sábado, 12 de maio de 2012

Mãe



                               ELAS       

“Não existe maneira de ser a mãe perfeita,
e há milhões de maneiras de ser uma boa mãe.”

(Jill Churchill)
São elas amarelas, brancas, negras.
Amarelas tal qual o brilho do sol,
Brancas feito a maciez da neve,
Negras como o mistério acolhedor da noite.
São elas biológicas ou adotivas.
Nas primeiras, cresce-se antes na barriga.
Nas demais, cresce-se permanentemente no coração.
São elas fortes, corajosas e tolerantes.
Resignam-se diante das transformações do corpo,
Superam a ansiedade da espera,
Suportam as dores do parto.
São elas provedoras e guardiãs.
Oferecem-nos o sustento nutrido a partir do colo,
Concedem-nos a segurança reconfortante
De braços e abraços.
São elas instrutoras, professoras, educadoras.
Instruem-nos o aprendizado,
Conduzem-nos pelos caminhos,
Professam-nos sua sabedoria.
São elas advogadas, engenheiras ou arquitetas,
Domésticas, executivas ou médicas,
Defendendo nossa integridade,
Edificando nosso caráter,
Planejando nosso futuro,
Curando nossas enfermidades,
Menos do corpo, mais da alma.
São elas referência e reverência,
São elas exemplos e opiniões,
São elas a nos trazer à vida,
Embora não possam nos dar, a vida.
São elas Anas e Marias,
Rosas e Patrícias,
São elas mulheres,
Elas são…
Mães!

O nosso Blog homenageia à todas as mães que nos acompanham e nos ajudam a ser  cada dia um pouquinho melhor. Parabéns pelo dia!

Nova programação Rádio Teresópolis

Já está no ar a nova e diferenciada programação da Rádio Teresópolis AM 1510. A nova grade estreou no mês de maio com novos programas e com os antigos e tradicionais sucessos, que já fazem parte da preferência do ouvinte.


A mais antiga rádio da cidade passa a oferecer uma programação dinâmica, com informação, esporte e música para todos os gostos. A programação oferece desde Beatles, passando pelos sucessos do pop-sertanejo, sem deixar de fora os clássicos do Rei Roberto Carlos e as músicas que povoam os paradões de sucesso.
Novos horários, locutores e atrações prometem manter o primeiro lugar em audiência, como o ‘Clássicos Sertanejos’, na voz de Carlinhos Bill; e o Caldeirão de Sucessos, com Célio de Castro. Os dois novos musicais vão estar de segunda à sexta-feira na programação (confira abaixo).
“Queremos inovar sempre. Nosso objetivo é oferecer ao ouvinte a notícia em primeira mão, sem abrir mão do lazer e do entretenimento. Por isso as novas e antigas atrações. A qualidade está em primeiro lugar”, explica o diretor da Rádio Teresópolis, José Carlos Pedra.
O jornalismo e a opinião seguem com força na grade. Está de volta o Jornal da Manhã, com o apresentador Wilson Mendes. Cabe ao locutor também a apresentação do ‘Bom Dia Teresópolis’. Ainda na linha de opinião, Nelson Durão apresenta ‘A Voz do Povo de Terê’, com os problemas dos bairros e a participação da população pelo telefone. Cláucio Mizael segue com o premiadíssimo Repórter Policial. Na linha esportiva, ganha espaço na nova programação o ‘Balanço Esportivo’, com Luciano Cavalcante. Ainda na programação semanal, volta também o Jornal das Seis, com Antônio Carlos.
Nos finais de semana, a grade também mostra novidades. Aos sábados, às 5h, os sucessos da banda que revolucionou a música internacional, ‘Beatles Forever’, com Fernanda Lima. Em seguida, ‘Encontro com o Rei’, na apresentação de Marcelo Pacífico; e o ‘Sucesso Sertanejo Pop’, na voz de André Martinez. Tem ainda o Vibe Show, com Suane Araújo. Na prata da casa, Luciano Cavalcante apresenta ‘Meia Hora com Artistas’, trazendo entrevistas e curiosidade, além do musical ‘Pagode e Samba’. Zeca Amorim apresenta o Super Sábado, com notícias e variedades
.


Fonte: Teresópolis Jornal

CURSOS TÉCNICOS - IFRJ

O Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas para 398 vagas de educação profissional de nível médio/técnico.

Locais: Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Pinheiral, Volta Redonda e Paulo de Frontin.


Mais informações aba superior " CONCURSOS PÚBLICOS"  em nosso Blog.:)
Concurso UERJ 2012 - vários cargos




Informações na  aba "CONCURSOS PÚBLICOS" em nosso blog.


Não deixe de conferir e divulgar!

Cirurgia gratuita para lábio leporino no RJ




De 31 de maio a 1º de junho, a ONG Operação Sorriso realizará seleção para o seu programa humanitário no Rio de Janeiro. A instituição reúne médicos voluntários de diversos países para oferecer cerca de 100 vagas para cirurgias corretivas gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio lascado, lábio leporino, fenda palatina ou goela de lobo). A seleção dos pacientes será realizada na Policlínica Piquet Carneiro (que fica na Avenida Marechal Rondon, 381 - bairro São Francisco Xavier-RJ), a partir das 8h. Já as cirurgias acontecerão, entre os dias 4 e 8 de junho, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Avenida 28 de setembro, 77 - Vila Isabel). As informações podem ser obtidas por meio do telefone (21) 7979-5870.

Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, apenas comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. Pacientes e mais uma familiar que residam fora do município podem solicitar no dia por hospedagem gratuita, oferecida pela Marinha do Brasil. A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo. "A preocupação da Operação Sorriso no mundo inteiro é realizar um programa humanitário com qualidade. Vamos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma 
grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares, onde contamos com a Marinha do Brasil no apoio à logística e alojamento", explica Clóvis Brito, diretor executivo da OSB.

Ao todo, cerca de 70 voluntários virão do 
mundo inteiro para a missão do Rio de Janeiro. Os colaboradores pertencem a diferentes especialidades como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria etc. "A ideia é operar, e capacitar centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes", enfatiza Luciana Glaser, coordenadora nacional de Programas da OSB.

O programa humanitário será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Policlínica Piquet Carneiro e Marinha do Brasil. A Operação Sorriso conta também com apoio da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo Facial (ABCCMF), Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Projeto Genoma Humano/USP, Rio Solidário e com o patrocínio das empresas Colgate, Ethicon Johnson&Johnson, F/Nazca, Abbott, Bionexo, Comerc, Pepsi e Hasbro.

O que é fissura labiopalatina? 


O lábio fissurado, ou fenda palatina, é uma abertura no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata do problema ainda é desconhecida, mas esse é um problema congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião.

As consequências da fissura labiopalatal na vida de uma criança vão além da estética e podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a incidência de fissuras no Brasil é de 1 a cada 650 nascimentos, indicando a existência de cerca de 300 mil pessoas vivendo com o problema no Brasil. Desses casos, 1 a cada 10 com fenda palatina não completará o primeiro ano de vida, segundo a pesquisa.

A cirurgia é relativamente rápida. Em média, uma cirurgia no lábio tem duração média de 45 minutos e, na manhã após a cirurgia, o 
paciente já está liberado para retornar para casa.

Mais informações sobre a Operação Sorriso do Brasil e sobre o programa médico-humanitário podem ser encontradas no site: 
www.operacaosorriso.org.br.

Serviço: 
Dias de seleção dos pacientes: 31 de maio a 1º de junho de 2012
Local: Centro de Tratamento de Anomalias de Crânio-Faciais (CTAC -Avenida Marechal Rondon, 381 - bairro São Francisco Xavier-RJ)
Horário: a partir das 8h
Datas das cirurgias: de 4 a 8 de junho de 2012
Local: Hospital Pedro Ernesto (Avenida 28 de Setembro, 77 - Vila Isabel)

Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao local informado acima no dia da triagem dos pacientes.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Carioquinha está de volta


Começou na última sexta feira a 14ª edição do Carioquinha, projeto que traz descontos em mais de cem lugares para quem nasceu ou mora no Rio e Grande Rio.
A programação termina no dia 4 de junho, e a partir do dia 5 terão atrações no interior do estado.
Esse ano o projeto traz novidades em sua programação como o Museu do Açude, Museu do Maracanã e o Rio Walks, além dos já tradicionais, Pão de Açúcar, Corcovado, e passeio de saveiro pela Baía de Guanabara.

O que é?

Uma ideia inicial e um Rio de Janeiro todinho de belezas e atrações para desfrutar. Conhecido no mundo todo como Cidade Maravilhosa, o Rio merece ser visto e aproveitado em cada um de seus metros quadrados. Porque o Rio é único, e é lindo. E não faltam atrações para quem quer passear e conhecer o melhor da cidade.
Mas quem mora na cidade consegue curtir suas delícias? O Carioquinha chegou para facilitar esse acesso. O objetivo é aproveitar a baixa temporada turística para preparar o morador da cidade para ser um agente divulgador do Rio e de suas belezas. E também oferecer a ele o que a cidade tem melhor a preços mais baixos que os praticados no mercado tradicional de turismo.
Assim nasceu o Carioquinha, sucesso tão grande que chega a 2011, em sua 14ª edição. Durante toda vigência do projeto, cariocas “da gema” (natural do Rio) ou “do coração” (morador da cidade ou do Grande Rio*) têm direito a descontos e programações especiais oferecidas por pontos e serviços turísticos do Rio de Janeiro.
* Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.
Como funciona?
A mecânica de funcionamento do Carioquinha é muito simples. Basta apresentar nas bilheterias dos pontos turísticos e atrações cadastradas a carteira de identidade para comprovar sua naturalidade e se for morador, também deve apresentar um comprovante de residência em seu nome.
Só serão aceitos documentos com foto e comprovantes de residência de contas de consumo (água, luz, telefone, gás).
promoção é válida para TODOS que NASCERAM ou MORAM na cidade do Rio ou Grande Rio*.
Confira os Pontos Carioquinhas que estão participando este ano e a nossa Agenda Carioca e monte sua programação!


Agenda carioquinha--->   Clique e confira:

Fonte:Carioquinha.com.br

Prefeitura retira do Rio Paquequer carro arrastado pela enchente


Na manhã desta sexta-feira, 11, equipes das Secretarias Municipais de Segurança Pública e de Obras e Serviços Públicos retiraram o veículo modelo Monza, arrastado pelo temporal do dia 6 de abril para dentro do Rio Paquequer, no trecho entre a Rodoviária e o antigo Mercado Wilson, na Várzea.
“A ação foi demorada devido à localização do carro, que se encontrava bem no meio do leito do rio, em trecho de difícil acesso. Além disso, tivemos que esperar o nível da água baixar para que pudéssemos retirar o veículo”, explicou o Secretário de Segurança, Marco Antonio da Luz, acrescentando que o Monza foi encaminhado para o Depósito de Veículos da Prefeitura, em Três Córregos.
Fotos Marcelo Rosa




Rodovia baiana tem diesel mais barato do País



A rodovia BR 116 - Regis Bittencourt que corta o Estado da Bahia é a opção que oferece o menor preço de óleo diesel do Brasil. Segundo último levantamento do Índice de Preços Ticket Car (IPTC), que leva em consideração os preços de abril, os motoristas que trafegam pela estrada pagam, em média, R$ 1,95 pelo litro do combustível. Mais uma vez, o estado do Mato Grosso se mostra a opção mais cara para o abastecimento no País. Na BR 163, o desembolso custa, em média, R$ 2,30/l. 

Prefeitura apresenta site de Tecnologia Educacional


 A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Teresópolis acaba de transformar em website o antigo blog do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis (NTM). A mudança tem como objetivo apoiar o contínuo processo de formação do educador e enriquecer a sua prática pedagógica com a incorporação das tecnologias educacionais no cotidiano escolar.




De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a transformação do blog em website tem como proposta atingir as novas demandas do setor. “O próprio NTM verificou a necessidade de expandir o blog em um portal on line. A Secretaria de Educação apoiou a iniciativa e o resultado se mostrou positivo. Estamos felizes em poder oferecer cada vez mais recursos aos nossos professores”, disse o Secretário.

O trabalho do NTM é desenvolver um programa de formação continuada, organizado no formato de cursos, oficinas e eventos gratuitos para os educadores de Teresópolis, alunos do curso de formação de professores e alunos dos cursos de licenciatura e pedagogia procurando sensibilizá-los e prepará-los para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de forma autônoma e independente, sensibilizando e motivando esses educadores para a incorporação efetiva dessas práticas ao cotidiano pedagógico escolar.

Segundo o professor Gustavo Sulzer Roquette, Coordenador do NTM, no website e no próprio NTM o educador encontrará embasamento teórico e prático para a apropriação dos recursos tecnológicos oferecidos pelos Laboratórios de Informática Educativa das escolas (LIEDs). “Em nosso novo portal, os educadores poderão encontrar material pedagógico informatizado e sites educacionais para trabalhar com seus alunos, poderão ler e aprender com artigos especializados em Tecnologia Educacional, compartilhar sugestões de aulas e material didático produzidos nas escolas e nos cursos do NTM além de dar suas sugestões e tirar dúvidas no nosso fórum”, avalia Gustavo.

O novo portal on-line do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis já está disponível e pode ser acessado pelo endereço:http://ntmteresopolis.webnode.com/.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira

Técnicos da SES-RJ estão no município da Costa Verde para monitorar e conter surto da doença


Mangaratiba vai receber um laboratório móvel para análise de água nesta sexta-feira, 11 de maio. A medida visa evitar a evolução do surto de Hepatite A no município se alastre. Até a tarde desta quinta-feira, 10 de maio, 86 casos da doença haviam sido confirmados. Apenas um do tipo grave, que requer internação hospitalar.
O laboratório móvel fica em um caminhão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e vai complementar os exames que já vêm sendo realizados pelo Laboratório Central Noel Nutels, do Governo do Estado, analisando a qualidade da água em diversas localidades da cidade. A unidade vai funcionar integrando o trabalho de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e da Funasa.
Mangaratiba tem, ao todo, 37 mil habitantes e é o município menos populoso de sua microrregião. Até o momento, a área afetada é o primeiro distrito, onde residem 15 mil pessoas. Segundo o Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES-RJ, Alexandre Chieppe, a situação da Hepatite A em Mangaratiba inspira cuidados.
- A situação é preocupante. Por isso estamos aqui com uma equipe grande para avaliar e monitorar a situação. Não dá para afirmar que o pico de transmissão da doença já passou, então, a situação é de alerta. É possível que surjam mais casos. Vamos monitorar dia após dia. Também orientamos as pessoas para evitar a contaminação intradomiciliar. O material informativo e educativo já está sendo distribuído pela prefeitura - esclareceu Chieppe
.
Orientações à população 
 O fundamental é que a população esteja atenta à origem da água que consome, bebendo apenas água potável e utilizando cloro na desinfecção da água e alimentos. A SES-RJ recomendou que seja evitado o uso da água de três fontes suspeitas na cidade: fonte do Golfinho, a próxima ao Hotel Mendonça e a da Rodovia Rio-Santos.
Vacinação - Conforme preconizam o Programa Nacional de Imunização e Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde endossa que não há indicação para a vacinação contra a Hepatite A no município de Mangaratiba.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Entenda projeto que pune hospital que exigir caução; texto vai à sanção


Projeto será encaminhado para sanção da presidente da República.
Pena para exigência de cheque varia de 3 meses a 1 ano de prisão e multa.

Projeto de lei aprovado no Senado na quarta-feira (9) e que será enviado à sanção da presidente Dilma Rousseff torna crime a exigência de cheque-caução, nota promissória ou preenchimento de formulário como garantia de pagamento para atendimento de emergência em hospitais particulares.

O texto original do projeto foi elaborado pelos Ministérios da Justiça e da Saúde depois da morte do secretário do Ministério do Planejamento Duvanier Ferreira, no início deste ano. Ele teve o atendimento negado em dois hospitais privados de Brasília após sofrer um infarto. No momento de chegada, os familiares não haviam levado talão de cheques.

Veja abaixo os principais pontos do projeto, que, para virar lei, ainda precisa ser sancionado pela presidente da República. O texto deve ser encaminhado para a presidente nos próximos dias e, com o texto em mãos, ela tem até 15 dias para sancionar.

Mudanças
A proposta altera o Código Penal para deixar claro que exigir a caução é crime de "omissão de socorro" e define pena de três meses a um ano de prisão e multa. Atualmente, a exigência de cheque-caução ou nota promissória como garantia de pagamento para atendimento médico em emergências de hospitais particulares pode ser enquadrada como omissão de socorro ou negligência e a pena é de um a seis meses ou multa.

Aumento da pena
Pelo projeto aprovado, a pena pode ser dobrada se a negativa de atendimento em razão da exigência de cheque-caução ou preenchimento de formulários resultar em lesão corporal grave. Caso haja morte, a pena pode ser triplicada.

Responsabilização
O presidente da Comissão de Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fernando José da Costa, explica que a responsabilidade pelo crime de omissão de socorro pode ser de uma pessoa ou de várias - veja entrevista no vídeo ao lado.
“Aquela pessoa que naquele momento não obedece a lei, ou seja, não atende, não determina um atendimento e pede uma exigência financeira, pratica esse crime. Se essa pessoa recebe ordem de um superior, de um diretor ou dos administradores, dos donos do hospital, responderão todas essas pessoas que determinaram esta ordem e que são coniventes com esta ordem”, afirma.
Cartaz
O projeto de lei ainda obriga os hospitais que realizem atendimento de emergência a fixarem, em local visível, cartaz que informa que é crime condicionar o atendimento emergencial ao cheque-caução, nota promissória ou preenchimento de formulários.

No cartaz, os hospitais devem disponibilizar a seguinte informação: “Constitui crime a exigência de cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial, nos termos do art. 135-A do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal”.

Como denunciar
O presidente da Comissão de Direito Penal da OAB orienta os cidadãos que tiverem atendimento negado no hospital por falta de pagamento prévio ou exigência de preenchimento de formulário a procurarem um advogado, dirigir-se ao Ministério Público ou à delegacia de polícia. Ele ainda explicou que não é necessário que apenas a vítima faça esta denúncia – qualquer cidadão que tenha presenciado o fato pode denunciar.

Ainda segundo Costa, a vítima da falta de atendimento pode buscar seus direitos na área civil, com uma ação indenizatória ou reparatória.

Falhas
Para Fernando José da Costa, da OAB, o projeto é positivo, mas ainda apresenta falhas. Ele diz que o atendimento em “situação emergencial” mencionado no projeto é vago e que não há previsão de punição para a falta de cartaz com a orientação sobre o crime.

“Melhor seria se direcionássemos a situação emergencial, por exemplo, no caso de risco de morte. Isso vai pro Senado e está aí uma sugestão, talvez alteração neste sentido. Da mesma forma como agiu bem este projeto de lei ao obrigar que os hospitais coloquem esta informação em local visível ao público, aos pacientes. Mas falhou o projeto de lei ao, quando mencionar da obrigatoriedade, não punir aqueles hospitais que não colocarem tal advertência”, adverte o advogado.

Tramitação
O projeto aprovado foi aprovado por Câmara e Senado e agora vai à sanção da presidente Dilma Rousseff, que tem a prerrogativa de vetar ou sancionar total ou parcialmente o texto, transformando-o em lei.


Praça de Esportes Radicais sedia 1ª Copa Teresopolitana de Skate




 No último final de semana aconteceu na Praça de Esportes Radicais Alpinista Alexandre de Oliveira, a 1ª Copa Teresopolitana de Skate. O evento contou com a participação de cerca de 30 atletas que foram divididos em duas categorias, Open 1 e 2. A Praça, que é considerada uma das melhores do estado para a prática do esporte radical, está em fase de recuperação e restauração.

De acordo com o Secretário de Esportes, Alexandre da Trindade, “recuperar os espaços públicos, garantindo ao povo teresopolitano o direito à prática desportiva com segurança, é uma das metas do Governo Arlei, visando sempre o bem-estar da população”.

Os campeões da 1ª Copa Teresopolitana de Skate, na categoria Open 1, foram Miguel Zisnan (1º lugar), Igor ‘Mutum’ Silva (2º lugar) e Guilherme ‘Naudim’ (3º lugar). Na categoria Open 2, os vencedores foram Rhuan Cauzzi (1º lugar), Perceu da Silva (2º lugar) e Felipe Gonçalves Silva (3º lugar). O skatista Breno ‘Cogumelo’ executou manobras radicais e foi um dos destaques da competição, que contou com o apoio das empresas Top Spin, Marreco Lanches e Fresh Fruit.

Texto: Hudson Fernandes
Fotos: Divulgação

Educação cria a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire


DIÁRIO OFICIAL de 10 DE MAIO de 2012





Para valorizar e capacitar os professores do município do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio

cria a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire. A iniciativa vai possibilitar aos

professores uma formação sólida nas diversas áreas do conhecimento, benefício que atenderá

às necessidades dos alunos. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, a nova

estrutura iniciará suas atividades em junho, no Centro.





Serão oferecidos cursos de formação continuada - modalidades presencial, semipresencial e à

distância - e de formação básica para os professores candidatos a ingressarem na Rede

Municipal de Ensino. Este último constituirá, inclusive, uma das etapas do processo de

seleção. Além disso, haverá convênios com universidades públicas e privadas, bem como

instituições de referência em educação.



A Escola de Formação do Professor contará, também, com a Biblioteca Anísio Teixeira e com o Centro de

Referência da Educação Pública, que disponibilizará para pesquisas o acervo e os dados referentes à

Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro.

Perdeu o prazo para tirar o título? Saiba o que fazer



Terminou na última quarta-feira o prazo para que os eleitores brasileiros tirassem o título ou transferissem seu domicílio eleitoral para votar nas eleições municipais que serão realizadas em outubro em todo o País. O prazo também se encerrou para aqueles que estavam em situação irregular com a Justiça Eleitoral por não ter participado das três últimas votações sem justificar a ausência.

O eleitor que não regularizou sua situação comparecendo ao cartório eleitoral, além de não poder votar em outubro, tem de enfrentar uma série de impedimentos e restrições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os cartórios só voltarão a realizar o atendimento para regularização após o dia 12 de novembro deste ano. O 2º turno das eleições municipais está marcado para o dia 28 de outubro.
Mas nem tudo está perdido e a dor de cabeça pode não ser tão forte assim. A Justiça Eleitoral oferece a chance de o eleitor em situação irregular obter uma certidão circunstanciada sem precisar esperar o encerramento das próximas eleições. Caso precise apresentar o título eleitoral para tirar ou renovar passaporte, obter empréstimos em instituições bancárias ou participar de concursos públicos, basta mostrar esse documento provisório, válido somente até o encerramento das eleições. O documento não habilita o eleitor a votar e, após 12 de novembro, o cidadão precisa comparecer ao seu cartório para regularizar a situação de forma definitiva.
Entenda as restrições
Se não solicitar a certidão circunstanciada, quem está com o título eleitoral cancelado não pode tirar ou renovar o passaporte, fazer matrícula em instituição pública, tomar empréstimo em bancos públicos ou tomar posse após participar de concurso público. O título eleitoral também costuma ser exigido em algumas situações: pelo empregador, no momento da contratação; para tirar CPF e recadastramento de contribuintes isentos (pela Internet); para fazer matrícula em colégios ou faculdades, entre outras.

Os eleitores em situação irregular ainda têm de pagar uma multa, imposta pelo Juiz Eleitoral, que terá por base de cálculo o valor de 33,02 UFIRs (equivalente a uma variação entre R$ 1,60 e R$ 5). Em média, a multa, paga no cartório eleitoral, é de algo em torno de R$ 4, mas em alguns casos o Juiz Eleitoral pode até abonar esse valor.
O título é cancelado se o eleitor deixou de votar nas três últimas eleições – mas o TSE considera o 1º turno da votação já uma eleição, e o 2º turno, outra. Portanto, quem não votou no 1º e no 2º turno das eleições nacionais de 2010 e também no 2º turno do pleito municipal de 2008 (nas cidades em que houve 2º turno), e não apresentou justificativa, já está em situação irregular.
O voto é obrigatório no Brasil para todos os eleitores que tiverem entre 18 e 70 anos e facultativo para quem tiver entre 16 e 18 anos ou mais de 70 na data da eleição.
Serviço
Os cartórios continuam atendendo normalmente aos eleitores que precisam:
- Pagar multas referentes a pleitos passados;
- Solicitar certidão de quitação eleitoral para eleitores que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral. Quando o eleitor está em situação irregular, a certidão só é emitida no cartório;
- Emitir a segunda via do título, que pode ser solicitada até 8 de agosto (60 dias antes das eleições), em qualquer cartório eleitoral, e até 27 de setembro (dez dias antes do primeiro turno das eleições), no cartório onde o eleitor está inscrito.
As demais operações são reabertas apenas após o 2º turno das eleições municipais de outubro.
Se encontra disponível em nosso blog  na aba " TELEFONES ÚTEIS" a listagem completa dos locais para doação de sangue no estado do RJ. Clique e confira! Divulgue. Compartilhe:)

Seja também um herói. Doar sangue-um ato de amor...

Prefeitura negocia realização da Taça Brasil de Futsal em Teresópolis


 Está em fase de negociação a realização da Taça Brasil de Futsal masculino, categoria Sub - 17, no mês de junho, em Teresópolis. O projeto nasceu do anseio do Vice Presidente da Federação de Futsal do Rio de Janeiro, Alexandre Pacheco, somado ao esforço concentrado da Prefeitura, através do Secretário de Esportes, Alexandre da Trindade, em fazer de Teresópolis uma referência das categorias de base no Estado.

Os jogos serão sempre no Ginásio Pedro Jahara e os atletas ficarão hospedados na rede hoteleira do município. “Não há dúvida do quanto um evento deste porte pode trazer visibilidade positiva para a cidade. Inserir Teresópolis no circuito dos grandes eventos é uma das principais metas da atual administração”, analisa o Secretário de Esportes, Alexandre da Trindade.

Texto: Hudson Fernandes

Confirmada instalação do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Bonsucesso



Pedra fundamental deve ser lançada na próxima semana
 Em reunião no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro, na última terça-feira, dia 08, o Prefeito Arlei finalizou as negociações para a construção de um Posto Avançado, em Bonsucesso, no 3º Distrito. O projeto foi apresentado pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Sérgio Simões, e a obra será custeada pelo Governo Municipal, que também cederá o terreno. O Estado ficará encarregado pelos profissionais e equipamentos. O Secretário Municipal de Fiscalização de Obras Públicas, Carlos Antonio Lopes Oliveira, acompanhou o encontro.

As negociações para a construção do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Bonsucesso aconteciam desde março e o lançamento da pedra fundamental, que marca o início das obras, deverá ser feito já na próxima semana. “A população nos pede uma unidade dos Bombeiros em Bonsucesso, para atendimento no 3º Distrito. O projeto segue o padrão do Corpo de Bombeiros e o terreno escolhido, à margem da rodovia, é adequado para a instalação de uma unidade avançada”, destacou o Prefeito Arlei.

Teresópolis possui apenas um Grupamento do Corpo de Bombeiros, no bairro Pimenteiras, área urbana do município e, para chegar às localidades do interior, o socorro leva, em média, cerca de 40 minutos.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Gabinete do Prefeito Arlei

Novo código de barras ajuda o consumidor a não comprar produtos vencidos



Consumidor será informado sobre o prazo de validade no momento que estiver passando o produto pelo caixa do supermercado


A partir desta semana, os consumidores brasileiros vão contar com mais um aliado no controle da validade dos alimentos. Um novo código de barras, desenvolvido pela Toledo do Brasil, informará ao consumidor a data de vencimento do produto na hora do pagamento no caixa.

De acordo com a nova tecnologia, os consumidores terão um controle maior sobre a validade dos alimentos fracionados, geralmente os perecíveis. “Produtos fracionados são aqueles manipulados pelo próprio supermercado, em geral no setor dos perecíveis. Pelo curto tempo de validade, esses produtos são os que oferecem maior probabilidade de erros operacionais e de serem comercializados com prazos de validade vencidos. Esta é a grande importância do novo sistema: evitar erros”, explica o gereznte nacional de Vendas da Toledo do
 Brasil, Mario Pandolfo.

Segundo a desenvolvedora do código, o novo sistema permitirá que o produto seja rastreado e o gerente do estabelecimento avisado da aproximação do período de validade, assim será possível tomar providências necessárias para não prejudicar os consumidores.

Campanha

Desde o início de outubro do ano passado, o consumidor do estado de São Paulo que encontrar algum produto com prazo de validade vencido nos supermercados terá o direito de receber gratuitamente um produto igual, dentro da validade. Caso o fornecedor não tenha outro produto igual, deverá entregar um similar e de igual valor.

A campanha de Olho na Validade é válida para os produtos que forem encontrados no ponto de venda, antes de passar pelo caixa. Caso o consumidor encontre mais de um produto com o prazo de validade vencido, terá o direito de receber a mesma quantidade de produtos.

Fonte: Infomoney 

por Fabiana Pimentel


Seguro-desemprego para doméstico é aprovado em comissão



Empregados sem inscrição no FGTS, demitidos sem justa causa, terão direito ao benefício

 A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que estende o seguro-desemprego aos empregados domésticos, demitidos sem justa causa. Atualmente, somente tem direito ao benefício trabalhadores que têm FGTS, que no caso dessa categoria, é opcional. Como tem caráter terminativo, caso não haja recursos no plenário do Senado, a proposta será enviada à Câmara dos Deputados, onde se juntará a outros sete projetos que tratam de ampliação de direitos para os domésticos.

A CAS aprovou também requerimento ao Ministério do Trabalho para responder sobre a demora de o país em aderir a Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que dá aos domésticos os mesmos direitos das demais categorias de trabalhadores.


Entre os projetos em tramitação na Câmara, estão a cobrança de multa para patrões que não assinarem carteira de seus empregados, alíquotas mais baixas para o INSS e anistia de dívidas passadas com a Previdência Social, FGTS e salário-família obrigatórios para trabalhadores domésticos, além de direitos para diaristas.

Em seu texto inicial, a proposta estabelece período de seguro-desemprego de seis meses para os trabalhadores domésticos inscritos no FGTS e de três meses para os que não cumprem essa condição. No entanto, a relatora da matéria, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), considerou discriminativa tal diferenciação e apresentou emenda para conceder seguro-desemprego de três meses a todos os trabalhadores domésticos.

Para receber o benefício, o trabalhador deverá comprovar ter trabalhado como empregado doméstico, pelo menos, por 15 meses nos últimos dois anos, contados da data da dispensa. Além disso, deve apresentar os comprovantes de recolhimento da contribuição previdenciária, na função doméstica, durante o período.
A senadora Lídice da Mata observou que, atualmente, apenas 6% desses trabalhadores têm direito ao seguro-desemprego por terem inscrição no FGTS. A senadora considerou essa exigência “incompreensível”, porque, segundo afirmou, o objetivo do FGTS, entre outros, é oferecer ao trabalhador a possibilidade de formar um patrimônio e dar acesso à aquisição da casa própria.


- Como se sabe, esse fundo não guarda qualquer relação com esse benefício, disse a senadora.

Na avaliação do senador Wellington Dias (PT-PI), a medida vai contribuir para que esses trabalhadores não abandonem a profissão. Em razão da ausência do seguro-desemprego e do aumento da escolaridade, observou, muitos empregados preferem trabalhar em outras atividades, como a de zelador, que lhes asseguram o benefício.

Se não for apresentado recurso para votação em Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.
 


Fonte: O Globo Online