sábado, 21 de junho de 2014

Segurança do Maracanã terá reforço de 600 policiais militares já neste domingo


/2014 11:00:13





O Comitê Organizador Local (COL) da Copa e as autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro confiramaram um reforço de 600 homens no policiamento do entorno do Estádio do Maracanã em dias de jogos na cidade. Atualmente, o esquema conta com 2,5 mil homens.
A medida já vale para o próximo domingo (22), quando Rússia e Bélgica se enfrentam na arena, e foi tomada depois que um grupo de torcedores chilenos sem ingresso invadiu a área de imprensa do estádio para chegar às arquibancadas
Na quarta-feira (25), para a partida entre França e Equador, a prefeitura do Rio decidiu decretar feriado durante todo o dia e não apenas a partir do meio-dia. A mudança, segundo a polícia, deverá facilitar a operação de segurança nas proximidades do Maracanã.
A PM manterá barreiras em 18 locais para fiscalizar se os torcedores que se aproximam do estádio têm ingressos. Além disso, segundo  coronel José Luís Castro, comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, algumas áreas do estádio serão isoladas com grades.
As grades serão colocadas a partir de amanhã (21). Os PMs vão ficar entre a grade móvel e a grade fixa do Maracanã para impedir que torcedores quebrem a estrutura do estádio e entrem de forma indevida.
Segundo Castro, pelas normas do COL/Fifa, a primeira barreira dentro do estádio é feita pelos stewards (seguranças privados contratados pela Fifa) e a PM atua como uma força de contingência. “A gente está tentando junto ao COL/ Fifa que eles criem mais uma linha de controle em cada um desses pontos sensíveis e nós reforçamos também com mais uma linha de policiais militares”.
O delegado federal Roberto Alzir, subsecretário extraordinário de Grandes Eventos da Secretaria Estadual de Segurança do Rio de Janeiro, disse que os horários de fechamento do trânsito no entorno do Maracanã serão antecipados. O fechamento parcial será feito sete horas antes das partidas e nãos mais seis horas antes; e o fechamento total ocorrerá seis horas antes da partida, e não mais quatro horas antes.
Segundo Alzir, um dos pontos reforçados a partir da próxima partida será o Centro de Mídia do Maracanã, invadido no último domingo. No entanto,  não haverá interdição total dos arredores do estádio para torcedores com ou sem ingresso, porque o Maracanã é um ponto turístico e está muito próximo de uma áera residencial. “Não há a obrigatoriedade legal para a Polícia Militar impedir que as pessoas sem ingresso cheguem até a porta do estádio”.
O delegado federal disse que as Forças Armadas poderão ser acionadas, a qualquer momento, para reforçar o esquema de segurança do entorno do Maracanã durante a Copa, caso seja necessário.
De acordo com o gerente-geral do COL, Hilário Medeiros, o efetivo de 1.037 seguranças privados dentro do Maracanã será mantido e poderá ser reforçado em caso de necessidade. Medeiros disse que o COL está avaliando eventuais fragilidades na estrutura – o que teria permitido a invasão – mas considerou correta a ação da segurança privada e pública na contenção dos torcedores no episódio. “A atuação da PM do Rio foi exemplar”, avaliou.
Os chilenos que invadiram o Maracanã no domingo têm prazo para deixar o Brasil até a meia noite de amanhã. Depois desse prazo, serão considerados ilegais e poderão ser deportados.
MS

Cultura de Raiz vai a Guapimirim neste domingo





 Neste domingo, 22, será realizada uma edição especial itinerante do Encontro de Cultura de Raiz, promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Após o sucesso no ano passado, o evento voltará a Guapimirim, levando alegria e muita animação ao município vizinho. Desta vez, a atração ocorrerá no restaurante Chafariz de Ouro, localizado à Estrada do Pau-Brasil, 59 – Cutia, a partir das 11h.

“Há cinco anos o projeto Cultura de Raiz é um grande sucesso e motivo de muito orgulho para a Secretaria de Cultura. É um programa que atrai simpatizantes de todas as idades e conquistou um público mais do que fiel ao longo deste tempo, avançando além das fronteiras de Teresópolis. A primeira edição itinerante em Guapimirim, no ano passado, foi um grande sucesso. Com certeza, desta vez não será diferente. Estão todos convidados”, destaca o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Para a apresentação em Guapimirim, a Secretaria de Cultura selecionou alguns dos melhores artistas que se apresentam na edição tradicional, em Teresópolis, com a intenção de mostrar ao público o melhor da música do homem do campo, ao som de muitas sanfonas, violas e zabumbas. Cerca de 20 artistas estão confirmados na caravana, que descerá a serra no já conhecido Ônibus da Cultura.

A grande novidade do evento será a estreia do Caminhão da Cultura, veículo adquirido recentemente e devidamente adaptado para funcionar como um palco itinerante para os projetos da Secretaria de Cultura.      “É um veículo especial, adaptado para levar a cultura a qualquer lugar, com uma carroceria que se transforma em palco”, explica o secretário Arnaldo Almeida.

Assim como acontece em Teresópolis, a edição especial terá lanche à moda caipira e a participação de convidados especiais. A coordenação ficará a cargo da agente cultural Andréa Sant'Anna, contando também com a intervenção do engenheiro agrônomo Beto Selig, que é o apresentador oficial do evento.

O Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009, com o intuito de resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Conta com edições mensais sempre no primeiro domingo de cada mês, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, além das edições itinerantes.

Texto: Geórgia Jahara

sexta-feira, 20 de junho de 2014

PROJETOS DO GOVERNO SAEM DE PAUTA E SERÃO VOTADOS NA PRÓXIMA SEMANA




A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) se reuniu nesta sexta-feira (20/06), em dez sessões extraordinárias, para discutir 20 mensagens enviadas pelo Governo do estado, tratando principalmente de reajustes salariais de servidores públicos. Todas as propostas foram retiradas de pauta para apresentação de emendas. Na segunda-feira (23/06), o Parlamento volta a se reunir em sessão extraordinária, às 10h, para análise de novos projetos de lei do Executivo. Os textos emendados deverão ser votados a partir da próxima terça-feira (24/06).

Três dos projetos discutidos hoje se referem à criação de cargos. Um deles, o 3.044/14, de analistas e assistentes na secretaria de Estado de Planejamento e Gestão — atendendo a servidores cedidos às pastas de Educação e do Ambiente. Outro, o 3.054/14, trata da Junta Comercial.

Já o projeto de lei 3.045/14 traz quadro especial complementar e dá reajuste de 25% para diversas categorias, como assistentes sociais, bibliotecários, botânicos, ecologistas, museólogos, técnicos de comunicação social e de documentação, e zootecnistas do governo. O texto também abrange servidores das secretarias de Administração, Planejamento, Justiça, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Regional, Esportes, Indústria, Ambiente, Trabalho, Transportes, Defesa Civil, Casa Civil e do Departamento de Recursos Minerais, além de quadros civis da Polícia Militar.

As sessões foram assistidas por representantes de sindicatos e associações de servidores, como os da secretaria de Saúde, da Defensoria Pública, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e engenheiros ambientais do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura.

Mestrado Profissional em Ensino de Física


O período de inscrições termina no dia 15 de julho

Professores da rede estadual interessados em participar do processo seletivo para ingresso no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física já podem ter acesso ao edital. O período de inscrições termina no dia 15 de julho.

O programa da Sociedade Brasileira de Física tem o apoio da CAPES (com bolsas) e é realizado em polos sediados em instituições de ensino superior em todo o país.

O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de Ensino Médio e Ensino Fundamental, com ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de Física.

No Estado do Rio de Janeiro estão disponíveis 50 vagas distribuídas nos polos:
UFRJ - Rio de Janeiro (10 vagas)
UFRJ - Macaé (10 vagas)
UFF - Volta Redonda (10 vagas)
IFF - Campos dos Goytacazes (10 vagas)
UNIRIO - Rio de Janeiro (10 vagas)

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no link http://www.sbfisica.org.br/~mnpef/documentos/Edital_MNPEF_selecao2014.pdf


Para mais informações, acesse o site www.sbfisica.org.br/mnpef 

Reunião do Conselho da Mulher apresenta Projeto Rede Cegonha em Teresópolis



O Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Mulher (CMDDM) irá realizar na próxima quinta-feira, 26, reunião para debater sobre o Projeto Rede Cegonha e assuntos gerais relacionados ao Conselho. A reunião acontecerá no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, a partir das 9h45.

Projeto Rede Cegonha
É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez e ao parto, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Prefeitura e repartições municipais não abrirão na segunda, 23 de junho



Teatro de rua neste sábado na Calçada da Fama
Neste sábado, dia 21 de junho, será encenado, às 11h, em plena Calçada da Fama, no centro da cidade, o espetáculo Ópera do Trabalho, com o Grupo Buraco D’Oráculo, de São Paulo. O musical questiona, de maneira cômica e crítica, os modos de produção e as condições do universo do trabalho. A apresentação faz parte da oficina ‘A musicalidade do Ator’, que integra a programação das Imersões de Inverno da Aldeia Cultural Casa Viva, cursos promovidos com apoio da Secretaria de Cultura.

Teresópolis/PMT garante vaga nas semifinais do Rio Futsal
As equipes Sub-13, Sub-15 e Sub-17 do Teresópolis/PMT conquistaram no último sábado, 14, no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão, vaga nas semifinais do Campeonato Carioca Rio Futsal ao vencerem por WO o time Maria da Graça, do Rio de Janeiro. As partidas semifinais serão compostas por dois jogos em cada categoria. Neste sábado, 21, tem jogo no Pedrão, com entrada franca. Às 13h se enfrentam os times sub-15 do Teresópolis/PMT e Boqueirão do Passeio, e às 14h, a garotada do Sub-17 terá pela frente a equipe do Duque de Caxias. No domingo, 22, Teresópolis enfrentará o Madureira pelo Sub-13, com partida realizada no Rio de Janeiro. Os jogos continuarão nos dias 28 e 29 de junho.

Prefeitura e repartições municipais não abrirão na segunda, 23 de junho
A Prefeitura decretou ponto facultativo em todos os dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Assim, as repartições públicas municipais não funcionarão na próxima segunda-feira, dia 23, quando a Seleção Brasileira enfrentará Camarões, às 17h, pelo Mundial. Entretanto, fica mantida a prestação dos serviços essenciais para a população, como atendimento médico de urgência, coleta de lixo e orientação do trânsito.

Torcedores aprovam telões instalados pela Prefeitura para transmissão dos jogos da Copa
A iniciativa da Prefeitura de garantir que a população acompanhe as partidas da Copa do Mundo em espaços públicos vem agradando os torcedores. Na próxima segunda-feira, dia 23, os teresopolitanos voltam a se reunir, às 17h, para assistir ao terceiro jogo da Seleção Brasileira no Mundial, contra Camarões. Os telões estão instalados no Parque Regadas, no centro da cidade, e na Praça Samuel Macário, em Bonsucesso, no interior do município.

Poeta Hudson Fernandes lança livro infantil
O poeta e funcionário público municipal Hudson Fernandes lança o livro ‘Pietro, o menino que contava estrelas...’, na próxima quarta-feira, 25, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura. A quinta obra do escritor traz a história de uma criança encantada pela natureza, com destaque para a relação dela com uma coruja, símbolo da sabedoria. O livro é o primeiro da carreira do escritor voltado para o público infantil. Hudson é autor de outras quatro obras: ‘Anjos não voam na chuva’ (1994), ‘Pedro Anjo’ (1998), ‘Ainda Florescem Ipês’ (2006) e ‘Cartas a minha mãe e ao meu amado’ (2013).

Conselho da Mulher apresenta Projeto Rede Cegonha em Teresópolis
O Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Mulher realizará na próxima quinta-feira, 26, reunião para debater o Projeto Rede Cegonha e assuntos gerais relacionados ao Conselho. A reunião acontecerá no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, a partir das 9h45. A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez e ao parto, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

.

CRAS Alto realiza ‘Arraiá da Copa’
Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alto marcou para o dia 26 de junho o seu ‘Arraiá da Copa’. O evento junino é focado no fortalecimento de vínculos das famílias atendidas na unidade, terá início às 14h e será realizado na sede do CRAS, localizado na Avenida Alberto Torres, 1148, no Alto. Brincadeiras, música e comidas típicas fazem parte da programação.


Hemonúcleo convoca ​ doadores de sangue ‘O’ e ‘B’negativo
Para reforçar seu estoque, o Hemonúcleo de Teresópolis solicita com urgência a doação de todos os tipos de sangue, especialmente O e B negativos.  Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e o telefone para mais informações é (21) 3641-5872.



Missa de Corpus Christi é celebrada pelo bispo Dom Gregório no Pedrão
O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, presidiu a missa de Corpus Christi no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, nesta quinta-feira, 19. Padres das paróquias de Teresópolis também participaram da celebração católica, que contou ainda com a procissão do Santíssimo Sacramento por ruas do Centro da cidade até a Matriz de Santa Teresa. A missa teve a presença maciça de crianças da catequese das paróquias locais, que coloriram o​ ginásio​ com balões de gás.


Sine oferece 25 vagas
Nesta semana, o Sine Teresópolis disponibilizou 25 oportunidades de trabalho. Entre as vagas oferecidas, estão as de técnico em segurança do trabalho, cozinheiro, caseiro e de porteiro. Empresas interessadas em disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do SINE e banco de empregos de Teresópolis, localizados na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, na Várzea. Os trabalhadores devem apresentar a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão do PIS. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

Bate-Bola literário movimentou Feirinha de Teresópolis
No último final de semana, o Futebolendo movimentou a praça de alimentação da Feirinha de Teresópolis, no Alto. O evento teve como objetivo promover a cultura e divulgar obras e autores nacionais, incorporando leitura e futebol. A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias de Educação e de Turismo e a produtora AVT&MP, de Teresópolis. Contando com oficinas de futebol de mesa, espaço para pintura e criação artesanal de camisas da torcida do Brasil Na Copa do Mundo, a atividade reuniu as escritoras Sandra Pina e Flávia Savary.


Educação premia participantes de concurso cultural sobre Copa do Mundo
Alunos, professores e escolas serão premiados no concurso cultural “A copa do Mundo também cabe na Escola: revelando craques no jogo criativo da arte e das palavras”. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para incentivar a produção de frases relacionadas à Educação e à Copa do Mundo 2014, bem como a decoração criativa do ambiente escolar. Todos os participantes do concurso recebem certificados de participação, inclusive as unidades escolares, e serão premiadas em todos os níveis as três melhores frases.

OBRAS NAS CALÇADAS DE PRÉDIOS PÚBLICOS GARANTIRÃO ACESSIBILIDADE




Agora é lei: obras realizadas por empresas ou órgãos públicos estaduais em calçadas deverão seguir normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Foi publicada nesta sexta-feira (20/06), no Diário Oficial do Poder Legislativo, a Lei 6.802/14 – decorrente da derrubada, pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), de veto do Governo. Ela cria o Programa de Compromisso das Empresas e Órgãos Públicos do Governo do Estado, que traz a obrigação. A regra, do deputado Bernardo Rossi (PMDB), prevê que obras de calçadas obedeçam a normas de acesso livre e fácil, sem obstáculos.

“Embora as calçadas não sejam de responsabilidade direta de ação do governo do estado, esta norma pode ajudar a mudar a cultura da população e das autoridades municipais. Neste sentido, propomos que o estado assuma o compromisso de que as calçadas restauradas pelos órgãos e empresas públicas fiquem dentro dos parâmetros de acessibilidade”, explica.

Entre os parâmetros que deverão ser seguidos estão a largura mínima de 95 cm sem obstáculos, uso de material liso e antiderrapante e construção de rampas.

​​ Atualização de dados do Bolsa Família chega ao 2º Distrito e região

Na próxima quinta-feira, dia 26, equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estará atualizando os dados das famílias inscritas no Programa Bolsa Família que residem no 2º Distrito. Desta vez, será atendida a clientela das localidades de Três Córregos, Pessegueiros, Providência, Cruzeiro, Biquinha e Rincão Gaúcho. O atendimento será realizado das 9h às 16h no PSF de Pessegueiros. O objetivo é confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências nas áreas social e de saúde, determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome.

Para atualização dos dados, é necessário que o responsável familiar apresente a seguinte documentação, original e cópia: CPF, título de eleitor, carteira de identidade e carteira de trabalho (de todos os maiores de 18 anos, certidão de nascimento e declaração escolar (de todos os menores de 18 anos) e comprovante de residência atual (conta de luz, água, telefone). Se a carteira de trabalho for assinada, é preciso apresentar cópias da página do contrato e da alteração de salário e/ou contracheque atual. Caso a carteira não seja assinada, deve ser levada cópia de declaração de renda autônoma, prestação de serviço e renda, ajuda financeira ou pensão alimentícia. Se a pessoa receber pensão ou aposentadoria do INSS, deve ser apresentada cópia do extrato bancário.

A atualização teve início no mês de abril e, para facilitar a vida da clientela, foi montado um cronograma, com equipes de atendimento em escolas, postos de saúde e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Alistamento militar obrigatório segue até 30 de junho na Secretaria de Segurança

 


Prossegue até o dia 30 de junho o prazo de alistamento militar obrigatório dos rapazes que completam 18 anos de idade em 2014. Esses jovens devem se apresentar na Junta do Serviço Militar, atualmente instalada na sede da Secretaria de Segurança Pública, localizada na Rua Francisco Sá, nº 350, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 13h. Os documentos necessários são certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente. 

O Serviço Militar é coordenado pelo Ministério da Defesa, que atua em seu planejamento e execução, juntamente com os Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e o alistamento é um ato obrigatório. Quem não se alista não recebe o Certificado de Reservista e, sem esse documento, o homem maior de 18 anos fica impedido de votar, tirar passaporte, ingressar no serviço público ou receber prêmios de loteria, além de ter dificuldade para entrar em uma universidade pública. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Procon Estadual entra na Justiça contra Gol, TAM e a Smiles para cobrar melhorias em seus programas de milhagens




O Procon Estadual do Rio de Janeiro entrou com ação civil pública na 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado contra as empresas aéreas TAM e Gol e a empresa Smiles S.A. por problemas em seus programas de milhagens. A autarquia, que pertencente à Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, tomou conhecimento de reclamações por atraso na computação de milhas, dificuldade na obtenção de passagens pelo programa na alta temporada, e o súbito aumento sem aviso prévio do valor da passagem adquirida através desse tipo de programa.



De acordo com o Procon Estadual, os programas de fidelidade elevam significativamente as receitas das empresas citadas na ação sem, em contrapartida, prestar um serviço eficiente e adequado a seus clientes. E esses reclamam da ineficiência do serviço prestado.



Diante disso, a ação (processo número 0191089-22.2014.8.19.0001) requer liminar que obrigue as empresas citadas a informar aos seus clientes, até a conclusão da compra, sobre algum aumento repentino na quantidade de milhagem necessária para passagens que eles queiram adquirir. Os clientes deverão ser avisados por telefone, mensagens de texto no celular ou e-mail. Esses aumentos deverão constar também no site da empresa. Caso não atenda à determinação, as empresas pagarão uma multa diária de R$ 50 mil.



A ação procura assegurar ao consumidor o direito de ter computado pelas empresas a milhagem que adquirir, de forma adequada e imediata, em seu programa de fidelização, e que as empresas disponibilizem passagens através do programa de milhagem em qualquer época do ano e em todos os canais de venda, sem qualquer tipo de limitação quanto ao número de assentos que podem ser comprados. A ação estipula também nesses casos uma multa diária no valor de R$ 50 mil e ressarcimento em dobro aos consumidores por danos materiais resultantes desses casos.


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Estado inicia identificação de inativos e pensionistas


A Seplag  iniciou, a identificação biométrica de 2.876 servidores inativos e pensionistas que ingressaram na folha de pagamento do Estado até 13 de dezembro de 2013.


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) vai iniciar na próxima sexta-feira, 13 de junho, a identificação biométrica de 2.876 servidores inativos e pensionistas que ingressaram na folha de pagamento do Estado até 13 de dezembro de 2013. A identificação biométrica é obrigatória para garantir o pagamento do benefício. A Resolução 1.136, de 4 de junho de 2014, dispõe sobre este procedimento.


Os servidores inativos e pensionistas devem comparecer ao posto do Projeto Identidade Funcional da Seplag, localizado na Avenida Erasmo Braga 118, térreo, Centro. Para saber o horário do agendamento, basta acessar o site www.idfuncional.rj.gov.br e clicar em “Agendamento” – “Inativos” ou “Pensionistas”. Depois, é só selecionar o órgão de origem e colocar o ID Funcional. O prazo da identificação termina no dia 23 de julho.


Os convocados deverão apresentar a seguinte documentação: contracheque; documento de identidade; CPF e comprovante de conta bancária no banco Bradesco (talão de cheque, cartão da conta corrente ou extrato).

Concurso da Polícia Militar já tem mais de 102 mil candidatos



Corporação abriu seis mil vagas em nova seleção. Inscrições vão até o dia 7 de julho

Mais de 102 mil pessoas já se candidataram às seis mil vagas abertas pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 5 de junho. Os interessados têm até o dia 7 de julho para tentar uma vaga na corporação. Atualmente, a PM do Rio conta com 48 mil policiais militares.
A prova de seleção está marcada para o dia 31 de agosto. A princípio, são 6 mil vagas, sendo 5,4 mil para homens e 600 para mulheres. A prova será aplicada em diversas cidades, facilitando o acesso para os candidatos do interior. Os municípios previstos, além da capital, são Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.

O concurso terá sete etapas: exame intelectual (aplicação de prova objetiva e redação, de caráter eliminatório e classificatório); avaliação psicológica (caráter eliminatório); exame antropométrico (caráter eliminatório); teste de aptidão física (TAF, eliminatório); exame toxicológico (eliminatório); exames médicos (caráter eliminatório); e investigação social e documental.


Para facilitar as inscrições, a PM coloca computadores à disposição dos candidatos que não tenham condições de acessar a internet. Eles poderão ir ao Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), na Avenida Marechal Fontenelle, nº 2.906, no bairro de Sulacap, entre 9h e 17h.
 

CAMINHÕES DE LIXO PODERÃO TER COLETOR DE CHORUME






A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (18/06), em primeira discussão, o projeto de lei 1.322/12, do deputado José Luiz Nanci (PPS), propondo que torne obrigatória a instalação de coletores de chorume nos caminhões de lixo que transitam por vias públicas estaduais. O produto é formado da decomposição de matéria orgânica, como é o caso dos restos de alimentos.
Ácido e de cor escura, o chorume, quando em excesso, se infiltra no lençol freático, podendo contaminar a água de poços e nascentes.Segundo o deputado, o chorume torna-se um problema ambiental quando associado à operação e ao gerenciamento de aterros sanitários, principalmente quando operam sem uma adequada impermeabilização das paredes e do fundo, e sem um eficiente sistema de coleta e tratamento do líquido antes de seu destino final. “Os caminhões de lixo, que não costumam ter uma impermeabilização devida, acabam por expor o material”, diz o parlamentar.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Procon Estadual já autentica Livro de Reclamações obrigatórios em todos os estabelecimentos do Rio



A Lei Estadual 6.613, de 2013, criou o Livro de Reclamações que agora todos os estabelecimentos de bens e serviços do estado são obrigados a ter, e o consumidor pode exigi-lo para registrar sua reclamação. Segundo a lei, cabe ao Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), a fiscalização para verificar se os estabelecimentos estão adequados à nova norma. Operações de fiscalização deverão ser programadas para vistoriar seu uso, e inicialmente as ações deverão ser apenas informativas, explicando aos donos dos estabelecimentos sobre a nova lei. A autarquia já autenticou livros de reclamações de 19 empresas do estado.



De acordo com a lei, as reclamações serão registradas no livro em três vias. Uma delas será enviada ao Procon Estadual em, no máximo, 30 dias após seu preenchimento. A 2ª via ficará com o consumidor e a última com o próprio estabelecimento. Caso o Livro de Reclamações não seja disponibilizado ao consumidor, este pode denunciar o caso na Delegacia do Consumidor (Decon). Segundo a lei, não será aceita justificava para a ausência do livro e o estabelecimento que não o possuir poderá ser interditado.


As gráficas do estado já foram informadas sobre o novo livro e, em breve, ele poderá ser adquirido pelos donos de estabelecimentos nas papelarias de todo estado. Enquanto não estiver disponível para compra, o Procon Estadual disponibiliza em seu site uma versão do Livro de Reclamações para download com informações de como utilizá-lo. Cada livro, antes de começar a ser utilizado, deverá ser levado ao Procon Estadual onde será autenticado através de carimbo e registro. 


Acontece em Teresópolis de 20 a 26 de Junho de 2014









CINE SHOW
Local: Teresópolis Shopping Center
Endereço: Rua Edmundo Bittencourt, 202, loja 201 - Várzea
Telefone: (21) 2641-4961

Confira os horários, a programação completa, os preços dos ingressos e compre seu ingresso online no site:








TRIBUTO A LEGIÃO URBANA
Guilherme Lemos é carioca, cantor e compositor, aos 11 anos cvonheceu o grupo Legião Urbana pela rádio e se apaixonou. O artista utiliza de seu timbre de voz a semelhança com Renato Russo para interpretar com maestria os sucessos do consagrado artista.
Dia: 20/06, das 21h às 22:30h.
Ingresso: R$ 3,00 (assoc. Sesc), R$ 5,00 (est e idoso) e R$ 10,00.
Classificação: Livre.
​​Informações
: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC Teatro Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

PAIXÃO – O MUSICAL
Com 22 artistas em cena, dentre eles cantores, atores e bailarinos, a Companhia de Teatro Cena Perdida apresenta um espetáculo surpreendente sobre a Paixão de Cristo.
Dia: 26 e 27/06, às 20h.
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch. Endereço: Praça Juscelino Kubitscheck, s/nº - Araras. 
​I​
nformações: Secretaria Municipal de Cultura. 
Tel (21) 2742-2910 / 2742-2918.

EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS ARTISTAS DA SOARTE
Exposição coletiva dos artistas integrantes da SOARTE, parte da comemoração dos 31 anos da entidade.
Dia: permanente. Visitação: diariamente das 9h às 17h.
Local: Secretaria de Turismo – Soberbo. Endereço: Avenida Rotariana, s/nº - Soberbo.
​I​
nformações: Secretaria Municipal de Turismo. Tel (21) 2644-4095 / 3642-3471.

EXPOSIÇÃO “TERESÓPOLIS, CASA DA SELEÇÃO”.
Contando com painéis ilustrados, vídeo, fotografias, documentos e objetos, a exposição irá narrar a trajetória da Seleção Brasileira de Futebol em Teresópolis.
Dia: até 13/08, de segunda a sexta, das 13h às 17h.
Local: Casa da Memória Arthur Dalmasso. Endereço: Praça Balthazar da Silveira, nº 91 – Várzea.
​I​
nformações: Secretaria Municipal de Cultura. Tel (21) 2742-2910 / 2742-2918.

BRASIL NA COPA DO MUNDO
Sete trabalhos clássicos de pintura em tela produzidos pela artista plástica Irish, que sensibiliza o espectador e o conduz a uma aproximação e um olhar atento.
De: 05 a 30/06, de terça a domingo das  9H às 18h.
Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
​I​
nformações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

ARTE IN NATURA
A artista Ivanilde Gallo busca resgatar os valores naturais, fazendo com que o público possa refletir sobre o valor da natureza que o cerca. As obras se dão atrtavés do reaproveitamento de galhos secos, folhas de palmeiras, cascas de sementes e casqueiros, dentre outros recursos naturais.
De: 01º a 30/06, de terça a domingo das 10h às 18h.
Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
​I​
nformações: Tel (21) 2743-6921
Local: Shopping do Alto Endereço: Praça Higino da Silveira, nº 61  - Alto..

INTE
​R​
VENÇÃO NA COPA
O projeto Grafite na Copa é uma proposta de ação urbana para o movimento mundial que é a Copa do Mundo.
De: 07 a 30/06, das 8h às 19h.
Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
​I​
nformações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

EXPOSIÇÃO VAGNER QUEIRÓZ (Gravura e Objetos)
Dia: de 10/05 a 30/06, de segunda a sábado, das 10h às 17h.
Ingresso: grátis.
Classificação: livre.
​I
nformações: Tel (21) 2644-5762
Local: Centro Cultural Feso Pró-Arte. Endereço: Rua Gonçalo de Castro, nº 85 – Alto.

“EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DA CIDADE” – A história de Teresópolis contada através de Fatos e Imagens.
Local: Calçada da Fama

“MEU AVÔ E SUA HISTÓRIA” – A Exposição mostra onde a memória de José Francisco Lippi, o “Seu Pepino” sendo preservada em documentos e objetos que contam também a História de Venda Nova.
Sábados, Domingos e Feriados, das 10h ás 17h.
Local: Museu de Venda Nova, Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 – Venda
Nova

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS Artesanatos, roupas, acessórios, comidas e etc.
Funcionamento especial para o período da Copa do Mundo 2014:
Praça de alimentação: funcionará todos os dias, de 23/05 a 13/07.
Estandes: Estarão montados do dia 07/06 a 13/07, porém estarão funcionando nos seguintes dias: 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de junho, e nos dias: 03, 04, 05, 06, 10, 11, 12 e 13 de julho.
O horário de funcionamento tanto da praça de alimentação, quanto dos estandes: das 9h até o final do movimento.
Local: Praça Higino da Silveira - Alto

ESPAÇO MULHER – Artesanatos locais, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.            
Sextas, Sábados e Feriados das 9h às 18h.
Local: Praça da Matriz de Santa Teresa - Várzea
 

QUARTETO KAWABANGA
O grupo é composto por Breno Morais (flauta e saxofone), Guto Menezes (violão, cavaquinho e viola caipira), Leonardo Mattos (pandeiro e percussão) e Yuri Garrido (pandeiro e percussão). Nesse show eles trazem artistas conhecidos com uma bagagem bem brazuca, além de sucessos de compositores brasileiros, como Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Chico Buarque João Bosco entre outros. Também haverá oportunidade de ouvir canções do Beatles, Michel Jackson, Jacó Pastorius, sempre com jeitinho verde-amarelo de fazer música.
Dia: 21/06, das 21h às 22:30h.
Ingresso: R$ 3,00 (assoc. Sesc), R$ 5,00 (est e idoso) e R$ 10,00.
Classificação: 16 anos.
​I
nformações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC Café Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

MÚSICA NA CALÇADA – Com Gil Wind Sor e Convidados Sax Flauta.
Terças, Quartas, Quinta e Sábados de 11h às 13h e 16h às 18h.
Local: Calçada da Fama

BOITE MADAMN MARYE  - Funk You com Mc Romântico
Dia: 20/06, a partir das 23h.

CASARÃO ITAIPAVA
Voz e violão com Junior Brown.
Dia: 20/06, a partir das 22h.
Pop rock
Dia: 21/06, a partir das 22h.
Todas as terças, a partir das 23h – Pagodim com o grupo Fixação.
Todas as quintas, a partir das 21h – Banda Miragem Urbana, com DJs nos intervalos.
Todos os domingos, a partir das 20h -  show com Infinity Samba com DJ César de Castro.
Classificação: 18 anos
Local: Casarão Itaipava - Avenida Feliciano Sodré, nº 901 – Várzea

HAUS BOWLING CENTRO DE ENTRETENIMENTO (BOLICHE)
Roda de Samba com Lucas de Moraes
Dia: 20/06, a partir das 22h.
Noite Sambanejo edição Festa Junina, com o grupo Nós do Samba e outros.
Dia: 27/06, a partir das 22h.
Classificação: 18 anos.
Local: Av. Tenente Luiz Meirelles, nº 1900 – Bom Retiro
Telefone: (21) 2643-3214

BAR CENÁRIO BIER
HAPPY HOUR COM MÚSICA AO VIVO, sempre às sextas-feiras a partir das 18:30h.
Dia: 20/06 – show com Fátima Gaspar e Alexandre Guichard (samba e bossa);
​I
nformações: 9-8883-8232
Local: Rua Prefeito Sebastião Teixeira, nº 20 lj. 203 – Shopping New Faschion – Várzea.

BAR E RESTAURANTE 87 – PROJETO SÁBADO COM ARTE – Música ao Vivo
​I
nformações: Tel (21):2642-2114
Local: Avenida Oliveira Botelho, nº 87 – Alto.

CAFÉ COM BOLHAS - HAPPY HOUR A PARTIR DAS 21H – Sextas e Sábados.
Dia: 20/06 – Show com a Banda Groove 3;
Dia: 21/06 – Show com Donna Flor.
Informações: Tel (21) 2641-0224
Local: Rua Heitor de Mora Estevão, nº 229 – Várzea.

RESTAURANTE DON PHILLIPE – Música ao vivo todas as sextas e sábados, a partir das 19h, acompanhada de refeições a La Carte sugeridas no dia pelo Chef.
Classificação: 18 anos.
Local: Rua Capitão Edmundo Nascimento, nº 53 – Várzea.
Maiores informações: (21) 2641-4230.

TABERNA GUAÍRA – Música ao vivo todos os sábados, a partir das 20h.
Classificação: 18 anos
Local: Avenida Delfim Moreira, nº 595 – Várzea.
​I​
nformações: (21) 2742-0444.

FORRÓ NEJA DO SANCHO - TRIO XOTE CARIOCA
Toda quinta-feira, às 22h.
Classificação: 18 anos
Ingresso: Mulheres: R$ 5,00 e Homens: R$ 8,00
Local: Sancho Panza Café - Av. Oliveira Botelho, 72 - Alto

VILLA ST. GALLEN – BEER & BLUES – Com as melhores cervejas acompanhadas das melhores bandas da região.
Local: Villa St. Gallen - Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto        
Informações: (21) 2642-1575

FLASH BACK
Dia: Toda sexta-feira, a partir das 22h30
Ingresso: R$ 10,00 (feminino) e R$ 15,00 (masculino).
Classificação: 18 anos
​I
nformações: (21) 2742-1505.
Local: Casa de Portugal – Av. Lucio Meira, 850 – Várzea

MELHOR DO BAILE – COM MÚSICA AO VIVO NA CASA DE PORTUGAL
Todo Domingo a partir das 17h.
Ingresso: R$ 5,00 (Dama) R$ 7,00 (Cavalheiro)
Classificação: 18 anos
​I
nformações: (21) 2742-1505.
Local: Casa de Portugal – Av. Lucio Meira, 850 – Várzea

KARAOKÊ CASA DA SOGRA – Com Música ao Vivo
Local: Av. Feliciano Sodré, 911 – Várzea
De Quinta a Domingo a partir das 20h30 até o último cliente.
Maiores Informações: (21) 2743-8005





TERÊ NA COPA 2014 – Venha com a sua família assistir os jogos da Seleção Brasileira
com telão de LED e DJS.
Dia: 23/06, a partir das 15h.
Locais: 
J​
.J. de A. Regadas – Várzea.
Bonsucesso:
​Praça Samuel de Paula Macário (​
Pátio da Escola Francisco Maria Dália
​)​


ALDEIA CULTURAL
Grande evento em parceria com a Secretaria de Cultura, que promoverá oficinas culturais em Teresópolis durante os meses de junho e julho. São quatro cursos, abrangendo modalidades diferentes. A programação inclui apresentações circenses, musicais etc.
Espetáculo Ópera do Trabalho, com o grupo Buraco D´Oráculo, de São Paulo.
Dia: 21/06, às 11h.
Local: Calçada da Fama. Endereço: rua Francisco Sá – Várzea.
​I
nformações: Secretaria Municipal de Cultura. Tel (21) 2742-2910 / 2742-2918. Também pelo site: www.aldeiacasaviva.com.br

RODÍZIO DE CALDINHOS DA POUSADA HOLIDAY CLUBE
Todos os sábados, a partir das 19h.
Ingresso: R$ 15,00 por pessoa.
​I
nformações: Tel (21) 9-9116-1236 / 9-7587=7559. Endereço: Estrada Fazenda Alpina (Holiday Clube, km 74 da Estrada BR 116 – Rio Bahia)


 
PROJETO UM POUCO DE HISTÓRIA – MUSEU DE ESPORTES – 
Conta um pouco da história dos Desportistas Teresopolitanos que representam ou representaram a cidade em competições nacionais e internacionais. Entre as atrações do acervo estão medalhas, troféus, equipamentos e materiais esportivos utilizados nas competições, além de fotos. De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O público também terá acesso ao local nos finais de semana em que houver eventos no Ginásio Pedrão.
Local: Ginásio Pedrão– Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea




VILLA ST. GALLEN – Uma Vila inteiramente montada aos moldes dos pequenos vilarejos europeus. A vila oferece desde o requinte da culinária francesa e variados tipos e classificações de cervejas ao lado de uma micro cervejaria, na Bierfest.
Local: Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto        
Informações: (21) 2642-1575

KARAOKÊ CASA DA SOGRA
Local: Av. Feliciano Sodré, 911 – Várzea
De Terça a Domingo a partir das 15h até o último cliente.
Informações: (21) 2743-8005

HAUS BOWLING CENTRO DE ENTRETENIMENTO (BOLICHE)
Local: Av. Tenente Luiz Meirelles, nº 1900 – Bom Retiro
Telefone: (21) 2643-3214
De Terça à Sexta das 17h às 01h.
Sábados e Domingos das 15h às 02h.
 
PARC MAGIQUE - Parque de Diversões Coberto
Local: Hotel Village Le Canton
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo  (RJ-130), Km 12,5 - Vargem Grande
Telefone: (21) 2741-4200
Horários de Funcionamento:
Quartas e Quintas, das 10h ás 17h. (Somente para Excursões)
Sextas e Sábados, das 16h ás 21h30.
Domingos e Feriados, das 11h ás 18h30.
Manutenção: Segundas e Terças

PATINAÇÃO NO GELO
Local: Hotel Village Le Canton (Anexo ao Parc Magique)
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo (RJ-130), Km 12,5 - Vargem Grande
Telefone: (21) 2741-4200
Horário de Funcionamento: 14h às 20h
Somente Sábados, domingos e feriados

PISTA DE NEVE
Local: Hotel Village Le Canton
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo  (RJ-130), Km 12,5 - Vargem Grande
Horários de Funcionamento:
Quartas e Quintas, das 10h ás 17h. (Somente para Excursões)
Sextas e Sábados, das 16h ás 21h30.
Domingos e Feriados, das 11h ás 18h30.
Manutenção: Segundas e Terças
Idade mínima para Bóia Canadense 05 anos.
Idade mínima para Snow/squi 08 anos.

Valor das atividades: Esqui R$ 60,00 / Snow R$ 45,00 / Bóia Canadense R$ 20,00


USO OBRIGATÓRIO DE TENIS.

USO OBRIGATÓRIO DE COLETES (BÓIA) E COLETES E EQUIPAMENTOS DE

SEGURANÇA (SNOW E ESQUI);

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO DO TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA TOD
​O
S

MENORES DE 16 ANOS SÓ PODEM UTILIZAR A PISTA DE NEVE COM A PRESENÇA DO RESPONSÁVEL PARA ASSINATURA DO TERMO DE RESPONSABILIDADE.
HORÁRIOS: O MESMO DO PARQUE MAGIC.