui pra frente será um novo tempo para o funcionário público. Conquistamos um sonho acalentado por tantos anos e agora, quanto mais unidos ficarmos, mais conquistas virão”, declarou Andréa Pacheco, emocionada com a conquista do PCCS.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves

Teresópolis - JMJ 2013: peregrinos venezuelanos visitam a Prefeitura



Nesta quarta-feira, 17, um grupo formado por jovens católicos venezuelanos visitaram o Palácio Theresa Cristina, sede da Prefeitura Municipal de Teresópolis, e também a Câmara Municipal. Eles estão na cidade para participar da Jornada Mundial da Juventude.


Acompanhados pelo Subsecretário de Governo, José Maria Rodrigues, os peregrinos visitaram as dependências da Prefeitura e aproveitaram para fotografar o momento. Os jovens músicos, integrantes da Pastoral Juvenil Chiquinquiñera, na cidade de Maracaíbo, se apresentarão nesta quinta-feira, 18, às 19h, na Igreja São Judas Tadeu, em Agriões.


A visita acontece durante a Semana Missionária Diocesana, que começou na segunda, 15, e segue até domingo, 21 de julho, como forma de preparação para a JMJ. A Semana terá como ponto alto uma grande celebração neste sábado, 20, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. Durante todo o dia, a partir das 8h, acontecerão orações, apresentações musicais e de materiais preparados pelos peregrinos, além de uma grande missa, as 19h30, presidida pelo Bispo Dom Gregório Paixão e celebrada por todos os padres da cidade.

               




Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Divulgação

Teresópolis - Convite pela Semana Mundial de Aleitamento Materno


                       

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1º e 7 de agosto e, este ano, trazendo como tema “O sucesso da amamentação depende de habilidades que apoiem a mulher durante este processo”, a secretaria Municipal de Saúde convida a todos os profissionais da área para participarem da Caminhada de Promoção do Aleitamento Materno, que acontece no dia 3 de agosto. Aberto a toda sociedade, o evento terá início às 14h, na Praça Baltazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

Peregrinos elogiam beleza do Rio, mas apontam dificuldades no dia a dia



Aos poucos, peregrinos de todas as partes do mundo chegam ao país para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa terça-feira (23) no Rio. O evento vai até o dia 28 e é o primeiro de que o papa Francisco participa no exterior depois que foi eleito, em março, para comandar a Igreja Católica.
Os peregrinos que já estão no Rio de Janeiro elogiam a beleza da cidade e a hospitalidade dos cariocas, mas reclamam das dificuldades do dia a dia e temem sair desacompanhados à noite. Animados com a proximidade do evento, os jovens visitantes mostram-se cuidadosos com questões de segurança e locomoção.
Impressionada com a beleza do Rio, a queniana Victoria Gathogo, de 25 anos, disse que procura andar à noite acompanhada de seu grupo para não passar por nenhuma situação perigosa. “Andar de noite, depois das 21h, é um pouco assustador. Não tem muitas pessoas na rua, há pouca gente andando de metrô e alguns [passageiros] parecem um pouco perigosos, mas nada aconteceu comigo.”
Sobre o centro da cidade, Victoria manifestou surpresa com o número de pessoas vivendo nas ruas. “A cidade é muito grande, tem muitas pessoas pobres, muitas pessoas na rua pedindo dinheiro, comida.”
O sistema de transportes coletivos do Rio também foi alvo de reclamações. Os peregrinos se queixam da falta de mapas que indiquem onde passam as linhas de ônibus. A mexicana Victoria Visconth, de 20 anos, contou que tem precisado se informar com pessoas que estão na rua. “Eu não achei nenhum mapa me informando que uma linha de ônibus vai para determinado lugar. Então, tenho que ficar perguntando para as pessoas, que são muito gentis”, disse Victoria.
Outra crítica dos peregrinos que estão no Rio é sobre a maneira de dirigir dos motoristas de ônibus da cidade. Para alguns, os motoristas dirigem de modo irresponsável e imprudente. As mexicanas Pilar Perezcalva e Ana Stehle ficaram assustadas com a alta velocidade dos coletivos. “Os ônibus andam muito rápido e não se importam com os passageiros e pedestres. Se alguém tenta atravessar a rua, eles aceleram”, disseram as mexicanas.
O metrô, porém, recebeu elogios de vários turistas, que ressaltaram a importância dos mapas para conseguirem se localizar. “É um meio [de transporte] muito fácil de usar, e não é tão caro, comparado com o do meu país", elogiou a colombiana Ana María, de 20 anos. "E os mapas estão muito visíveis”, destacou. Ana Maria apontou ainda os altos preços dos serviços na cidade, maior queixa da maioria dos peregrinos. “Tudo na cidade é muito caro, a comida é cara. Eu comparei com Bogotá, de onde eu sou, e o preço aqui é muito mais alto. Até para fazer o câmbio do dólar foi muito caro.”
Já os voluntários que moram no Rio e ajudam a receber os peregrinos de outros países destacaram a dificuldade com as diferentes línguas faladas pelos visitantes. Segundo os voluntários, o número de pessoas trabalhando na jornada e que fala outros idiomas é muito pequeno. A coordenadora de equipe de voluntários do BRT (bus rapid transit) Alvorada, Vanessa Goulart, disse que, nos postos de informação, há pessoas que falam outros idiomas, mas muitos peregrinos não sabem que esse tipo de atendimento existe, por se tratar da primeira jornada em que esse auxílio aos fiéis é implantado.
Edição: Nádia Franco/ Agência Brasil

Papa Francisco no Brasil: veja o roteiro completo da visita do pontífice


               
A visita do papa Francisco I é esperada por milhões de brasileiros. O pontífice chega ao país no dia 22 de julho onde cumprirá uma agenda bastante movimentada.
O pontífice ficará hospedado na Residência Assunção ou Palácio Apostólico do Sumaré, a casa fica na estrada do Sumaré, um dos acesso ao Cristo Redentor, dentro do Parque Nacional da Tijuca. O local é cercado por matagais e terá um forte esquema de segurança.


Veja o roteiro completo do papa no Brasil:


22 de julho

O papa Francisco 1º deve chegar por volta das 16h na base aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Ele deve ir direto para o Palácio Guanabara, na zona sul da cidade onde será recepcionado pela presidente Dilma, pelo governado do estado Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes. Depois do encontro, ele segue para o à residência da Igreja, no Sumaré, onde ficará hospedado.


23 de julho
O pontífice passará o dia na residência da Igreja. Começa oficialmente a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).


24 de julho
O papa vai de helicóptero até a basíllica de Aparecida do Norte, no Estado de São Paulo, por volta das 8h da manhã. No Santuário Nacional, Francisco vai venerar a imagem de Nossa Senhora e celebrar uma missa. Às 13h ele segue de papa-móvel para o Seminário Bom Jesus onde ficará hospedado.
No mesmo dia ele volta para o Rio de Janeiro e visita o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, zona norte. O local é um centro de recuperação de dependentes químicos.



25 de julho
Às 7h30 o papa participará de uma missa privada no Sumaré, depois ele segue para o Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul. Lá ele vai abençoar as bandeiras olímpicas, paraolímpicas e receberá a chave da cidade.
Ainda na parte da manhã, o papa Francisco fará uma visita à favela de Virginha, no Complexo de Manguinhos, comunidade pacificada pela polícia. Ele fará uma orçando na igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano e depois fará um discurso em um campo de futebol próximo.


26 de julho
Mais uma vez ele fará uma missa privada em Sumaré. Em seguida, ele segue para a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte. Lá ele fará a confissão de cinco jovens, um de cada continente que foi selecionado pela Igreja.
Fransciso visitará o Palácio São Joaquim, onde mora o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na Glória, zona sul da cidade. Lá ele rezará a Oração do Ângelus e participará de uma ação com jovens infratores.
No fim da tarde ele segue para a praia de Copacabana onde vai assistir a representação da via-sacra e fará um discurso.


27 de julho

A agenda do papa começa às 9h, na Catedral de São Sebastião, no centro, ele participa de uma missa. Depois ele visita o Theatro Municipal do Rio onde encontrará membros da sociedade.
Às 18h o papa vai para Guaratiba, na zona oeste, participar de vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ele fará um discurso e responde perguntas pré-selecionadas dos jovens.


28 de julho
Francisco volta para Guaratiba onde participará da missa de encerramento da JMJ às 10h. No caminho ele deve passar pelo Cristo Redentor. A presidente Dilma Rousseff também estará presente.

À tarde ele se reúne com integrantes do Conselgo Episcopal Latino-Americano (Celam). Em seguida, ele se encontra com milhares de voluntários da JMJ, no Riocentro, zona oeste, para cerimônia de despedida. O papa embarca para Roma às 19h.
 http://www.redetv.com.br

Erasmo Carlos se apresenta em Teresópolis, RJ, nesta sexta-feira



O cantor e compositor Erasmo Carlos se apresenta no Festival de Inverno do Sesc em Teresópolis, Região Serrana do Rio, com show nesta sexta-feira (19), às 21h30. Erasmo está completando 50 anos de carreira e promete animar a noite dos teresopolitanos, cantando sucessos da Jovem Guarda e composições mais recentes dos álbuns “Rock'N'Roll” e “Sexo”.

A apresentação também fará um passeio por várias fases da carreira de Erasmo Carlos, cantando sucessos, como por exemplo, “ Sentado à beira do caminho”, “Minha fama de mau” e “Mulher”, canções bastante conhecidas pelo público.

A turnê já fez mais de 60 shows, em todas as regiões do Brasil. No palco, o Tremendão estará acompanhado pelo maestro José Lourenço (teclados), Percy (guitarra), Billy Brandão (guitarra solo) e pelos novatos Pedro Dias (baixo), Luiz Lopez (guitarra) e Alan Fontenele (bateria).
Mais informações pelo site do festival. A classificação é 18 anos.

G1 

FUNDAÇÃO LEÃO XIII VAI PROPORCIONAR ÓCULOS DE GRAU E CIRURGIA DE CATARATA



As inscrições para quem quiser participar do Projeto Novo Olhar, nas unidades da Fundação Leão XIII em todo o estado, vão até esta sexta-feira (19). A iniciativa vai fornecer óculos de grau, de acordo com a receita médica, e proporcionar cirurgia de catarata na rede privada de saúde, tudo sem despesa para os usuários. Todos os inscritos farão os exames necessários em dia previamente marcado. Para participar, os usuários têm que ter renda até dois salários mínimos e idade a partir dos 40 anos.


Para fazer a inscrição, é preciso levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante ou declaração de residência. Os endereços das unidades, na região metropolitana e no interior, estão disponíveis no site da Fundação Leão XIII (www.leao.rj.gov.br), que é vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Setrab oferece 2,4 mil oportunidades em todo o Estado do Rio de Janeiro


A secretaria estadual de Trabalho e Renda (SETRAB) disponibiliza 2.407 vagas de emprego em todo o estado. As remunerações vão de R$ 678 (inspetor de alunos) a R$ 7,050 (coordenador de administração de pessoal), com benefícios como vale-transporte, plano de saúde, plano odontológico e auxílio refeição ou alimentação, que ficam a cargo de cada empresa.

Na Região Metropolitana são 469 oportunidades, com destaque para operador de cobrança (20 vagas), operador de telemarketing ativo (20 vagas) e motorista de caminhão (10 vagas). Os salários variam de R$ 678 a R$ 1 mil e os candidatos precisam comprovar experiência de, no mínimo, 6 meses para a função. A região também chama atenção pelo salário mais atrativo: há uma vaga para coordenador de administração de pessoal com salário de R$ 7.050. Niterói oferece 62 chances de emprego: destas, oito são para garçom (vencimentos de R$ 680), seis para atendente de balcão (R$ 793) e quatro para costureira de máquina overloque (R$ 832) - vagas com no mínimo seis meses de experiência. São Gonçalo disponibiliza 97, das quais 20 são para cartazeiro, 10 para padeiro e 8 para bombeiro hidráulico, com salários que variam entre R$ 992 e R$ 1,5 mil.

Nova Friburgo (102 oportunidades), Petrópolis (40 vagas) e Teresópolis (37 oportunidades) oferecem boas chances de emprego na Região Serrana. São três vagas para operador de telemarketing receptivo, com vencimentos de R$ 765, uma para supervisor de vendas comerciais (R$ 1,2 mil) e duas para manobrista (R$ 896). Em Nova Friburgo são 10 oportunidades disponíveis para costureira em geral. Na Região Noroeste, são oferecidas 28 vagas, sendo 10 para ajudante de fundidor, com salário de R$ 780, sem precisar de experiência. Bom Jesus do Itabapoana tem 17 vagas de emprego.

A região da Baixada Litorânea está com uma demanda de 827 profissionais. Só no município de Casimiro de Abreu estão disponíveis 500 vagas para atendente de telemarketing, com vencimentos de R$ 678, sem precisar de experiência. Em Araruama há vaga para serrador de mármore, com vencimentos de R$ 1,5 mil. Estão disponíveis 63 oportunidades em Cabo Frio, sendo duas para carpinteiro (R$ 1 mil). Há também cinco vagas em Cachoeiras de Macacu. Maricá tem 20 oportunidades para pedreiro, sem experiência, enquanto que Rio das Ostras aparece com 67 vagas disponíveis. Na região Norte são 16 oportunidades oferecidas, sendo oito para ajudante de eletricista (R$ 1 mil) em Campos dos Goytacazes.

Há 636 vagas disponíveis na região do Médio Paraíba. Só em Resende são 463 oportunidades, sendo 150 vagas para servente de obras (R$ 800). Volta Redonda dispõe de 74 vagas, sendo seis para eletricista. Barra Mansa (81 oportunidades) e Valença (18 oportunidades) completam a lista da região. 

Na Baixada Fluminense são 93 oportunidades de emprego, com destaque para serralheiro de alumínio em Nova Iguaçu, com 15 vagas. Também na Baixada, há 20 oportunidades para pedreiro em Magé e uma para subgerente de loja em Imbariê. As remunerações variam de R$ 980 a R$ 2,2 mil.

Os candidatos que forem realizar cadastro precisam estar atentos à documentação necessária. Será preciso apresentar currículo, carteira de trabalho, CPF, identidade, comprovante de residência e inscrição no PIS/Pasep. Os locais dos postos de atendimento estão disponíveis pelo telefone da Setrab: (21) 2332-9999.

 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Confira programação da Semana Missionária na Região Serrana


                   

De 23 a 28 de julho acontece a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro. Antes, no entanto, está sendo realizada a Semana Missionária em diversas cidades do estado. Na Região Serrana, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo já começaram a receber os peregrinos e deram início à série de atividades da programação.


Na Diocese de Petrópolis – que abrange seis município -, a expectativa é de que as 43 paróquias da região recebam cerca de seis mil jovens peregrinos. Cerca de 1.200 deles vão ficar hospedados na Cidade Imperial espalhados nas 18 paróquias do município. Grande parte dos jovens chega nesta terça-feira (16) e eles vão participar à noite, às 19h30, da missa nas paróquias da Diocese.

Nesta quarta-feira (17) os jovens fiéis que estiverem em Petrópolis vão fazer um passeio turístico pela cidade e na quinta-feira (18), eles vão participar de um encontro, marcado para 8h no Colégio Santa Isabel, no Centro, e que vai acontecer durante todo o dia. Às 9h, será celebrada uma missa pelo bispo Dom Gregório Paixão.

No domingo (21) acontece o Evento Diocesano, que é o grande encontro dos peregrinos de toda a Diocese que se reunirão no Parque Municipal de Itaipava. Com início às 9h, a programação do dia conta com a presença de bandas católicas, como Martim Valverde, Ministério de Música Missão e Louvor, Frutos de Medjugorje e ainda pregações com Astromar Miranda e o arcebispo de Taranto, Dom Filippo Santoro, que foi o terceiro bispo da Diocese de Petrópolis. A missa será presidida pelo bispo Dom Gregório Paixão.

Em Teresópolis, os peregrinos já começaram a chegar na semana passada e mais fiéis chegam nesta terça e participam, à noite, da missa. Em Nova Friburgo, a missa nesta terça acontece às 19h com o bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso na Igreja Nossa Senhora das Dores. Nesta quarta, acontece a festa da juventude com apresentação de diversas culturas do país e na quinta tem show com Martin Valverde. As atividades nestes dias acontecem às 19h30 e o local de concentração é o Nova Friburgo Country Clube.

Na sexta-feira (19) acontece a via sacra presidida pelo bispo diocesano e no sábado (20), às 16h, tem missa de encerramento na Igreja Nossa Senhora das Dores presidida pelo bispo e ainda festa julhina nas paróquias para a despedida dos peregrinos.

G1 

Fundec oferece 2.783 vagas para cursos gratuitos


                                       
A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec), em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e o Senai/RJ, oferece 2.783 vagas para cursos gratuitos de idiomas, informática e de qualificação profissional, em Duque de Caxias. Para as primeiras 2.663 vagas, as inscrições poderão ser feitas de 15 a 26 de julho nas unidades da Fundec Profissionalizante, onde os cursos serão ministrados. As vagas são para jovens a partir dos 12 anos e adultos. O processo de ingresso será seletivo.



Para os cursos de soldador, cortador e traçador, em parceria com o Senai, as inscrições poderão ser feitas de 19 de agosto a 02 de setembro na Fundec Profissionalizante do Centenário, na Avenida Dr. Manoel Reis, 881, no bairro Centenário, em Duque de Caxias.



Para o presidente da Fundec, Elder Lugon, os cursos realizados em parceria com a Faetec e o Senai/RJ se destacam pela qualidade e por serem ministrados por professores bem preparados e treinados para levar ao aluno todas as informações necessárias para que se tornem um profissional de alto desempenho.



Os cursos de qualificação profissional começam no dia 5 de agosto e as 340 vagas oferecidas são para Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação (IRLA/OSC); Cabista-Ora; Instalador de Sistemas Eletrônicos e de Segurança; Cabeleireiro; Costureira; Operador de Teleatendimento; Montador e Reparador de Computadores; e Manicure e pedicure, com aulas pela manhã, tarde e noite. O sorteio será no dia 26 de julho, às 10h, na unidade da Fundec Profissionalizante onde o candidato se inscreveu e o resultado será divulgado no dia 30, a partir das 9h.



Os cursos serão realizados nas unidades do Gramacho (Avenida Rio Branco,1.158) e do Parque Lafaiete (Avenida Nilo Peçanha, 1.048). Para os cursos de idiomas são 2.323 vagas e as datas são as mesmas. As vagas são para Espanhol Niños (de 12 a 14 anos e escolaridade a partir do 5º anos), Espanhol Módulo I (a partir dos 15 anos e ensino
fundamental completo), Inglês Kids (10 a 11 anos, a partir do 4º ano), Inglês Teens (12 a 14 anos, a partir do 7º ano), Inglês Módulo I (a partir dos 15 anos e ensino fundamental completo), Informática Bits (10 a 14 anos alfabetizado), Informática Módulos I, II e III (a partir dos 15 anos e ensino fundamental completo).



As aulas serão ministradas nas unidades DR. Laureano (Rua Dr. Laureano, 895 loja B), Gramacho (Avenida Rio Branco, 1.158), Jardim Primavera (Rua Marques de Baependi, 593), Parque Lafaiete (Avenida Nilo Peçanha, 1.048), Parque Paulista (Avenida 31 de Março, 829), Pilar (Avenida Comendador Silva Cardoso, lote 05 quadra 08), e Xerém (Estrada de Xerém, 27).



O sorteio das vagas para os cursos de Soldador, Cortador e Traçador, realizado em parceria com o Senai, será no dia 03 de setembro e o resultado divulgado no dia seguinte, a partir das 9h. As aulas começam no dia 16 na unidade Fundec Profissionalizante do bairro Centenário com turmas à tarde e a noite.



Para mais informações sobre as inscrições e exigências, os editais estão disponíveis nos links:


Link do edital 005
http://www.fundec.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=695&catid=116



Link do edital 006
http://www.fundec.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=696&catid=116



Link do edital 007
http://www.fundec.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=696&catid=116

UNIVERSIDADE OFERECE MESTRADO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES ESTADUAIS


Inscrições deverão ser feitas até o dia 31 de julho
                 



A Universidade Unigranrio, em parceria com a Secretaria de Educação, está oferecendo cinco vagas no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Educação Básica. O programa é voltado para professores em exercício nos ensinos Fundamental e Médio que atuam nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática.

O mestrado tem como objetivo oferecer oportunidades para o aprimoramento da formação e prática do docente, adotando um enfoque interdisciplinar que alia atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Os professores interessados deverão se inscrever até o dia 31 de julho, no sitehttps://sga.unigranrio.edu.br/sga/Principal?alias=stricto.
Para participar, os professores deverão cumprir algumas exigências do processo seletivo, como: participação em ações de formação de professores; cumprimento do Currículo Mínimo; participação em todas as avaliações internas e externas; e o lançamento de notas do aluno do sistema Conexão Educação, de acordo com o calendário estipulado pela secretaria.
Mais informações podem ser obtidas no endereço www.unigranrio.br/pos/stricto/mest-ensino-ciencias.

Teresópolis - Arlei recebe empresários e marca para agosto apresentação de projeto de drenagem na Rua Carmela Dutra e na Reta

             





O Prefeito Arlei, acompanhado pelo Vice-prefeito, Márcio Catão, e secretários de sua equipe de governo, recebeu na manhã desta terça, 16, um grupo de empresários e moradores da Várzea. Em pauta, a apresentação de uma proposta de obras para escoamento de águas pluviais na Rua Carmela Dutra e na Reta, no trecho entre a entrada do bairro Agriões e a Praça Olímpica, na Várzea, a fim de evitar alagamentos em época de chuva forte.


Liderados pelo empresário Zedequias Rocha, idealizador do estudo, o grupo reuniu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Élcio Pimentel Féo, o presidente do Sincomércio, Igor Edelstein de Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Nadim Kantara, e representantes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola, além de empresários, corretores de imóveis, síndicos e moradores da região.


Durante o encontro de trabalho, Arlei anunciou que já está em articulação com o Vice-governador Luiz Fernando Pezão, bem como com a Secretaria de Estado de Obras, para a execução de uma rede de drenagem no Centro da cidade e que, inclusive, o projeto técnico já está em fase de elaboração.


“Sempre apoiamos as solicitações da população. Fizemos esse pedido a Pezão em 2012 e já existe uma equipe do Estado elaborando esse projeto técnico de drenagem. Inclusive, o asfaltamento da Reta parou porque primeiro deve ser construída essa nova rede para escoamento da água pluvial e do esgoto”, disse o Prefeito, que marcou para o dia 26 de agosto uma nova reunião com empresários e moradores, para a apresentação do projeto técnico da obra por equipe do Governo Estadual.


O Prefeito Arlei adiantou, inclusive, que em breve o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) dará início a uma importante obra de drenagem no bairro Meudon, intervenção que vai melhorar o escoamento da água pluvial e fluvial na Rua Tenente Luiz Meirelles, entre o Bom Retiro e a Várzea, outro trecho seriamente afetado por inundações em época de chuva forte.


O empresário Zedequias Rocha avaliou como positivo o resultado da reunião. “Foi muito bom, estamos avançando. Marcada essa reunião com o responsável pelo projeto oficial estamos mais seguros de que caminhamos firme para a solução desse problema. Vamos lutar até ver essa obra realizada”, assinalou.


Quem também aprovou o encontro foi Igor Edelstein de Oliveira, presidente do Sincomércio. “Ficamos felizes em ver que o prefeito Arlei já está em contato com o Vice-governador Pezão para que essa obra de extrema importância saia. Foi agendada uma nova reunião, quando vai ser apresentado um projeto com todo o embasamento técnico necessário para que seja feita uma obra com os resultados esperados pela população”.


Também participaram da reunião os secretários municipais José Carlos Cunha (Governo), Luiz Fernando Souza Filho (Planejamento), Denilson Moraes Pereira (Obras e Serviços Públicos), Ceil Freitas (Desenvolvimento Econômico), Henrique Carregal (Turismo) e Marcos Antonio da Luz (Segurança).

Fotos: Marco Esteves 

Nota de pesar- Sônia Belinha

O Prefeito Arlei e o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, lamentam, com profundo pesar, o falecimento da funcionária Sônia Belinha. O Prefeito Arlei e o Secretário Leonardo Vasconcellos, juntamente com todos os funcionários da Secretaria de Educação, se solidarizam com a família, amigos, colegas e alunos, desejando que tenham o merecido conforto para superar a dor da perda.

NOTA de pesar Jaime Neves Tavares



O Prefeito  Arlei, juntamente com toda a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, manifesta profundo pesar pelo falecimento do funcionário Jaime Neves Tavares, no Governo desde 2009. O Prefeito Arlei e o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, se solidarizam com a família, amigos, colegas e alunos, desejando que tenham o merecido conforto para superar a dor da perda.






segunda-feira, 15 de julho de 2013

Encontro de Turismo da UERJ de quarta a sexta em Teresópolis



Com o objetivo de trazer mais visibilidade para a área do turismo no município, o Curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promove desta quarta até sexta, 17 a 19 de julho, o “II Encontro de Turismo de Teresópolis - O valor do Turismo na cidade”. O evento acontecerá no Campus da UERJ na cidade (Av. Lúcio Meira 233, Várzea) e no Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré 675, Várzea).


O Encontro é resultado de um trabalho dos alunos do curso de Turismo da Universidade, instalado em Teresópolis desde o segundo semestre de 2010, e contará com a presença pesquisadores, empresários e representantes de organizações relacionadas ao setor, como a Secretaria Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo.


A iniciativa tem como foco estimular o pensamento crítico dos participantes na percepção da cidade, visando apresentar possibilidades e benefícios práticos para adequação e inovação da estrutura existente e da demanda turística local.


Por se tratar de um evento acadêmico, a programação acontece em forma de palestras, mesas redondas e grupos de trabalho, com entrada franca. O evento conta com o patrocínio dos restaurantes Recanto dos Pescadores e Taberna Alpina, da Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (CEASA-RJ), entre outras empresas, e com o apoio do Supermercado Green Fruit.


PROGRAMAÇÂO


Quarta-feira, dia 17/07 – Teatro Municipal
15h30 – Abertura oficial
16h – Conferência de Abertura: Turismo, Identidade Local e Meio Ambiente
Docente UERJ: Rafael Fortunato
Convidados externos: Henrique Carregal (Secretário Municipal de Turismo)
Ricardo Vieiralves (Reitor da UERJ)
Aureanice Corrêa de Mello (Diretora do IGEOG – Instituto de Geografia)


Quinta-feira, dia 18/07 - Campus UERJ Teresópolis
Das 14h às 17hs – Grupos de Trabalho (GTs - 1 a 3)
1) Contribuições do planejamento turístico no espaço urbano - GT
Docente UERJ – Moderadora: Profª. Clara Lemos
2) Interdisciplinaridades e interfaces do turismo na cidade e na região – GT
Docente UERJ – Moderador: Prof. Alberto dos Santos
3) Turismo: cultura e gastronomia – GT
Docente UERJ – Moderadora: Profª. Amanda Danelli
18h – Mesa 1: Casos de sucesso em turismo no Brasil e no mundo
Docente UERJ: Prof. Eduardo Mielke e Thiago Pereira
Docente UERJ – Moderador: Prof. Marcelo Sotratti
Convidado Externo: Vinícius Claussen (proprietário da Cervejaria Sankt Gallen)


Sexta-feira, dia 19/07 – Teatro Municipal
14h – Mesa 2: Benefícios do turismo para a cidade (nos aspectos financeiros e simbólicos)
Docente UERJ: Profª. Carolina Cavalcanti
Docente UERJ – Moderador: Prof. Leandro Moura.
Convidado Externo: Leonardo Rodrigues (Presidente do Conselho Municipal de Turismo, proprietário da chocolataria Bombom e apresentador do programa de TV Chef em Casa)
15h – Mesa 3: Potencialidades para a realização de eventos na cidade
Docente UERJ: Ricardo Benevides (Departamento Relações Públicas)
Docente UERJ – Moderadora: Profª. Michelle Bronstein
Convidado externo: Nauro Grehs (Vice-Presidente da TurisRio e gestor nos Hotéis São Moritz e Alpina)
16hs – Intervalo
17h – Encerramento com ideias: O valor do Turismo na Cidade
Docentes UERJ: Profª. Clara Lemos, Prof. Alberto dos Santos, Profª. Amanda Danelli
Docente UERJ – Moderador: Prof. Cleber Marques de Castro

Vagas Sine Teresópolis


Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego
Posto SINE - Teresópolis – RJ
Data: 15/07/2013





CLIQUE PARA AMPLIAR

Obs.

A vaga, mencionada pode ser preenchida a qualquer momento, dependendo da procura da mesma no SINE.

Pode acontecer também, que o empregador faça a seleção, na própria empresa, ou contrate por outros meios que não o SINE, e não retorne ao SINE que a vaga foi preenchida. 

Teresópolis Arlei se reúne com SindPMT e assina Plano de Cargos e Salários

Nesta segunda-feira, 15, o Prefeito Arlei recebeu em seu gabinete a diretoria do SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis) e reafirmou o compromisso de implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários). Acompanhado dos secretários de Administração, Carlos Tucunduva, e Controle Interno, Fábio Cardoso, e vereadores, Arlei assinou o ofício que encaminha à Câmara Municipal o projeto que será votado nesta quinta-feira, dia 18 de julho.
Antigo sonho dos funcionários públicos do município, o PCCS prevê a redução da defasagem salarial, a evolução funcional e o reenquadramento de funções, além de cursos de qualificação dos servidores, entre outros benefícios. O objetivo do plano é possibilitar a valorização dos funcionários e criar mecanismos que permitam ao servidor receber um salário compatível com o trabalho que desempenha.


Satisfeito com o desenrolar das negociações, o Prefeito Arlei parabenizou a presidente do SindPMT, Andréa Pacheco e os demais membros da diretoria do Sindicato, pela elaboração do Plano e pelo empenho em prol de sua implantação. Arlei ainda se comprometeu em apoiar o servidor na luta pela valorização da categoria, não só com a aprovação do PCCS, como também buscando outras melhorias para a classe. “Trabalhamos para a valorização dos funcionários públicos. Estou satisfeito em poder realizar um projeto esperado por mais de 30 anos pelos servidores. Fico feliz por este sonho estar sendo realizado no meu governo”, declarou Arlei.


O presidente da Câmara Municipal, vereadores, Mauricio Lopes, acenou positivamente pelo seu voto no dia 18. “Sinto-me honrado e com a sensação de dever cumprido. Com muita vontade política, finalmente está sendo estabelecido o PCCS. Criamos uma Frente Parlamente pro-servidores e começamos a nos reunir, discutindo e lapidando este plano que, finalmente, está sendo encaminhado para ser votado em sessão extraordinária no dia 18. Já vou adiantando o meu voto aqui: digo sim ao PCCS. Parabéns, servidor”.


Também acompanharam o encontro os vereadores Dr. Carlão, Dr. Habib, Dr. Antonio Francisco, Da Ponte, Luciano de Vargem Grande, Fábio Branco, Dedê da Barra, José Carlos da Estufa e Serginho Pimentel.


Para a presidente do SindPMT, Andréa Pacheco, e demais membros da diretoria do Sindicato, a aprovação do PCCS será um marco na história de Teresópolis. “Agora é só comemorar e agradecer muito ao Arlei e a esta frente parlamentar, que juntos entrarão para a história do serviço público municipal. Teresópolis nunca teve um prefeito e uma Câmara que se preocupasse de fato com o funcionário. Vamos torcer para que o Prefeito Arlei continue sendo democrático e preocupado com as necessidades da categoria. Estou muito emocionada por essa conquista, que vai beneficiar os cinco mil funcionários e seus familiares. Aproveito para convocar todos os servidores a comparecerem nesta quinta-feira, dia 18 de julho, na Câmara Municipal, para juntos comemorarmos esta vitória, que é de todos nós”, disse Andrea.

Foto: Jeferson Hermida 

Sistema de pare e siga na Serra de Teresópolis será liberado durante as férias escolares e JMJ


A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) vai suspender, de 19 a 31 de julho, o sistema de “pare e siga” no trecho da Serra de Teresópolis onde é construída a terceira faixa da rodovia. A medida visa minimizar impactos causados por interrupções de tráfego e proporcionar mais conforto aos usuários durante as férias escolares, quando o movimento é sempre maior. Em especial este ano em que o Rio de Janeiro sedia a 13ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece do dia 23 ao dia 28, é presidida pelo Papa e tem a estimativa de reunir mais de 2 milhões de jovens de todo o mundo.
Quando concluída, a obra - além de maior segurança e fluidez no tráfego – trará benefícios diretos aos usuários da Rio-Teresópolis-Além Paraíba. Um deles será a eliminação do gargalo rodoviário que interfere no escoamento de produtos locais, o que impactará positivamente na economia regional, servindo ainda como importante suporte de infraestrutura para o desenvolvimento da vocação turística da Região Serrana do Estado do Rio.


Por conta de restrições ambientais e geotécnicas, não haverá terceira faixa em alguns pequenos segmentos. Ao todo, serão contemplados com a obra 12 dos 14 quilômetros de serra. A CRT lembra a importância dessa obra, que nos trechos já concluídos e entregues registrou uma redução de 28,45% no número de acidentes na comparação de 2011 com 2010; e de 18,5%, na de 2012 com 2011.


Mais informações e serviços nos telefones 0800 021 0278 e 0800 021 0279 (exclusivo para deficientes auditivos e de fala).


Dedo de Deus com a comunidade - Serviços


Prefeitura do RJ - Prefeitura disponibiliza consulta online a recursos de autuação de trânsito



A Secretaria Municipal de Transportes disponibiliza, a partir desta segunda-feira (15.07), novo serviço online aos cariocas. O cidadão passa a ter acesso ao conteúdo do parecer do recurso de defesa da autuação por meio do site www.rio.rj.gov.br/web/ smtr, clicando na opções: multas/trânsito/ consulta a recursos contra infrações de trânsito.


Anteriormente, era possível apenas verificar online se o recurso de defesa foi ou não aceito, sem acesso à justificativa. Com o novo serviço, a prefeitura soma mais opções de atendimento, além dos dez postos na cidade onde é possível, também, obter o parecer do recurso.

METRÔRIO REALIZARÁ OPERAÇÃO ESPECIAL PARA EVENTOS COM A PRESENÇA DO PAPA



O MetrôRio realizará, nos dias 25/07 e 26/07 um esquema especial de operação para atender aos eventos que acontecerão na Praia de Copacabana e terão a participação do Papa Francisco. A operação com horários de embarque escalonados tem por objetivo proporcionar uma viagem com mais fluidez para a grande quantidade de pessoas que irá ao evento. Nestes dois dias, o esquema começará sempre às 12h e se estenderá até as 5h do dia seguinte. Durante este período, o acesso ao sistema se dará somente através do cartão horário, cuja comercialização se iniciou no dia 08/07 em 11 estações do MetrôRio. Para cada dia, foram colocados à venda 231,9 mil cartões e foram destinados 13 mil bilhetes de gratuidade para idosos e pessoas com deficiência.


O cartão está disponível para venda, das 9h às 21h até 17/07, nas bilheterias das estações Pavuna, Del Castilho, Maracanã, Saens Peña, Praça Onze, Central, Carioca, Glória, Flamengo, Botafogo e Siqueira Campos. Entre os dias 18 e 24/07, o cartão será comercializado somente nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória.


Os cartões serão vendidos pelo preço da tarifa do MetrôRio: R$ 3,20 para os cartões de ida ou de volta e R$ 6,40 para os cartões de ida e volta. Durante a Operação Especial da Jornada Mundial da Juventude, não será aceito nenhum outro tipo de cartão.


Para a viagem de ida, o usuários terão à sua disposição sete faixas de horário (entre 12h e 19h) e deverão comprar os cartões correspondentes a que deseja viajar. A volta acontecerá sem horário marcado, entre 19h e 5h, mas também será com cartão pré-adquirido. A Concessionária recomenda que a compra seja feita o quanto antes, para que o usuário possa planejar melhor o embarque no horário preferido.


Os clientes de fora do Rio de Janeiro podem reservar seus cartões através da página http://www.metrorio.com.br/faleconosco.htm. Nesta modalidade de venda, destinada a grupos, será comercializada a quantidade mínima de 10 cartões, mediante pagamento com boleto bancário. O pedido deve ser enviado até o dia 19/07.