sábado, 24 de janeiro de 2015

População de Teresópolis adere às academias d ​a​ saúde ao ar livre

Em Teresópolis, sete praças na cidade e uma no interior oferecem o projeto Academias da Saúde ao Ar Livre

 Idosos aproveitam para se exercitar nas academias ao ar livre instaladas pela Prefeitura em oito praças de Teresópolis


 Totalmente revitalizada, a Praça Senta a Pua, no Soberbo, também oferece o equipamento, trazendo mais benefícios à saúde e atraindo muitos visitantes



Prefeitura instala aparelhos de ginástica em seis praças da cidade
 Uma das mais importantes realizações do governo Arlei é, sem dúvida, o projeto Academias da Saúde ao Ar Livre. Os aparelhos de ginástica instalados em seis praças da cidade visam incentivar a prática de exercícios físicos, promovendo qualidade de vida e lazer para a população de Teresópolis. Lançado há cerca de um ano, o projeto foi muito bem recebido pela população, que tem comparecido e feito as atividades proporcionadas pela estrutura dos equipamentos instalados nos espaços públicos.
O primeiro local a ser contemplado com o projeto foi a Praça Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no 3º Distrito. Inaugurada em 2013 com vários aparelhos de ginástica, a construção da praça demonstrou a preocupação do governo municipal com o bem-estar e o lazer da população. 

Em 2014, mais cinco praças receberam os equipamentos:  Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha; Nilo Peçanha, a da escola Ginda Bloch, no Alto; Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí; dos Expedicionários, em São Pedro, e Senta a Pua, no Soberbo. As praças de Santa Rita, no Meudon e Bernardo de Aguiar, em Santa Cecília, também foram contempladas com os aparelhos, através de uma parceria com o Governo do Estado.

Os adeptos da boa forma não dispensam a oportunidade de ter gratuitamente e a sua disposição uma academia de ginástica ao ar livre. “Apesar dos meus 74 anos, venho todos os dias aqui na Praça dos Expedicionários fazer minha cota de exercícios. Às vezes preciso até esperar um ou outro aparelho de ginástica vagar porque de manhã cedo, as mulheres tomam conta da academia”, comentou o aposentado Paulo Roberto de Barros, morador há 40 anos do bairro São Pedro.

Visitando a cidade a professora Heloisa Carmo Damasco, da cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, passeava com a família na Praça Senta Pua, no Soberbo e também elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Acho muito importante o prefeito de Teresópolis ter essa preocupação com a cidade e oferecer uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

Para Mayná Medeiros, de 28 anos, as academias nas praças são uma boa oportunidade de fazer economia. “Sempre que posso, venho me exercitar. Trago o meu filho menor e fazemos juntos o passeio da tarde. Com isso, estou conseguindo emagrecer e ganhar rigidez, e o melhor: tudo isso sem gastar nada”, relatou a professora de inglês.

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Rosa



Prefeito Arlei participa de reunião no Corpo de Bombeiros

Prefeito Arlei com o tenente-coronel Leal: trabalho em parceria no atendimento à população
Café da manhã com o comando do 16° GBM: estreitamento de contato com os colaboradores e agradecimento pela parceria



Comandante agradece colaboração de empresários e parceiros


 O prefeito Arlei e o vice-prefeito Márcio Catão marcaram presença no encontro informal realizado nesta quinta-feira, dia 22, na sede do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, em Pimenteiras. Na ocasião, o comandante do quartel, tenente-coronel José Ricardo Leal, reuniu representantes do poder público e um grupo de empresários para estreitar as relações com empresas e instituições que colaboram com a corporação. Também participaram o secretário municipal de Saúde, Luciano Demarchi, o subsecretário João Luiz Ribeiro e o assessor Karlúcio.

“O Corpo de Bombeiros presta um importante serviço para a população e a nossa parceria é o reconhecimento desse trabalho”, enalteceu o prefeito Arlei. “Muito bacana o comandante Leal e equipe afinarem esse laço de relacionamento com os colaboradores, isso demonstra compromisso com o município e região”, completou o vice-prefeito Márcio Catão.

Os convidados foram recebidos pelo tenente-coronel Leal e os subtenentes Silva Lima e Bettecher, além do capitão Ian, do 2º Destacamento de Bombeiro Militar em Bonsucesso, no interior do município. “Nós tivemos vários colaboradores no ano passado e hoje convidamos o grupo para estreitar mais os laços. Precisamos reconhecer essa colaboração. É muito importante essa parceria no atendimento à população”, pontuou o tenente-coronel Leal.

Presente em Teresópolis desde 1968, o Corpo de Bombeiros tem um efetivo aproximado de 150 homens, divididos entre o 16° GBM, em Pimenteiras, o 1º e o 2º Destacamento de Bombeiro Militar, instalados na cidade vizinha de Carmo e em Bonsucesso, no interior do município. Sua área ainda abrange os municípios vizinhos de São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e a localidade de Jamapará, distrito de Sapucaia. Os principais atendimentos são relacionados a salvamento de pessoas em ocorrências ligadas à chuva, no Verão, e o combate ao fogo em vegetação durante o Inverno.

Entretanto, o aumento dos acidentes de trânsito vem preocupando o comando do 16° GBM. Estatística do quartel registrou mais de 600 ocorrências relacionadas a trânsito em 2014 em sua área de abrangência, entre colisões de veículos, capotamentos, quedas de motos e atropelamentos. “Queremos fazer uma grande campanha de esclarecimento, trabalhando junto com Prefeitura, Polícia Militar e demais autoridades, na tentativa de conscientizar a população sobre esse problema”, assinalou o comandante Leal.

Na área preventiva e de educação, a corporação realiza em Teresópolis o projeto Bombeiro-Mirim em escolas e instituições. Durante três meses, os estudantes têm aulas de prevenção de acidentes, cidadania, noções de primeiros socorros e de combate a incêndios. Mais do que instruções, o diferencial do projeto é o desenvolvimento de disciplina e senso de grupo nos participantes, colaborando na formação do caráter de crianças e adolescentes. Em dezembro de 2014, o projeto formou 60 bombeiros-mirins na Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, em Vieira, no 3º Distrito.



Fotos – crédito para Jeferson Hermida.


Prefeitura promove palestra com juiz federal



Valter Shuenquener falará sobre ‘Improbidade Administrativa e Servidor Público’
  A Prefeitura promove, na próxima segunda-feira, 26, das 8h às 18h, no Teatro Municipal, a palestra ‘Improbidade Administrativa e Servidor Público’, com o juiz federal Valter Shuenquener. O magistrado é juiz federal no Rio de Janeiro e auxiliar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, professor da Faculdade de Direito da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e autor de livros sobre a área jurídica.

A procuradora geral do município, Rosilda Barbosa, ressaltou a importância da iniciativa. “O juiz Shuenquener é uma referência na área jurídica e a palestra será muito válida para os nossos servidores, porque é fundamental o conhecimento sobre o que pode e o que não pode ser feito”, pontuando que a capacitação será voltada para os funcionários da Prefeitura e da Câmara Municipal.

IPTU 2015: últimos dias com desconto de 20%




 Os contribuintes devem estar atentos ao prazo para quitação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2015 com desconto de 20%. Quem estiver em dia com o pagamento do imposto pode aproveitar a redução até o próximo dia 31. Para quem possui débito, o desconto é de 15% no caso de cota única quitada até o dia 31. Já quem preferir pagar o imposto à vista até o dia 28 de fevereiro terá redução de 10%.
A entrega dos carnês foi feita ainda pelos Correios e no estande da Secretaria de Fazenda, montado no 1° piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, entre 9h e 18h. Para agilizar a localização, deverá ser apresentado um carnê de anos anteriores ou o número da matrícula do imóvel. Além disso, foram entregues em condomínios e edifícios residenciais por funcionários da Prefeitura, no endereço cadastrado pelo proprietário do imóvel.
Para facilitar a vida do contribuinte, a Prefeitura disponibiliza em seu site, no endereço www.teresopolis.rj.gov.br, o boleto para quitação da cota única do IPTU. “O movimento no balcão montado na Prefeitura está bom e, além disso, notamos que esse ano muitos contribuintes estão optando por imprimir o boleto no nosso site”, comentou o secretário de Fazenda, Geraldo Azevedo.

Para acessar, basta entrar no endereço mencionado, localizar o banner ‘IPTU 2015’ e clicar na opção clique aqui. Em seguida, é só preencher o número de matrícula do imóvel, disponível em carnês de anos anteriores, para imprimir o boleto. 

O IPTU 2015 pode ser pago nas agências bancárias e nas casas lotéricas da cidade ou nos caixas da Secretaria de Fazenda – no prédio da Prefeitura. Informações podem ser obtidas no setor de Tributos Imobiliários da Secretaria de Fazenda, pelo telefone (21) 2742-3352, ramal 219, ou pelo e-mail da Dívida Ativa: dividaativa@teresopolis..rj.gov.br. O pagamento também pode ser feito em dez cotas mensais, com vencimento sempre até o dia 10 de cada mês, entre março e dezembro, porém, sem desconto.
Foto: Roberto Ferreira

Divulgado o resultado final da eleição do novo Conselho Tutelar de Teresópolis



 Publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira, dia 23, resolução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com o resultado final da eleição do novo Conselho Tutelar de Teresópolis para a gestão 2014-2015. Realizado no último domingo, dia 18, no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, na Várzea, o pleito contou com a participação de 790 eleitores e sete candidatos aptos a serem votados. Foram registrados 786 votos válidos, 1 nulo e 3 em branco.

Pela resolução, a ordem de classificação dos candidatos é a seguinte: 1ª colocação: Ana Paula Lima da Silva Maia (185 pontos); 2ª: Sádio Soares da Silva (139 pontos); 3ª Douglas William Dias (108 pontos), 4ª: Vânia da Silva Moraes (100 pontos); 5ª: Anna Maria Teixeira de Castro (91 pontos); 6ª: Monica da Silva Pinho (88 pontos); e 7ª colocação: Cintia Almeida da Silva (75 pontos).

“Os candidatos da primeira e segunda colocação serão convocados para tomar posse como conselheiros tutelares titulares e os demais serão empossados como suplentes, de acordo com a ordem de classificação”, informou Iracema Toledo Braga, presidente do CMDCA. O órgão foi responsável pela coordenação de todo o processo eleitoral, que foi rigorosamente fiscalizado pelo Ministério Público.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Educação divulga resultado da pré-matrícula na segunda, dia 26



Aulas nas escolas municipais começam no dia 3 de fevereiro


 Pais e responsáveis que fizeram a pré-matrícula de seus filhos nas creches, centros de educação infantil e escolas municipais em outubro de 2014 devem estar atentos. O resultado será divulgado na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, quando eles deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Educação para conferir a distribuição das vagas e saber onde os alunos vão estudar. A Secretaria fica na Rua Carmela Dutra, 475, em Agriões, e o atendimento será realizado das 8h às 17h.

A partir do dia 26, a relação também poderá ser consultada no site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br, sendo que, pela internet, o pai ou responsável deverá ter em mãos o número do protocolo de atendimento.

Já a matrícula poderá ser feita no período de 26 de janeiro a 6 de fevereiro na própria unidade escolar onde o aluno tiver sido alocado. “Serão dez dias úteis para efetivar as inscrições. Na primeira semana, de 26 a 30 de janeiro, as unidades estarão funcionando apenas das 8h às 12h. Depois, haverá expediente no horário normal das secretarias das escolas, entre 8h e 17h”, explica Solange Gallo, chefe do Setor de Estatística e Matrícula, da Secretaria de Educação.

Ela informa ainda que os pais de estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental que não fizeram a pré-matrícula para 2015, e que desejam uma vaga na rede municipal, que eles poderão procurar a Secretaria de Educação a partir do dia 2 de fevereiro para verificar a possibilidade de atendimento. Informações podem ser obtidas no Setor de Matrículas pelo telefone (21) 2641-4590.

A rede municipal de ensino conta com 105 unidades escolares, entre escolas, creches e centros de educação infantil, totalizando cerca de 24 mil alunos.