quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Saúde divulga resultado da análise da água de fontes da cidade



 Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito nesta segunda-feira, 24, em 13 pontos. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Granja Guarani, Taumaturgo e 7 Tanques (Rosário) encontram-se impróprias para consumo. 

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.  

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. 


Resultado do exame microbiológico das águas das fontes

Fonte Amélia (Alto) - Própria para consumo
Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
Fonte Fonte Santa - Própria para consumo
Fonte João Raposo (Tijuca) - Própria para consumo
Fonte Judith (Alto) - Própria para consumo
Fonte Perpétuo - Própria para consumo
Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
Fonte Saúde (Tijuca) - Própria para consumo
Fonte Taumaturgo - Imprópria para consumo
Fonte Granja Guarani - Imprópria para consumo
Fonte 7 Tanques (Rosário) - Imprópria para consumo


Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.​

Palestra sobre prevenção do câncer de mama movimenta o CRAS Alto 27/10/16

Vagas Sine Teresópolis 27/10

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SMTEES) informa as 46 vagas disponibilizadas pelo SINE – Teresópolis:

06           MÉDICOS CLÍNICO GERAL
01           COZINHEIRO (A) C/ EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM CTPS E REFERÊNCIA
01           CABISTA
01           ESTOQUISTA
01           TÉCNICO DE MANUTENÇÃO ELETRÔNICA
08           OPERADOR DE ATENDIMENTO RECEPTIVO (TELEMARKETING)
23           VENDEDOR NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS
01           LAVADEIRO EM GERAL
03           CONSULTOR DE VENDAS
01           OPERADOR DE CAIXA


A SMTEES funciona no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Av. Lúcio Meira, 375/1º andar, na Várzea (antigo Fórum).
O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.

NOTA OFICIAL



        A Câmara Municipal de Teresópolis vem a público esclarecer sobre a criação da TV Câmara.
        Em todo o Brasil, a instalação da TV Câmara é uma iniciativa bem sucedida, pois leva o Legislativo onde está o cidadão ao mostrar o trabalho dos Vereadores. Atualmente, cerca de 70% das Câmaras Municipais oferecem esta importante ferramenta, que não está prevista diretamente na Lei de Acesso à Informação (LAI), no entanto, com o avanço tecnológico, passou a ser considerada parte integrante à prestação de serviços das Câmaras Legislativas.
        Assim, a TV Câmara em nosso Município atende à LAI e ao controle social ao garantir aos cidadãos a divulgação do trabalho parlamentar.
        Transparência e participação resumem o que representa esta importante conquista com a transmissão dos trabalhos da Câmara Municipal, em canal aberto para a cidade de Teresópolis.
        Para tal realização, a Câmara de Teresópolis, em convênio com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), utilizará o espaço destinado ao Canal Legislativo de modo a viabilizar a transmissão das Sessões Plenárias e Solenes, às terças-feiras e quintas-feiras, das 10h às 13h, com retransmissão às 19h, havendo  possibilidade de outros dias e horários serem utilizados conforme a necessidade de realização de solenidades, sessões extraordinárias, audiências públicas ou entrevistas, sendo que os demais horários ficam livres para a programação reservada à TV ALERJ.
        Para esta importante conquista social, a Câmara Municipal de Teresópolis vai investir em equipamentos necessários para a transmissão de qualidade. Estes equipamentos tornam-se patrimônio do Legislativo. Não há necessidade de contratação de equipe, já que a Câmara tem estrutura administrativa para atender adequadamente à produção do noticiário.

        A Câmara Municipal de Teresópolis orgulha-se de poder oferecer à população teresopolitana este veículo importante para a real concretização da transparência e controle social. Este legado será comemorado por toda a sociedade que trabalha por uma cidade cada vez mais desenvolvida.




Maurício Lopes
Presidente da Câmara Municipal de Teresópolis

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO



Prefeitura terá ponto facultativo nesta sexta, 28


Devido ao Dia do Funcionário Público, nesta sexta-feira, 28, a Prefeitura e demais repartições municipais terão ponto facultativo, com o atendimento ao público sendo retomado na segunda-feira, dia 31.

Porém, durante o ponto facultativo a população terá atendimento garantido em vários serviços, como coleta de lixo, emergência médica e informações ao turista. Além disso, o expediente de todas as Secretarias Municipais e Procuradoria-Geral poderá obedecer a horário definido pelos respectivos titulares.  

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil trabalhará sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funcionará com plantão 24 horas.

SAÚDE – Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto-Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão 24h.

Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriado, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade. Os postos e unidades de saúde ficam fechados na sexta, com as consultas médicas retomadas na segunda-feira, 31.  

ESCOLAS E CRECHES – As escolas, creches e centros municipais de educação infantil fecham dia 28. As aulas retornam na segunda, 31.  

ATENDIMENTO AO TURISTA – O Centro de Informações Turísticas da Várzea e do Soberbo funcionam diariamente, das 8h às 18h, inclusive feriados e pontos facultativos.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Os cerca de 600 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionarão sábado e domingo, das 10h às 18h, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes.

CASA DA MEMÓRIA ARTHUR DALMASSO – Localizado na Praça Baltazar da Silveira, na Várzea, o espaço conta com exposições de fotos, documentos e peças históricas, além de pinturas do acervo iconográfico de artistas teresopolitanos. Visitantes podem ainda usufruir da beleza do prédio através da sua arquitetura da década de 20. O espaço é aberto à visitação, de terça a domingo, das 10h às 17h. 

ESPAÇO MULHER - Com estandes padronizados e venda de artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, a feira Espaço Mulher funcionará nesta sexta e sábado, na Praça Baltasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, das 9h às 17h.

1ª CAVALGADA BENEFICENTE DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA




Em comemoração ao dia da Padroeira do Brasil (12 de outubro), Teresópolis realiza a 1ª Cavalgada Beneficente de Nossa Senhora de Aparecida neste domingo, 30, no 3º distrito. A concentração será a partir das 10h, na igreja de Venda Nova com a benção dos cavaleiros. O ponto de chegada será na Igreja de Sebastiana com a consagração à Santa. A cavalgada conta com o apoio de várias empresas do município e da Prefeitura. 

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Sine-Teresópolis 25/10

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SMTEES) informa as vagas disponíveis no SINE – Teresópolis:
06           MÉDICOS CLÍNICO GERAL
01           COZINHEIRO (A) C/ EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM CTPS E REFERÊNCIA
01           CABISTA
01           AUXILIAR ADMINISTRATIVO
01           OPERADOR DE CAIXA
08           OPERADOR DE ATENDIMENTO RECEPTIVO (TELEMARKETING)
01           RECEPCIONISTA ATENDENTE
12           VENDEDOR – NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS
01           LAVADEIRO EM GERAL


A SMTEES funciona no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Av. Lúcio Meira, 375/1º andar, na Várzea (antigo Fórum).
O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.