sábado, 2 de abril de 2016

Final de semana tem 16 praias liberadas para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio


Situação de balneabilidade das demais praias do estado pode ser consultada no site do Inea
Ascom SEA/Inea
Dezesseis praias estão liberadas para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta sexta-feira (01/04).

As praias liberadas são Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Pepino, Vidigal, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha e Urca.

Estão impróprias as praias de São Conrado, Botafogo e Flamengo.

Na praia do Leblon, os pontos em frente à Rua Afrânio de Melo Franco e Bartolomeu Mitre estão próprios. Os banhistas devem evitar o ponto em frente à Rua Rita Ludolf.

Na Ilha de Paquetá, as praias da Moreninha e José Bonifácio estão próprias para o banho. As praias da Imbuca, Ribeira, Grossa, Tamoios, Catimbau e Coqueiros encontram-se impróprias para o banho.

Na Ilha do Governador, todas as praias estão impróprias.

O Inea alerta que o banho de mar deve ser evitado nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. O boletim de balneabilidade pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

sexta-feira, 1 de abril de 2016

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Procon Estadual autua filial do Guanabara em Niterói por irregularidade na venda de carne


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O Procon Estadual autuou, nesta quinta-feira (31/03), a filial dos Supermercados Guanabara da Rua Marechal Deodoro, 360, em Niterói. Os fiscais confirmaram a denúncia de que o estabelecimento vendia, numa mesma bandeja, carne bovina em bifes e pedaços menores. As bandejas eram etiquetadas como "peça ou pedaços" de acém e nelas bifes cobriam fatias pequenas de carne. Este procedimento induz o consumidor em erro, já que ele acredita que está levando uma embalagem apenas com bifes. O problema foi constatado em cerca de 50 bandejas de acém que estavam à venda no açougue do estabelecimento.

O responsável pelo açougue e o gerente do mercado foram orientados a vender a carne de maneira correta, separando os bifes dos pedaços, para evitar confusão.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DOS CARDÁPIOS DO ESTADO

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DOS CARDÁPIOS


2016


Informação nutricional:


PROCON ESTADUAL INTERDITA LANCHONETE NA REGIÃO DO CAIS DO PORTO


Alvará de funcionamento estava vencido desde 1984

O Procon Estadual interditou, na manhã desta sexta-feira (01/04), a lanchonete Rio Park, na Rua Sacadura Cabral, 67, lojas C e D, Centro, durante ação da Operação Fat Food. O único dos documentos necessários para o funcionamento que o estabelecimento tinha era o alvará de funcionamento, mas ele estava vencido há 32 anos - desde março de 1984. Além disso, os fiscais encontraram diversos produtos vencidos, como 50 litros de chope e 1kg e 500g de queijo prato. O estabelecimento só poderá voltar a funcionar após regularizar o alvará e conseguir todos os documentos que faltam.

A Operação Fat Food, que tem foco em vistoria de filiais de redes de lanchonetes, está fiscalizando, nesta sexta-feira, lanchonetes do Centro do Rio. A ação prossegue ao longo do dia. A operação se iniciou na segunda-feira (28/03), realizaando ações todos os dias. 

TERESÓPOLIS CONTRA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS




Agentes de combate a endemias realizaram uma vistoria de rotina no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, no Vale do Paraíso, à procura de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A ação foi coordenada pelo Departamento de Higiene e Saúde Coletiva, através da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde. 

Com cerca de três quilômetros de área, 5.600 sepulturas, 2.600 gavetas mortuárias e três quadras de covas rasas, o local é considerado estratégico para a ação de prevenção à proliferação do inseto, iniciativa que vem sendo intensificada em todo o município. 

- Fizemos uma varredura para evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti e colocamos larvicida -, explicou o agente Augusto Pessoa, acrescentado que as larvas foram recolhidas para análise, a fim de confirmar se são do mosquito transmissor da dengue.  

Os agentes de combate a endemias tiveram especial atenção aos objetos propensos ao acúmulo de água e favoráveis para a reprodução do mosquito, como vasos de flores, garrafas e copos.  

– O cemitério é grande, muitas pessoas colocam ornamento nos túmulos. Às vezes trazem garrafas d’água e, sem querer, deixam a ermo. É necessário que sejam jogadas no lixo para que não haja acúmulo de água - orientou Augusto Pessoa. 

A administradora do Cemitério Municipal, Tania Matos, destacou a importância de a população aderir ao combate ao Aedes aegypti e a colaborar com a preservação do local em condições adequada.  

– Temos poucos funcionários no campo e esta vistoria nos dá um respaldo muito grande. A cultura do nosso povo precisa mudar. Se cada um fizer a sua parte, nos ajudará demais -, comentou.

VEREADOR ANTÔNIO FRANCISCO FALA SOBRE FALECIMENTO DO OSWALDO SILVA, O "P...

SOS CRIANÇAS DESAPARECIDAS COMPLETA 20 ANOS


Rio tem o maior percentual do país, com 85% de pessoas localizadas

O SOS Crianças Desaparecidas, programa da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, completa 20 anos. Criado em 1996, o projeto desenvolve ações voltadas à identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos e sua reintegração familiar, resguardando direitos fundamentais de proteção. O Estado do Rio de Janeiro tem o maior percentual de resolução de casos do país, com 85% das pessoas localizadas. Nestes 20 anos, foram cadastradas 3.391 crianças, sendo que 2.879 foram localizadas e 512 continuam desaparecidas. 

A jornalista Margareth Silva Andrade é responsável por José Victor Silva Guerra, de 13 anos, que desapareceu depois de sofrer bullying em um colégio na Zona Oeste do Rio.

- Logo após a aula, ele saiu desorientado e só foi localizado oito dias depois, em Nova Friburgo. Rezo a Deus todos os dias agradecendo pela volta do meu menino. A equipe da FIA foi primordial para que eu não perdesse a esperança - contou Margareth.


Rogéria Alves da Cruz sonha com o encontro com a filha, Vitória Claudiano Nogueira, que não é vista desde 5 de junho de 2009. A menina desapareceu aos 12 anos de idade, quando saiu para visitar uma amiga no mesmo bairro.


- Minha filha era feliz e não tinha motivos para fugir de casa. Tenho esperança de encontrá-la, porque não desisto - afirmou Rogéria.


A Lei de Busca Imediata é uma das grandes conquistas do programa SOS Crianças Desaparecidas. De acordo com a legislação, não é necessário esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de um menor de idade. Outro projeto importante é o Novo Cidadão, realizado em parceria com o RioSolidario, concede certidão e carteira de identidade para bebês na maternidade.


- O desaparecimento de jovens é um fenômeno social preocupante. A cada ano, em média, 40 mil menores desaparecem no Brasil -  explicou o coordenador do programa, Luiz Henrique Oliveira.
 

>>> Desaparecimentos devem ser registrados imediatamente - Em caso de desaparecimento de crianças ou adolescentes, o responsável deve procurar uma delegacia e fazer o registro de ocorrência imediatamente. Após esta etapa, a família deve comparecer ao SOS Crianças Desaparecidas com o registro de ocorrência, certidão de nascimento ou carteira de identidade do desaparecido, a foto mais recente, documento de identificação do responsável e comprovante de residência. 

A pessoa será atendida por um membro da equipe técnica da FIA, composta por assistentes sociais e psicólogos. Será realizado um atendimento psicossocial para preenchimento do questionário social, onde serão registradas as informações referentes à criança e seu desaparecimento. O responsável assina uma autorização para que a foto seja divulgada.


A partir desses dados, são feitos cartazes com a foto, que são entregues ao responsável para distribuição nas imediações de sua comunidade. Paralelamente, o SOS envia as fotos para a imprensa, inclusive em outros estados. Por meio do telefone (21) 2286-8337, o programa recebe informações sobre o possível paradeiro da criança ou do adolescente.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Ministério do Trabalho reconhece mais 12 ocupações profissionais


    Entre as novas categorias estão o entrevistador social e o agente de combate a endemias
    O entrevistador social é responsável, entre outras coisas, por entrevistar famílias de baixa renda e orientar sobre os programas sociais. Foto: Ubirajara Machado.
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    Todos os anos, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) atualiza a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Este ano, 12 novas categorias profissionais foram incluídas, entre elas, agente de combate a endemias, condutor de ambulância, mestre de cerimônias e entrevistador social. Com as novas inclusões, as ocupações reconhecidas pelo MTPS no Brasil chegam a 2,6 mil.
    Os dados da CBO alimentam as bases estatísticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego. A atualização é feita levando em conta mudanças nos cenários cultural, econômico e social do país, que provocam alterações na dinâmica do mercado de trabalho brasileiro. Um exemplo de ocupações que surgiram a partir dessas mudanças é o entrevistador social, uma atividade estreitamente ligada à estratégia de inclusão social adotada pelo governo federal nos últimos doze anos. Essa categoria tem, entre outras funções, alimentar o Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico, sistema que guarda as informações das famílias de baixa renda e serve de banco de dados para as principais políticas públicas do país, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida. 
    Este é o trabalho de Henrique Pereira de Almeida, de 50 anos. Desde 2012, todos os dias, Henrique atende no Cras do Cachambi, no Rio de Janeiro, dezenas de pessoas procurando informações sobre direitos e políticas públicas. “Eu faço o melhor que eu posso para ajudar quem vem aqui”, resume Henrique. “Os pedidos são de todos os tipos e as pessoas bem diferentes, mas todas estão atrás de informação. Por isso, trabalho com bom humor”. Para ele, o próprio nome da ocupação, entrevistador social, resume bem o dia a dia dele. “Tem tudo a ver com quem trabalha com inserção social. A gente participa da vida dessas pessoas, nem que seja por cinco ou dez minutos, mas sei que fazemos diferença”. 
    O reconhecimento de uma ocupação é feito após um estudo das atividades e do perfil da categoria. A análise que culminou no reconhecimento do entrevistador social apontou, por exemplo, que entre 2013 e 2014, 70 mil pessoas realizaram entrevistas do CadÚnico. Desses, 40 mil, por seis meses consecutivos ou mais, indicando que a função é exercida com continuidade pelos profissionais. O trabalho requer capacitação específica para preencher os questionários, abordar as famílias e entender os conceitos do CadÚnico.
    O MTPS incluiu também o agente de combate a endemias como a ocupação responsável por atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Na organização do trabalho de saúde na comunidade, o agente de combate a endemias e o agente comunitário de Saúde desempenham papel fundamental na promoção da saúde pública, pois são eles que estão em contato direto e contínuo com a comunidade, e são, na maioria das vezes, os principais articuladores entre a comunidade e a unidade ou serviço de saúde local.  A agente de Vigilância Ambiental Lucineia Alves, que há 17 anos trabalha no combate às endemias no Distrito Federal, conta que nem sempre foi simples fazer esse trabalho. “A gente já sofreu muito preconceito. Não éramos reconhecidos profissionalmente até mesmo em visitas. Por isso é fundamental esse reconhecimento”. Ultimamente, o trabalho de Lucineia se resume às atividades de prevenção, incluindo o combate ao mosquito aedes aegypti. “Meu trabalho é feito de detalhes. Eu vou a sua casa, não pra ver o que está bonito. Eu vou procurar o que não está bonito, o que está faltando para ficar saudável”.
     
    Sobre a CBO - A CBO é o documento que reconhece a existência de determinada ocupação e não a sua regulamentação. A regulamentação da profissão é realizada por Lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional e submetida à sanção da Presidência da República.
     
     
    As novas ocupações:

    Tecnólogo em soldagem
    Elabora o plano de qualificação de procedimentos de soldagem e qualifica profissionais da área.
    Mestre de cerimônias
    Conduz eventos públicos, corporativos e sociais presenciais, seguindo roteiro elaborado por organizadores.
    Entregador de publicações
    Entrega correspondências, objetos e publicações, organizando e fazendo triagem dos mesmos.
    Concierge
    Recepciona e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; presta atendimento telefônico e fornece informações em diversos estabelecimentos.
    Entrevistador social
    Entrevista famílias de baixa renda, orienta sobre os programas sociais e políticas públicas, e encaminha para órgãos competentes, caso necessário.
    Agente de combate a endemias
    Realiza ações de controle de endemias, promove educação sanitária e ambiental e orienta a comunidade para promoção de saúde por meio de inspeções domiciliares.
    Casqueador de animais
    Monitora doenças, lesões e traumatismos em animais. Corta excessos de cascos, limpa e higieniza ferimentos no local.
    Ferrador de animais
    Coloca e substitui ferraduras em animais, detecta presença de ferimentos nas patas e recomenda encaminhamento a veterinário, se necessário.
    Tapeceiro de autos
    Responsável por fabricar ou reformar estofamento e revestimento interno de veículos.
    Condutor de ambulância
    Transporta pacientes e auxilia equipes de saúde nos atendimentos de urgência e emergência.
    Operador de abastecimento de combustível de aeronave
    Realiza operações de abastecimento e destanqueio de combustível de aeronaves.
    Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno
    Ativa e monitora os sistemas, analisa os eventos e imagens recebidos da central de alarme monitorada, identifica problema e encaminha ocorrências ao setor responsável.
    Monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo
    Monitora os equipamentos e sistemas da central de monitoramento, realizar inspeção técnica no local monitorado, realizar manutenções corretiva e preventiva dos sistemas.

    FGTS ganha aplicativo para celulares


      Lançamento faz parte das comemorações dos 50 anos de existência do Fundo
      Ministro Miguel Rossetto e presidente da Caixa, Miriam Belchior, no lançamento do aplicativo do FGTS. Foto: Erasmo Salomão/MTPS
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      Em 50 anos de existência, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tornou-se um patrimônio do trabalhador, e "uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, de infraestrutura e saneamento do país, beneficiando milhares de cidadãos, com foco nas famílias de baixa renda", afirmou o ministro Miguel Rossetto durante a 151ª Reunião Ordinária do Conselho Curador do Fundo, realizada nesta quinta-feira (31) em Brasília. A reunião marcou simbolicamente os 50 anos do Fundo, que se completam em setembro deste ano.
      Em comemoração a data, a Caixa apresentou aos conselheiros durante a reunião o aplicativo do FGTS, pelo qual o trabalhador poderá conferir online o extrato de sua conta vinculada, utilizando-se de qualquer aparelho celular. Uma ferramenta, que além de facilitar ao trabalhador o acesso aos dados de sua conta vinculada, permite que ele obtenha informações sobre os depósitos efetuados. Outro aplicativo, também lançado pela Caixa para celulares, fornece informações sobre seguro-desemprego e o pagamento do abono salarial. “O lançamento dos aplicativos faz parte de uma gestão estratégica de transparência do governo", avaliou Rossetto.
      A presidente da Caixa, Miriam Belchior, avaliou que com o lançamento do aplicativo o banco melhora significativamente sua comunicação com os beneficiários de programas sociais, quando disponibiliza acesso rápido e simples a informações de interesse dos trabalhadores. “Os aplicativos são um investimento em soluções que proporcionem uma maneira prática para o trabalhador acompanhar a situação de seus direitos, como o FGTS, PIS, Abono Salarial e Seguro-Desemprego”, disse.
      No aplicativo do FGTS, o trabalhador deverá cadastrar uma senha de acesso e, logo em seguida, basta informar o Número de Identificação Social (NIS) e a senha criada, para começar a navegar pelos serviços. A ferramenta conta com funcionalidades que permitem o acompanhamento da regularidade dos depósitos e a atualização de endereço na base do FGTS. Além disso, por meio de recurso de geolocalização, o trabalhador ainda pode conferir qual agência da Caixa, sala de autoatendimento ou lotérica está mais próxima dele para ser atendido.
      App CAIXA Trabalhador - No aplicativo Caixa Trabalhador, depois de inserir o NIS, os usuários podem consultar se possuem parcela do Seguro-Desemprego, Abono Salarial ou rendimentos do PIS disponível para saque. Na aba “Atendimento”, é possível obter informações sobre as condições para receber os benefícios; como requisitos de enquadramento, documentação necessária para saque e prazos de recebimento dos valores. Os benefícios podem ser retirados em qualquer lotérica, nos correspondentes Caixa Aqui, no autoatendimento da Caixa, com o uso do Cartão do Cidadão, ou ainda nas agências da Caixa.
      Os aplicativos estão disponíveis para download gratuito para as plataformas IOS, Android ou Windows e o número pode ser localizado nos extratos do FGTS, Cartão do PIS, Carteira de Trabalho (CTPS), Cartão do Cidadão ou junto ao empregador. Além disso, uma segunda via de sua inscrição pode ser solicitada, a qualquer tempo, nas agências da CAIXA, com a apresentação de documento de identificação do trabalhador, sem pagamento de tarifa.
      50 Anos do FGTS - O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS foi criado em 13 setembro de 1966, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Em quase 50 anos de história, o FGTS firmou-se como uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional no país.
      No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário, que constitui uma poupança, na qual o trabalhador tem a oportunidade de formar uma reserva de dinheiro, que pode ser sacada em razão de demissão e em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria.

      Procon Estadual autua 11 lanchonetes de fast food da Barra da Tijuca


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      O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quinta-feira (31/03), uma nova etapa da Operação Fat Food e fiscalizou 22 lanchonetes localizadas na Barra da Tijuca. Na ação de hoje, 11 estabelecimentos foram autuados.

      Os fiscais autuaram sete estabelecimentos por não apresentarem o certificado Corpo de Bombeiros. As lanchonetes receberam o prazo de 48 horas para apresentar o documento na sede do Procon-RJ. Caso o contrário, todos serão interditados.

      No Subway da Av. Das Américas, 2111, além da ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, o Livro de Reclamações possuía três registros não enviados ao Procon Estadual no tempo previsto por lei. Consumidores reclamavam no interior daloja de que não havia refrigerantes, apesar de haver oferta de combo. O Bob´s do shopping New York City Center, na Barra da Tijuca, não apresentou o alvará de funcionamento e também não mostrou o alvará de funcionamento. No mesmo shopping, o Mc Donald´s não havia enviado queixa registrada no Livro de Reclamações e foram encontrados 3kg e 400g de pão com gergelim para sanduíche vencidos.

      Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Bob´s (Supermercado Guanabara – Av. das Américas);Bob's (Via Parque – Av.Ayrton Sena, 3000); Mc Donald´s (Village Mall); Mc Donald´s (Av.Ayrton Senna, 3383); Mc Donald's (Av. das Américas, 1901); Bob´s (Shopping Metropolitano); Bob's (Av. Das Américas, 2000); Mc Donald´s(Av. Das Américas, 2000); Bob´s (Av. das Américas, 1600); Bob´s (Av. das Américas, 900); Mc Donald´s (Av. das Américas, 500).

      Balanço da Operação Fat Food

      1 – Mc Donald´s (Via Parque):Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar. Livro de Reclamações com três registros não enviados ao Procon no tempo legal.

      2 – Subway (Av. Mal. Henrique Lott, 120): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar. Ausência dos certificados de dedetização e de potabilidade da água. Dado o prazo de 15 dias para apresentar. Não havia comprovante de envio das reclamações registradas no Livro. Ar condicionado com defeito gerando reclamação dos consumidores presentes. Dado prazo de 15 dias para sanar o problema.

      3 – Mc Donald´s (New York City Center): Havia 1kg e 500g de molho cheddar vencidos.4 - Buger King (Downtown): Ausência do certificado de potabilidade da água. Livro de Reclamações com registro não enviado ao Procon no tempo legal.

      5 – Bob´s (New York City Center): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar.

      6 – Subway (Av. Das Américas, 2111): Livro de Reclamações com três registros não enviados ao Procon no tempo legal. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar. Reclamações de consumidores no interior da loja, pois não havia refrigerantes, apesar de constar oferta de combo.

      7 – Mc Donald´s (New York City Center): Livro de Reclamações com registro não enviado ao Procon no tempo legal. Havia 3kg e 400g de pão para sanduíche com gergelim vencido.

      8 – Bob´s (Av. das Américas, 500):Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar. Ausência do certificado de potabilidade da água. Livro de Reclamações não autenticado.

      9 - Subway (Av. das Américas, 500): Ausência dos certificados de potabilidade da água e de dedetização. Dado prazo de 15 dias para apresentar. Cozinha com pisos quebrados e sujos. Ausência do Livro de Reclamações.

      10 - Subway (New York City Center): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar.

      11 - Bob´s (New York City Center): Ausência de alvaráde funcionamento.Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar.

      SEEDUC CONVOCA APROVADOS EM CONCURSO

       

      Docentes devem ficar atentos à escola de convocação

      A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (31/03), a convocação de 201 aprovados no concurso para professor, realizado em 2013.

      Os candidatos devem comparecer ao local designado, de acordo com a escala de convocação, munidos de documento de identidade, CPF, Pis/Pasep, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, diploma de conclusão, histórico escolar e comprovante de residência.

      Confira, abaixo, as páginas do Diário Oficial:  

      Previna-se contra o H1N1


      SAÚDE DIVULGA RESULTADO DA ANÁLISE DA ÁGUA DAS PRINCIPAIS FONTES DA CIDADE




      Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito nesta segunda-feira, 28/03, em 12 pontos. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Granja Guarani, João Raposo (Tijuca) e Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo. 

      Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.  

      O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. 


      Resultado do exame microbiológico das águas das fontes

      Fonte Amélia (Alto) - Própria para consumo
      Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
      Fonte Fonte Santa - Própria para consumo
      Fonte Judith (Alto) - Própria para consumo
      Fonte Perpétuo - Própria para consumo
      Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
      Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
      Fonte Saúde (Tijuca) - Própria para consumo
      Fonte 7 Tanques (Rosário) - Própria para consumo
      Fonte João Raposo (Tijuca) - Imprópria para consumo
      Fonte Granja Guarani - Imprópria para consumo
      Fonte Taumaturgo - Imprópria para consumo

      quarta-feira, 30 de março de 2016

      LOJA DEVE INDENIZAR VENDEDORA CONSTRANGIDA A ALISAR CABELO

      A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) confirmou a condenação da BSW Comercial Modas Ltda. (Botswana) ao pagamento de indenização por danos morais a uma ex-vendedora que foi constrangida a alisar o cabelo quando da sua contratação. O colegiado, que seguiu por unanimidade o voto do relator do acórdão, desembargador Enoque Ribeiro dos Santos, considerou a exigência da empresa ofensiva à dignidade, à autoestima e à intimidade da trabalhadora.
      A obreira foi contratada para atuar como vendedora comissionada de uma das lojas da rede Botswana, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com depoimentos de testemunhas ouvidas no processo, na ocasião da admissão, ela teria sido forçada a alisar o cabelo para se adequar ao padrão imposto pela empresa. Ainda segundo os relatos, a supervisora do estabelecimento não aceitava vendedoras com cabelos crespos, como é o caso da autora da ação, que afirmou ter-se sentido constrangida com a situação.
      A própria testemunha indicada pela empregadora, embora tenha negado a coação, reconheceu que a empresa fazia sugestões quanto à aparência das empregadas, para que seguissem as tendências da moda, e que a loja não contava em seus quadros com vendedoras de cabelo crespo.
      Ao analisar o recurso apresentado pela empregadora, o relator do acórdão destacou que "os fatos narrados e os depoimentos colhidos evidenciam que o alisamento feito pela obreira foi decorrente de exigência da ré para padronização da aparência pessoal de suas vendedoras, pois ocorreu no momento em que a empregada estava mais suscetível ao arbítrio de sua empregadora para manter o novo emprego. Com efeito, tal "sugestão' dirigida a uma trabalhadora recém-contratada numa loja onde só há vendedoras com cabelos lisos demonstra que foi ultrapassada a mera proposição".
      O desembargador Enoque Ribeiro dos Santos ponderou ser "aceitável que uma empresa de moda apresente sugestões de como o trabalhador deve se apresentar ao serviço, como se vestir de certa maneira para seguir uma "tendência', pois a aparência, nesse caso, é diretamente ligada à atividade econômica", mas não para "determinar ou mesmo sugerir que o trabalhador altere uma característica natural de seu corpo".
      Desse modo, a Turma manteve a condenação ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 2 mil, já estipulado no julgamento de 1º grau.
      Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT.
      Clique aqui e leia na íntegra o acórdão.

      Vagas de trabalho no SINE-TERESÓPOLIS


      Operação Fat Food do Procon Estadual autua outras 15 lojas da Zona Sul


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      O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (30/03), a terceira etapa da Operação Fat Food, com o objetivo de fiscalizar lanchonetes de fast food localizadas na Zona Sul do Rio. Nos dois primeiros dias da operação, 27 estabelecimentos foram autuados. Na ação de hoje foram autuadas mais 15 filiais das redes Mc Donald´s, Habib´s, Burger King, KFC e Subway. Cerca de 20 litros de xarope para refrigerantes em máquinas foram descartados por estarem vencidos.

      Foram encontrados 11 litros de xarope de refrigerante vencidos no Subway localizado na Avenida Nossa Senhora Copacabana, 71. Os fiscais também notaram a presença de baratas junto às caixas dos xaropes e determinaram o reforço da dedetização no local. O estabelecimento não apresentou o certificado de potabilidade da água utilizada para os refrigerantes e para preparar os alimentos. Havia um registro no Livro de Reclamações do estabelecimento que não foi enviado ao Procon-RJ no prazo legal.

      Em outra filial da Subway, localizada na Rua Figueiredo Magalhães, 147, também em Copacabana, os fiscais encontraram problemas similares: sete litros de xarope de refrigerante vencidos e insetos no teto da área de alimentação. A fiscalização determinou um prazo de 30 dias para melhorar as condições de higiene. Se isso não ocorrer, o estabelecimento poderá ser interditado.

      Cinco estabelecimentos não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros e deverão levá-lo em até 48 horas na sede do Procon Estadual ou serão interditados. A filial da KFC da Rua do Catete, 269, deverá apresentar ao Procon, no mesmo prazo, o seu alvará de funcionamento. O que havia na loja era o provisório e estava vencido. Além disso, deverá autenticar seu Livro de Reclamações.

      Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Bob´s (General Saint Martin - Posto Shell – Leblon); Mc Donald´s (Rua Ataulfo de Paiva, 406–Leblon); Habib´s (Av. Atlântica, Quiosque 16 - Copacabana); Mc Donald´s (Rio Sul); Mc Donald´s (Rua Visconde Pirajá, 463); Burger King (Rio Sul); Bob´s (Rio Sul); Subway (Rio Sul); Mc Donald´s (Avenida Nossa Senhora Copacabana, 659); Subway (Rua Voluntários da Pátria, 95); Subway (Rua Voluntários da Pátria, 351);Subway (Rua do Catete, 355).

      A operação ganhou o nome de fat (gordura) food, numa referência ao alto teor de gordura encontrado em boa parte dos alimentos vendidos em fast food.

      Balanço da Operação Fat Food

      1 - Bob´s (Rua Barata Ribeiro, 167 – Copacabana): Cobrança para uso do banheiro por não cliente.

      2 - Mc Donald´s (Rua do Catete, 276): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Funcionário fazendo manipulação em alimentos cozidos e fritos sem pinça.

      3 - Subway (Rua Figueiredo Magalhães, 147 – Copacabana): Produtos vencidos: 5 litros de xarope de guaraná; 2 litros de xarope de refrigerante de cola. Presença de insetos no teto na área de alimentação. Prazo de 30 dias para melhorar as condições de higiene sob pena de interdição.

      4 – Burger King (Botafogo Praia Shopping): Ausência da autenticação do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.

      5 – Bob´s (Praia de Botafogo, 360): Ausência da autenticação do Livro de Reclamações. Registro no livro não enviado desde 27/12/15.

      6 - Mc Donald's(Rua Visconde de Pirajá, 517 - Ipanema): Ausência do certificado de potabilidade da águaede dedetização.?

      7 - Burger King (Rua Visconde de Pirajá, 303 - Ipanema): Ausência do Livro de reclamações. Ausência do certificado dos Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.

      8- Mc Donald's (Rua Visconde de Pirajá,247 - Ipanema): Ausência do certificado de dedetização.Registro no Livro de Reclamações não enviado.

      9 – Mc Donald´s (Avenida Nossa Senhora Copacabana, 967): Produtos vencidos: 300 g de mini trufa de chocolate.

      10 – Subway (Rua Visconde de Pirajá, 287 - Ipanema): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Ausência do certificado de potabilidade da água. Caixa de alimentos no chão da cozinha sem pallets. Ausência de preços mercadorias expostas venda. Registro no Livro de Reclamações não enviado. Ausência de cartaz sobre fornecimento de água potável e gratuita. Não encaminhou reclamação do Livro de Reclamações no prazo legal.

      11 – Mc Donald´s (Avenida Nossa Senhora Copacabana, 129): Ausência do certificado dos Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.

      12 – KFC (Rua Voluntários da Pátria, 157 - Botafogo): Livro de reclamações não autenticado.

      13 – Subway (Nossa Senhora Copacabana, 71): Produtos vencidos: 11 litros de xarope de refrigerante de cola. Baratinhas encontradas junto às caixas de xarope de refrigerantes. Determinado o reforço da dedetização. Ausência certificado de potabilidade da água. Registro no Livro de Reclamações não enviado.

      14 - KFC (Rua do Catete, 269 - A): Alvará provisório vencido. Prazo de 48 horas para apresentação.Livro de Reclamações não autenticado.

      15 - Mc Donald´s (Avenida Nossa Senhora Copacabana, 659): Registro no Livro de Reclamações não enviado.