sábado, 17 de outubro de 2015

SEEDUC REALIZA O PRIMEIRO SORTEIO PÚBLICO PARA INGRESSO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE REFERÊNCIA


Interessados podem realizar inscrição até o dia 30 de outubro

Já estão abertas as inscrições do primeiro sorteio público realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para ingresso em escolas de Ensino Médio de Referência: Colégio Estadual Chico Anysio (Andaraí), Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto (Niterói) e Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva (Valença). Os interessados podem efetuar inscrição até o próximo dia 30, no endereço eletrônico http://www.escolasdereferenciaseeduc.uerj.br.

A oferta inicial é de 272 vagas para a 1ª série do Ensino Médio, além da formação de cadastro de reserva. Dessas, 10% são destinadas aos candidatos com deficiência (independente da rede de ensino de origem), 5% aos alunos da rede privada e 85% da rede pública.

O acesso à rede estadual por sorteio acontece em caráter experimental, apenas nessas três escolas, com o objetivo de avaliar um novo modelo de ingresso, além do Matrícula Fácil. A escolha das unidades escolares se deu pelo fato de oferecerem o mesmo curso (Médio de Referência) em diferentes localidades.

No Ensino Médio de Referência, além de estudar em tempo integral, o aluno terá acesso a um currículo com nova proposta pedagógica, que prevê seu desenvolvimento cognitivo (aprendizagem das componentes curriculares tradicionais) associado ao socioemocional (responsabilidade, abertura para o novo, colaboração, comunicação, criatividade e autocontrole).

Para concorrer, é necessário ter nascido entre 31/01/1998 e 31/01/2004 (incluindo as duas datas), além de ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A documentação comprobatória deverá ser apresentada no ato da matrícula, por meio do Histórico Escolar ou da Declaração de Conclusão da unidade escolar onde cursou.

Os candidatos da rede particular de ensino, que tenham cursado pelo menos o 9º ano do Ensino Fundamental com o benefício de bolsa de ensino integral, ou seja, correspondente a 100% do valor total da mensalidade, podem optar por concorrer às vagas reservadas aos alunos da rede pública. Nesse caso, no ato da matrícula, será necessário comprovar a exigência, conforme previsto em edital.

A partir do dia 4 de novembro, os participantes poderão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que conterá informações sobre o Sorteio Público, previsto para ocorrer nos dias 10/11 (CE Almirante Rodrigues), 11/11 (CE Brigadeiro Castrioto) e 12/11 (CE Chico Anysio).

O comparecimento não é obrigatório para concorrer à vaga. Quem preferir poderá acompanhar pela internet - os números contemplados serão divulgados, em tempo real, no sitehttp://www.escolasdereferenciaseeduc.uerj.br. O resultado final do processo seletivo deverá ser divulgado no dia 13 de novembro.

Os candidatos contemplados deverão efetuar a confirmação da matrícula diretamente na unidade escolar, no período de 6 a 12 de janeiro de 2016. Na ocasião, será necessário apresentar a seguinte documentação: Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) e CPF (se possuir); Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal (no caso de menor de 18 anos); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator Rhesus (fator RH), conforme disposto na Lei nº 6.683, de 15 de janeiro de 2014.

Matrícula Fácil

Os candidatos que não forem sorteados poderão ingressar na rede por meio do site Matrícula Fácil até o dia 1º de dezembro.

Acesse o Edital publicado no Diário Oficial:

SEEDUC CONVOCA APROVADOS EM CONCURSOS

SEEDUC CONVOCA APROVADOS EM CONCURSOS

 
Docentes devem ficar atentos à escola de convocação

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (16/10), a convocação de 298 aprovados em concursos realizados em 2011, 2013,1 e 2014.

Os candidatos devem comparecer ao local designado, de acordo com a escala de convocação, munidos de documento de identidade, CPF, Pis/Pasep, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, diploma de conclusão, histórico escolar e comprovante de residência.

Confira, abaixo, as páginas do Diário Oficial:  

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Detran-RJ terá que aceitar cursos online para reciclagem de motoristas






O juiz Bruno Vinícius da Rós Bodart, em exercício na 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou nesta sexta-feira, dia 16, que o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) aceite a realização de cursos de reciclagem de condutores infratores na modalidade de ensino a distância. A decisão, em caráter liminar, atendeu a um pedido do Instituto Base de Conteúdos e Tecnologias Educacionais (IbacBrasil), uma das três empresas cadastradas para a execução do serviço no estado.
Com a decisão, o Detran não poderá impedir que o IbacBrasil matricule novos alunos e terá que reconhecer a validade e eficácia dos cursos, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro e na Resolução nº 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Caso descumpra a ordem, o órgão estadual terá de pagar multa diária no valor de R$ 50 mil sem prejuízo do enquadramento pelo crime de desobediência e da aplicação de multa pessoal ao agente público responsável.
No final de setembro, através da portaria nº 4.682/2015, o Detran suspendeu os efeitos da portaria anterior (4.579/2015), que instituía cursos de ensino a distância para atualização ou reciclagem de condutores. Ao anunciar a decisão, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), o presidente do Detran, José Carlos dos Santos Araújo, declarou que as autoescolas estavam reclamando da perda de receita e atravessando dificuldades.
“Nota-se, assim, que o presidente do Detran/RJ, desconsiderando por completo os princípios, que são basilares da República Brasileira, da livre iniciativa e da livre concorrência (art. 1º, IV, e art. 170, IV, da Constituição), editou norma cujo objetivo declarado é a proteção de mercado em favor de Centros de Formação de Condutores sediados no Estado do Rio de Janeiro”, destacou o juiz na liminar.
Ainda segundo o magistrado, o credenciamento, conforme previsto pelo art. 22, X, do Código de Trânsito Brasileiro, é ato vinculado, competindo ao Detran realiza-lo estritamente “na forma estabelecida em norma do Contran”. Por sua vez, o Código atribui ao Contran competência para “normatizar os procedimentos sobre a aprendizagem, a habilitação, expedição de documentos de condutores (art. 12, X)”. Sendo assim, segundo o juiz, o Detran/RJ não possui competência para suspender a eficácia de norma federal que prevê a possibilidade de realização de cursos na modalidade não-presencial.

Processo 0418692-52.2015.8.19.0001
AB/FB

Wenderson Rosa no Comary


Domingo no Clube Comary


TURMA NEGA REINTEGRAÇÃO A EMPREGADO PÚBLICO QUE ADERIU A PDV


A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) confirmou a validade do desligamento de um ex-empregado das Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro S/A (Ceasa-RJ) que aderiu a Programa de Demissão Voluntária (PDV). O trabalhador requereu à Justiça do Trabalho sua reintegração ao emprego público, sob a alegação de que era detentor de estabilidade e de que teria sido coagido a pedir dispensa. O desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira, relator do acórdão, negou o pedido e manteve a sentença do juiz Alexandre Couce de Menezes, da 9ª Vara do Trabalho da Capital.
O obreiro embasou sua pretensão em decisão do Conselho de Administração da empresa pública de 18 de julho de 1985, segundo a qual nenhum empregado da Ceasa-RJ poderia ser dispensado de modo arbitrário, sendo que os funcionários com mais de sete anos de serviço somente poderiam ser demitidos por justa causa, apurada em sindicância administrativa. Essa deliberação seria revogada em reunião do Conselho de 2 de setembro de 1992. A partir daí, os empregados que viessem a ser contratados não teriam direito a estabilidade, mas os antigos trabalhadores continuariam a fazer jus à garantia.
Como o autor da reclamação trabalhista foi admitido em 4 de maio de 1987 - antes, portanto, da revogação da cláusula de estabilidade -, ao completar sete anos de serviço, em 4 de maio de 1994, só poderia ser dispensado de forma motivada. Aposentado desde 27 de outubro de 2009, o trabalhador continuou na ativa e aderiu, em 30 de setembro de 2011, ao PDV, cujas vantagens incluíam a manutenção do plano de saúde (para o empregado e os dependentes) e o pagamento da indenização compensatória de 40% do FGTS acrescida de bônus de 10%. Ao recorrer à Justiça, o ex-empregado sustentou que a empresa teria dispensado parte de seu pessoal por critérios ilegais, notadamente quanto à idade avançada do público-alvo do PDV, além de ter criado meios coativos para atingir esse objetivo.

Para o desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira, cabia ao trabalhador provar o vício na manifestação de vontade, bem como a conduta discriminatória da empresa. "A existência de dolo, coação, erro, lesão na manifestação de vontade é fato constitutivo do direito alegado pelo autor, razão por que lhe incumbia a prova de tais defeitos no ato de adesão ao Programa de Demissão Voluntária, de cujo ônus não se desvencilhou", assinalou o magistrado.
"Estando o autor inserido no grupo de empregados passíveis de demissão e não existindo prova de vício de manifestação de vontade na adesão ao Programa de Incentivo à Demissão Voluntária, o seu desligamento é válido. Em verdade, pretende o autor ¿o melhor dos dois mundos', isto é, beneficiar-se do plus resilitório que lhe proporcionou a adesão ao Programa de Incentivo à Demissão Voluntária e, depois, após um lapso de tempo razoável de afastamento, obter o direito de reintegração ao quadro de empregados da reclamada com o pagamento de todos os benefícios devidos em virtude de seu retorno ao emprego", enfatizou o relator do acórdão.
Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT.

Clique aqui para ler o acórdão na íntegra.

Procon Estadual autuou 19 estabelecimentos no Rio, Niterói e Nova Iguaçu na Operação Navalha



O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou nesta sexta-feira (16/10) uma ação da Operação Navalha. Os fisicais verificaram denúncias de estabelecimentos que estariam exigindo valor mínimo ou cobrando valor diferenciado nas compras com cartões de crédito. Ao todo, os fiscais vistoriaram 26 estabelecimentos denunciados no Centro e na Zona Sul do Rio de Janeiro, além de Niterói e Nova Iguaçu. Desses, 19 foram autuados - nove deles justamente por irregularidades na cobrança com cartão de crédito.
A quase totalidade dos estabelecimentos autuados por cobrança irregular nas operação com cartão de crédito ou débito exigia do consumidor um valor mínimo para que o pagamento fosse realizado por este tipo de operação. Trata-se de uma prática abusiva coibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pela Lei Estadual 6.755/2014, que proíbe a cobrança de quantia mínima para o uso de cartão.
Não apresentaram o alvará de funcionamento uma filial das Lojas Americanas (Av. Rui Barbosa, 39 - Niterói) e o Marone Cabelereiros (Rua Machado de Assis, 74 - Flamengo). Ambos deverão apresentar o documento no prazo de 48 horas. A filial das Lojas Americanas ainda deverá apresentar, no mesmo prazo, o certificado do Corpo de Bombeiros, que também não foi apresentado aos fiscais.
Outros estabelecimentos também foram autuados por não mostrarem aos fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros. Juza Auto Peças(Rua Benjamin Constant, 17 – Fonseca), em Niterói, e mais quatro lojasem Nova Iguaçu: Fuscão Preto Auto Peças(Nilo Peçanha, 578), Top Ip(Rua Dr. Otavio Tarquino, 996), A Luminosa Eletrolinhas Material Elétrico(Marechal Floriano, 1598) e uma filial do Rei dos Quadros (Rua Dr. Otavio Tarquino, 189).
Estabelecimentos onde não foram encontradas irregularidades durante a ação de hoje: Sorveteria Bolonha (Rua Constante Ramos, 639 - Copacabana); loja de conveniência do Amigo da Rodovia Auto Posto (Rod. Pres. Dutra 22251 - Comendador Soares); Mademoiselle (Rua do Catete, 276 – Catete); Mercado Joia Mercados e Padaria (Rua Tiradentes, 127 – Ingá); Lapa Bakery (Rua da Lapa, 207 - Centro); Info Stok Informática (Praça Olavo Bilac, 28 SLJ – 202 – Centro) e Drogaria Galanti (Rua Getúlio Vargas, 90 - Nova Iguaçu).
A Operação Navalha ganhou este nome em referência ao verso "o meu cartão de crédito é uma navalha" da música "Brasil", de autoria de Cazuza, George Israel e Nilo Romero.
Balanço da Operação Cartão de Crédito
1 - Casa do Biscoito (Av. Visconde do Rio Branco - terminal rodoviário, lojas 38/39): Ausência do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Cobrança mínima de R$ 10,00 no cartão de crédito.
2 -Viva Shopping da Beleza (Rua São Clemente, 16 – Centro): Ausência 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços nos produtos expostos a venda, no interior e na vitrine da loja.
3 - Casa do Atleta (Rua José Clemente, 34 – Centro): Cobrança mínima de R$ 10,00 no cartão de crédito.
4 - Padaria São Luiz Gonzaga (Benjamin Constant, 02 – Niterói): Condições de higiene precárias na área de padaria. Prazo de 15 dias para limpeza e 60 dias para mudanças estruturais.
5 – Charlotte (Praia de Botafogo, 416 A - Botafogo): Ausência de certificado de dedetização. Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentação.
6 - Juza Auto Peças (Rua Benjamin Constant, 17 – Fonseca): Ausência de preços nos produtos expostos no interior da loja. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, prazo de 48 horas para apresentação no Procon.
7 – Caiçara Auto Peças e Serviços (Rua Benjamin Constant, 71 - Niterói): Ausência de preços nos produtos.
8 -Marone Cabelereiros (Rua Machado de Assis, 74 - Flamengo): Cobrança de valor mínimo de 30 reais no pagamento cartão de crédito. Não emite nota fiscal e não há talonário fiscal disponível. Ausência do alvará de funcionamento, prazo de 48 horas para apresentar na sede do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151.
9 –Martins Auto Peças (Nilo Peçanha, 575 - Nova Iguaçu): Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações. Preço no pagamento de cartão de crédito diferente e a maior ao de pagamento em dinheiro e cartão de débito.
10 - Fuscão Preto Auto Peças (Nilo Peçanha, 578 - Nova Iguaçu): Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, prazo de 48 horas para apresentar na sede do Procon. Preço no pagamento de cartão de crédito diferente e a maior ao de pagamento em dinheiro e cartão de débito.
11 -Fuscão Branco Auto Peças (Nilo Peçanha, 578 - Nova Iguaçu): Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Preço no pagamento de cartão de crédito diferente e a maior ao de pagamento em dinheiro e cartão de débito.
12 - Shopping das Frutas (Rua do Riachuelo, 73 A Centro): Cobrança de mínimo de dez reais nas compras com cartão de crédito e cinco reais com cartão de débito. Ausência do cartaz informativo sobre a disponibilidade do livro de reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentação.
13 - Br Mania (Rua Tiradentes, 62 – Ingá): Cobrança mínima de R$ 10,00 nas compras com cartão de crédito.
14 - Lojas Americanas (Av. Rui Barbosa, 39 - São Francisco): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e alvará de funcionamento, prazo de 48 horas para apresentar na sede do Procon.
15 - Fazendinha Hortififruti (Rua Senador Pompeu, 120 - Centro): Duas reclamações não enviadas no prazo. Ausência do certificado de potabilidade da água.
16 - Top Ip (Rua Otavio Tarquino, 996 - Nova Iguaçu): Ausência de preços nos produtos expostos na loja. Certificado do Corpo de Bombeiros, prazo de 48 horas para apresentar na sede do Procon.
17 - A Luminosa Eletrolinhas Material Elétrico (Marechal Floriano, 1598 - Nova Iguaçu): Ausência de Livro de reclamações. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros, prazo de 48 horas para apresentar na sede do Procon. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de preços dos produtos expostos. Preços a venda no cartão de crédito maior que no dinheiro.
18 - Rei dos Quadros (Rua Dr. Otavio Tarquino, 189 – Nova Iguaçu): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, prazo de 48 horas para apresentar na sede do Procon. Tamanho do valor da parcela igual ao do pagamento à vista.
19 - Restaurante 30 Sabores (Rua marquês de Abrantes, 77- Flamengo): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do certificado de potabilidade da água.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Procon Estadual autua 11 hotéis e interdita duas piscinas no Centro e na Zona Sul do Rio



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O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (14/10), uma nova etapa da Operação Coubertin, onde fiscalizou hotéis no Centro e na Zona Sul do Rio. Na ação de hoje, foram autuados 11 de 15 hotéis fiscalizados. Cerca de 30kg de alimentos impróprios ao consumo foram descartados e duas piscinas foram interditadas pelos fiscais.


Não havia guardião nas piscinas dos hotéis Marina Palace (Av. Delfim Moreira, 630 – Leblon), Vila Galé (Rua Riachuelo, 124 – Centro) e Biarritz (Rua Duvivier, 82 - Copacabana). As piscinas desses dois últimos foram interditadas, pois segundo a Lei Estadual 3728/2001, piscinas com metragem acima de 36 m² devem ter a presença de um guardião. Já a piscina do Hotel Marina Palace não pode ser medida e por isso não pode ser interditada. A metragem deverá ser apresentada no ato de sua defesa administrativa.

Dos 11 hotéis autuados, nove não possuíam o cartaz "Diga Não ao Turismo Sexual", obrigatório pela Lei Estadual nº 3166 de 1997, fruto de uma campanha nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Quatro hotéis não possuíam um quarto adaptado aos portadores de necessidades especiais, que é obrigatório pela Norma Brasileira 9050 da Associação Braseileira de Normas Técnicas (ABNT). O Hotel Pompeu, na Rua Camerino, 15, no Centro, tinha um quarto adaptado, mas ele tinha um desnível no acesso ao box e não possuia barras no seu interior para auxiliar na movimentação e na segurança do hóspede.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Hotel Santa Clara (Rua Décio Vilares, 316 - Copacabana); Arena Copacabana Hotel (Rua Paula Freitas, 4 – Copacabana); Miramar Palace Hotel (Av. Atlântica, 3368 – Copa); Hotel Angrense (Travessa Angrense, 25 - Copacabana).

Balanço da Operação Coubertin

1 -Hotel Americano (Rua Joaquim Silva, 69 – Lapa): Ausência de ficha de registro de identificação crianças e adolescentes; de cartaz “Diga não ao Turismo sexual"; de cartaz do Disque 151; de CDC para consulta; de certificado do Corpo de Bombeiros, que deverá ser apresentado em 48 horas na sede do Procon. Estabelecimento não disponibiliza a venda preservativos feminino aos clientes. Nos quartos não são expostos folhetos de alerta sobre a Aids. Não há quartos adaptados para pessoas com necessidades especiais. Não há informativo de que as crianças deverão ser hospedadas somente com responsáveis.

2 -Hotel Gamboa (Alexandre Mackenzie, 122 – Centro): Ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”. Ausência de tabela de preços. Ausência de CDC para consulta. Não há fornecimento de preservativo. Ausência de folhetos quanto a prevenção de HIV. Ausência de quarto adaptado. Vencidos: 3kg e 300g de peito de frango; 1kg e 500g de peito de frango.

3 - Hotel Pompeu (Rua Camerino, 15 – Centro): Ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”. Ausência de tabela de preços. Ausência de CDC para consulta. Não há fornecimento de preservativo. Ausência de folhetos explicativos quanto à prevenção de HIV. O banheiro do quarto adaptado possui desnível para acesso ao box, além de não possuir barras no interior do box. Ausência do Livro de Reclamações.

4 -Hotel Biarritz (Rua Aires Saldanha, 54 – Copacabana): Ausência de cartaz "violência contra a mulher. Denuncie! Disque 180"; de cartaz "diga não ao turismo sexual "; de folhetos explicativo sobre AIDS e fornecimento de preservativo. Não disponibiliza três unidades de preservativos masculino e feminino a preço de custo. Ficha de identificação de menor de idade. Autenticação do Livro de Reclamações. Não possui quarto adaptado.

5 -Hotel Monte Alegre (Rua Riachuelo, 213- Centro): Ausência de cartaz “Diga não ao turismo sexual”; de cartaz “Proibida a hospedagem de menores desacompanhados” e do cartaz do Disque 151. Reclamação registrada no livro em 12/01/15 não entregue ao Procon. Não há fornecimento de preservativo. Não há folheto explicativo sobre prevenção de HIV.

6 -Rio's Nice Hotel (Rua Riachuelo, 201- Centro): Livro de reclamações não autenticado. Ausência dos cartazes “Diga não ao turismo sexual” e “Proibida a hospedagem de menores desacompanhados”. Não há quarto adaptado. Não há rampa de acesso. Não há fornecimento de preservativo. Não há fornecimento de folheto explicativo sobre a prevenção de HIV.

7 -Golden Tulip (Rua Gustavo Sampaio, 320 – Leme): Havi três reclamações no livro não encaminhadas ao Procon RJ, datadas de 24/03/15, 25/05/15 e 02/06/15.

8 - Hotel Marina Palace (Av. Delfim Moreira, 630 – Leblon): Ausência de folhetos explicativos sobre prevenção da AIDS. Constatado piscina sem presença de guardião, visto ser impossível medição no ato da visita, devendo apresentar a metragem na defesa. Não há disponibilização para venda de preservativos de ambos sexos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros que deverá ser apresentado em 48 horas na sede do Procon.

9 - Vila Galé (Rua Riachuelo, 124 – Centro): Piscina sem guardião, acima das medidas onde é exigido o profissional. Piscina interditada até que haja um guardião. Ausência do cartaz “Diga não ao turismo sexual”.

10 - Hotel Biarritz (Rua Duvivier, 82): Ausência do cartaz "Violência contra a mulher. Denuncie! Disque 180"; do cartaz "Diga não ao turismo sexual”. Produtos vencidos: 8 kg de molho; 250 g de salmão. Sem especificação: 10 kg de molho tomate; 2 kg de tomate preparado; 2kg de pão de queijo. No momento da fiscalização havia uma obra sendo realizada no piso da cozinha, determinado que a obra da cozinha seja feita quando não estiver em funcionamento. A piscina foi interditada por sua metragem estar acima do determinado por lei e sem a presença de um guardião durante o seu funcionamento. Determinada a apresentação de documento do funcionário qualificado por órgão competente para sua desinterdição.

11 -Hotel Viña Del Mar (Rua Joaquim Silva, 57 – Centro): Ausência de ficha para hospedagem de menores. Ausência de cartaz “Diga não ao turismo sexual”; de cartaz “Proibida a hospedagem de menores desacompanhados”; de cartaz sobre a exploração sexual de menores e sobre crimes e penas quanto a exploração sexual infantil. Ausência de folheto informativo quanto à prevenção de HIV.

Parabéns Professoras e Professores.....


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Santa Teresa padroeira de Teresópolis


Missa com Padre Robson ​ Oliveira​, no domingo, 18, terá esquema especial de trânsito


Fabiano Basílio, guarda municipal, ressalta que moradores e comerciantes do entorno da igreja receberam comunicados sobre as alterações no trânsito

Padre Jorge Luiz destaca que será a primeira vez que o estado do Rio recebe a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno




Evento acontece em comemoração aos 160 anos da Paróquia de Santo Antônio


 A Paróquia de Santo Antônio, um dos padroeiros de Teresópolis, localizada no bairro do Alto, completa em 2015 o jubileu de 160 anos e terá diversas atividades em comemoração à data. Os festejos começam no próximo domingo, dia 18, quando a cidade vai receber a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, com celebração de uma missa pelo padre Robson Oliveira, às 17h30.

Padre Jorge Luiz, da paróquia de Santo Antônio, ressaltou que esta será a primeira visita da imagem ao estado do Rio de Janeiro. “No dia 18, teremos a presença do Padre Robson e também da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno em nossa cidade. Esta será a primeira vez que o estado do Rio recebe a Imagem. Será um momento de transmissão de mensagens de fé, amor e fraternidade”, frisou o padre, destacando ainda a apresentação da Orquestra Sinfônica da PMERJ e a Missa Solene presidida por Dom Gregório Paixão, além da carreata comemorativa.

As atividades em comemoração aos 160 anos da igreja, em especial, a missa com padre Robson Oliveira, terão o acompanhamento de guardas municipais na orientação do trânsito no entorno da paróquia, no Alto.

A partir do sábado, 17, às 9h, guardas municipais vão coordenar um esquema especial de desvio do trânsito no entorno da Igreja de Santo Antônio para montagem do palco para a missa ao ar livre do domingo, 18, com o Pe. Robson Oliveira. O trânsito ficará interditado na Av. Oliveira Botelho, da altura da igreja até a entrada da Granja Guarani.

“Motoristas que estiverem seguindo para o Soberbo ou para Rio de Janeiro deverão entrar na Rua Gonçalo de Castro, passar pela Rua Alfredo Rebello Filho e depois pela Rua Flávio Bortoluzi, para, em seguida, retornar à Av. Oliveira Botelho, em direção ao Soberbo”, explica o guarda municipal do setor de Engenharia de Tráfego, Fabiano Basílio, ressaltando que moradores e comerciantes do entorno da igreja receberam comunicados sobre as alterações no trânsito.

Basílio informou ainda que os veículos que estiverem vindo do Soberbo em direção ao centro da cidade deverão adentrar na Rua Flávio Bortoluzi, passar pelas ruas Poeta Amadeu Laginestra e Sloper e, e seguida, entrar na Rua Tietê, com saída para a Av. Alberto Torres.

Além disso, na segunda-feira, 19, guardas municipais motorizados irão acompanhar a carreata comemorativa, com concentração às 18h na paróquia, no Alto, passagem pelas avenidas centrais e chegada no final da Av. Lúcio Meira, na Várzea, com retorno à igreja.

Programação

18/10 – domingo

16h – Abertura dos Festejos

17h30 - Missa com Pe. Robson Oliveira, com visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno

19 a 24/10
Missa para Cristo com Maria, com os ‘Arautos do Evangelho’

19/10 – Segunda

18h – Carreata comemorativa, seguida de missa de acolhida e abertura da Missão

20 a 24/10

Visita Missionária e Celebração Eucarística
Missas 7h30 e 19h30

Adoração ao Santíssimo durante todo o dia

25/10 – domingo
Encerramento dos Festejos

16h – Apresentação Orquestra Sinfônica da PMERJ

19h – Missa Solene presidida por Dom Gregório Paixão               

Fotos: Marcelo Roza


NOTA OFICIAL Ref.: Pagamento de aposentadorias e pensões


NOTA OFICIAL

Ref.: Pagamento de aposentadorias e pensões

 O Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis) informa que foi liberada nesta quarta-feira, dia 14, a quantia de R$ 790 para aposentados e pensionistas, referente aos proventos e pensões do mês de setembro. O valor estará disponível para saque a partir desta quinta, dia 15, nos caixas eletrônicos das agências do Banco Santander (Av. Delfim Moreira, 367, e Rua Duque de Caxias, 175, na Várzea). A primeira parcela, de R$ 300, foi liberada na última sexta, 9 de outubro.

A Prefeitura lembra que o pagamento referente ao mês de setembro dos servidores ativos teve início no dia 6 de outubro, com a liberação dos vencimentos para os funcionários da Secretaria Municipal de Educação lotados nas unidades escolares. Tal pagamento foi realizado com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), correspondendo a 52% da folha.

No dia 9, foi liberada uma parcela de R$ 660 para cada servidor público ativo, abrangendo 57% da folha. Já nesta terça, 13, foi paga mais uma parcela de R$ 340.

A Prefeitura informa ainda que está se empenhando para quitar o pagamento dos salários de todos os servidores, inclusive inativos, conforme cronograma de repasses estaduais e federais previstos para os próximos dias. Por último, serão liberados os vencimentos de prefeito, vice-prefeito, secretários e subsecretários municipais, que por medida de contenção de despesas tiveram redução de 30% e de 20%, respectivamente. 

Procon autua hotéis no Centro e Zona Sul


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O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (13/10), a primeira ação da Operação Coubertin, que foca em ações de fiscalização voltadas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que ocorrerão no próximo ano. A ação desta terça teve o objetivo de fiscalizar hotéis no Centro e na Zona Sul do Rio. O nome da operação é uma referência ao francês Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Foram fiscalizados 19 hotéis e 14 deles foram autuados. Os fiscais descartaram 29kg e 660g de alimentos impróprios ao consumo.
Nenhum dos hotéis autuados possuía o cartaz “Diga não ao turismo sexual”, obrigatório pela Lei Estadual nº 3166 de 1997. A lei é fruto de uma campanha nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Cinco estabelecimentos autuados não possuíam nenhum quarto adaptado para pessoas com necessidades especiais. Além de item obrigatório por lei, a ausência destes quartos demonstram uma falta de preparo destes estabelecimentos hoteleiros para receber um evento como os Jogos Paralímpicos de 2016.
Os cerca de 30 kg de alimentos impróprios ao consumo foram encontrados em um hotel de Copacabana (Windsor Plaza) e em três hotéis do Centro - Hotel São Francisco, Hotel OK e Hotel Atlântico Business.
Os hotéis São Francisco, localizado na Rua Visconde de Inhaúma, 95, no Centro e o Ibiza Copacabana, na Rua Belford Roxo, 250, deverão apresentar o Certificado do Corpo de Bombeiros em 48 horas na sede do Procon Estadual.
Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Hotel Rondônia Palace, noFlamengo; Apa Hotel Copacabana; Imperial Hotel e Escorial Rio Hotel, no Catete; Windsor Asturias Hotel e Hotel Itajubá, no Centro.
Balanço da Operação Coubertin
1-Windsor Plaza (Av. Princesa Isabel, 263): Ausência de cartaz dizendo ser proibida hospedagem de crianças desacompanhadas de responsáveis; cartaz do Disque 151 e cartaz do “diga não ao turismo sexual”. Vencidos: 920g de maçã ao vinho; 2kg e 200g de pudim; 750 g calda de vinho; 1kg e 800g de brigadeirão; 690g de massa folhada.
2 -Mercure (Rua da Passagem, 39 - Botafogo): Ausência de cartaz de “Diga não ao turismo sexual". Ausência de cartaz informativo contra a prostituição e a exploração sexual de criança e adolescente. Certificado de potabilidade da água vencido, prazo de 15 dias para apresentar o certificado atualizado. Ausência de acessibilidade no quarto "adaptado". Ausência de cartaz falando sobre crimes e penas da exploração sexual infantil.
3 -Hotel São Francisco (Rua Visconde de Inhaúma, 95 – Centro): Produtos sem especificação: 2kg e 400g de queijo parmesão; 1kg de champignon; 1kg e 500g de tomate seco; 700 g capeletti de ricota; 1kg e 500g de linguiça calabresa; 1kg e 200g de presunto; 300g de queijo ralado; 900g de queijo prato. Ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; cartaz quanto a proibição da prostituição de criança e adolescentes; cartaz sobre crimes e penas quanto exploração sexual infantil; folhetos explicativos sobre prevenção da aids e fornecimento de preservativo. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros, devendo apresentar em 48 horas; certificado de potabilidade da água, devendo apresentar em 15 dias; Livro de Reclamações e ficha da hospedagem de criança e adolescente. Lixeira da cozinha com acionamento de pedal quebrado.
4 -Ibiza Copacabana (Rua Belford Roxo, 250): Ausência de cartaz do Disque 151 e de cartaz “diga não turismo sexual”. Não disponibiliza a venda preservativo feminino. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros, devendo apresentar em 48 horas.
5 - Augusto's Paysandú (Rua Paissandu, 23 – Flamengo): Ausência de ficha de identificação de criança e adolescente; de cartaz de “Diga não ao turismo sexual”; de cartaz informando ser proibida a hospedagem de criança ou adolescente, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsáveis.Ausência de quarto adaptado e rampa de acesso. Problemas na cozinha: ausência de tela, azulejo quebrado, lixeira sem pedal, sujeira e gordura. Prazo de 15 dias para melhoras.
6 - Real Palace Hotel (Rua Duvivier, 70): Ausência de quartos adaptados para pessoas com necessidades especiais; cartaz diga não a exploração sexual.
7 - Copacabana Mar Hotel (Rua Ministro Viveiro Castro, 155 – Copacabana): Ausência de cartaz "Diga não ao turismo sexual"; de cartaz do Disque 151. Não disponibiliza a venda preservativo feminino.
8 - Ibis Copacabana (Rua Ministro Viveiros de Castro, 134): Ausência de fornecimento de preservativo feminino. Ausência de cartaz “diga não ao turismo sexual”.
9 - Hotel OK (Rua Senador Dantas, 24): Produtos vencidos: 200 g de salame; 100 g de muçarela; 100 g de queijo prato; 2 kg presunto. Sem especificação de validade: 2 kg molho de salsicha; 1 kg de blanquet; 1kg e 500g de queijo. Ausência de cartaz “diga não ao turismo sexual”; folhetos explicativos sobre prevenção da AIDS e fornecimento de preservativo; cartaz do Disque Denúncia 180, da violência contra a mulher. Lixeira da cozinha com acionamento de pedal quebrado. Sem quarto adaptado.
10 - Hotel Bandeirante (Rua Barata Ribeiro, 548): Ausência de certificado de potabilidade da água; do cartaz “diga não a exploração sexual” e do Livro de Reclamações. Sem quarto adaptado.
11 - Hotel Atlântico Business (Senador Dantas, 25): Produtos vencidos: 500g de mostarda; 400g de cardamomo; 1kg e 400g de champignon; 1kg e 500g de recheio de canelone; 1kg de tomate seco. Sem especificação: 900g de maionese; 600g de champignon; 600g de mostarda. Ausência de cartaz “diga não ao turismo sexual”; de folhetos explicativos sobre prevenção da AIDS e fornecimento de preservativo; de cartaz do Disque Denúncia 180, da violência contra a mulher; de proibida hospedagem de criança e adolescente, salvo acompanhado ou autorizado pelo responsável; de cartaz informativo contra prostituição e exploração sexual de criança e adolescente; de cartaz do Disque 151; do CDC para consulta e do preço das diárias. Lixeira da cozinha com acionamento de pedal quebrado.
12 - Novo Hotel Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 300 – Gloria): Ausência de cartaz “diga não a exploração sexual ”; de ficha de menor; de tabela de preço; de folheto explicativo da AIDS; Livro de Reclamações com registro de 03/01 não informado ao Procon. Não há fornecimento de preservativos.
13 – Ibis (Av. Marechal Câmara, 280 - Glória): Não há fornecimento de preservativos.
14 - Granada Hotel (Gomes Freire, 530): Ausência de cartaz do Disque Denúncia 180, da violência contra a mulher; de cartaz “diga no ao turismo sexual ”; de cartaz proibição da hospedagem de crianças desacompanhada; de folheto explicativo da AIDS e fornecimento de preservativos; de cartaz do Disque 151; de ficha de menores hospedados; preços da hospedagem exposto. Livro de reclamações com registros das datas 14/04, 12/05 e 26/06 não enviados ao Procon Estadual.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE RESERVISTAS PARA EXERCÍCIO DE MOBILIZAÇÃO


MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO C M L - 1ª DE - 4ª BDA INF L (MTH) 32º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE (4ª Cia Inf AL/1870) “BATALHÃO DOM PEDRO II” EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE RESERVISTAS PARA EXERCÍCIO DE MOBILIZAÇÃO O MINISTÉRIO DA DEFESA, através do 32º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE – BATALHÃO DOM PEDRO II, sediado no município de Petrópolis-RJ, realizará um Exercício Operacional de treinamento de sua reserva mobilizável, no período de 09 a 21 de novembro de 2015. Para isto, está convocando os reservistas abaixo relacionados a comparecerem à sede do TIRO DE GUERRA DE TERESÓPOLIS (TG 01-011) – sito à Praça dos Expedicionários, s/nº, centro, Teresópolis-RJ, com base no Art 19, da Lei do Serviço Militar (LSM), Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, e nos termos dos Art. 120, 125 e nº 1) do Art. 202 do Regulamento do Serviço Militar (RLSM), Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966. ALIPH DE SOUZA GUILHERME FISCHER SAMPAIO DOS SANTOS RAPHAEL DE SOUZA B. DE SÁ ANDERSON KLEIN QUEIROZ JOÃO FILLIPE SILVA TEIXEIRA ROMULO FRANCISCO DE ANDRADE BRUNO B. VIEIRA JONATHAN CAMPOS COSTA THIAGO DOS SANTOS REIS CAIO IVO DE SOUZA CORRÊA LUAN DA SILVA NOGUEIRA VINÍCIUS DA ROSA ATOUGUIA CLEISSON DA SILVA MOURA LUCAS DIAS PEREIRA DA SILVA PINTO FRANCISCO CARLOS MOREIRA MATEHEUS FERNANDES VIEIRA PEIXOTO GABRIEL DE MORAES RAFAEL BARBOSA PIMENTEL LUCAS FERREIRA VIEIRA RAFAEL DA SILVA BARROS DATA DA APRESENTAÇÃO: - Atiradores: 10 NOV 15(terça-feira) LOCAL DE APRESENTAÇÃO: - TG 01-011 (TERESÓPOLIS) HORÁRIO: 07:00h DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: - Certificado de Reservista, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, CPF; - Carteira Nacional de Habilitação, Apólice de Seguro (se possuir), Certidão de Casamento (caso for casado); - Certidão de Nascimento do filho (caso possuir), dados bancários e Contra-cheque (ou Declaração do Contador). MATERIAL NECESSÁRIO: - Kit de Higiene (escova de dente, pasta, aparelho de barbear, sabonete, bucha); - Material de uso pessoal (toalha de banho, toalha de rosto, cuecas, meias, desodorante); - Talher (garfo e faca). A APRESENTAÇÃO É OBRIGATÓRIA E EXCLUSIVAMENTE PARA FINS DE EXERCÍCIO. 
LOCAL DE APRESENTAÇÃO: - TG 01-011 (TERESÓPOLIS) HORÁRIO: 07:00h DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: - Certificado de Reservista, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, CPF; - Carteira Nacional de Habilitação, Apólice de Seguro (se possuir), Certidão de Casamento (caso for casado); - Certidão de Nascimento do filho (caso possuir), dados bancários e Contra-cheque (ou Declaração do Contador). MATERIAL NECESSÁRIO: - Kit de Higiene (escova de dente, pasta, aparelho de barbear, sabonete, bucha); - Material de uso pessoal (toalha de banho, toalha de rosto, cuecas, meias, desodorante); - Talher (garfo e faca). . Quartel em Petrópolis-RJ, 14 de outubro de 2015. JONAS DE OLIVEIRA SANTOS FILHO – TenCel Comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve “SERVIÇO MILITAR – A SEGURANÇA DO BRASIL EM NOSSAS MÃOS

Nota: Coleta de Lixo


Nota: Coleta de Lixo
 A Prefeitura de Teresópolis informa que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos está regularizando a coleta de lixo domiciliar nos bairros. Equipe de plantão trabalha corrigindo problemas pontuais.
O serviço será mantido inclusive no feriado municipal de Santa Teresa, padroeira do Município, celebrado nesta quinta-feira, dia 15.
A Prefeitura solicita a colaboração da população e pede que os moradores descartem o lixo somente nos dias de recolhimento programados para o seu bairro.

FERIADO MUNICIPAL SANTA TERESA

FERIADO MUNICIPAL SANTA TERESA

Prefeitura fecha nesta quinta, 15, e reabre na segunda, 19

Devido ao feriado municipal de Santa Teresa, padroeira do Município, e ao ponto facultativo decretado nas repartições municipais, a Prefeitura de Teresópolis não funcionará nestas quinta e sexta, dias 15 e 16 de outubro. O atendimento ao público será retomado na segunda, dia 19, das 12h às 18h.
Porém, a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e informações ao turista. O expediente das Secretarias Municipais e Procuradoria Geral obedecerá ao horário definido pelos secretários, de acordo com necessidades específicas, para melhor atendimento à comunidade.
SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros está mantida. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone de emergência 199. A Guarda Municipal mantém plantão para orientação do trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, funciona diariamente, entre 8h e 20h, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, em regime de plantão 24h.
UPA - Instalada no terreno do antigo Mercado de Carga Pesada, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) estará funcionando dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriado, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.
ESCOLAS E CRECHES – Devido aos feriados nacional de Nossa Senhora Aparecida e municipal de Santa Teresa, celebrados nestas segunda, 12, e quinta, 15, e ao ponto facultativo desta sexta, 16, as escolas, creches e centros municipais de educação infantil ficam fechados nesta semana. Os estudantes retornam às atividades na segunda-feira, 19.  
ATENDIMENTO AO TURISTA – O Centro de Informações Turísticas da Várzea funcionará de quinta, 15, a sábado, 17, das 9h às 15h. Já o CIT do Soberbo manterá plantão até domingo, 18, das 10h às 15h30.
FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Os cerca de 600 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionam sábado e domingo, das 10h às 19h, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes.
COMÉRCIO – Nesta quinta, dia 15, feriado municipal, o comércio ficará fechado, voltando a abrir as portas na sexta, 16.

Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno

Prezados, no próximo domingo, 18, Teresópolis recebe a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, A relíquia será trazida pelo Padre Robson Oliveira, apresentador de programa na Rede Vida. O evento faz parte das comemorações dos 160 anos da Paróquia de Santo Antônio, no Alto. 

Aos colegas de rádio, o padre pode conceder entrevistas por telefone, dependendo apenas de disponibilidade de horário.Fico no aguardo de retorno para viabilizar o contato direito com ele.

Aos colegas de TV, há um material disponível para baixar e servir como imagem de apoio.

Aos colegas dos impressos e mídias digitais, segue release e fotos de divulgação.

 SERVIÇO
Visita da Imagem Peregrina em Teresópolis
Data: 18 de outubro (domingo)
Horário da missa: 17h30
Local: Igreja de Santo Antônio - Av. Oliveira Botelho – Alto – Teresópolis (RJ)
Entrevista Coletiva - Pe. Robson: 16h30
Contato em Teresópolis (RJ):
André Oliveira - (21) 99658-5105
Contato em Trindade-GO:
Simone Borges - (62) 3933-3800 / 8403-7430 / 7814-6324

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Clube Comary apresenta


Horário de verão 2015/2016 começa no dia 18 de outubro

Horário de verão 2015/2016 começa no dia 18 de outubro


© Fornecido por Notícias ao Minuto
Preparem os relógios. Falta de menos de um mês para o início do horário de verão no país. Às 0h do dia 18 de outubro de 2015 (domingo) os relógios devem ser adiantados em uma hora.
Moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal precisam estar atentos à alteração, que segue até às 0h do domingo 21 de fevereiro de 2016, quando os relógios retomam o horário tradicional. As regras estão estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que fixa a duração da media do horário de verão em quatro meses.
Pelo decreto, a data estipulada para o início do horário de verão é sempre o terceiro domingo de outubro. Já o encerramento ocorre no terceiro domingo de fevereiro.
A única exceção se dá quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.
O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrada a maior demanda por energia. A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.
Fuso horário no Brasil:
Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:
0h: as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (com exceção do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão;
1h:os estados do Nordeste, Pará, Amapá e Tocantins ficam com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também adotam o horário de verão, mas a diferença de uma hora para Brasília se mantém;
2h: Parte do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília.
3h: O Acre e parte do Amazonas ficam com três horas atrás do horário de Brasília.
Economia de energia:
Em 2015, o Ministério de Minas e Energia estimou que a redução da demanda de energia entre 18h e 21h foi de até 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste. O valor é equivalente ao dobro da demanda da cidade de Brasília. No subsistema Sul, segundo o ministério, a redução foi 625 MW.
Os ganhos com a redução do consumo total de energia foram de cerca de 195 MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MW médios no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.
O MW médio é calculado por meio da razão MWh/h, onde MWh representa a energia produzida e h representa a quantidade de horas do período de tempo no qual a referida quantidade de energia foi produzida. No caso do horário de verão, são 4 meses, o equivalente a, aproximadamente, de 2.880 horas.

A redução total de 250 MW médios corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas. Além disso, estima-se que ocorreu um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de 0,4% no sistema Sudeste/Centro-Oeste e 1,1% no sistema Sul.