sábado, 26 de maio de 2012

Rio de Janeiro terá ponto facultativo no período da Rio+20


Os órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional terão ponto facultativo nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, em função da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento sustentável (Rio+20).


A portaria, assinada pela ministra do Planejamento, Míriam Belchior, foi publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.
O ponto facultativo não se aplica às seguintes atividades: assistência médica e hospitalar, segurança pública e inteligência, atividades públicas nos aeroportos, telecomunicações e atividades das Forças armadas relacionadas à Rio+20.
O objetivo é facilitar o trânsito de chefes de Estado e de outras autoridades que participarão da Cúpula dos Povos.
O governo do Rio já declarou feriado escolar no município durante esses dias. As aulas foram suspensas em todos os estabelecimentos educacionais, incluindo as instituições de educação infantil e de ensinos fundamental, médio, técnico ou superior, assim como creches e cursos

Teresópolis terá mais uma agência da Caixa Econômica Federal


A CEF deve inaugurar no segundo semestre de 2012, mais uma agência em Teresópolis. O imóvel onde funcionará o estabelecimento bancário fica no inicio da avenida Feliciano Sodré,  próximo a Casa & Video onde funciona um restaurante. A abertura de uma nova agência se faz necessário  devido ao movimento da caixa que cresceu muito,  e hoje o atendimento além de  ser demorado o espaço físico já não comporta o número de clientes. Para se ter uma idéia de como a procura pelo banco é grande, para se abrir uma caderneta de poupança o correntista não leva menos de uma hora e meia para ser atendido. De acordo com fontes da CEF em Teresópolis esse novo endereço do banco irá desafogar bastante a agência do Parque Regadas. Outra alternativa para os usuários é fazer os pagamentos e saques de beneficios nas Casas Lotérica apesar de elas também  apresentarem longas filas.

Parque Montanhas de Teresópolis ganha investimentos do governo




Há três anos foi criado, em Teresópolis, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que é até hoje a maior unidade de conservação instituída por um município do estado. Para comemorar, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da cidade preparou uma série de investimentos para revitalizar todo o espaço.
A principal meta é realizar melhorias na infraestrutura da unidade, com a recuperação das trilhas e das áreas de camping, além da revitalização das vias de escalada e rapel. As obras já estão em fase de conclusão.
Também está sendo elaborado o Plano de Manejo, documento que estabelece as normas que devem orientar o uso da área e o manejo dos recursos naturais, incluindo a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.
Parte dos investimentos está sendo paga com uma verba de R$ 1,4 milhão administrada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. O dinheiro foi solicitado pela prefeitura e aprovado pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental. O projeto inclui a construção da sede oficial da unidade e a compra de equipamentos.
- A área é muito grande e precisávamos realizar essas obras para melhor proteger o enorme inventário de flora e fauna presente na região - explica André de Melo, subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis.
Criado no dia 6 de julho de 2009, o parque ocupa uma área com cerca de cinco mil hectares e abrange os bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande. No território, chama atenção uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e para a Pedra do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica.
Por: Felipe Sil Agência O Globo

Queima de estoque de veículos nas lojas do Rio

Concessionárias promovem feirões neste fim de semana com descontos que podem passar de 10% e mais crédito facilitado




No primeiro final de semana de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para automóveis, as concessionárias de veículos promovem feirões de vendas, com descontos que podem ultrapassar os 10%. O crédito será facilitado para esquentar as vendas. A ideia é queimar os estoques de novos e usados.




Com a medida do governo, anunciada na segunda-feira, para carros de até 1.000 cilindradas, a alíquota caiu de 7% para zero. Automóveis com motor entre 1.000 e 2.000 cilindradas passam a ter imposto menor: de 11% para 6,5%. No caso dos utilitários, a redução é de 4% para 1%. Também houve queda do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para crédito a pessoas físicas, de 2,5% para 1,5%.
“Faremos ações promocionais com o desconto mínimo de 10%, além de oferta de crédito para o financiamento”, apontou Francisco Veríssimo, diretor geral da Distac (concessionária da Volkswagen), com unidades em Laranjeiras, Duque de Caxias e Vilar dos Teles.
De acordo com o diretor comercial da Avanti Rio (concessionária Fiat), Luís Alexandre Motta, apesar das medidas terem sido anunciadas na segunda, somente ontem começou a procura por veículos na loja de Duque de Caxias. “Hoje (ontem) vendemos 15 carros. Para o sábado (hoje), esperamos movimento maior ainda”, diz Motta.
O diretor comercial lembra também a redução nas taxas de juros para o financiamento de veículos. “Dependendo do modelo, da entrada e do prazo, é possível ter taxa zero. Queremos acabar com os 200 carros em estoque”, aposta Motta.

MAIS CRÉDITO
USADOS
Diretor comercial da concessionária Fiat Avanti Rio, Luís Alexandre Motta diz que os consumidores não devem esquecer dos carros usados, que também passaram por readequação de preços. “Para esses veículos houve uma queda de cerca de 10%”, acrescentou.

FLEXIBILIDADE
Tanto Luís Motta quanto Francisco Veríssimo, da Distac Veículos, afirmam que as financeiras estão aprovando o crédito com mais flexibilidade, após as medidas do governo.

LINHA BRANCA
O governo também vai prorrogar a redução do IPI sobre a linha branca (fogão, lavadora, geladeira e micro-ondas). Anunciado em dezembro de 2011, o
benefício acabaria no dia 31. A redução deverá valer por mais três meses este ano.

ACRÉSCIMO NAS VENDAS
A venda de eletrodomésticos cresceu 22,6% entre dezembro e fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior.

CONSTRUÇÃO
O governo anunciou que entrará em vigor em junho uma nova linha de crédito para financiamento de material de construção.

Fonte: O Dia

PROJETO CASA DO MÚSICO É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA



A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Robson Leite (PT), realizará nesta segunda-feira (28/05), às 14h, uma audiência pública para discutir a Casa do Músico, projeto que tem como objetivo principal ampliar o mercado de trabalho para o músico brasileiro. “Queremos, na audiência, apresentar propostas de parcerias com o poder público, com a iniciativa privada e instituições culturais, para a implantação dos módulos previstos de Produção, Formação, Comunicação, Acervo, Direitos, Saúde e Hospedagem”, disse o parlamentar. A audiência pública será realizada no Auditório Senador Nelson Carneiro, 6º andar do prédio anexo ao Palácio Tiradentes. Foram convidados para o debate o presidente do Projeto, Téo Lima, e representantes do Conselho Curador da Casa do Músico, os cantores Ivan Lins, Alcione, Wagner Tiso, Sandra de Sá e Roberto Frejat.



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

VII FÓRUM DA INFÂNCIA NA ALERJ DISCUTE O BULLYING



Iniciativa da Comissão Disque Criança da Assembleia Legislativa da Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o VII Fórum da Infância e Juventude será realizado nesta segunda-feira (28/05), às 13h30, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. O evento discutirá o bullying, prática comum nas escolas. "Entendo a necessidade de reunir profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, como também percebo a grande importância dessa discussão junto aos órgãos educacionais e à sociedade em geral. Precisamos encontrar soluções e medidas para combater e prevenir o bullying", ressaltou o presidente da comissão e idealizador do debate, deputado Waguinho (PRTB). Foram convidados representantes da Fundação para Infância e Adolescência (FIA-RJ), da Vara da Infância e Juventude, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e ao Adolescente (CEDCA).

Propostas de Teresópolis integram o Plano Nacional de Transparência e Controle Social


 Das 80 propostas aprovadas durante a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial), realizada pela Controladoria Geral da União de 18 a 20 de maio, em Brasília, seis são oriundas de Teresópolis. A Consocial foi convocada com o objetivo de promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

 O encontro reuniu cerca de duas mil pessoas, sendo 1,2 mil delas delegados de todos os estados. Participaram ainda representantes do poder público e órgãos de controle, convidados e imprensa. Teresópolis marcou presença com Felipe Santa Rita, assessor especial da Secretaria Municipal de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, representando o poder público, e com Rosayni Batalha, integrante da Agenda 21 Local e dos Conselhos Municipais da Cidade e de Saúde, representando a sociedade civil.

As diretrizes vão subsidiar a criação do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social para os órgãos da Administração Pública, a fim de que orientem suas atividades. Teresópolis realizou a sua Etapa Municipal nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Criar conselhos de transparência pública e controle social em âmbito municipal, estadual, nacional e em órgãos públicos; criar e implantar lei que modifique a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de educação fiscal; promover e garantir, com dotação orçamentária própria, a capacitação permanente e continuada de conselheiros, sociedade civil, associações sindicais e profissionais da educação; criar programa de capacitação e formação continuada de conselheiros de políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal; constituir, em cada esfera de governo, espaço conjunto em local de fácil acesso para o funcionamento dos conselhos; e classificar os crimes de corrupção nos setores público e privado como crimes hediondos inafiançáveis são as propostas de Teresópolis que foram compiladas para compor o Plano Nacional. O documento será encaminhado para votação no Congresso Nacional para ser submetido à aprovação da Presidência da República.


Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Felipe Santa Rita

Deputado Salomão visita a Rádio Teresópolis



O deputado Estadual Nilton Salomão (PT), esteve visitando as instalações da rádio Teresópolis, na última sexta-feira (25/05). O objetivo da visita foi parabenizar os funcionários da emissora, que no dia 01 de junho completa 65 anos de atividades no campo da informação, assistência social e utilidade pública. Salomão foi recebido pelo diretor-presidente da RT, José Carlos Pedra, e aproveitou para gravar uma mensagem de aniversário falando sobre a importância desse veiculo de comunicação no dia a dia do teresopolitano. Entrevistado pelo repórter Wilson Mendes, o deputado que também é  economiário falou sobre a permanência do caminhão da CEF que está estacionado na praça da Matriz, e que deve sair do município nos próximos dias conforme nosso blog já adiantou. De acordo com ele, o Ministério das Cidades já ratificou o decreto de emergência assinado pelo prefeito Arlei, mas o banco volante se ficar em Teresópolis, será por mais alguns dias para liberar o FGTS das pessoas vitimadas pelas chuvas do dia 6 de abril. Um esquema especial está sendo montando na agencia Delfim Moreira para atender a essa demanda que deve ser grande.



Prefeitura promove ação de combate ao fumo neste sábado, 26


Atividades acontecem na Feirinha de Teresópolis

Para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 26, uma ação de conscientização sobre o tabagismo. Distribuição de folhetos educativos e realização de pesquisa de rua para encaminhar os interessados em participar dos grupos de apoio do Programa de Controle do Tabagismo do município são algumas das atividades que serão realizadas das 9h às 15h na Feirinha de Teresópolis (Praça Higino da Silveira, no Alto).

Contando ainda com aferição de pressão arterial, medição do nível de glicemia no sangue e o Teste de Fagerstrom, questionário de avaliação que aponta o grau de dependência à nicotina, a ação contará com a participação de funcionários da Secretaria de Saúde e de estudantes voluntários do Centena - Centro Técnico de Ensino na Área de Saúde e Profissionalizante.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de atrair a atenção do mundo para a epidemia do tabagismo - que matou 100 milhões de pessoas no século XX - e as mais de 50 doenças relacionadas a ele que poderiam ser evitadas. 


Texto: Silvia Pimentel

NOVO MUTIRÃO DE CONSULTAS NO DIA 31


ENTRE O DIA 21 E MEIO-DIA DA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, 23, A SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE REGISTROU CERCA DE DOIS MIL ATENDIMENTOS NO GINÁSIO PEDRÃO. AS ESPECIALIDADES MAIS PROCURADAS FORAM CLÍNICA GERAL, CARDIOLOGIA, GINECOLOGIA, OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA. ESSE É O BALANÇO PARCIAL DO MUTIRÃO DE CONSULTAS MÉDICAS REALIZADO PELA PREFEITURA PARA ZERAR A FILA DE ESPERA DAS PESSOAS QUE TÊM PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO SOLICITADO NOS MESES DE FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL
NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO, HAVERÁ UM NOVO MUTIRÃO, DESTA VEZ PARA ATENDER OS PACIENTES COM ENCAMINHAMENTO DE CONSULTA MÉDICA NOS MESES DE FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL, E QUE AINDA NÃO PROCURARAM O GINÁSIO PEDRÃO. TAMBÉM SERÃO ATENDIDOS OS PACIENTES COM PROTOCOLO DE CONSULTA MÉDICA NO MÊS DE MAIO. O GINÁSIO PEDRÃO FICA NA RUA TENENTE LUIZ MEIRELLES, 211, NA VÁRZEA, E O MUTIRÃO ACONTECERÁ DAS 9H ÀS 17H.

Vagas para pedreiros e serventes



Para conhecimento, encaminhamos vaga de emprego oferecida para pedreiros e serventes. São 20 vagas para pedreiros (salário de R$ 1.293,00) e 40 para serventes (salário de R$ 952,00). Os interessados devem se apresentar, a partir de terça-feira, dia 29 de maio, na R. Dr. Valdir Barbosa Moreira, nº 141 – sobreloja - Centro (em frente a Rodoviária).

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Professor pode consultar guia e avaliar obras para anos iniciais




Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental podem consultar a relação dos livros que vão adotar nas escolas da rede pública a partir do próximo ano. O Guia de Livros Didáticos 2013, com resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pode ser consultado na internet e também terá a forma impressa, a ser distribuída nas escolas públicas. 
O período de escolha dos livros será aberto em 15 de junho e se estenderá a 1º de julho próximos, exclusivamente pela internet. Serão selecionadas obras destinadas a alunos e professores do primeiro ao quinto ano. Entre elas, coleções de letramento e alfabetização e de alfabetização matemática (primeiro ao terceiro ano); de história, ciências e geografia (segundo ao quinto ano); de matemática e português e de história regional e geografia regional (quarto e quinto anos).

Com o guia, elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor os livros e selecionar os mais adequados ao método de ensino de cada escola.

Depois de avaliar os dados sobre os pedidos feitos pelas escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras. Em função da escala da compra, consegue preços inferiores aos de mercado. A previsão de compra é de 55 milhões de exemplares para atender 12 milhões de estudantes.

Os livros são impressos com material resistente, que permite o uso ao longo de três anos consecutivos, por mais de um estudante.  As obras consumíveis, de letramento e alfabetização e de alfabetização matemática são a exceção.

A versão eletrônica do guia está disponível na
http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico  na internet. 

Assessoria de imprensa do FNDE

Teresópolis/PMT e Rio de Janeiro se enfrentam em amistoso no sub-13 e sub-15


Equipes da cidade foram representadas pelos jogadores da escolinha de futebol de campo da Secretaria de Esportes e Lazer

Com o objetivo de formar jogadores com nível competitivo e dar um ponta pé inicial nos projetos de futebol de campo, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura de Teresópolis, realizou, nesta quinta, 25, no campo do Barra Futebol Clube, um amistoso entre as equipes sub-13 e sub-15 do Teresópolis/PMT e do Rio de Janeiro, de Piabetá. O amistoso também promoveu a confraternização entre os atletas das escolinhas da Secretaria. Representando o Teresópolis/PMT estavam os jogadores dos cinco núcleos de futebol: Albuquerque, Imbuí, Golf, Brejal e Várzea.

Segundo o Secretário de Esportes e Lazer, Alexandre da Trindade, a realização deste amistoso inicia o segundo semestre das atividades esportivas na Secretaria. “Este é começo de um trabalho que vamos desenvolver a partir das férias escolares. Com total apoio do Prefeito Arlei, estamos iniciando um projeto para alavancar o futebol de campo em nossa cidade e, assim, motivar as crianças para as competições que virão durante o ano”, elucidou Alexandre da Trindade, que adiantou a realização de uma competição para as férias de julho. “Estamos buscando parcerias para fazer uma competição intermunicipal nesse período de recesso escolar. Os amistosos preparam as crianças para esses eventos de alto nível competitivo”, finalizou.

Além de revelar novos talentos, o trabalho realizado através das escolinhas de futebol promove a cidadania, como lembra o coordenador da equipe Rio de Janeiro, Ênio Faria. “É muito importante para a formação de jogadores de futebol, porém nosso foco é o desenvolvimento dessas crianças como cidadãos. Sabemos que a maioria dos jovens que participa das escolinhas não chega ao profissionalismo, por isso a importância de focar na educação buscando a cidadania”, disse Ênio Faria, que já treinou grandes jogadores como Carlos Alberto, que atualmente está disputando o Campeonato Brasileiro pelo Vasco da Gama.

Teresópolis perde as duas partidas

Representando o Teresópolis/PMT estavam os jogadores da escolinha de futebol de campo da Secretaria de Esportes e Lazer. A realização do amistoso agradou os jovens atletas. Gabriel Schubach, de 15 anos, acredita no treinamento constante. “A cada jogo vamos ganhando experiência e melhorando para os próximos desafios”, comentou.

Mas a garotada queria ver mesmo a bola rolando. No sub-13, o Teresópolis/PMT apresentou um bom futebol e mostrou personalidade ao enfrentar a equipe visitante. Mesmo perdendo por 1 a 0, o time arrancou elogios do treinador Rafael Nóboa.

“Foi um jogo bom, principalmente por ser a primeira partida em que os meninos jogam juntos. Garimpamos um pouco de cada núcleo e avaliamos como positivo o jogo disputado, pois analisamos as características de cada jogador. Durante a partida, o time chegou com chances reais de gols, mas infelizmente os meninos saíram com uma derrota”, analisou o treinador Rafael Nóboa.

Pelo sub-15, o Teresópolis/PMT mostrou garra e muita habilidade, não dando moleza para o visitante durante quase todo o jogo. Mas, mesmo com a forte pressão do time da casa, o Rio de Janeiro marcou no final da partida, e encerrou a tarde com vitória nos jogos disputados.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Jeferson Hermida

Prefeitura promove curso sobre amamentação para profissionais de saúde


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis, através da Divisão de Programas de Saúde, iniciou nesta sexta-feira, 25, em seus auditório, o Curso de Multiplicadores da Iubaam (Iniciativa Unidade Amiga da Amamentação), projeto do Ministério da Saúde no qual os profissionais de saúde são capacitados para promover o aleitamento materno em suas unidades básicas de atendimento. Trinta funcionários da Rede Municipal de Saúde, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas participam da capacitação. A parte prática acontecerá no Centro Materno Infantil, instalado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea.

“O curso é divido em seis módulos, cinco teóricos e um prático. Por exemplo, no primeiro módulo vamos falar sobre situação da amamentação, recomendações atuais e políticas públicas de incentivo à amamentação. Já a parte prática será com gestantes e mães que fazem o acompanhamento com as nossas equipes no Centro Materno”, explicou a pediatra Maria da Conceição Salomão, Chefe da Divisão de Programas de Saúde.

Entre os temas que serão tratados estão as vantagens da amamentação; o papel das unidades básicas de saúde na promoção, proteção e apoio à amamentação; anatomia da mama, fisiologia da lactação, pega e posição; preparação da mulher durante a gravidez para a amamentação; e os ‘10 Passos para o Sucesso da Amamentação’, preconizados pelo Ministério da Saúde e que visam a tornar o aleitamento materno uma prática, evitando o desmame precoce e contribuindo significativamente para a saúde e bem-estar dos bebês, suas mães e comunidade local.

Sandra Erli, assistente social que trabalha no Centro Materno Infantil e multiplicadora da Iubaam, será uma das palestrantes. “Um dos assuntos que vou abordar é o Grupo de Apoio à Amamentação que realiza um trabalho com as gestantes que fazem o pré-natal nas unidades de saúde para prepará-las para que tenham sucesso na maternidade, inclusive com relação ao aleitamento”, frisou.

Para a enfermeira Janette Ferreira, o curso contribui para as atividades realizadas nos PSFs. “Com a capacitação, a gente passa a ter mais instrumentos para ajudar as mulheres nesse momento tão importante de suas vidas que é a maternidade. Tentamos passar para as mães os benefícios de amamentar, o quanto isso contribui para a saúde do bebê e delas também”, comentou a funcionária do PSF do Rosário.

As próximas etapas do curso acontecem nos dias 1º e 8 de junho.   

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves

Prefeitura reúne líderes comunitários e anuncia mutirão de serviços nos bairros



 Granja Florestal é o primeiro a receber o faxinaço

 Capina, limpeza, retirada de lixo, desentupimento de bueiros, pintura de meios-fios, conservação de praças, instalação de braços de luz, operação tapa-buracos e asfaltamento são alguns dos serviços do mutirão que a partir desta sexta-feira, 25, a Prefeitura passa a fazer toda sexta e sábado nos bairros. O objetivo é atender as demandas das comunidades e melhorar a qualidade de vida dos moradores. As frentes de trabalho serão formadas por equipes das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Agricultura, com reforço da Subsecretaria de Parques e Jardins.

O anúncio foi feito pelo Prefeito Arlei na noite desta quinta-feira, 24, para representantes da FAMEAT (Federação das Associações de Moradores e Entidades Associativas de Teresópolis) e presidentes de pelo menos 25 associações de moradores da zona urbana, que passaram para a Prefeitura as prioridades de seus bairros. Também serão marcados encontros com os líderes comunitários da zona rural.

“Toda sexta e sábado haverá mutirão nos bairros. Convidamos os presidentes de associações de moradores para acompanhar as ações, pois eles convivem com a comunidade e sabem das dificuldades do bairro. E eles poderão também passar as demandas prioritárias”, informou o Prefeito Arlei, garantindo que sempre acompanhará as ações, junto com os secretários de sua equipe de Governo.

O primeiro bairro atendido é a Granja Florestal, onde a Prefeitura já está atuando para a reabertura, em junho, do PSF do bairro, interditado preventivamente pela Defesa Civil desde a tragédia climática de janeiro de 2011. A unidade de saúde foi desinterditada na última quarta, 23, após vistoria técnica que determinou a realização de intervenções, como a retirada de terra acumulada e a canalização de água na encosta localizada a cerca de 20 metros de distância do posto.

Participaram da reunião os secretários municipais José Carlos Cunha (Governo), Denilson Moraes (Obras e Serviços Públicos), Carlos Otávio Sant’Anna (Saúde), Coronel Roberto Silvia (Meio Ambiente e Defesa Civil), José Maria Rodrigues (OP e Relações Comunitárias), Antonio Carlos Moura (Planejamento), Avenir Correa Lima (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) e o Ouvidor Geral, Luiz Carregal.

O presidente da FAMEAT, Valdir Paulino, aprovou a iniciativa. “As associações de moradores esperavam por isso há muito tempo. Ninguém melhor para saber dos problemas e prioridades do bairro do que nós. O Prefeito está de parabéns por essa iniciativa, e os presidentes vão acompanhar de perto o trabalho da Prefeitura”, concluiu.


Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida

Inscrições para o Enem começam segunda


Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horáriooficial de Brasília. O cronograma do exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos, foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24. O edital para o exame será publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25.

As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.


São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012. 

Para o ministro da Educação, o exame é uma importante peça na política educacional brasileira.  “O Enem é peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos", disse. Mercadante destacou que um dos focos do Ministério da Educação é quanto à lisura do exame. A segurança do Enem passou de 1.200 itens para 3.439 itens.

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 milsalas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro

Meia entrada para professores municipais do Rj


O vereador Ivanir de Mello (PP) encaminhou à Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1.378/2012,  que altera a Lei nº 3.424,  de 18 de julho de 2002,  que instituiu a meia entrada para os professores da Rede Pública Municipal. A proposta visa estender o benefício aos profissionais que trabalham no apoio à Educação do município.
 Além dos professores,  o projeto determina que os servidores lotados e em efetivo exercício na Secretaria Municipal de Educação tenham direito ao pagamento de 50% do valor cobrado para ingressos em estabelecimentos e casas de diversão,  assim como em praças desportivas que promovam espetáculos de lazer,  entretenimento e difusão cultural. Os servidores que terão direito ao benefício são os agentes educadores,  coordenadores de turno,  encarregados de multimeios,  secretária escolar,  merendeiras e serventes.

"O reconhecimento destas categorias funcionais é um avanço,  pois são servidores que também necessitam de amplo acesso à arte e à cultura",  justificou o parlamentar.

Com BRT, cinco linhas de ônibus da Zona Oeste do Rio serão extintas



Linhas que ligam a Barra à outros bairros vão acabar.
Inicialmente, a primeira linha a ser extinta será a 882 (Santa Cruz X Barra).

O início da operação do corredor expresso BRT Transoeste vai causar a extinção de cinco linhas de ônibus que circulam pela Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Uma das linhas que serão extintas é a 882 (Santa Cruz X Barra da Tijuca), que será a primeira a acabar, logo na primeira etapa da implantação do BRT. Os ônibus que circulam nessa linha fazem viagens com duas horas duração.
Quem usa o coletivo reclama das grandes filas no ponto final em Santa Cruz, na Zona Oeste, e da lotação dos ônibus. Tatiana pega o 882 todos os dias para ir até o trabalho na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste. “Ônibus sujo, molhado, banco quebrado, é todo dia isso”, reclama.

Com a chegada dos novos ônibus da Transoeste a tendência é que esses problemas diminuam. Os veículos que vão circular pelo corredor expressos são maiores, com capacidade para 140 passageiros e possuem ar-condicionado. Com a mudança, o tempo de percurso entre Santa Cruz e a Barra da Tijuca deve cair pela metade, de duas para uma hora. A passagem custará o mesmo preço dos ônibus comuns que circulam pelo Rio.

Sistema começa operar em junho

O BRT Transoeste já passa por teste desde semana passada. No mês que vem, o sistema começa a operar em 29 estações, entre a Barra e Santa Cruz. A linha expressa vai parar em apenas algumas estações entre 5h e 1h. A outra linha vai parar em todos os pontosdurante 24h.

Além da extinção da linha 882, a primeira fase de implantação do BRT trará a criação de três linhas com ônibus convencionais que vão circular entre os bairros até pontos próximos às estações do corredor expresso. Outra mudança será a redução do trajeto da linha intermunicipal Itaguaí x Barra da Tijuca.

Até a quarta etapa do projeto, prevista para agosto, cinco linhas estarão extintas e 21 terão o trajeto reduzido, para a criação de outras linhas de ônibus que circularão no interior dos bairros até as estações do BRT.

Veja as outras linhas que serão extintas:

 - 867 (Vila Kennedy x Alvorada)
- 877 (Campo Grande x Alvorada)
- 897 (Pingo D'água x Alvorada)
- 870 (Praia do Cardo x Bangu)
  Fonte: G1

Vítimas de calamidades receberão créditos



Recursos serão retirados dos fundos constitucionais de Financiamento do Nordeste, Norte e Centro-Oeste

Decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado nesta sexta-feira no DiárioOficial da União autoriza o CMN (Conselho Monetário Nacional) a criar linhas de crédito para custeio agrícola e pecuário no âmbito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

As linhas de crédito devem ser criadas para contratação em municípios com situação de emergência ou estado de calamidade pública, decretados em função de eventos climáticos extremos, reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional. Caberá ao CMN estabelecer o percentual dos bônus, os encargos financeiros, os prazos, os limites, as finalidades e demais condições das linhas de crédito.

Em portarias publicadas nesta sexta, a Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece situação de emergência em aproximadamente 100 municípios do Norte e Nordeste, em decorrência de estiagens. Situação de emergência por enchentes e inundações foi decretada também em três municípios do Pará – Almeirim, Santarém e Terra Santa - e em Teresópolis (RJ).

Os recursos para a criação de linhas de crédito pelo CMN são dos fundos constitucionais de Financiamento do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste, com a concessão de bônus de adimplência sobre o valor de cada parcela paga até a data do vencimento

COMISSÃO E FRENTE PARLAMENTAR REALIZAM CAMINHADA EM DUQUE DE CAXIAS



A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso e a Frente Parlamentar Pró-Adoção da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) irão realizar a primeira edição do Encontro Pró-Adoção de Duque de Caxias, nesta sexta-feira, (25/08), às 10h. O encontro tem como objetivo comemorar a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes, através de uma caminhada. O ponto de encontro será na Praça Humaitá, e o término da confraternização será na Praça Roberto da Silveira.
Presidente da Comissão de Assuntos da Criança, a deputada Claise Maria Zito (PSD) contou que ao participar da caminhada em Copacabana, no ano passado, conheceu o Grupo Pró-Adoção do Rio de Janeiro e a partir daí fundou um grupo com o mesmo objetivo, em Duque de Caxias. “Nós dedicamos essa semana às visitas aos abrigos, pois queremos saber em que condições vivem estas crianças. Visitamos abrigos da região dos Lagos e participamos de uma caminhada pró-adoção em Rio das Ostras, e agora vamos realizar as caminhadas em Duque de Caxias e na orla da praia de Copacabana. Este é um trabalho conjunto da Frente Parlamentar com a comissão que presido. Ao longo desse tempo, grupos de adoção se aproximaram, o Judiciário contribuiu e hoje temos uma frente forte, um trabalho reconhecido”.  pontuou.
A iniciativa da criação da Semana Estadual é do presidente da Frente Pró-Adoção, deputado Sabino (PSC), que tem o objetivo de promover, no Legislativo, a discussão sobre a adoção. “Visamos, com isso, provocar a reflexão, a agilidade dos processos e o debate público sobre essa questão, envolvendo poderes e órgãos estatais, além da sociedade civil”, finalizou.
or Câmara Municipal Rio

16 anos do Dia Nacional da adoção


Nesta sexta-feira (25/5) comemoram-se 16 anos do Dia Nacional da adoção. A data foi criada em 1996 no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção.

Vários artistas do mundo todo já são pais adotivos, como o casal Angelina Jolie e Brad Pitt, que tem três filhos adotados, além de Sharon Stone, Nicole Kidman, Michele Pfeiffer e Meg Ryan. Aqui no Brasil - cuja adoção é recheada de requisitos legais – já aderiam a esse movimento artistas como Marcello Antony, Elba Ramalho, Astrid Fontenelle, Glória Maria, o jogador Roberto Carlos, entre outros. 
Segundo o advogado Paulo Otto Lemos Menezes, sócio do escritório Haddad, Menezes, Gois e Cabete Advogados, dentre algumas exigências, os candidatos à adoção devem ser considerados ‘habilitados’, além de passar por um estágio de convivência com o menor. De acordo com a lei nº 12.010, de agosto de 2009, todas as pessoas acima de 18 anos, mesmo as solteiras, poderão adotar uma criança ou um adolescente. “A única restrição é que o adotante tenha pelo menos 16 anos a mais do que o adotado”, explica o advogado, que é especialista em Direito Civil.  
Casos recentes na Justiça 
Lemos Menezes ressalta ainda que recentemente dois casos envolvendo decisões judiciais sobre a questão do salário-maternidade e o da “devolução” de filhos adotados foram destaques na mídia. No primeiro, a Justiça Federal de Santa Catarina, em ação promovida pelo Ministério Publico Federal, determinou que o INSS pagasse 120 dias de salário-maternidade para mães seguradas que adotassem crianças maiores de um ano.
“A conduta da autarquia era de conceder apenas 60 dias de benefício, para crianças com idade de 1 (um) a 4 (quatro) anos. Na hipótese de crianças de 4 (quatro) a 8 (oito) , recebia-se apenas por 30 dias. Apenas em adoção de crianças com menos de um ano era concedido o benefício integral”, explica o advogado.
 Na sentença, o juiz Federal Marcelo Krás Borges, da 1ª Vara Federal de Florianópolis, alegou: "Se o pai ou a mãe passar o dia no trabalho e não der a acolhida e o carinho necessário nos primeiros meses, é possível que a adoção não tenha sucesso, ficando o futuro da criança adotada perdido". A decisão do magistrado também considerou que, quanto mais velha a criança, maior o prazo necessário para adaptação de pais e filhos. 

No outro caso destacado pelo advogado, a Justiça Estadual de Minas Gerais, na comarca de Uberlândia, condenou pais adotantes a indenizar o filho por devolvê-lo ao abrigo dois anos após a adoção. À época, há mais de uma década, a criança tinha seis anos. “Este caso externa de modo muito claro a imensa responsabilidade presente no ato de adotar. Adotar é, ou deve ser, para sempre; não se pode fazê-lo por modismo, vaidade, ou ainda por simples benemerência. Há de se ter em mente que os novos pais serão efetivamente pais, em todos os direitos, mas principalmente nas obrigações”, conclui o especialista.
Sugestão de personagem:
Temos  uma pessoa que foi adotada e, no mês passado, agora como pai, teve deferida a adoção de três crianças, com idades de 4, 5 e 7 anos. Os três irmãos foram abandonados pela mãe e se encontravam abrigados em Uberlândia (MG). O caso chama a atenção e é diferente da maioria dos pedidos de adoção por se tratar de três crianças negras e com mais de dois anos de idade.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

BANCOS PODERÃO SER OBRIGADOS A TER GUARDA-VOLUMES



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23/05), em primeira discussão, o projeto de lei 781/11, que poderá obrigar bancos com detectores de metais a disponibilizarem guarda-volumes para clientes. A autora da proposta, deputada Graça Matos (PMDB), define na proposta que o guarda-volumes fique antes da porta de segurança e tenha chave individual. O número de armários oferecidos deve ser compatível com o fluxo da agência. A medida, defende a parlamentar, evita o constrangimento ao qual os clientes são submetidos quando têm que retirar seus pertences. “Com a tecnologia nas mãos para facilitar a vida cotidiana, vários adeptos usam e abusam de notebooks, celulares, palm top’s e smartphones, dividindo espaço com vários utensílios básicos como óculos, chaves e outros objetos metálicos, causando um constrangimento para o usuário”, exemplifica.

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos atende 13 bairros num único dia



Posto de Saúde da Granja Florestal volta a funcionar em duas semanas



Com o objetivo de garantir a conservação das áreas públicas, a Prefeitura de Teresópolis mantém diariamente equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SOSP) distribuídas em diferentes setores da cidade. São obras em diversos bairros que contemplam as comunidades com capina e limpeza de ruas, calçadas e valões, consertos em galerias, calçamentos, iluminação e outros serviços. No cronograma desta quinta-feira, 26, as equipes atuaram em mais de treze regiões da cidade.  Dentre os pontos contemplados está o PSF (Programa de Saúde da Família) da Granja Florestal onde, por determinação do Prefeito Arlei, a recuperação deve ser feita em duas semanas no máximo.

No Alto, as ruas Flávio Bortoluzzi, Amadeu Laginestra e Alfredo Rabello Filho receberam as equipes da Cidade Bela que realizaram capina, varrição e recolhimento do lixo. Uma galeria no cruzamento entre as ruas Helvécio Serpa e Durval Fonseca, no Jardim Europa, precisou da intervenção das equipes de obras da Prefeitura devido ao um vazamento ocorrido por conta de um cano da Cedae que se rompeu no início da semana. No local, em vez de manilhas, foi construída uma caixa de passagem para acabar com o problema. O serviço já está concluído restando apenas a recomposição dos paralelos que será feita logo em seguida. Ainda durante a semana, quatro caminhões de lixo, mato e terra foram retirados no entorno do camping localizado na Quinta da Barra.

De acordo com o Secretário de Obras, a gestão atual deu um novo ritmo aos serviços prestados à população. “O trabalho da Secretaria é contínuo, sempre buscando atender às comunidades e a tendência é melhorar cada vez mais”, comentou Denílson Moraes.

Outra ação importante que começou, nesta quinta-feira, foi a limpeza da área do Posto de Saúde da Granja Florestal. A unidade está desativada desde as chuvas de janeiro de 2011 por conta de uma barreira que deslizou com o temporal. Mesmo sem atingir a estrutura, a grande quantidade de terra impossibilitou a continuidade dos atendimentos. Sob o comando do Subsecretário Tião Correia, de Parque e Jardins, somente em quatro horas de trabalho, 20 caminhões de terra foram retirados do local. “Se o tempo permanecer bom, todo o trabalho deverá estar concluído em quinze dias como determinou o Prefeito Arlei”, relatou Tião.

Outras equipes deram continuidade aos seguintes serviços: operação tapa buracos, na Granja Guarani; asfaltamento, na Posse e em Mottas; reparos em galerias no Morro do Tiro, São Pedro, Bairro dos Pinheiros e Jardim Meudon; capina e limpeza na Várzea, Serra do Capim e em Mottas.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves