sexta-feira, 15 de maio de 2015

Procon Estadual interdita câmara frigorífica com insetos, mofo e sujeira em supermercado de Niterói



Sete de dez estabelecimentos visitados foram autuados em diversos municípios da Região Metropolitana do Rio e em Maricá

Multi  Market






Atendendo a ofícios do Ministério Público, os fiscais do Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, vistoriaram, nesta sexta-feira (15/05) dez estabelecimentos - entre supermercados, postos de gasolina, bancos, restaurantes, lanchonetes e distribuidoras de gás veicular - no Rio, Niterói São Gonçalo, Maricá e em Guapimirim. Sete lojas foram autuadas. Numa delas, uma filial do Multi Market em Niterói, a câmara frigorífica foi interditada. Ela apresentava insetos, ferrugem, mofo e sujeira.

Foram descartados 132kg de alimentos fora da validade ou sem especificação sobre o seu vencimento. No Prezunic do Recreio dos Bandeirantes, havia 57kg e 986g de carne previamente moída. O produto deve ser moído apenas no momento do pedido do cliente e na presença deste, conforme determina a Lei Estadual 6.538/1983.

O posto Renaza, em Guapimirim, estava sem o certificado do Corpo de Bombeiros, que deverá ser apresentado em 48 horas. Caso isto não ocorra o posto será interditado. O estabelecimento também terá que mostrar, dentro de 15 dias, as notas de compra de combustível do último mês.

Não foram encontradas irregularidades na Disrtibuidora de Gás Veicular Guapimirim, no Carrefour de Neves, São Gonçalo, e no Queijão da Rodovia Amaral Peixoto, em Inoã, Maricá.

Balanço das ações desta sexta-feira:

1 - Supermarket (Avenida Dedo de Deus, s/nº, Centro, Guapimirim): 2kg e 400g de mortadela vencida, encontrada na área de vendas; produtos vencidos encontrados na câmara frigorífica: 11kg e 235g de salsicha (o fabricante informa que o produto tem validade de três dias após aberto e o mercado estava dando 30 dias); 3kg e 602g de miúdo de frango, 1kg e 800g de cereja, 2kg e 600g de cocada morena, 1kg e 900g de doce de leite, 4kg e 700g de doce de mamão, 4kg e 500g de doce de chocolate e 2kg e 300g de carne moída sem espeficicação na câmara frigorífica; salgados expostos e com manipulação direta do consumidor; piso da câmara congelada não era íntegro e lavável, foi dado um prazo de 30 dias para conserto, sob pena de interdição; ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, foi dado prazo de 48 horas para a apresentação do mesmo; Livro de Reclamações não autenticado; ausência do alvará definitivo, foi dado prazo de 15 dias para regularização e apresentação do documento.

2 - Multi Market (Rodovia Amaral Peixoto, km 15, Inoã, Maricá): 1kg e 700g de champignon, 1kg e 700g de cebolinha, 4kg e 500g de doce de leite 3kg de tremoços e 5kg de misutra vencidos; 300g de salsicha, 1kg e 500g de presunto de frango e 600g de mortadela sem especificação da validade; Livro de Reclamações não autenticado.

3 - Posto Renaza (Rua João Wright, 245, loter 12, Centro, Guapimirim): Ausência de preços em óleos e bebidas expostas à venda; ausência do certificado do Corpo de Bombeiros (foi dado prazo de 48 horas para apresentar); ausência do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações, do cartaz do 151 e do certificado de autorização do Ipem; foi dado prazo de 15 dias para a apresentação das notas de compra de combustível do último mês.

4 - Bradesco (Estrada Raul Veiga, 450, São Gonçalo): Horário informado na senha emitida pelo sistema não condizia com a hora certa.

5 - Multi Market (Rua Gavião Peixoto, 34, Icaraí, Niterói): 3kg e 500g de farofa doce e 700g de lombo canadense vencidos; 300g de lombo sem especificação da validade; câmara frigorífica interditada até que sejam solucionadas as irregularidades (insetos, ferrugem, mofo e sujeira). Dado prazo de sete dias para a melhoria das condições de higiene da área de estocagem.

5 - Prezunic (Avenida das Américas, 16.100, Recreio): 57kg e 986g de carne previamente moída armazenada numa estante na câmara de resfriamento.

6 - Steak House (Rua Gavião Peixoto, 176, Icaraí, Niterói): Foi dado prazo de 15 dias para apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros e o certificado de potabilidade da água. Foi determinado um reforço na dedetização. Batatas ficavam de molho num balde sem tampa e foi determinada a inutilização do alimento e a mudança na forma de preparo. Havia um extintor vazio. Foi determinada a malhoria da limpeza da cozinha e do baer num prazo de 15 dias, sob pena de interdição. 4kg de molho a campanha, 2kg de frango empanado e 3kg de maionese sem especificação da validade; 7kg e 200g de muçarela (8 sacos de 900g cada) vencidos.

7 - Frutalha (Rua Doutor Paulo Alvez, 72, loja 101, Ingá, Niterói): Ausência do Livro de Reclamações.
* Fonte: Procon

Teresópolis recebe projeto Ônibus Lilás

Programação começou às 10h, com ginástica para a terceira idade

Ônibus Lilás do governo do estado chega à Teresópolis


Palestra sobre a Lei Maria da Penha com  a advogada da Secretaria Municipal da Mulher, Marlene Scofield


Durante o evento, uma série de serviços e atividades foram oferecidos gratuitamente à população feminina daquele distrito

Durante o evento, uma série de serviços e atividades foram oferecidos gratuitamente à população feminina daquele distrito


 Equipe da Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores nativas para incentivar o reflorestamento da cidade




 Equipe de trabalho da Secretaria da Mulher 


Ação de cidadania atende mulheres da zona rural com atividades e serviços gratuitos

Com o objetivo de atender necessidades específicas das mulheres do campo, a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria dos Direitos da Mulher, e o governo do estado promoveram durante esta quinta-feira, 14 de maio, o projeto ‘Ônibus Lilás: Ação Cidadania da Mulher’. O evento aconteceu na Praça Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no 3º Distrito, e contou com o envolvimento de várias secretarias municipais e instituições como Sebrae, Emater, Fundação Leão XIII e Natura Brasil.

Durante o dia, uma série de serviços de saúde, atendimento psicossocial e atividades culturais e esportivas foram oferecidos gratuitamente à população feminina daquele distrito.
 A programação começou às 10h, com ginástica para a terceira idade, coordenada pelo professor Luiz Lisardo, da Secretaria Municipal de Esportes. Logo após, o público mais ativo participou de aulas de street dance, com o professor Yago Cardoso. 

Consultores do Sebrae prestaram esclarecimentos sobre empreendedorismo e funcionários da Emater fizeram a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e do Atestado de Produtor.  A Fundação Leão XIII também contribuiu com a emissão de gratuidade de taxa para documentos, tais como certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade. 

Entre as atividades, oficinas sobre educação ambiental, com profissionais da Secretaria de Meio Ambiente; pintura em painel, com equipe da Secretaria de Cultura; e oficina de beleza realizada pelas promotoras da empresa brasileira de cosméticos, Natura. A Secretaria de Saúde promoveu ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, aleitamento materno e doação de leite humano, planejamento reprodutivo e aferição da pressão arterial. Já a Secretaria de Educação disponibilizou a infraestrutura das escolas Francisco Maria Dallia e Mariana Leite Guimarães para melhor atender ao público.

Além disso, as participantes receberam orientações com advogada, psicóloga e  assistente social do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), vinculado à Secretaria dos Direitos da Mulher. A Secretaria de Desenvolvimento Social fez o recadastramento dos beneficiários do programa Bolsa Família que moram na região.

Coordenadora das unidades móveis Ônibus Lilás, a assistente social da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado, Luzinete Araujo, destacou que o trabalho é mais uma iniciativa voltada à orientação e proteção da mulher vítima da violência. “O programa do governo federal de ir aos municípios, através de unidade móvel, e alcançar mulheres em regiões distantes dos centros urbanos é fantástico, porque sabemos que muitas não têm acesso nem conhecimento dessas políticas públicas de apoio a elas”, comentou.

Presente ao evento, Magda Becker, coordenadora do Ceam, salientou a importância da ação. “É através de iniciativas como esta que podemos mostrar à população feminina o trabalho que a Secretaria da Mulher vem desenvolvendo em Teresópolis. Trouxemos para cá todos os serviços oferecidos na secretaria, como atendimentos jurídico, psicológico e social”, disse.

Projeto Ônibus Lilás
unidade móvel da Subsecretaria de Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro é destinada ao atendimento das mulheres rurais que se encontram em situação de risco.  A ida do Ônibus Lilás às zonas rurais faz parte do conjunto de ações para aprimorar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), da União. De acordo com o governo federal, a ideia de um veículo que chegasse a áreas distantes dos grandes centros surgiu de uma demanda da Marcha das Margaridas, tradicional manifestação de mulheres camponesas que acontece a cada quatro anos, em Brasília.

Até o momento, o Ônibus Lilás já visitou os municípios fluminenses de Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Queimados, Paraty, Mesquita, Saquarema e agora, Teresópolis.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Rosa
Legendas




Saúde divulga resultado da análise da água das principais fontes da cidade


  Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito na segunda-feira, dia 11, em 13 pontos pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com as amostras coletadas e analisadas, as fontes João Raposo (Tijuca) e Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo.

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise
• Fonte Amélia (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148) – Própria para consumo
• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Sete Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo

*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.

SERRA DE TERESÓPOLIS TERÁ TRECHO EM PARE E SIGA A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA


        Para permitir a realização do serviço de reconstrução das placas do pavimento rígido, a partir desta segunda-feira (18/05) e até o próximo dia 30, o tráfego será mantido durante 24h no sistema pare e siga entre os quilômetros 95,5 e 94 do trecho da Serra.
         Equipes da CRT serão mantidas de prontidão no local para orientação do tráfego.  Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Semana Nacional de Museus tem início na segunda-feira



Teresópolis participará do evento com atividades na Casa da Memória
Arthur Dalmasso

A partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, terão início em todo o país as atividades da 13ª Semana Nacional de Museus. Seguindo a trajetória dos últimos anos, Teresópolis participará novamente do evento e, para isso, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, está elaborando uma programação especial, com exposição, teatro, oficina de pintura e palestra.

“Além de movimentar todo o país, as ações da Semana de Museus estimulam e reforçam a importância da preservação da nossa memória, através de nossos museus e casas de memórias. Teresópolis não poderia deixar de participar deste importante evento, contribuindo assim para a manutenção de nossa história e nossa identidade”, avalia o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Assim, durante uma semana no mês de maio, instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno de um mesmo tema.

Este ano, a Semana terá como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’. E para participar do evento, a Secretaria de Cultura de Teresópolis elaborou um cronograma de atividades, que serão realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso, no centro da cidade.

A programação acontecerá entre os dias 18 e 22, nos períodos da manhã e da tarde, voltada principalmente para estudantes. Inclui peça teatral, oficina de pintura, duas palestras e visita à nova exposição montada pela Secretaria de Cultura, que leva o título de ‘Rio Paquequer: Conhecer, preservar e amar’. Todas as atividades abordarão o Rio Paquequer e a sustentabilidade em Teresópolis, indo de encontro ao tema nacional.

Em todo o Brasil, serão realizados entre os dias 18 e 24 de maio 4.570 eventos, entre exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras, com a participação de 1378 museus e outros centros culturais de 609 municípios.

Confira a programação em Teresópolis.

18/05/2015 a 18/09/2015 - 13h às 17h
EXIBIÇÃO DE FILME - ‘S. O. S. Paquequer’. Mostra as dificuldades de um grupo que resolve ‘navegar’ o rio, que corta o município, para conscientizar a população sobre a importância de sua preservação.

18/05/2015 a 18/09/2015 - 13h às 17h
EXPOSIÇÃO - ‘Rio Paquequer: conhecer, preservar e amar’.
Apresenta a importância do rio ao município, utilizando-se de fotos, jornais de época, vídeos e conteúdo interativo. Aberta de segunda a sexta.

18/05/2015 a 22/05/2015 - 10h às 10h40 e 15h às 15h40
PERFORMANCE - ‘Pra quem quer preservar o Paquequer’.
Com os atores: Nara Zeitune, Marcos Alexandre, Jeanette Albuquerque e Ivo Bernardo. Encena a história desde ‘O Guarani’ até os dias atuais.

18/05/2015 a 22/05/2015 - 10h40 às 11h20 e 15h40 às 16h20
OFICINA - Espaço destinado a crianças de escolas locais para que mostrem o que esperam de uma sociedade sustentável. As obras criadas farão parte de uma exposição na Casa.

19/05/2015 - 19h30 às 21h
PALESTRA - Com Doudaninho Barbosa (Zico), organizador do projeto S. O. S. Paquequer.

21/05/2015 - 19h30 às 21h
PALESTRA - Com Miguel Freire, coordenador do Projeto Imagens Naturais, que gerou a exposição Rio Paquequer Fotografias.

Texto: Geórgia Jahara

Saúde presta homenagem pelo Dia Nacional de Doação de Leite Humano



 Para marcar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, o Posto de Coleta de Leite Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta segunda-feira, 18,  um evento de confraternização em homenagem às doadoras de Teresópolis. Dramatização sobre o tema, entrega de cestas básicas e distribuição de brindes fazem parte da programação, que acontecerá das 10h às 12h, no Centro Materno Infantil (Av. Lúcio Meira, 1130, Várzea).

De acordo com a pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, coordenadora técnica e médica responsável pelo Posto de Coleta de Teresópolis, atualmente o Município conta com 25 doadoras ativas, com uma captação média de 25 litros de leite humano por mês.

Teresópolis tem mais de 20 anos de tradição nas ações de promoção, incentivo, proteção e apoio à prática do aleitamento materno e desde agosto de 2011 conta com o Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano. As duas unidades foram implantadas graças às parcerias firmadas entre a Prefeitura, o Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão no Rio de Janeiro e Rotary Club, contando ainda com a cooperação técnica do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira.

O Posto de Coleta está instalado no Centro Materno Infantil e tem como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno na cidade, bem como apoiar e orientar as mães com dificuldades quanto à amamentação. Todo o leite coletado é enviado ao Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é processado e qualificado. Depois de pasteurizado, o produto está pronto para servir de alimento para prematuros e crianças internadas com necessidades especiais.

Governo do Estado oferece cerca de 700 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos da FAETEC na Região Serrana




No total, 20 mil vagas estão sendo ofertadas em todo o Estado nesta segunda rodada

O Governo do Estado, através da FAETEC, oferece, aproximadamente, 700 vagas em cursos gratuitos de Qualificação Profissional na Região Serrana, a partir desta quinta-feira. No total, 20 mil vagas estão sendo ofertadas em todo o Estado. As inscrições poderão ser realizadas pelo site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), através do link: “Inscrições para os cursos de Qualificação Profissional”. Ainda na página oficial, será possível verificar os cursos e unidades disponíveis, organizados por região.

Os interessados têm até este domingo, dia 17, para realizar o cadastro. As vagas serão oferecidas por meio de sorteio, que acontecerá no dia 19, a partir das 10h. A listagem completa será publicada em seguida no site da instituição. Lembrando que as aulas já começam no dia 25 deste mês (maio).

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, a Fundação cumpre um papel importante para a transformação da economia do Estado.   

– A FAETEC, por meio dos seus cursos profissionalizantes, transforma a vida de pessoas. Ao torná-las capacitadas para atuarem nas mais diversas áreas do mercado de trabalho, a instituição cumpre um importante papel econômico, fazendo com que o Rio de Janeiro atraia mais empresas, e social, ao possibilitar a ascensão dos trabalhadores através da qualificação. Isto faz a diferença, tanto para o Estado quanto para os seus cidadãos – destaca o secretário.

Na Região Serrana, as oportunidades são na área de Operador de Computador, Manicure e Pedicure, Camareira em Meios de Hospedagem, Garçom, Promotor de Vendas, Bartender, Recepcionista e Auxiliar de Cozinha. Os cursos serão realizados nas unidades da FAETEC localizadas em São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. 
  
De acordo com o presidente da FAETEC, Wagner Victer, a qualidade de ensino da Fundação garante aos estudantes uma boa abertura de portas para o mercado de trabalho.

– Os cursos da FAETEC são de um grande nível de excelência. Além de serem gratuitos, ainda possuem ótima aceitação pelo mercado de trabalho. O maior investimento que se pode realizar em momentos de crise econômica é na educação – ressalta o presidente.

Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima varia de 14 a 18 anos. Todos os cursos têm duração de 10 semanas.

 Serviço:
Inscrições: 14 a 17 de maio
Sorteio e resultado: 19 de maio
Matrícula: 20 e 21 de maio
Matrícula para vagas ociosas: 22 e 23 de maio
Início das aulas: 25 de maio




Prefeito Arlei entrega escolas reformadas em São Pedro e no Salaco

 Secretário Leonardo, prefeito Arlei e vereador Dr. Carlão na entrega da reforma da unidade de ensino do Salaco

Escola Sebastião Branco foi totalmente reformulada e ganhou laboratório de informática


Prefeito Arlei descerra placa que marca reinauguração da Sebastião Branco

Escola Sebastião Branco foi totalmente reformulada e ganhou laboratório de informática



Diretora Patrícia Marques acompanha prefeito Arlei, secretário Leonardo e vereador Dedê da Barra na visita às instalações da escola de São Pedro


Prefeito Arlei e secretário Leonardo na entrega da reforma da escola Sebastião Branco

Descerramento da placa que marca a revitalização da escola Estado de Israel


Prefeito Arlei, secretário Leonardo e diretora da Estado de Israel, Lilian Turl, frisam a importância da reforma para a comunidade escolar

 Leonardo Vasconcellos, secretário de Educação, anuncia que até o mês de agosto serão entregues as reformas de mais 11 unidades de ensino



Sebastião Branco e Estado de Israel foram totalmente revitalizadas


 O prefeito Arlei visitou nesta quarta-feira, 13, as escolas municipais Sebastião Branco, no bairro de São Pedro, e Estado de Israel, no Salaco, que foram totalmente reformadas pela Prefeitura. A iniciativa faz parte do projeto de revitalização e remodelação das unidades de ensino do município. Até o momento, cerca de 40 escolas já foram reformadas pela gestão do prefeito Arlei.

“Reformar as escolas é um dos principais objetivos do nosso governo. Hoje temos 104 unidades e cerca de 40 já passaram por intervenções e a meta é deixar todos esses prédios recuperados”, frisou o prefeito Arlei, que estava acompanhado de secretários municipais e dos vereadores Dr. Carlão, Dedê da Barra e Luciano de Vargem Grande.

O secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, também destacou o projeto de revitalização das escolas. “Oferecer boas condições de trabalho faz parte de um projeto de valorização dos profissionais da Educação. Isso é respeitar o magistério”. De acordo com Leonardo até o mês de agosto serão entregues as reformas de mais 11 unidades de ensino.

Na ocasião, o prefeito Arlei também esteve na obra do novo CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) no bairro de São Pedro, localizado ao lado da Sebastião Branco. O espaço fica na Rua Pache de Faria e está sendo reformado para receber 150 crianças no Pré-I e Pré-II. O Cefop (Centro de Formação Profissional), que funcionava no local, está instalado na Rua Dr. Aleixo, 79, na Várzea, ao lado da Escola M. Profª Ana Claudia Ribeiro.

Melhorias nas escolas municipais

Na escola Sebastião Branco, todas as instalações elétricas e hidráulicas foram trocadas; as salas de aula, banheiros, cozinha e áreas comuns receberam novos piso e revestimento nas paredes. O pátio externo foi revitalizado e sala da diretoria ampliada. As crianças ganharam um laboratório de informática, que conta com 16 computadores doados pelo governo federal. Além disso, toda a escola recebeu forração de teto em PVC branco, o que diminui o calor no interior das salas. A unidade, que completa 25 anos de existência em 2015, tem 309 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A diretora da escola, Patrícia Marques, falou sobre a realização da obra. “É uma vitória imensa para nós, uma conquista. Aproveito para agradecer ao prefeito Arlei e ao secretário Leonardo, que olharam para a nossa escola com carinho e promoveram esta reforma”. A professora Valéria de Freitas destacou a importância da infraestrutura para o aprendizado das crianças. “A escola tinha problemas estruturais que dificultavam o processo de aprendizagem. Com a reforma, as nossas crianças vêm para a aula mais animadas, se sentem incentivas com uma escola bonita, organizada, com ar de nova. Isso contribuiu positivamente para o nosso trabalho como educadores”.
Os estudantes da Escola Municipal Estado de Israel, no Salaco, ganharam um espaço de ensino completamente reformado. Além de nova fiação elétrica, todas as salas foram integralmente reformadas, com troca de piso e revestimento interno e forro em PVC. Os banheiros e cozinha também foram remodelados. A escola teve troca completa do telhado e a acessibilidade foi garantida a todos com a construção de rampas e novo revestimento no pátio interno. Há 40 anos atendendo a comunidade, a unidade tem cerca de 200 estudantes do Pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A diretora da unidade de ensino, Lilian Turl Vidal, frisou o orgulho de ver a escola revitalizada. “Para mim, é um orgulho muito grande ver a escola ser reinaugurada, totalmente reformada. Quando temos um ambiente propício à aprendizagem, tudo flui melhor, pois a equipe de trabalho e os alunos ficam mais motivados”, pontuou Lilian, que fez questão de convidar antigas diretoras da escola. Estiveram presentes Márcia Spinelli, primeira diretora da unidade, e Lenilda Turl. Pais de alunos também participaram da reinauguração.  
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Roberto Ferreira


terça-feira, 12 de maio de 2015

Escolas municipais recebem projeto de leiturização em parceria com o Sesc

Alunos das creches municipais tem contato com livros incentivado para desenvolvimento do gosto pela leitura

Alunos das creches municipais tem contato com livros incentivado para desenvolvimento do gosto pela leitura


A diretora Ana Cláudia Gomes criou um cantinho da leitura na brinquedoteca da escola

 A diretora Patrícia Pelógia investiu na montagem e decoração da biblioteca em sua escola


As estagiárias Ana Carolina Amorim e Rafaela Barbosa são duas das 70 estudantes que participam do projeto

As estagiárias Ana Carolina Amorim e Rafaela Barbosa são duas das 70 estudantes que participam do projeto
Escolas municipais recebem projeto de leiturização em parceria com o Sesc

- Com o título de Ama Leitura, escolas da Rede Municipal de Ensino tem recebido desde 2013 um projeto de leiturização criado pela escritora de literatura infantil Ana Maria de Andrade e com a produção da bibliotecária Ana Cristina dos Santos. O projeto é aberto ao público e oferece oficinas de formação literária, teóricas e práticas, técnicas para a contação de história e para o estímulo ao prazer em ler e à formação de crianças leitoras. Este ano a estimativa é de que o projeto atenda cerca de 1.500 crianças em creches e unidades escolares da Rede Municipal.

“O Sesc é um grande parceiro da Rede Municipal de Ensino e o projeto Ama Leitura tem crescido a cada ano, ampliando o número de unidades escolares contempladas e o de crianças atendidas. Ficamos muito felizes em poder receber esse tipo de parceria que tem gerado, inclusive, uma maior preocupação das equipes diretivas com atividades referentes à leitura e contação de histórias”, parabeniza o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Ao receberem os mediadores de leitura, as creches, escolas de educação Infantil e do ensino básico da Rede Municipal promovem a construção de salas de leitura e incluem em suas atividades regulares a contação de história, a roda de leitura e atividades de artes baseadas nos livros selecionados, além de eventos especiais, como a visita de autores e exposições literárias.

Na Creche Municipal Oscar Lobato, no bairro de São Pedro, a brinquedoteca se transformou também em biblioteca infantil, uma iniciativa que, segundo a diretora, foi aprovada pelos alunos. “Na Educação Infantil tudo é muito lúdico, eles aprendem brincando e então nada melhor do que unir os dois mundos em um único espaço, onde eles podem ter acesso aos livros e aos brinquedos, escolhendo o que querem fazer, mas aprendendo sempre”, justifica a diretora Ana Cláudia Gomes.

Em dois anos de realização, o projeto formou 40 estudantes normalistas do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt e atendeu a oito instituições educacionais, totalizando cerca de 800 crianças beneficiadas. Esses estudantes atuam como estagiários nas unidades escolares municipais, realizando diversas atividades relacionadas à leiturização e contação de histórias.

As estagiárias Ana Carolina Amorim e Rafaela Barbosa, explicam que as atividades visam, entre outras coisas, estimular o prazer em ler e à formação de crianças leitoras. “Nós montamos o cantinho da leitura, trazemos as crianças para cá, contamos histórias e fazemos atividades relacionadas ao que foi contado, deixando também que elas manuseiem os livros. Nós notamos que as crianças ficam muito entusiasmadas com essas atividades”, contam as estagiárias.

Em 2015, o AMA Leitura formará 30 normalistas do CEEB e 40 estudantes de Pedagogia do Unifeso, participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), sob a coordenação da professora Maria Terezinha Spinosa, com a dinamização das professoras de literatura infantil e contadoras de histórias, Ana Maria de Andrade e Ana Jurkiewicz.

Para a diretora Patrícia Pelógia, da Escola Municipal Ana Clara Ferreira Martins, localizada na Várzea, investir na montagem e decoração de uma biblioteca na escola foi uma ótima decisão. ”Foi um grande desafio retomarmos a nossa biblioteca em um espaço que estava ocioso. Mas com o projeto Ama Leitura estamos despertando em nossos alunos o prazer de ler. Cada encontro com os alunos é muito gratificante porque os estagiários do programa trazem para eles essa alegria que o livro proporciona, contagiando as crianças através da leitura. Eles estão encantados, o espaço está sendo muito bem utilizado e os alunos estão gostando muito”, avaliou a diretora.

Ao final do ano letivo, as ações do projeto são avaliadas em conjunto com a equipe pedagógica das instituições parceiras e da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados já trazem boas notícias: notou-se a valorização da literatura infantil, da arte e da cultura, o maior interesse das crianças pela leitura, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e o aumento da capacidade de concentração e criatividade. Entre os participantes, o projeto provocou um novo olhar, pois conscientiza sobre a importância de a criança ter acesso ao livro e ser estimulada à leitura de forma prazerosa, através de ações planejadas e contínuas no ambiente escolar.

Ana Maria de Andrade, escritora de literatura infantil e idealizadora do projeto, conta que nas avaliações anuais, os depoimentos das equipes diretivas são comoventes. “Em algumas escolas, com o desenrolar do projeto, despois de um estranhamento inicial, algumas crianças já vinham, sentavam, prestavam atenção nas histórias, manuseavam o livro de uma forma mais cuidadosa, folheando e prestando atenção no conteúdo das páginas. Ou seja, vai se formando um momento esperado, ansiado pelas crianças que vão, já na infância, desenvolvendo o prazer pela leitura”, conta a escritora.

Este ano o projeto ampliou a parceria com a Rede Municipal e atenderá cerca de 1.500 crianças durante 2015, nas escolas: Creche Paraíso (Vale do Paraíso), E.M. Professora Ana Claudia Ferreira Martins (Várzea), Centro Municipal de Educação Infantil (Várzea), Creche Professora Oneide Maria dos Santos (Várzea), CEMEI Professora Maria Tereza Pries de Abreu (Bom Retiro), Creche Oscar Lobato (São Pedro), E.M. Professora Acliméa de Oliveira Nascimento (São Pedro), CEMEI Professora Marília Morgado Carneiro (Alto), Creche Começando a Viver (Granja Guarany) e E.M. Chiquinha Rolla (Cascata Guarany).

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira


Minuta do Plano de Educação de Teresópolis pode ser consultada pela internet



Minuta do Plano de Educação de Teresópolis pode ser consultada pela internet

 Inicialmente prevista para esta quarta, dia 13, a Pré-Conferência Municipal de Educação acontecerá na mesma data da Conferência Municipal de Educação, marcada para o dia 23 de maio. A Pré-conferência será a partir das 7h30 e a Conferência a partir das 13h, no auditório da Escola Municipal Belkis Frony Morgado (Rua Rosa Cardoso, s/n°, São Pedro).

O tema central é a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), documento que envolve todos os níveis e modalidades de ensino do setor público e privado de Teresópolis, desde a creche até a universidade; define metas educacionais para um período de dez anos e que deve estar alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Plano Estadual de Educação (PEE).

O evento tem realização da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação, e registra em torno de 130 inscrições, entre profissionais de educação, representantes de instituições de ensino, de conselhos escolares e de pais e responsáveis.

A Minuta do PME pode ser consultada no site da Prefeitura de Teresópolis (www.teresopolis.rj.gov.br) e também no blog do Conselho Municipal de Educação, onde também estão disponibilizados o PNE e o PEE (http://cmeteresopolis.blogspot.com.br/).