sábado, 21 de abril de 2012

Aproximação de frente fria coloca região serrana e baixada em estado de atenção


Há previsão de pancadas de chuva neste sábado para essas regiões
Municípios da Baixada Fluminense, Teresópolis e Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio entram em estágio de atenção na tarde deste sábado (21).

De acordo com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva moderada na região.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte nas próximas horas.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Teresópolis será representada na 1ª estapa da Fila Night Run 2012, evento de corrida noturna.


 A temporada Fila Night Run 2012 é a corrida noturna mais animada do Brasil, sucesso de público ano após ano.  Amanhã, dia 21 de abril o Rio de Janeiro recebe a prova e no dia 12 de maio São Paulo receberá a maior etapa da temporada, a abertura do evento foi no dia 14 de abril em Brasília. Outras cidades também receberão a prova.
No segundo semestre, haverá corrida em Campinas, interior de São Paulo, no dia 22 de setembro. Curitiba, a capital paranaense, recebe a Fila Night Run em 6 de outubro. No dia 20 de outubro, os mineiros irão suar muito com a prova. Para finalizar o calendário do ano, Porto Alegre recebe a corrida em 27 de outubro. 
As provas consistem em etapas de 5 e 10 quilometros. E o Teresopolitano Francescoli representará a nossa cidade nesse evento.

Francescoli Rodrigues é destaque na cidade em provas de corrida e velocidade, participando de várias competições nacionais. Veja algumas matérias divulgadas na mídia sobre esse surpreendente atleta, clique aqui: http://bit.ly/Jd8OL8

Fonte: Guia Terê

Prefeitura realiza trabalho diferenciado de coleta de lixo



Descarte de móveis e eletrodomésticos de grande porte pode ser agendado para recolhimento

 A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está realizando um trabalho diferenciado de recolhimento de lixo na cidade. A Divisão de Limpeza Urbana, sob a coordenação de Renê Magalhães, limpou na última quarta-feira, 18, a Rua José Bandeira Viana, no Rosário, retirando o lixo de grande porte que fica no entorno das caçambas.
 
O trabalho é realizado em toda a cidade com dois caminhões e uma retroescavadeira. “O foco dessa ação é retirar o lixo que fica em volta das caçambas; detritos que ficam jogados em cantos de rua; eletrodomésticos; e material de roçada e capina que as pessoas deixam”, disse Renê Magalhães, explicando que a maior demanda da divisão é a retirada de móveis velhos. “Um dos maiores problemas que encontramos são os móveis que são jogados nas caçambas de lixo ou abandonados nas ruas. Muitas pessoas compram móveis novos e, por não saber o que fazer, elas acabam jogando os velhos em qualquer canto”.
A Divisão de Limpeza Urbana disponibiliza uma equipe exclusiva para realizar o recolhimento dos materiais como móveis e eletrodomésticos sem uso. O agendamento da coleta pode ser feito através do telefone
(21) 2643-2690. 

Entulhos de obras de construção



Com relação aos entulhos das obras, Renê Magalhães explica que muitos proprietários que fazem construções não alugam caçambas para realizar o descarte desse tipo de lixo de forma correta.  Por isso, Renê dá dicas àqueles que não podem alugar uma caçamba particular para descartar os entulhos corretamente. “Os entulhos das obras sempre vão parar nas ruas, por esse motivo, quem está responsável pela construção deve ensacar este entulho com sacos de trigo vazios - fáceis de encontrar em padarias - ou sacos de ração. Uma vez que os entulhos da obras estiverem corretamente embalados, as pessoas podem entrar em contato com a Divisão de Limpeza Urbana, que recolherá esse lixo”, instruiu.
 


Texto: Heliny Quintanilha       
 
Foto: Marco Esteves

Ginásio Pedrão volta a receber atividades esportivas



Local continua atuando como principal ponto de recebimento e distribuição de donativos

Após dez dias sem realizar as atividades esportivas, o Ginásio Pedrão volta à rotina. A quadra e as arquibancadas estavam sendo utilizadas para alocar os donativos e na próxima terça-feira, 24, o local receberá o jogo entre Teresópolis e Botafogo, válido pelo Campeonato Estadual de Futsal, às 20h. Com relação às doações, elas estão sendo colocadas em salas no próprio ginásio, que continua atuando como principal ponto de recebimento e distribuição de donativos.

 “As doações estão sendo retiradas da quadra e das arquibancadas e passam a ocupar algumas salas do Pedrão. A liberação das doações continuará sendo feita aqui. Mediante a apresentação do laudo de interdição emitido pela Defesa Civil, as famílias recebem o que estão necessitando”, disse José Maria Rodrigues, Secretário de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, pasta responsável pela coordenação da central das doações.

Atividades esportivas

Nesta quinta-feira, 19, a equipe sub-15 da escolinha de futsal da SMEL foi a primeira a retornar as atividades no local. “Ficamos um tempo sem utilizar a quadra nesse período pós-chuvas. Agora voltamos à normalidade com todos os projetos e atividades”, explicou Alexandre Trindade, Secretário de Esportes e Lazer.

Na próxima terça-feira, 24, o Ginásio Pedrão receberá o jogo entre Teresópolis e Botafogo, válido pelo Campeonato Estadual de Futsal 2012. E, na quinta-feira, 26, acontecerá a disputa da Copa Gospel. Voltam a funcionar no Pedrão as escolhinhas de futsal sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17; os treinos do Teresópolis/Comary - que está disputando o Campeonato Estadual de Futsal; as escolhinhas de vôlei e basquete; e as atividades da melhor idade.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Davi Almada

Tiras para medição de glicemia



A Secretaria de Saúde de Teresópolis informa que o município fez a aquisição de tiras para medição da taxa de glicemia para este ano. A média mensal de uso está em torno de 75 mil unidades, que são disponibilizadas para os 900 pacientes inscritos no programa Hiperdia e para a Associação de Diabéticos de Teresópolis. Nesse mês de abril, devido à forte chuva do dia 6, pacientes que tiveram suas casas inundadas perderam o material, que ficam sob seus cuidados. Por isso, houve um gasto além do previsto: cerca de 100 mil fitas foram utilizadas. Contudo até esta quinta-feira, 19, a liberação das fitas estava sendo feita normalmente e o previsto é que na próxima terça-feira, 24, seja entregue novo lote à Secretaria de Saúde.

Prefeitura e Estado trabalham juntas em obras de prevenção a enchentes


Máquinas do Inea fazem obras de desassoreamento do Rio Príncipe, no Campo Grande

Graças ao bom relacionamento do Prefeito Arlei com o Governo do Estado, as obras de dessassoreamento do Rio Príncipe, no Campo Grande já começaram. Máquinas do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) estão no local dando início às primeiras ações de desimpedimento de fluxo do rio. Engenheiros técnicos do órgão estadual ressaltam que a prioridade das equipes é a limpeza e a ampliação da calha do rio em suas cabeceiras.

A ação vem acontecendo desde fevereiro de 2012 e, neste momento, o trabalho incide na quebra e retirada das pedras e entulho do leito do rio. Ao longo deste trabalho, com a ajuda de uma escavadeira hidráulica e um rompedor hidráulico (maquina usada para quebrar pedras), 4 mil metros cúbicos de rochas já foram removidas.  O material extraído está sendo armazenado no próprio canteiro central de obras do Inea, na Posse, formando um grande estoque provisório.

Os trabalhos no Rio Príncipe irão desde a foz até a nascente, ou seja, seguirão desde a Cascata do Imbuí, onde desemboca o Rio Paquequer, até o final do Campo Grande, numa extensão de cinco quilômetros. Por não afetar a rotina dos moradores, os serviços começaram pela retirada das pedras, na altura do Campo Grande. O objetivo da tarefa é aumentar a capacidade de vazão do rio reduzindo o risco de inundações. Trabalhos de contenção e reflorestamento das margens, também serão feitos. A ideia inicial é manter o rio em seu curso original.

Outro serviço que também começou a ser feito na área é o cadastramento das pessoas que tem moradias às margens do rio. Com o aumento da largura e da profundidade do rio, as casas não poderão continuar no lugar onde estão. Uma outra equipe do Inea executa a função de medir e avaliar os imóveis para posterior indenização dos proprietários.

Para o Prefeito Arlei, todo esse serviço aumentará a capacidade de vazão do manancial reduzindo os riscos de inundações. “Estamos ampliando as ações de prevenção contra as chuvas no município. Precisamos, no entanto, contar com o apoio da população. Pedimos às pessoas que não joguem lixo doméstico e entulhos às margens do rio. Agindo desta maneira, a população vai colaborar para impedir o assoreamento do manancial. Este trabalho vai continuar, para quando chegar o verão do ano que vem, termos mais segurança ainda ", avaliou o Prefeito Arlei.

Texto – Gisele Barreto
Fotos - Jeferson Hermida

INFORME OCUPAÇÂO HOTELEIRA PARA O FERIADO


A Prefeitura informa que, de acordo com pesquisa divulgada às 14h desta sexta-feira, 20, pela Secretaria Municipal de Turismo, é de 50% a taxa de ocupação hoteleira em Teresópolis para este feriado prolongado (21/4, sábado - feriado nacional pelo Dia de Tiradentes, e 23/4, segunda-feira - feriado estadual pelo Dia de São Jorge).

Inauguração Mercado Popular



A Prefeitura de Teresópolis inaugura neste sábado, 21, as 10h, o Mercado Popular  Elian Jorge Lauand. O espaço fica anexo a Praça de Esportes Radicais, na Rua Dr. Waldir Barbosa Moreira, 136, Várzea- ao lado da rodoviária. Os camelôs serão transferidos para esse local regularizando a situação profissional de cada trabalhador.

Passeio ciclístico em Teresópolis

Neste domingo, 22, tem passeio ciclístico em Teresópolis. A concentração será a partir das 9h na praça Olímpica, saindo em direção ao Alto, seguindo pela rua Manoel Madruga, JJ Regadas, avenidas Feliciano Sodré, Lúcio Meira e Oliveira Botelho, chegando à Feirinha do Alto e voltando ao local da concentração. A Guarda Municipal vai dar o apoio necessário e todos estão convidados. O passeio marca o dia Bicicleta, comemorado no mundo inteiro nesta quinta-feira, dia 19.


Fonte: Rizoma notícias

Feriados de Tiradentes e São Jorge terão esquema especial nas estradas


Cerca de 80 mil veículos devem passar pela BR-101 e pela Via Lagos.
Na BR-116, motoristas devem ter atenção em dois trechos com obras.


Os feriados de Tiradentes (21) e São Jorge (23) não devem encher tanto as estradas quanto o último feriado, na semana de Páscoa, mas as rodovias já prepararam operações especiais para o período. Cerca de 80 mil carros devem passar pela BR-116 e pela Via Lagos durante o feriado. A BR-116 tem dois trechos com interdições para obras.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que fará a fiscalização rotineira nas rodovias, mas não preparou nenhuma operação especial para o feriado, por ser apenas estadual. No entanto, a PRF afirmou que vai realocar alguma viaturas para os pontos onde é prevista a maior movimentação de veículos nas vias.
BR-101
Cerca de 80 mil veículos devem passar pela rodovia nos dois sentidos ao longo destes dias, de acordo com a concessionária Autopista Fluminense, e a maior concentração de tráfego deve acontecer no trecho sul da rodovia, entre Niterói e Rio Bonito.
Os horários de pico na ida, segundo a concessionária, são entre 16h e 23h, nesta sexta-feira (20), e entre 6h e 13h, no sábado (21), enquanto na volta são entre 16h e 21h, na segunda (23), e entre 6h e 11h, na terça (24).
Doze ambulâncias vão ficar à disposição, 24h por dia, durante os dias do feriado, além do telefone para emergências: 0800 2820 101.
Via Lagos
De acordo com a CCR ViaLagos, a estrada deve receber 80 mil veículos nos dois sentidos ao longo do feriado, com picos no sábado (21), quando são esperados 22 mil automóveis, e na segunda (23), com 24 mil veículos previstos na via.
A empresa informou ainda que todas as equipes do serviço SOS Usuário Médico e Mecânico estarão à disposição, 24h por dia. Em caso de emergências, os motoristas podem ligar para o telefone 0800 7020 124.
BR-040
O atendimento nos pedágios da BR-040, na altura de Xerém, na Baixada Fluminense, será reforçado por mais atendentes, além de haver reforço no serviço de reboques, mas a empresa responsável pela administração da via afirmou que não trabalha com a expectativa de um aumento significativo do tráfego, por se tratar de um feriado apenas estadual.
BR-116
O esquema especial da Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ) vai contar com plantão dos funcionários da via, de acordo com a concessionária CRT. São esperados 70 mil veículos na via ao longo destes dias e há partes da estrada com obras.
A empresa informou que há obras no quilômetro 98, para a construção da terceira faixa na Serra, e no quilômetro 29. Os dois trechos vão ficar no sistema pare e siga ao longo do feriado. Em casos de emergência, os motoristas devem ligar para 0800 0210 278.


Fonte: G1

Sessão de muitos debates e votações na Câmara Municipal de Teresópolis


A Câmara Municipal de Teresópolis teve uma sessão extensa e cheia de debates, com a votação de pedidos de informação e também de moções de autoria dos Vereadores.

Diversos requerimentos foram aprovados com pedidos de informações. O primeiro deles, de autoria do Vereador Waguinho (PSC), solicita do Executivo informações sobre quantos são os postos dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), onde estão localizados e quantos agentes estão destacados para os mesmos, além de como funciona o sistema de alarme contra chuvas.

Outro requerimento, de autoria em conjunto dos Vereadores Waguinho e Cláudio Mello (PT), encaminha pedido sobre valores repassados para a Câmara Municipal nos últimos seis meses.

O Vereador Paulinho Carvalho (PTB) teve aprovados quatro pedidos de informações. Um deles questiona os valores gastos pela Prefeitura de Teresópolis com mídia nos últimos meses. Outro requerimento pede que seja informado quantos veículos de passeio, utilitários e máquinas foram adquiridos pela Prefeitura na atual gestão. Outro requerimento é quanto à contratação de pessoal em cargos comissionados na Prefeitura. O Vereador também pede que a Prefeitura informe sobre relação de caminhão e máquinas contratadas pela Prefeitura, com todo o detalhamento das referentes contratações.

Já o Vereador Dr. Habib (PMN) teve aprovados dois pedidos de informações que pedem o detalhamento de contratos firmados entre a Prefeitura e os cidadãos Marcos Vinicius Ramos e Andréa Dias Pacheco.

Entendendo que complementaria o requerimento dos Vereadores Waguinho e Cláudio Mello sobre o repasse da Prefeitura à Câmara Municipal nos últimos seis meses, o Presidente Cleyton Valentim também encaminhou um pedido de informações, aprovado em plenário. O requerimento do Vereador Cleyton pede que a Prefeitura informe quanto foi repassado para o Legislativo no período de janeiro a agosto de 2011.

Moções também foram debatidas e aprovadas 

Após as discussões sobre os pedidos de informações, foram debatidas e votadas moções de autoria dos Vereadores solicitando benefícios para diferentes comunidades.

O Vereador Major Anderson (PRB) teve aprovada moções onde pede a construção de ginásio poliesportivo e também de implantação de uma agência social de correspondência na comunidade da Fonte Santa.

O Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim (PR), apresentou moção que solicita Operação Cidade Limpa na Rua Izaltina Eugênia, em Vargem Grande. O Presidente Cleyton também teve aprovada moção que solicita à Caixa Econômica Federal a instalação de uma casa lotérica no Meudon.

O Vereador Dr. Habib pede aos Governos Federal e Estadual a abertura de linhas de crédito para os segmentos do comércio e agricultura de Teresópolis, para ajudar na recuperação destes setores. Também direcionado à Presidente da República e ao Governador, Dr. Habib pede que seja estudada isenção de todos os impostos para as empresas atingidas pelos temporais em Teresópolis.

Da Vereadora Dra. Cláudia (DEM) foi aprovada moção que pede ao Município se estude a viabilidade de contratar um médico especialista em otorrinolaringologia para a rede pública de saúde.


Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

MEC reconhece 303 cursos de ensino superior com mais de 47 mil vagas


20/04/2012 11h47 - Atualizado em 20/04/2012 11h47

Reconhecimento é obrigatório para que instituições possam emitir diploma.
Cursos são oferecidos por instituições de 24 estados e do DF.

Do G1, em São Paulo

O Ministério da Educação reconheceu 303 cursos recentes de ensino superior em graduação (bacharelado, licenciatura e ensino tecnológico) em 24 estados e no Distrito Federal. Os cursos reconhecidos estão listados em quatro portarias publicadas na edição desta sexta-feira (20) do "Diário Oficial da União".
De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, o MEC primeiro autoriza que o cursoseja aberto e, depois que pelo menos 50% da carga horária é oferecida, as instituições devem solicitar o reconhecimento do novo curso, requisito obrigatório para a emissão do diploma. Esse é o caso, segundo a assessoria, dos 303 cursos reconhecidos nesta sexta-feira. Pelas regras do ministério, o reconhecimento é confirmado apenas após análise documental e visita à instituição, e é válido apenas para o número de vagas registradas nas portarias.
Um terço das 47.106 vagas desses cursos está em São Paulo. Segundo os documentos publicados pelo MEC, 15.590 delas estão concentradas no estado. Minas Gerais teve reconhecidas 3.700 vagas em 29 cursos, seguido da Bahia, com 3.425 vagas em 20 cursos.
No total, quase metade das novas vagas reconhecidas estão no Sudeste. São 21.459, incluindo 1.670 no Rio de Janeiro, onde foram reconhecidos 12 cursos, e 499 nos 5 cursos de instituições do Espírito Santo que receberam o reconhecimento.
As instituições de ensino superior paulistas também são as que concentram mais cursos reconhecidos: 84. De acordo com as portarias, apenas 9 dos 303 cursos oferecem mais de 400 vagas. Oito deles ficam em cidades do estado de São Paulo. A exceção é a Faculdade Joaquim Nabuco, em Recife (PE), que está autorizada a oferecer 480 vagas no curso tecnológico de negócios imobiliários.
O curso com o maior número de vagas é o de bacharelado em enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes, também em São Paulo. Segundo o MEC, a instituição pode oferecer até 720 vagas no curso. A Universidade do Grande ABC tem 560 vagas no curso tecnológico de mecatrônica industrial.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie também teve o seu curso de direito no campus de Campinas reconhecido, com um total de 480 Na Universidade Paulista (Unip), os cursos de engenharia de produção mecânica em Limeira, educação física em São José do Rio Pardo e o curso tecnológico de análise e desenvolvimento de sistemas em Campinas têm até 460 vagas.

Nova rodada de capacitação de profissionais para o correto diagnóstico de dengue começa na próxima semana



Em virtude do crescente número de notificações de casos de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde está montando nesta quinta (19) e sexta-feiras (20) quatro novos centros de hidratação para a doença. São três  em Nilópolis e um em Nova Iguaçu. Estes centros somam-se aos outros sete que estão em pleno funcionamento em três municípios: São Gonçalo (2), Valença (1) e Angra dos Reis (4).
A capacidade de cada centro é de realizar até 200 atendimentos por dia.  Os pacientes com suspeita da doença vão passar por uma consulta prévia para fazer a classificação de risco e, após avaliação médica, encaminhados às poltronas de hidratação. Além de receber soro, os pacientes também vão poder fazer exames de sangue, para conferir o número de plaquetas, e testes rápidos de dengue.
- A possibilidade de haver uma epidemia em 2012, levando em conta a ação do vírus tipo 1 e entrada do tipo 4 no estado, levou a SES-RJ a reforçar a estratégia de combate à dengue. Um grupo de trabalho, coordenado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, faz reuniões semanais desde março de 2011 para determinar as ações estratégicas e monitorar o trabalho de cada um dos 92 municípios – destaca a subsecretária Hellen Miyamoto.
Durante as quinze semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 14 de abril), foram notificados 53.689 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro. No mesmo período no ano passado, foram registrados 85.162 casos de dengue no estado.
- Por isso seguimos reforçando a necessidade de a população fazer a sua parte. Os meses de abril e maio são os mais críticos para a proliferação do mosquito transmissor e de contaminação da dengue. E como 80% dos focos estão nas residências, é fundamental que as famílias não se descuidem do trabalho semanal de eliminar os fotos – alerta Hellen Miyamoto.
Apoio das demais Secretarias de Estado -  O combate à dengue envolve ainda várias secretarias de Governo, como Educação, com um trabalho voltado às crianças e jovens; Obras, com o monitoramento das intervenções em execução para que não tenham focos do mosquito; e Meio Ambiente, que irá intensificar a fiscalização dos ferros velhos e utilizar pneus velhos na montagem de asfaltos borrachas, entre outros.
Apoio aos municípios - Em fevereiro, a Secretaria de Estado de Saúde entregou 40 carros a prefeituras do Rio de Janeiro para reforçar as ações de combate aos focos do mosquito da dengue. Como contrapartida, as Secretarias de Saúde locais se comprometeram a executar as ações recomendadas pela SES-RJ dentro da campanha 10 Minutos Contra Dengue de promoção e prevenção da dengue e a melhoria dos indicadores da doença. Ao todo, foram investidos R$ 1.214.666,40 na compra dos carros.
Campanha "10 Minutos Contra a Dengue" -  Esta é a campanha lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão 2011/2012, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
A iniciativa da campanha - elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz - foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005. 
Endereços dos centros de hidratação:
Nilópolis:
1.       Posto de Saúde Cabral – Rua Roldão Gonçalves, S/N.º
2.       Posto de Cidade Nova – Rua Marechal Deodoro, n.º 555 – Nova Cidade
3.       UPA Nilópolis – Rua Antonio Pereira, S/N.º, esquina com a Rua João de Castro – Bairro Cabuís – Nilópolis

ANGRA DOS REIS

1.       SPA – Frade – Rodovia Rio Santos S/N.º Frade
2.       SPA – Centro – Rua do Comércio N.º 07- Centro
3.       SPA – Jacuecanga – R. Docemar, S/N.º - Jacuenga
4.       PAI – R. Cel. Carvalho, S/N.º Centro
Nova Iguaçu:
1.       Rua Álvaro Gonçalves, S/n.º  - Vila de Cava
São Gonçalo:

1.       Pronto Socorro Central – Rua Estefânio de Carvalho, S/N.º
2.       Posto Rio do Ouro – Rua Eugênio Borges, S/N.º - Polo Sanitário Rio do Ouro
Valença:

1.       Hospital Escola Luiz Gioseffi Januzzi – Rua Dr. José da Costa n.º 20 Centro


Fonte: WWW.saude.rj.gov.br

Feriado de São Jorge


Prefeitura funciona até esta sexta e retoma expediente na terça, dia 24


 Até esta sexta-feira, 20, a Prefeitura funciona normalmente, com atendimento ao público das 9h às 18h. Depois, devido ao feriado estadual de São Jorge, comemorado na próxima segunda-feira, dia 23, o expediente nas repartições municipais retorna na terça, 24.
Entretanto, nos setores cujas atividades não podem ser suspensas, por exigências técnicas ou motivos de interesse público, o funcionamento será normal, para que a população tenha atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito.

SERVIÇOS ESSENCIAIS A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão.

UPA - Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

POSTOS DE SAÚDE – Até esta sexta, 20, os postos de saúde e unidades básicas atendem normalmente ao público. As consultas médicas serão retomadas no dia 24.

EDUCAÇÃO - Os alunos da rede municipal de ensino têm aula até esta sexta-feira, 20. Depois, as atividades nas escolas, creches e centros de educação infantil serão retomadas na terça-feira, 24 de abril.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS  Os cerca de 550 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionam normalmente deste sábado, 21, até segunda, 23, das 10h às 18h, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes.

ESPAÇO MULHER Com artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher funciona neste sábado, 21, e domingo, 22, das 9h às 18h, na Praça Balthasar da Silveira - a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.


Texto: Silvia Pimentel


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Editais abertos ÚLTIMOS DIAS!



Visando facilitar a informação para organizações não governamentais, pessoas físicas e jurídicas interessadas, a Secretaria de Cultura informa sobre os editais abertos na área cultural.
Neste momento, estão abertas importantes chamadas públicas, que chegam aos últimos dias de inscrição.   O edital do Circuito Estadual das Artes para 2012 tem período de inscrições até a próxima quarta, 25 de abril. Já na sexta, 27 de abril, é o último dia de inscrições para o projeto Novas Cenas – Mostra Nelson Rodrigues de Teatro Amador. Também está aberto o edital da Secretaria de Cultura do Estado para microprojetos culturais. Confira nos links abaixo:

Prefeitura busca soluções para moradias na Quinta Lebrão



 Em visita a Brasília nesta quarta-feira, dia 18, o Prefeito Arlei se reuniu com o Deputado Vitor Paulo, com o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e com o Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild, para debater a regularização do bairro Quinta Lebrão. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)  prevê investimento em obras de infraestrutura e urbanização do local. Acompanharam o Prefeito na agenda o Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Ribeiro, e o Vereador Major Anderson.

Além da implantação de um plano viário, com expansão de vias e calçamento, o PAC prevê a construção de moradias para as famílias que estiverem em área de risco ou no curso das vias que serão alargadas. De acordo com o projeto, o bairro também será contemplado com uma estação de tratamento de esgoto; equipamentos comunitários esportivos e sociais, além da criação de condições para a preservação ambiental, já que a Quinta Lebrão é uma área cercada por reservas de Mata Atlântica.

“A regularização da Quinta Lebrão é um problema que se arrasta há anos. Por isso fui a Brasília tentar resolver pessoalmente a questão junto ao Ministério da Previdência Social. Não adianta ficarmos só no discurso, precisamos agir efetivamente em favor daqueles moradores” disse Arlei.

Para solucionar o impasse, o Ministério vai solicitar à CEF uma avaliação atualizada da área, para que a Prefeitura Municipal de Teresópolis ou o Governo do Estado do Rio de Janeiro manifestem interesse em adquirir a área, uma vez que o terreno não pode ser doado ou cedido pelo INSS.


Agenda Cultural:)



Na sexta-feira da próxima semana, dia 27 de abril, às 20h, será realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch o espetáculo 'Vinícius – o poeta da paixão', em homenagem a Vinícius de Moraes. Trata-se do novo musical encenado pelo coral e alunos de teatro da Univerti / FESO, que já promoveram anteriormente homenagens a Jovem Guarda, Dalva de Oliveira e Carmem Miranda. O espetáculo tem direção dos professores Jane Barbosa e Ayrton Rebello. Entrada franca. 

 Já no sábado, 28 de abril, a Casa de Cultura Adolpho Bloch sediará o 2º Encontro de Choro, a partir das 19h30. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, contará com diversas apresentações de chorinho, comandadas pelo professor de violão Geremias Cruz, com a participação de alunos e convidados

Engenheiros do Inea vistoriam Rio Paquequer


Objetivo é desenvolver projeto de desassoreamento



Engenheiros do Inea - Instituto Estadual do Ambiente - estiveram em Teresópolis, nesta quarta-feira, 18, para percorrer o Rio Paquequer e fazer uma avaliação da atual situação do curso d’água devido à cheia ocorrida em 6 de abril. Nos próximos dias, uma equipe fará um levantamento topográfico para apontar as áreas críticas de assoreamento.

“Percorremos o rio desde a Ilha do Caxangá até a Barra do Imbuí para identificar quais intervenções devem ser feitas a fim de evitar novos problemas como o que ocorreu no dia 6. Além disso, tiramos fotos, ouvimos relatos de moradores e solicitamos que seja feita a topobatimetria, que, entre outras informações, indicará os pontos onde o rio está mais assoreado”, explicou o gerente de obras do Inea responsável pela Região Serrana, engenheiro civil João Carlos Grilo.

Com base nos dados colhidos, o Inea vai desenvolver um projeto para o Paquequer. Devido à ocupação das laterais do rio, também serão estudados pontos para acesso das máquinas e retirada do material. Os engenheiros hidrólogos do instituto Luiz Paulo Souza Viana e Edson Falcão e o professor da UFRJ e especialista no assunto Paulo Canedo também participaram da vistoria.

Texto: Mara Lúcia

Justiça autoriza e Prefeitura vai usar Clube Panorama para alojar desabrigados das chuvas



 Em decisão concedida à antecipação de tutela no final da tarde desta quinta-feira, 29, o Juiz Carlo Artur Basilico, da 1ª Vara Cível de Teresópolis, autorizou a Prefeitura a utilizar parte das instalações do Panorama Country Clube, localizado no bairro Panorama, para acolher os desabrigados do temporal do dia 6 de abril. A decisão atende a Medida Cautelar proposta pelo Município, que decretou estado de emergência, declarando a necessidade pública para a utilização temporária do imóvel.

Em sua decisão, o Juiz levou em consideração a urgência de se disponibilizar abrigo provisório para as 48 famílias, atualmente alojadas em duas escolas: Centro Educacional Rose Dalmaso (Cedal), no bairro de São Pedro, e Ciep 475 Professor Sebastião Mello, no Rosário.

Boletim divulgado pela Defesa Civil de Teresópolis às 17h30 desta quinta-feira, 19, informa que desde o dia 6 de abril, quando ocorreu forte chuva no município, foram feitas 851 vistorias técnicas e 555 interdições de residências. O temporal deixou 24 feridos e 5 óbitos. Permanecem abrigadas 179 pessoas em dois pontos de apoio (Centro Educacional Rose Dalmaso - Cedal, no bairro de São Pedro, e Ciep 475 – Professor Sebastião Mello, no Rosário).

Com base no número de vistorias realizadas, a estimativa é de que existam 2.312 pessoas desalojadas (população em casas de parentes ou amigos). De acordo com o que orienta a Secretaria Nacional de Defesa Civil, este cálculo é feito com base em um número de quatro pessoas por família / residência. 

Os bairros mais afetados são Coreia, Santa Cecília, Araras, Fonte Santa, Granja Primor, Vale da Revolta, Pimentel, Perpétuo, Rosário, Fátima, Quinta Lebrão, Meudon, São Pedro, Morro dos Pinheiros, Tijuca e Alto.

Atendimento Posto Avançado de Defesa Civil
Com objetivo de orientar os moradores atingidos e fornecer toda documentação referente e exclusivamente ao desastre ocorrido no dia 06 de abril, a Defesa Civil de Teresópolis montou Postos Avançados nos bairros. O atendimento começou na segunda-feira, 16, e registrou 45 vistorias e 4 interdições na Fonte Santa; na terça-feira, 17, em Santa Cecília, foram 86 vistorias, 7 interdições e 79 laudos emitidos; na quarta-feira, 18, no Pimentel foram 37 vistorias, 23 interdições e 43 laudos emitidos.