sexta-feira, 13 de setembro de 2013

INTERVENÇÃO NA BR-393 INTERFERE NO TRÁFEGO DA RIO-TERESÓPOLIS NO PRÓXIMO DIA 1


​A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa que a instalação de dois pórticos na BR-393 (Rodovia do Aço), prevista para acontecer no próximo domingo (15/9), das 8h às 18h, irá interferir no tráfego da Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ), no trecho inicial da concessão, próximo ao acesso à cidade de Além Paraíba. Está prevista a interrupção parcial da via no Km-2, com tráfego fluindo em sistema de pare e siga, assim como dois momentos, entre 11h e 13h e 14h e 16h, quando será necessário o fechamento total da mesma por cerca de uma hora.


As interrupções acontecerão em decorrência da interdição total de trecho da BR-393 nesses períodos, o que também poderá comprometer a fluidez do tráfego na Rio-Teresópolis. Em função disso, a CRT manterá equipe de plantão no Km-2, com viatura e painel de mensagens variáveis (PMV móvel), para orientar os motoristas. A concessionária pede a seus usuários para que programem as viagens de modo a evitar o trecho em questão nestes horários. Tão logo o serviço seja concluído na Rodovia do Aço, o tráfego será normalizado também na BR-116/RJ.


Outras informações, ligar para os números da CRT, 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala) ou para a ACCIONA, 0800-2853393.

Nova Friburgo recebe palestra sobre e-social



O Fisco Digital - projeto ambicioso da Receita Federal que tem por objetivo combater a sonegação de impostos -, está implantando o Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED. Trata-se de um preciso cruzamento de informações entre empresários e as Secretarias de Fazenda, que não deixa escapar erros, tornando a fiscalização cada vez mais eficiente, com aumento da formalidade nas declarações e, principalmente, na conscientização das empresas. O novo modelo está sendo colocado em prática gradativamente desde 2005, mas empresários, comerciantes e contadores ainda possuem muitas dúvidas. Por isso, a Alterdata, desenvolvedora de softwares para automação contábil, Nota Fiscal Eletrônica, entre outros, promove a palestra “e-social: SPED Reestruturando o DP das empresas”, em Nova Friburgo, no dia 16 de setembro, às 16 horas, com o especialista Dante Barini Filho. O evento será realizado em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Nova Friburgo.
O palestrante vai abordar o projeto da EFD Social, os esquemas e os arquivos envolvidos, além do fluxo de informações, blocos e tabelas, estrutura do RET, entre outros assuntos relacionados ao tema. “Essa palestra que atinge todas as empresas, inclusive pessoa física que tenha empregado assalariado. A Receita Federal do Brasil segue dando continuidade ao projeto SPED, implantando a parte mais impactante: a e-Social.”, explica Barini.
As inscrições devem ser feitas no link:
http://w2.alterdata.com.br/contatos/palestras.asp?id_palestra=483&participarPalestra=inscricao&pag=2




Palestra e-social: SPED Reestruturando o DP das empresas
Data: 16 de setembro de 2013
Horário: 16 às 19h
Endereço: Auditório da CDL - Rua Fernando Bizzoto, 39 – Centro Nova Friburgo – RJ
Telefone: (22) 2527-2067

Empresário de Teresópolis faz palestra no Rio de Janeiro


O empresário Ladmir Carvalho, Diretor Executivo da Alterdata, fará palestra sobre os desafios e as dificuldades de empreender no 3º evento do Movimento Empreenda, que acontece no dia 17 de setembro, no Rio de Janeiro. Com uma trajetória de sucesso, Ladmir contará um pouco da história da empresa e dará dicas de como gerir um negócio em um mercado competitivo.
O empresário é um dos sócios-fundadores da empresa, que atua há 24 anos no mercado de softwares de gestão empresarial. Nascida em Teresópolis, interior do Rio de Janeiro, possui 75 bases em todo o país, 25 mil cliente ativos, 1000 funcionários e crescimento médio de 30%.
O evento Movimento Empreenda, uma iniciativa da Editora Globo para encorajar e capacitar o empreendedor brasileiro, será realizado no Real Astória, na Av. Repórter Nestor Moreira, 11, a partir das 19h. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo sitewww.movimentoempreenda.com.br

Secretaria estadual de Trabalho e Renda disponibiliza 2.073 vagas de emprego esta semana

  A Secretaria estadual de Trabalho e Renda oferece 2.073 vagas de emprego em diversas regiões do estado para esta semana. Os salários variam de R$ 678 a R$ 2.047. Para se candidatar é preciso comparecer a um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com carteira de trabalho, identidade, CPF, número de inscrição no PIS e comprovante de residência. Os interessados podem obter informações pelo telefone (21) 2332-9999 ou pelo site www.rj.gov.br/web/setrab.
Para a Região Metropolitana são oferecidas 751 vagas. A capital tem 619 chances de emprego. As principais oportunidades são para operador de supermercado (30), auxiliar de depósito (30), costureira (20), motorista de caminhão (10), vendedor de plano de saúde (10). Em Niterói são oferecidas 60 vagas, entre elas, dez para promotor de vendas, quatro para motoboy e duas para auxiliar de limpeza. Já em São Gonçalo são oferecidas 72 vagas, a maioria para pedreiro (20). Os salários entre R$ 678 e R$ 1.500.
Na Baixada Fluminense, há 279 vagas nas mais diversas áreas. Os salários variam de R$ 698 (atendente de lanchonete) a R$ 1.700 (técnico analista de planejamento e controle de produção). Em Nilópolis há 100 vagas para operador de vendas (loja), com vencimentos em R$ 805. O município de Nova Iguaçu é o que mais se destaca, com 111 chances. O setor com maior número de oportunidades é o de consultor de vendas com 30 vagas e remuneração de R$ 735 e auxiliar de estoque com 15 vagas e remuneração de R$ 780.
A Região Serrana dispõe de 288 vagas. As maioria das oportunidades é para vigilante, com 39 vagas. Os salários variam entre R$ 678 (caseiro) e R$ 1.500 (auxiliar financeiro).
Na Baixada Litorânea, são 331 vagas para as cidades de Araruama, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Maricá e Rio das Ostras. Em Araruama, um agente de inspeção de qualidade recebe R$ 900 e necessita de, no mínimo, seis meses de experiência. Em Cabo Frio, há 10 vagas para vendedor no comércio de mercadorias com vencimentos de R$823.
O município de Maricá oferece 111 chances de emprego. A profissão com mais ofertas é de vendedor pracista (20), com remuneração de R$ 700. Para pedagogo há duas vagas com remuneração de R$ 2 mil, sem necessidade de comprovar experiência.
A região do Médio Paraíba oferece 326 chances de emprego. Em Volta Redonda, por exemplo, há 181 oportunidades com destaque para programador de computador, com remuneração de R$ 1.800. Há também 70 oportunidades para mecânico montador.
Em Vassouras há duas vagas para promotor de vendas, em Santo Antonio de Pádua quatro vagas para auxiliar de produção e em Campos dos Goytacazes há 59 oportunidades em diversas vagas.
A Setrab também disponibiliza 33 vagas para portadores de deficiência. São 15 oportunidades para operador de lojas (vendas), seis para auxiliar de limpeza, duas para porteiro, sete para ajudante de farmácia e três para monitor de esportes e lazer. As categorias ganham entre R$ 770 e R$ 1.094.

Arlei e servidores comemoram conquista histórica: Prefeitura publica o plano de cargos dos funcionários municipais




Um antigo sonho vira realidade no governo do prefeito Arlei: o tão esperado Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da Prefeitura de Teresópolis. Publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira, 13, a Lei Complementar Municipal 168/2013 estabelece normas de enquadramento e institui a tabela de vencimentos da categoria, e entrará em vigor a partir de 1° de janeiro de 2014. Resgate histórico feito pelo prefeito Arlei, o PCCS é um marco na recuperação salarial do funcionalismo municipal, pois prevê a redução da defasagem salarial, a evolução funcional e o reenquadramento de funções. O objetivo do plano é possibilitar a valorização dos funcionários e criar mecanismos que permitam ao servidor receber um salário compatível com o trabalho que desempenha.
“Este é mais um compromisso cumprido por esta administração em benefício dos funcionários municipais, eles merecem esta conquista. Fico feliz por realizar um sonho que era esperado há mais de 30 anos pelos servidores”, declarou o prefeito Arlei, acrescentando que com o PCCS, os servidores ativos e inativos poderão obter melhorias salariais que são reivindicadas há anos pela classe.
Para a presidente do SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis), Andréa Pacheco, esta é mais uma etapa vencida. “É mais uma comprovação da boa vontade do prefeito Arlei em continuar cumprindo o compromisso assumido de valorizar o funcionalismo”, comemorou. Junto com o PCCS também está publicada a Lei Complementar Municipal 167/2013, que institui o regime jurídico dos servidores públicos municipais, o popular estatuto do funcionalismo. Trata-se de um conjunto de princípios e regras relativos aos direitos, deveres e demais normas que regem a vida funcional do servidor.
Desde que assumiu a Prefeitura, em agosto de 2011, o prefeito Arlei manteve contato direto com o SindPMT para ouvir as reivindicações da categoria. Desde então, se comprometeu a avaliar e estudar a viabilidade de atender as demandas do funcionalismo dentro da realidade orçamentária da Prefeitura, inclusive a implantação do plano de cargos e salários dos servidores municipais.
As interlocuções avançaram até 2013, quando Arlei se comprometeu a enviar o plano de cargos para ser votado pelos vereadores na Câmara Municipal. O PCCS foi aprovado por unanimidade em sessão extraordinária no dia 18 de julho, diante da diretoria do SindPMT e de um número expressivo de funcionários da Prefeitura. Após a aprovação, a diretoria do sindicato e os funcionários públicos foram recebidos pelo prefeito Arlei, em seu gabinete, que cumprimentou a todos, parabenizando pela vitória na luta pela implantação do Plano.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Câmara envia ao Executivo Pedido de Informações sobre TV e Jornal O Diário


O vereador Luciano Ferreira (PSL) solicitou ao Executivo o Pedido de Informações sobre o valor despendido pelo município referente às divulgações dos eventos e realizações da Prefeitura Municipal de Teresópolis junto à TV Diário de Teresópolis.

O documento relaciona questionamentos sobre o valor já pago ao referido veículo de comunicação de janeiro até a presente data; os critérios e a forma utilizadas para a cobrança de ISS da TV Diário de Teresópolis; o valor mensal arrecadado junto à TV Diário de Teresópolis referente à cobrança de ISS do período de janeiro do ano em curso até a presente data; se consta algum débito da TV Diário de Teresópolis junto à municipalidade e a que título.

Luciano Ferreira (PSL) solicita, também, cópia da licitação do Processo do TV Diário de Teresópolis para as divulgações dos eventos e realizações da Prefeitura Municipal de Teresópolis e o valor gasto com publicidade com a TV Diário de Teresópolis. O Pedido foi aprovado na Sessão Ordinária do dia 09.09 por unanimidade.

Na Sessão Ordinária do dia 02.09, o vereador apresentou o Pedido de Informações referente ao valor despendido nas publicações oficiais da Prefeitura Municipal de Teresópolis junto ao Jornal O Diário de Teresópolis. O documento questiona o valor já pago ao veículo desde 2009 até a atualidade; os critérios e forma utilizados para a cobrança de ISS do Jornal O Diário; o valor mensal arrecadado junto ao Jornal referente à cobrança de ISS do período de janeiro de 2010 até o momento; se consta algum débito do Jornal O Diário junto ao Município e pede uma cópia da licitação do Processo do Jornal O Diário para publicação das matérias oficiais, além do valor gasto em publicidade no Jornal. O Pedido foi aprovado por unanimidade

Pré-matrícula para creches e escolas municipais será realizada em outubro e novembro

A Secretaria Municipal de Educação vai realizar de 7 de outubro até o dia 14 de novembro o período de pré-matrícula 2014 para as creches e escolas municipais e também para os centros de educação infantil. Na mesma data serão aceitos pedidos de transferência de alunos da própria rede e da rede particular de ensino.
Para as unidades escolares da área urbana, a inscrição deverá ser feita no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea), das 9h às 16h. Na área rural, a pré-matrícula será realizada diretamente nas escolas. No caso dos alunos antigos, a matrícula será renovada automaticamente, sendo que os pais deverão confirmar os dados para a renovação de acordo com data a ser definida pela Secretaria de Educação.
Para as turmas de creche, berçário, jardim, pré I e pré 2, é preciso apresentar cópia da certidão de nascimento da criança, de comprovante de residência em nome do responsável, de comprovante de trabalho (pais ou responsável), do CPF do responsável e do comprovante de aluguel (caso tenha). Os beneficiários do Programa Bolsa Família deverão apresentar o número do NIS da criança. Caso a criança seja portadora de necessidades especiais, também deverá ser apresentado laudo médico original e atual (máximo 6 meses).
Para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os documentos necessários para a pré-matrícula são certidão de nascimento do aluno, CPF do responsável, declaração de escolaridade e comprovante de residência.
Mais informações são obtidas no Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Feliciano Sodré, 1083/2º andar, na Várzea, ou pelo telefone 2641-4590.--

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Instituto Nacional do Seguro Social.As inscrições vão até sexta feira, 13 de setembro.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou em Agosto no Diário Oficial da União edital de concurso público para a oferta de 300 vagas. As oportunidades serão para o cargo de analista do seguro social. Das chances previstas, 26 são destinadas a portadores de necessidades especiais.

As inscrições vão até sexta feira, 13 de setembro.

O cargo oferece salário de R$ 7.147,12 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para concorrer, é necessário possuir graduação nas seguintes especialidades: estatística, ciências contábeis, direito, administração, engenharia (civil, mecânica, elétrica, de telecomunicações em segurança do trabalho), arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, jornalismo, publicidade e propaganda, fisioterapia e letras.

A seleção será composta apenas por prova objetiva, que deverá ser aplicada na data provável de 13 de outubro. Serão cobradas questões sobre Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Administração, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Previdenciário. Haverá ainda questões sobre conhecimentos específicos para cada área.

Interessados podem se inscrever até o dia 13/09 no site da banca organizadora do concurso, Funrio, sob taxa de R$ 67,21

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Câmara pede ao Executivo aplicação da Lei que determina gratuidade do Diário Oficial do Município de Teresópolis

      
O vereador Serginho Pimentel (PRP) enviou um Pedido de Informações ao Poder Executivo questionando o motivo do descumprimento da Lei Municipal nº 3.019 de 01 de junho de 2011.

A Lei determina que o Diário Oficial do Município de Teresópolis deva ser disponibilizado gratuitamente em todas as repartições públicas e à população. Estabelece, também, que as publicações das matérias oficiais do município sejam feitas semanalmente.

O Pedido foi aprovado por unanimidade, na Sessão Ordinária do dia 09.09, e interroga o Executivo “por qual razão ou motivo do direcionamento da licitação para que as publicações oficiais do Município sejam em um órgão de imprensa que tenha circulação diária enquanto existem vários órgãos de publicação semanal e somente um diário?”

Faetec oferece mais de 26 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional a partir desta terça, 10 A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia abre, a partir de hoje (10/9), as inscrições para mais de 26 mil oportunidades em cursos profissionalizantes gratuitos em todo o Estado do Rio. Nesta última rodada do ano, 102 unidades escolares da Rede oferecem mais de 60 tipos de capacitação profissional. Ao todo, são 26.492 vagas em áreas como: Hospitalidade e Lazer, Construção Civil e Gestão e Negócios. Só para Informática, são 10.787 vagas. Em seguida, vem os cursos de Gestão, com 2.347 oportunidades. – Com esta última rodada do ano, totalizaremos mais de 233 mil vagas ao longo de 2013. Fecharemos o ano com chave de ouro e com a sensação de termos cumprido bem nosso papel de ofertar à população cursos que preparam o cidadão para o mercado de trabalho, proporcionando, além de emprego, melhoria de renda para toda sua família – destaca o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.



A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia abre, a partir de hoje (10/9), as inscrições para mais de 26 mil oportunidades em cursos profissionalizantes gratuitos em todo o Estado do Rio. Nesta última rodada do ano, 102 unidades escolares da Rede oferecem mais de 60 tipos de capacitação profissional.

Ao todo, são 26.492 vagas em áreas como: Hospitalidade e Lazer, Construção Civil e Gestão e Negócios. Só para Informática, são 10.787 vagas. Em seguida, vem os cursos de Gestão, com 2.347 oportunidades.

– Com esta última rodada do ano, totalizaremos mais de 233 mil vagas ao longo de 2013. Fecharemos o ano com chave de ouro e com a sensação de termos cumprido bem nosso papel de ofertar à população cursos que preparam o cidadão para o mercado de trabalho, proporcionando, além de emprego, melhoria de renda para toda sua família – destaca o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

                                                                                                                            Foto: Divulgação/Faetec


Cursos na área de Informática oferecem mais de 10 mil oportunidades de qualificação profissional.
As inscrições, que terminam no dia 22, são gratuitas e podem ser realizadas somente no site da Rede (www.faetec.rj.gov.br), no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar uma das 90 unidades da Faetec Digital distribuídas em todo o Estado e contar com o auxílio dos monitores da Fundação.

– Com esta última oferta, fechamos o ano com um balanço positivo de acesso à qualificação profissional da Faetec. A meta é ampliar ainda mais esse leque de oportunidades para a população fluminense, com novos cursos e expansão física da Rede, com a certeza de que estamos avançando na formação de profissionais com alto nível empregabilidade – afirma o presidente da Faetec, Celso Pansera.

O sorteio público das vagas será feito no dia 24, a partir das 10 horas, e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão de 25 a 30 deste mês para efetivar a matrícula. As aulas começam em 16 de outubro.

NOTA OFICIAL -HCT continuará atendendo pacientes do SUS


A Prefeitura de Teresópolis informa que em audiência especial para esclarecimentos e conciliação, realizada no final da tarde desta segunda-feira, dia 9, na 1ª Vara Cível de Teresópolis, entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde, a Fundação Educacional Serra dos Órgãos, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e o Ministério Público, ficou acordado que o Hospital manterá o atendimento à população e não realizará qualquer tipo de paralisação.

Ficou acordado ainda que o Município vai trabalhar para resolver as questões de atrasos nos repasses de recursos ao Hospital. Porém, independentemente disso, ficou acordado que não poderá haver paralisação dos serviços hospitalares à população.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nota de pesar


O Prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa, lamenta o falecimento do jornalista João Carlos de Andrade, ocorrido nesta segunda-feira, 9 de setembro, e manifesta seu sentimento de pesar aos familiares e amigos pela perda.
Experiente profissional, João trabalhou como jornalista e produtor na extinta TV Manchete e na antiga SerraMar, hoje InterTV. Também foi o primeiro ouvidor municipal da cidade de Teresópolis e atuou na Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Conselheiros tutelares de Teresópolis são empossados



Realizada na manhã desta segunda-feira, dia 9, no Teatro Municipal, a solenidade de posse dos cinco Conselheiros Tutelares de Teresópolis para o mandato 2013-2015: Luiz Jorge da Silva, João Valfran Sobrinho Gomes, Rodrigo Pinto Ribeiro, Vanda Regina de Oliveira e Juliana Nicácio da Silva. Eles foram eleitos no dia 25 de agosto e, logo depois, passaram por uma capacitação para aprofundar os conhecimentos sobre o papel do Conselho e as funções que devem desempenhar no órgão.

“Parabenizo os novos conselheiros do Conselho Tutelar, um órgão tão importante para a nossa cidade. A Prefeitura está à disposição para o que for preciso. Em breve realizaremos uma reunião para estreitarmos ainda mais o nosso bom relacionamento”, disse o prefeito Arlei, após assinar os termos de posse dos novos conselheiros tutelares.

A secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, deu boas-vindas aos novos conselheiros tutelares, e agradeceu o trabalho desempenhado com dedicação pelos conselheiros do mandato anterior. “A secretaria dará todo o apoio para que o Conselho Tutelar funcione com toda a dignidade para atender bem nossas crianças e adolescentes”, assinalou.

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Iracema Toledo Braga, ressaltou a responsabilidade do trabalho que os conselheiros têm a desempenhar. “Vocês foram escolhidos pela sociedade para zelar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes, e o CMDCA espera que cumpram sua função com muita ética e responsabilidade. Contem conosco como parceiros em todas as suas ações”.


A promotora da Infância e Juventude, Gabriela dos Santos, também deixou uma mensagem. “O Ministério Público estará sempre de portas abertas para que possamos trabalhar juntos”. Representando o 30° Batalhão de Polícia Militar, o capitão André Cabral reafirmou a parceria de trabalho com o órgão. “Em nome do 30° Batalhão e do comandante, tenente-coronel Lima, parabenizo os conselheiros eleitos. Que Deus abençoe nessa empreitada e no zelo pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O Batalhão está de portas abertas para ajudá-los”.
O conselheiro empossado Luiz Jorge da Silva falou em nome dos novos conselheiros tutelares. “Recebemos da nossa cidade uma missão muito importante. Peço que as portas da Prefeitura estejam sempre abertas para as nossas petições. Com a parceria oferecida em rede pelo CMDCA, o Centro Especializado de Referência de Assistência Social, os centros de referência de assistência social, a Polícia Militar e a Prefeitura, Teresópolis só tem a ganhar na proteção de nossas crianças e adolescentes”.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Márcio Catão, do vereador Dr. Carlão, do secretário municipal de Segurança, Marcos Antonio da Luz, além de representantes da rede de atendimento e proteção dos direitos da criança e do adolescente no município.

O Conselho

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, que tem como missão zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Os conselheiros tutelares têm como função atender casos em que crianças e adolescentes têm seus direitos violados ou são vítimas de negligência, exploração, discriminação, violência e crueldade. ​

Funciona no Espaço Cidadão (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 18h, sendo que os conselheiros trabalham no sistema de plantão à noite, nos fins de semana e feriados. O telefone para informações é (21) 3641-3019.

Pagamentos de indenizações do Seguro DPVAT sobem 38%


O Seguro DPVAT pagou quase trezentas mil (299.290) indenizações no primeiro semestre de 2013. Essa quantidade representa um crescimento de 38% de pagamentos, perante o total realizado nos primeiros seis meses do ano passado.
Enquanto o número de mortes caiu 3%, as indenizações por invalidez permanente saltaram 51% e chegaram a 215.530 pagamentos em todo o Brasil. O levantamento foi realizado pela Seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro no País.
As motocicletas continuam na liderança das estatísticas do Seguro DPVAT. Os acidentes envolvendo o veículo de duas rodas representaram 72% de todas as indenizações pagas pela Seguradora Líder DPVAT no semestre. A alta incidência de acidentes nesta categoria, apesar de as motos corresponderem apenas 27% da frota nacional, já vinha sendo apontada nos estudos anteriores da Seguradora. Os automóveis, que superam 60% da frota, foram responsáveis por 23% dos benefícios pagos.
Entre os casos de invalidez permanente, 76% foram em decorrência de acidentes com motocicletas. Essa categoria de veículo, também, é responsável pela maioria dos pedidos de reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS) com 69%. Já os automóveis foram os causadores da maioria das indenizações de morte, 46% do total.
De acordo com o levantamento, 76% das vítimas eram homens. Os jovens, na faixa de 18 e 34 anos entre homens e mulheres, representam 51% dos benefícios pagos no semestre. A maior incidência de vítimas foram os motoristas, 60%, e dentre estes, 54% foram do sexo masculino. Os pedestres foram as vítimas de 23% de todas as indenizações pagas.
"O número de indenizações por invalidez permanente é algo que chama atenção. Os jovens motociclistas, principalmente de 18 a 34 anos, têm um risco grande de se acidentarem e muitos ficam com uma invalidez permanente. Várias ações precisam ser somadas para mudar essa tragédia nas ruas, como campanhas educativas, incentivo ao uso de equipamentos de proteção, fiscalização, conscientização dos motoristas e dos pedestres, além da melhoria da mobilidade urbana das cidades", analisa Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT.
Para contribuir com o acesso de toda a população ao Seguro DPVAT, a Seguradora Líder DPVAT consolidou uma parceria com os Correios. Em junho deste ano, todas as agências próprias passaram a receber os pedidos de indenização, de forma gratuita. Com esta medida, são mais 7,4 mil pontos espalhados em todo Território Nacional, entre Seguradoras Consorciadas, Sindicato dos Corretores de Seguros, Corretor Parceiro e Correios.

Números que preocupam
Atenta ao constante crescimento do número de indenizações do Seguro DPVAT pagas a motociclistas, a Seguradora Líder DPVAT, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, criou um vídeo explicativo sobre o cuidado com a frenagem no veículo. Este é um importante item de segurança que muitas vezes não é utilizado corretamente e pode ajudar a reduzir acidentes. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado através do endereço: https://www.youtube.com/watch?v=qhZlnPsm0XU.
A Seguradora Líder DPVAT também realiza campanhas explicativas levando à população brasileira informações sobre este direito, além de buscar parcerias como a realizada com os Correios, a fim dar capilaridade ao Seguro em todo o Território Nacional.

Sobre o Seguro DPVAT
O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como Seguro DPVAT, existe desde 1974. É um seguro de caráter social que indeniza todas as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. O Seguro DPVAT oferece cobertura para três naturezas de danos: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).
A atual responsável pela administração do Seguro DPVAT é a Seguradora Líder-DPVAT, que tem o objetivo de assegurar à população, em todo o território nacional, o acesso aos benefícios do Seguro DPVAT. Com esta diretriz, a Seguradora consolidou em junho de 2013 a parceria com todas as agências próprias dos Correios do País, ampliando, ainda mais, o número de pontos de atendimento.
O Diretor Presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier, explica que o procedimento para o recebimento do seguro pelas vítimas de trânsito é simples e gratuito, e alerta para o fato de que não é necessário intermediário para dar entrada no pedido de indenização.
"Para ter acesso ao benefício, basta apresentar os documentos no ponto de atendimento escolhido no prazo de três anos a contar da data da ocorrência do acidente. Em caso de dúvidas, dispomos de um site com a relação completa de locais de atendimento e os documentos necessários para solicitar cada tipo de indenização," afirma.
O pagamento da indenização é feito em conta corrente ou poupança da vítima ou de seus beneficiários, em até 30 dias após a apresentação da documentação necessária. O valor da indenização é de R$ 13.500 no caso de morte, de até R$ 13.500 nos casos de invalidez permanente, variando conforme o grau da invalidez, e de até R$ 2.700 em caso de reembolso de despesas médicas e hospitalares comprovadas.
Os recursos do Seguro DPVAT são financiados pelos proprietários de veículos, por meio de pagamento anual. Do total arrecadado, 45% são repassados ao Ministério da Saúde (SUS), para custeio do atendimento médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito em todo País, na rede pública e conveniada. 5% são repassados ao Ministério das Cidades, para aplicação exclusiva em programas destinados à educação e prevenção de acidentes de trânsito. Os demais 50% são voltados para o pagamento das indenizações.
Serviço:
Site DPVAT: www.dpvatsegurodotransito.com.brSAC DPVAT - 0800 022 12 04 - Todos os dias da semana, 24h por dia.

Justiça impede paralisação do HCT


Tendo em vista o anúncio de paralisação parcial do atendimento, feito na tarde desta sexta-feira, 6, pela direção do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT), a Secretaria Municipal de Saúde ajuizou uma ação cautelar junto à 1ª Vara Cível de Teresópolis, solicitando antecipação de tutela a fim de garantir a continuidade da assistência à população a partir de segunda-feira, dia 9 de setembro. A medida foi tomada após uma tentativa infrutífera de negociação, junto à direção do hospital, para que não houvesse a interrupção dos serviços.

A Secretaria de Saúde reconhece que houve um atraso de 16 dias no repasse dos recursos contratualizados com o HCT. Entretanto, os valores foram depositados nestas quinta-feira, dia 5, num montante de R$ 1,5 milhão, e complementados nesta sexta-feira, dia 6, com o depósito dos cerca de R$ 500 mil restantes.


“A Secretaria de Saúde entende que existe o princípio da razoabilidade e da continuidade da prestação dos serviços de saúde, e que um atraso de 16 dias não justifica a suspensão dos referidos serviços. Por isso, foi tomada a decisão de solicitar uma liminar visando garantir a assistência à população”, declarou o secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira, dia 6.

“Reconhecemos a importância da parceria da instituição Fundação Educacional Serra dos Órgãos com a Secretaria de Saúde. Quando o prefeito Arlei assumiu a Prefeitura, não havia um Plano Operativo Anual (POA) vigente, nenhum tipo de normativa em relação ao serviço. O hospital estava há mais de dois anos sem alinhamento dos valores de repasse, que giravam em torno de R$ 1,450 milhão. Hoje temos aprovado, em reunião realizada no último mês de agosto no Conselho Municipal de Saúde, um POA de R$ 2,093 milhões. Portanto, a gestão do prefeito Arlei aumentou em torno de 40% o valor do repasse ao hospital”, pontuou o secretário Carlos Otávio.

O secretário de Saúde encerrou a coletiva reafirmando que, dentro de um contrato firmado, 16 dias não justifica a suspensão dos serviços de saúde à população, conforme anunciado pelo Hospital das Clínicas de Teresópolis. Com base nisso, a Secretaria de Saúde ajuizou a ação junto à 1ª Vara Cível e está aguardando uma liminar para que haja a continuidade da prestação desses serviços na próxima semana.

Nota da redação: De acordo com advogados consultados pelo Blog, o Hospital das Clinicas nem a Beneficência Portuguesa podem legalmente interromper o atendimento de uma hora pra outra como a direção das duas unidades de saúde anunciaram. Hoje, dia 09/09, acontece uma audiência pública na 1ª Vara Cível. Informações extra oficiais relatam que a ordem judicial teria chegado a direção do HCT quando a Unifeso, dava uma coletiva de imprensa.




II Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Nova Friburgo


O secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, participa, nesta segunda-feira (09/09), às 17h, da abertura da II Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no auditório do hotel Bucsky, em Nova Friburgo, na Região Serrana.


Durante o encontro, que vai até quarta-feira (11/09), serão discutidas propostas que servirão de base para a construção do Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Entre elas, questões relacionadas a agricultura familiar, meio ambiente, agroecologia, democratização do acesso à terra e participação da mulher e jovem rural.


Na ocasião, também serão priorizadas propostas para serem levadas à conferência nacional (que acontece de 10 a 14 de outubro, em Brasília) e serão eleitos 30 delegados que representarão o Rio de Janeiro no encontro nacional.


O evento está aberto à participação de extensionistas rurais, pesquisadores, estudantes, agricultores, professores e demais interessados. Compõem a comissão organizadora do evento o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus), Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Emater-Rio, Pesagro-Rio e Rio Rural), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Ceasa-RJ e Fiperj), Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sebrae-RJ, Cedro, Fetag, Unacoop e Cooperar.


Serviço;

Dia: 09/09/2013

Hora: 17h

Local: Hotel Bucsky - RJ-116 - Km 76 - Ponte da Saudade - Nova Friburgo - RJ