sábado, 13 de fevereiro de 2016

OBRAS DO METRÔ DO RIO INTENSIFICAM COMBATE AO AEDES AEGYPTI


Linha 4 do Metrô e Expansão General Osório realizam ações de mobilização

 Os cuidados para evitar criadouros do Aedes aegypti são permanentes nos canteiros de obras da Linha 4 do Metrô e da Expansão General Osório, mas, neste sábado (13/02), colaboradores passaram por treinamento, tornando-se multiplicadores no combate ao mosquito. A ação ocorreu simultaneamente em todos os canteiros das obras de metrô do Rio, no dia da mobilização nacional contra o mosquito transmissor da dengue, da febre chinkungunya e do vírus Zika. 

No início de cada turno, a brigada da Linha 4 do Metrô e da Expansão General Osório, formada por equipes de Meio Ambiente, Medicina e Segurança do Trabalho conduziram palestras de conscientização, esclarecendo dúvidas e orientando os colaboradores. A ideia é que esses colaboradores levem as lições para suas casas e comunidades, ampliando a rede de prevenção.

- Peguei mais alguns folhetos para distribuir aos meus vizinhos em Caxias - disse o pedreiro Darlan Dias, de 21 anos. O ajudante de produção do Consórcio Linha 4 Sul Cláudio Fonseca de Oliveira, de 38 anos, trabalha na Estação Antero de Quental e já tinha ouvido muito falar sobre a importância dos cuidados com a água parada, mas se envolveu na ação e já é um multiplicador.
 

- Minha família e meus filhos já estão sabendo que têm que ter atenção em casa também. Aqui no canteiro e no entorno da obra, também estamos de olho, recolhendo e eliminando tudo o que pode virar foco para o mosquito. Cada um precisa fazer sua parte-  convoca ele. 


Nos canteiros, cartazes estavam afixados nos murais e folhetos explicativos também foram distribuídos à vizinhança. No mutirão deste sábado, além das palestras, os canteiros e seu entorno foram vistoriados pelas equipes engajadas, eliminando qualquer tipo de ambiente propício à proliferação do mosquito. À população, a brigada distribuiu folhetos explicativos à população e estabelecimentos comerciais no entorno das obras.


A arquiteta Ana Maria Croce passava pelo Leblon, quando recebeu um folheto. "Foi uma grata surpresa ver que o pessoal da obra está tão mobilizado e envolvendo as pessoas. É fundamental e super necessário que todos estejam atentos porque qualquer deslize pode contribuir para a proliferação de mosquitos", diz ela, que passará a colocar um pouquinho de água sanitária para regar as plantas, lição que aprendeu com os multiplicadores da Linha 4.


Para deixar a água imprópria para larvas, os tonéis e as caixas d´água receberam cloro em pó e foram identificados com adesivos, mostrando que ali não há foco do mosquito. Agentes de endemias também aplicaram fumacê.

- Estamos prevenindo a dengue e a Zika, que está fora de controle, matando crianças, dando doenças em grávidas. Se cada um fizer a sua parte, vai melhorar. Cuidamos dos canteiros e levamos o que a gente aprende aqui para casa. Se todo mundo fizer um pouquinho a gente vai vencer esse mosquito -  afirma o marteleteiro das obras de Expansão Estação General Osório Paulo Sergio da Conceição, de 31 anos.

O controle de vetores é uma prática nos canteiros da Expansão General Osório e da Linha 4 desde o início das obras, em 2010. Os empreendimentos aderiram à campanha “10 Minutos Salvam Vidas”, da Secretaria de Estado de Saúde, e realizam semanalmente ações de combate e conscientização. Além das visitas periódicas das equipes de Meio Ambiente, os próprios funcionários mantêm o espírito colaborativo e alertam seus superiores sobre qualquer recipiente que possa vir a acumular água. 

O objetivo da campanha atual é extrapolar os limites dos canteiros e criar em todos a cultura do combate ao mosquito. 

Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas/dia


A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, a partir de julho, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhor da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 quilômetros de extensão. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado e é o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro, seus habitantes e visitantes ganharão com os Jogos Olímpicos. Com a Linha 4, o usuário poderá seguir da Pavuna até a Barra, pagando somente uma passagem. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. A Linha 4 terá 15 novos trens, que já circulam em testes com passageiros nas linhas 1 e 2.

Expansão General Osório/Acesso Lagoa

O Governo do Estado do Rio está construindo novas plataformas para embarque e desembarque de passageiros na Estação General Osório, além do Acesso Lagoa, com o objetivo de ampliar a capacidade e flexibilidade operacional da estação. A obra começou em junho de 2011, com escavações no subsolo entre Copacabana e Ipanema, e está prevista para terminar em meados de 2016. Após a conclusão das obras, a General Osório estará apta a receber também os trens das linhas 2 (Pavuna – Botafogo) e 4 (Barra da Tijuca – Ipanema), além das composições da Linha 1 (Uruguai – Ipanema).

METRÔRIO VOLTA A OPERAR 24 HORAS NO FIM DE SEMANA


Esquema especial começou às 5h de sábado

 O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento para os últimos dias de Carnaval. O sistema funcionará sem interrupção durante o final de semana, para atender ao público do Desfile das Campeãs, do bloco das Poderosas e do Monobloco. A operação começa às 5h de sábado (13/02) e termina às 23h de domingo (14/02).
Desde o início da operação, no sábado, os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.

A concessionária recomenda que os usuários comprem o cartão pré-pago de forma antecipada para evitar filas. Também serão aceitos os cartões unitário do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão Riocard.


Marquês de Sapucaí e Terreirão do Samba


O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles das campeãs na Marquês de Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao evento nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque pela estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os usuários que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.


Blocos no Centro


No sábado (13/02) e no domingo (14/02), o Centro do Rio receberá o Bloco das Poderosas e o Monobloco, respectivamente. As estações Carioca e Uruguaiana são as opções indicadas para embarque e desembarque. Em Carioca, está mantida a bilheteria externa, para agilizar o atendimento ao usuário, que fica localizada no acesso Rio Branco. A estação Cinelândia estará fechada no fim de semana.


Funcionamento das estações


As estações Presidente Vargas, Cinelândia e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (12/02) para sábado (13/02) e reabrirão às 5h da segunda-feira (15/02).


Os passageiros que se deslocarem para os blocos do Centro poderão comprar seus bilhetes e embarcar na estação Carioca, que contará com bilheteria externa.


Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do domingo (14/02).

São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.

Como alternativa, todas as estações possuem máquinas de autoatendimento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00 (exceto as estações Praça Onze, Carioca, General Osório, Cinelândia, Glória e Uruguaiana). A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado, mas observando-se o prazo de uso de dois dias após a compra.


Medidas de segurança


Para garantir uma viagem mais segura ao folião, o MetrôRio elaborou um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio. Além disso, durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano. Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial de Carnaval.


Metrô Na Superfície


As linhas do Metrô Na Superfície Ipanema-Gávea e Botafogo-Gávea funcionarão normalmente: no sábado, entre 5h30 e 23h, e domingo, entre 7h30 e 22h. A Concessionária ressalta que o itinerário das linhas de extensão poderá sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.


Aplicativo MetrôFácil


O MetrôRio indica que os foliões utilizem o aplicativo MetrôFácil para planejar a viagem, acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.

Doze praias estão próprias para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio neste final de semana



Os dados de balneabilidade de todo o estado podem ser consultados no site do Inea

Ascom SEA/Inea

O boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado nesta sexta-feira (12/02) traz 12 praias próprias para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio no final de semana.
As praias liberadas são Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Pepino, Leblon, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme e Vermelha. Estão impróprias as praias da Barra de Guaratiba, São Conrado, Vidigal, Urca, Botafogo e Flamengo.
Em Pontal de Sernambetiba, o ponto em frente ao Canal de Sernambetiba está próprio. Os banhistas devem evitar o ponto em frente ao número 6.287 da Estrada do Pontal.
Na Ilha de Paquetá, todas as praias estão impróprias.
O Inea alerta que o banho de mar deve ser evitado nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. O boletim de balneabilidade pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CONSIGNADO PARA QUITAR DUAS PARCELAS DO 13º ESTADUAL ABRE DIA 15


 » Ascom da Secretaria de Planejamento e Gestão

A partir da próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, serão abertas as operações de crédito consignado especial para a quitação das duas últimas parcelas do 13º salário dos servidores do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro e dos aposentados e pensionistas do Rioprevidência.

No dia 17 de fevereiro, os servidores que optaram em não recorrer ao crédito terão depositadas em suas contas a terceira parcela, acrescida de 1,93%, a título de indenização pelo não adimplemento do Estado no prazo devido.
 

Desde 21 de dezembro foram realizados 99.805 empréstimos para a quitação do 13º salário, no valor total de R$ 127 milhões, considerando as operações feitas pessoalmente e nos terminais de autoatendimento.
 

A quitação da segunda parcela do 13º salário através de linha de crédito consignada especial foi negociada pelo Governo do Estado e não tem qualquer ônus para os servidores. Os interessados devem apenas informar ao banco que desejam realizar a operação relativa ao 13º salário. Os 80% da segunda parcela vêm sendo creditados na conta do servidor e o valor das quatro mensalidades, acrescido de um Custo Efetivo Total (CET), que abrange juros mais taxas, de 1,93% ao mês, estão sendo pagos ao banco pelo Estado.

Esta linha de crédito não tem qualquer impacto sobre as margens consignáveis dos servidores e mesmo aqueles que estejam sem margem ou sejam extraquadros podem fazer a operação. Os servidores também não precisam do token exigido para o crédito consignado, mas têm que solicitar o valor integral que falta a ser pago do décimo terceiro.

ESTADO PAGA SALÁRIOS DE JANEIRO PARA 506 MIL SERVIDORES


Valor total desta folha de pagamento é de R$ 1.518.645.097,77

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai realizar nesta quinta-feira (11/2), conforme o calendário publicado, o pagamento dos salários de 497.702 servidores ativos das administrações direta e indireta do Poder Executivo e inativos e pensionistas do Rioprevidência. O valor total desta folha de pagamento é de R$ 1.518.645.097,77. Esses servidores terão sua remuneração depositada ao longo da quinta-feira. Alguns poderão ter o dinheiro depositado na conta após o fechamento do expediente bancário.

Na última sexta-feira (5/2), foram pagos os salários de 8.315 funcionários de 13 empresas públicas. A folha de pagamento é de R$ 26.854.723,56. Segundo o calendário de pagamento deste ano, publicado no Diário Oficial, este grupo de servidores terá o salário creditado no quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado.

SITE DO DETRAN FICA PARCIALMENTE INOPERANTE NESTE DOMINGO


 » Ascom do Detran
Estarão suspensos apenas o agendamento de serviços

O Detran informa que seu portal na internet (www.detran.rj.gov.br) ficará fora do ar, das 8h às 11h deste domingo (14/2), para manutenção do sistema de informática. Durante essas duas horas, estarão suspensos apenas o agendamento de serviços via internet e as consultas ao site.

ESTADO DO RIO TEM 564 OFERTAS DE EMPREGO


 » Ascom da Secretaria de Trabalho e Renda
Salários chegam a R$ 5 mil, além de benefícios

O Governo do Estado divulga 564 vagas de emprego, sendo dez para pessoas com deficiência, disponíveis em todas as regiões fluminenses, com salários que podem chegar a R$ 5 mil, além das possibilidades de benefícios. Os contratos são para ambos os sexos com formação do ensino fundamental incompleto ao superior completo.

Na capital, são oferecidas 506 oportunidades com destaque para 115 vagas para Operador de Telemarketing Receptivo, 59 para Auxiliar de Serviços e Alimentação e 55 para Atendente de Lanchonete. Para a Região Metropolitana, são disponibilizadas 21 vagas.

Na Região Serrana existe 15 vagas. As possibilidades na Região do Médio Paraíba totalizam 10 oportunidades. Nas Baixadas Litorâneas, há vaga para Biólogo, Técnico em Patologia Clínica. Para deficientes, as oportunidades são para Camareira de Hotel, Auxiliar nos Serviços de Alimentação, Garagista e Auxiliar de Produção Farmacêutica.
 

As inscrições podem ser feitas nos postos SINE/Setrab (http://www.rj.gov.br/web/setrab/exibeconteudo?article-id=2566341) ou no site maisemprego.mte.gov.br.

O banco de dados de emprego pode sofrer alterações momentâneas como inclusão/fechamento de vagas ou ampliação/redução de ofertas. Para manter o quadro de vagas o mais atualizado possível, a secretaria passou a divulgá-lo duas vezes na semana, sendo uma na terça-feira à tarde e outra na sexta-feira.

Procon Estadual entra com ação civil pública para que idosos possam contratar planos de saúde


plano_1455286163.11.jpg

O Procon Estadual entrou com uma ação civil pública no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) com o objetivo de garantir que os idosos possam contratar planos de saúde. Entre outros pedidos, a Autarquia solicita a nulidade das cláusulas contratuais que estabeleçam limites de idade para a contratação do serviço. São citadas na ação as operadoras Amil, Assim Saúde e Unimed-Rio, além das administradoras (empresas que vendem os planos) Qualicorp e Allcare.

O mercado de planos de saúde se utiliza de artifícios ilegais para dificultar o acesso de consumidores da terceira idade à assistência médica, como exigir uma avaliação prévia antes de aceitar o cliente, o que é proibido pela súmula 27/2015 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Além disso, muitos corretores deixam de receber comissão se vendem um plano para um consumidor idoso. As operadoras geralmente começam a negar clientes a partir dos 58 anos de idade.

A ação também destaca que, por lei, ninguém pode ser impedido de ter um plano em função da sua idade ou condição de saúde. Esses também não são motivos para excluir o consumidor do serviço de assistência médica.

Na ação, o Procon Estadual pede que as operadoras e as administradoras paguem uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento de uma eventual decisão favorável aos consumidores. O processo (0041836-86.2016.8.19.0001) está na 1ª Vara Empresarial do TJ-RJ.

Procon Estadual confirma denúncia e descarta cerca de 130 litros de chope vencido


20160212_153924edt_1455304739.82.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou a Operação Olhos de Oyá nesta sexta-feira (12/02). A segunda etapa da ação vistoriou, ao todo, 10 choperias localizadas em ruas da Zona Sul do Rio que fazem parte de roteiros de blocos de Carnaval que vão desfilar neste fim de semana. Os fiscais confirmaram denúncias da venda de chope vencido em dois estabelecimentos e autuaram estes e mais seis por outras irregularidades. Mais de 70kg de alimentos e cerca de 130 litros de chope foram descartados.

Entre os produtos vencidos encontrados no Nobrello, localizado na Rua Marquês de São Vicente, 140, na Gávea, estavam 19 litros de chope em um barril de 50 litros engatado à chopeira e outros dois barris, de 50 litros cada, em estoque. Além disso, o Livro de Reclamaçõesdo estabelecimento não estava autenticado pelo Procon, não havia cartaz informando da gratuidade de água potável e filtrada ao consumidor, nem certificado de potabilidade da água, que deverá ser apresentado em 15 dias.

Já no Chopptime, localizado na Rua Voluntários da Pátria, 89, em Botafogo, os fiscais encontraram 8 litros de chope vencido, num barril de 50 litros engatado à chopeira. Estavam sem especificação de validade 200g de pernil, 200g de carne. Também havia 100g de picanha vencida. Na cozinha, pisos quebrados e ralo não sanfonado têm um prazo de 15 dias para conserto.

A maior parte de alimentos impróprios ao consumo foi descartada na Choperia Torre do Barão, localizada na Rua Vinicius de Moraes, 146, em Ipanema. Entre os produtos vencidos, havia linguiça, pão integral e lombo canadense. Frios e peixes estavam sem especificação de validade e havia vários produtos em contato direto com o chão, como massa para quibe, pão, carne moída, água para molho de camarão, farinha de rosca e carnes bovina e de frango. O estabelecimento deverá apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros no prazo de 48 horas. Caso, contrário, será ser interditado pelos fiscais.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Espírito do Chope (Cobal do Humaitá) e Amarelinho (Rua do Catete, 22 - Glória).

O nome da operação é uma referência ao samba enredo "Maria Bethânia: a Menina dos Olhos de Oyá", que levou a Mangueira ao título do Carnaval deste ano.

Balanço da Operação Olhos de Oyá:

1 - Harad(Rua Voluntários da Pátria, 446 loja 12 - Humaitá): Produtos com prazo de validade vencido: 300g de carne vencida; 100g de molho de gorgonzola.

2 - Choperia Torre do Barão (Rua Vinicius de Moraes, 146 – Ipanema): Produtos vencidos: 7kg e 500g de linguiça; 2kg e 500g de linguiça; 1kg e 500g de pão integral; 2kg de lombo canadense. Sem especificação: 1kg e 500g de presunto; 700g de bacon; 1kg e 500g de linguiça; 3kg de filé de peixe. Produtos em contato direto com o chão: 4kg e 330g de massa para quibe; 195 g de pão; 4kg de carne moída; 2 litros de água para molho de camarão; 8kg de farinha de rosca; 1kg e 900g de carne bovina; 3kg de peito de frango. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na autarquia.

3 – Chopptime (Rua Voluntários da Pátria, 89 - Botafogo): Vencido: 8 litros de chope no barril de 50 litros e 100g de picanha. Sem especificação de validade: 200g de pernil e 200g de carne. Pisos quebrados:ralo não sanfonado na cozinha. Prazo de 15 dias para consertos.

4 – Sindicato do Chopp (Rua Farme de Amoedo, 83 - Ipanema): Produtos sem especificação encontrados na geladeira: 1kg e 300g de contrafilé; 2 kg de carne moída; 450g de lombinho; 1kg e 400g de filé mignon; 6kg e 550g de queijo; 2kg e 100g de linguiça; 700g de empanado. Produto vencido encontrado na câmara refrigerada: 13kg de bacon. Lixeira quebrada sendo manuseada pela mão do funcionário. Troca imediata da lixeira. Certificado de potabilidade da água vencido com data do serviço feito em 09/01/2015. Ausência do cartaz da gratuidade de água potável e filtrada. Certificado do Corpo de Bombeiros datado de 06/10/2005, porém local passou por obras estruturais em 2014 e 2015. Apresentar novo certificado na sede do Procon em 48 horas.

5 - Real Chopp (Rua Barata Ribeiro, 319 – Copacabana): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na autarquia. Sem especificação de validade:500g de haddock; 200g de camarão.

6 - Sindicato do Chopp (Avenida Atlântica, 514 – Leme): Ausência do Livro de Reclamações.Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação na autarquia.

7 - Jóia Carioca (Rua Jardim Botânico, 594 -Jardim Botânico): Prazo de 15 dias para conserto de pisos quebrados na cozinha.

8 – Nobrello (Rua Marquês de São Vicente, 140 – Gávea): Produtos vencidos: 19 litros de chope em um barril de 50 litros engatado, sendo servido ao consumidor. Dois barris de 50 litros de chope vencidos. Ausência de autenticação no Livro de Reclamaçõesdo Procon. Ausência do cartaz informando da gratuidade de água potável e filtrada ao consumidor. Ausência do certificado de potabilidade da água.

PRAZO PARA RECADASTRAMENTO DO TEREPREV TERMINA NA PRÓXIMA SEXTA, 26



O prazo para os 45 servidores da Prefeitura e da Câmara que ainda não compareceram ao Teresópolis Prev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis) para recadastramento anual termina na próxima sexta-feira, 26. Quem não comparecer para atualizar os dados terá o pagamento de proventos e pensões bloqueado.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Rua Emille Ducumunn, 77– Várzea. É preciso apresentar a carteira de identidade e CPF. O inativo que não puder comparecer pessoalmente deve ser representado por uma pessoa através de procuração ou portando declaração médica de impossibilidade de locomoção, com firma reconhecida em cartório do médico que assina o atestado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2643-2246.

Lista de Convocados

ADÃO DE FREITAS
ARACY DA CUNHA FERREIRA
ARACY DO CANTO SILVA
CECILIA SANTANA V MARQUES
CLARA MANUELA B. P SOUZA
DANIEL CORREA PIMENTEL
ELIANA RIBEIRO DOS SANTOS
ELIZABETH DE ALMEIDA MLLER
ELZA MARTINS DE SIMAS
EUNICE DE LIMA T S CANOGIA
EUZA DA SILVA GALLO
GERLY BELMIRO DA SILVA
HELENA TURL DOS SANTOS
HELOISA HELENA E COSTA
ILZA SANTANA DE SOUZA
INES A DE RESENDE MAIA
IZAIR DA SILVA BRAGA
JANIA DE G DE CARVALHO
JOAO VIEGAS PUGA NETO
LEA DA CONCEIÇÃO FARIS
MARGARIDA C DA SILVA
MARIA ANGELICA M PINTO
MARIA DA PENHA A ALEXANDRE
MARIA DINEA MACHADO NOGUEIRA
MARIA GERALDA DE OLIVEIRA
MARIA ISABEL M RODRIGUES
MARIA JOSE S SILVA
MARIA LORETE M DA GAMA
MARINILCE OLIVEIRA BRAGA
MARLENE GOMES OLIVEIRA
NILZA TAYT S MARTUCHELLI
PAULO DE OLIVEIRA
ROSA SOARES DE SOUZA
ROZANA PAULA FERREIRA
SANDRA HELENA DE COUTO
SILVA DE REZENDE SIMOES
SIRLEI SIQUEIRA RODRIGUES
SUELI DOS SANTOS OLIVEIRA
SUZANA NOBOA DA SILVA
TANIA DO NASCIMENTO DA SILVA
TANIA LEITÃO EZEPHA
TEREZINHA MARIA J DOS SANTOS
VALDEMIRA A FERREIRA
VITOR HIGO R DE SOUZA
WALDEVINO JOSE DA PONTE

PRAZO PARA ALTERAÇÃO NO PLANO DE SAÚDE DO SERVIDOR TERMINA DIA 15

 

 » Ascom da Secretaria de Planejamento e Gestão

Os usuários do plano de saúde do servidor poderão solicitar alteração no plano ou o seu cancelamento até a próxima segunda-feira (15/2), caso não concordem com o reajuste válido a partir de março. Caso deseje aderir a uma nova operadora, o servidor deve acessar o site www.aliancaadm.com.br/govrio, ligar para (21) 2532-5393, 2532-5681 ou 2532-5534 ou comparecer pessoalmente à Central de Vendas, localizada na Avenida Nilo Peçanha 50, sala 310 – Edifício De Paoli, Centro.

Os servidores estaduais ativos e inativos e os pensionistas do Rioprevidência que aderiram ao plano das operadoras Amil, Assim Saúde, Unimed Rio, Dental Uni e Sempre Odonto terão seus contratos reajustados em março. O reajuste é anual e tem percentual diferenciado para cada operadora.

Aqueles que não se manifestarem terão seu contrato renovado automaticamente e o valor com o reajuste será debitado em conta corrente, nas mesmas datas do Calendário de Pagamento dos servidores. Esse novo valor permanecerá inalterado pelo prazo de um ano, salvo em caso de mudança de faixa etária.

Os reajustes cobrados pelas operadoras são os seguintes: Amil (25,12%); Assim Saúde (13,55%); Unimed Rio (25%); Dental Uni (3,94%); e Sempre Odonto (10,25%). Os planos são disponibilizados pelas operadoras através da Aliança Administradora, empresa vencedora da licitação realizada em 2013 para fazer contratos com os servidores a preços diferenciados.

A Secretaria de Planejamento e Gestão foi comunicada pela Aliança sobre os reajustes, que obedecem a cálculos de sinistralidade (relação entre os custos sobre as receitas de uma operadora) e aumentos de custos médicos. A empresa comunicou formalmente à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os índices de reajustes aplicados pelas operadoras. Para obter mais informações os servidores devem acessar o site da Seplag (www.rj.gov.br/seplag) e clicar no banner “Plano de Saúde do Servidor”, à direita da página principal.

METRÔRIO VOLTA A OPERAR 24 HORAS NO FIM DE SEMANA


 » Ascom da Secretaria de Transportes
Esquema especial começa às 5h de sábado

O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento para os últimos dias de Carnaval. O sistema funcionará sem interrupção durante o final de semana, para atender ao público do Desfile das Campeãs, do bloco das Poderosas e do Monobloco. A operação começa às 5h de sábado (13/02) e termina às 23h de domingo (14/02).
 

Desde o início da operação, no sábado, os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.

A concessionária recomenda que os usuários comprem o cartão pré-pago de forma antecipada para evitar filas. Também serão aceitos os cartões unitário do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão Riocard.


Marquês de Sapucaí e Terreirão do Samba


O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles das campeãs na Marquês de Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao evento nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque pela estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os usuários que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.


Blocos no Centro


No sábado (13/02) e no domingo (14/02), o Centro do Rio receberá o Bloco das Poderosas e o Monobloco, respectivamente. As estações Carioca e Uruguaiana são as opções indicadas para embarque e desembarque. Em Carioca, está mantida a bilheteria externa, para agilizar o atendimento ao usuário, que fica localizada no acesso Rio Branco. A estação Cinelândia estará fechada no fim de semana.


Funcionamento das estações


As estações Presidente Vargas, Cinelândia e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (12/02) para sábado (13/02) e reabrirão às 5h da segunda-feira (15/02).


Os passageiros que se deslocarem para os blocos do Centro poderão comprar seus bilhetes e embarcar na estação Carioca, que contará com bilheteria externa.


Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do domingo (14/02).

São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.

Como alternativa, todas as estações possuem máquinas de autoatendimento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00 (exceto as estações Praça Onze, Carioca, General Osório, Cinelândia, Glória e Uruguaiana). A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado, mas observando-se o prazo de uso de dois dias após a compra.


Medidas de segurança


Para garantir uma viagem mais segura ao folião, o MetrôRio elaborou um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio. Além disso, durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano. Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial de Carnaval.


Metrô Na Superfície


As linhas do Metrô Na Superfície Ipanema-Gávea e Botafogo-Gávea funcionarão normalmente: no sábado, entre 5h30 e 23h, e domingo, entre 7h30 e 22h. A Concessionária ressalta que o itinerário das linhas de extensão poderá sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.


Aplicativo MetrôFácil


O MetrôRio indica que os foliões utilizem o aplicativo MetrôFácil para planejar a viagem, acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.

ESTADO INTENSIFICA O PROTESTO DE DÍVIDAS



Mais de 340 mil débitos inscritos na Dívida Ativa do estado do Rio de Janeiro – por inadimplência no pagamento de débitos com o Estado e suas autarquias – poderão ser protestados, a partir deste mês, pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ). Trata-se de medida autorizada pela legislação e que já vinha sendo adotada pela Procuradoria Geral do Estado, ao longo dos últimos anos, mas que, diante da situação econômica, deverá ser intensificada.

Contudo, ao longo de todo o mês de fevereiro, os inadimplentes – pessoas física ou jurídica – poderão regularizar sua situação por meio de um programa do governo ('QuitaRio') elaborado exclusivamente para facilitar a quitação do débitos, oferecendo reduções de juros e multas, bem como permitindo o parcelamento em até 60 (sessenta) vezes, dependendo do valor do débito. O programa exclui, tão somente, os débitos relacionados ao IPVA e à Taxa de Incêndio.

– O prazo para regularização termina no fim de fevereiro. Depois disso, além da perda da possibilidade de pagar seus débitos com os benefícios mencionados, o cidadão ou a empresa correm o risco de sofrer o protesto do débito, com restrição de crédito junto a instituições financeiras ou de responder a um processo judicial de execução fiscal. Estamos abrindo essa frente de trabalho, facilitando o pagamento desses passivos. No pagamento à vista, o desconto é de 100% nos juros e nas multas. Já para o parcelamento, os descontos são de 80% nos juros e multas. A medida complementa o esforço de arrecadação do estado – destaca o subprocurador-geral Rodrigo Mascarenhas.

O valor total devido ao estado, inscrito em Dívida Ativa, ultrapassa R$ 58 bilhões. O maior montante recai sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que soma R$ 32,586 bilhões. Em seguida, estão as multas ambientais aplicadas pelo Conselho Estadual de Controle Ambiental (Ceca), totalizando R$ 705,925 milhões. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é a terceira maior parcela da dívida: R$ 377,018 milhões. Já a taxa de incêndio tem um estoque de R$ 105,834 milhões. E o Imposto sobre Transmissão (ITD) contabiliza R$ 80,311 milhões.

– As condições oferecidas dentro do “Quita Rio” são excelentes, representando uma ótima oportunidade para que os cidadãos e empresas se regularizem, evitando o protesto dos seus débitos. Quando isso ocorre, os devedores ficam completamente impedidos de obter créditos e financiamentos – alerta o procurador-chefe da Dívida Ativa, Ricardo da Rocha.

Serviço:

- Os cidadãos e empresas podem verificar a sua situação em qualquer um dos 13 postos de atendimento da PGE, que contemplam as 92 cidades fluminenses. É imprescindível apresentação de RG e CPF. Em caso de terceiros, é necessária a apresentação de procuração.

- A checagem também pode ser realizada no site da Dívida Ativa (http://www.dividaativa.rj.gov.br/ - Consulta Débitos Fiscais). Nesse caso, a consulta não é realizada por nome ou CPF, devendo o cidadão ou a empresa saber a origem da dívida.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Procon Estadual leva preso homem que vendia ingressos para desfile das escolas de samba de maneira irregular


Entradas que custavam R$ 5 eram vendidas a R$ 150

O Procon Estadual, realizou, nesta quinta-feira (11/02), a Operação Olhos de Oyá, na Rodoviária Novo Rio, local de grande movimento neste período do ano. Na terceira fiscalização da Rodoviária neste ano, não foi constatada nenhuma irregularidade. Os fiscais também foram apurar uma denúncia sobre venda de ingressos para os desfiles de Escolas de Samba e flagraram a venda de ingressos a preços abusivos.

A agência Leme Turismo e Excursões, localizada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 36, no Leme, oferecia ingressos para os desfiles de Escolas de Samba por valores bem acima dos oficiais. Os preços chegavam a ser 3.000% mais caros, caso dos ingressos dos setores 12 e 13 para o Desfile das Campeãs, no próximo sábado. De acordo com a tabela disponível no site da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), uma entrada para os setores 12 e 13 custa R$ 5,00, mas eram vendidos por R$150,00 pela agência. Também pela tabela de preço oficial, o ingresso mais caro da arquibancada especial custava R$ 200,00 e era vendido na agência por R$ 500,00.

O estabelecimento ofertava ingressos para todos os setores de arquibancada da Sapucaí, e ainda cobrava uma taxa de 5% caso a compra fosse realizada com cartão de crédito. Outra irregularidade constatada é que o estabelecimento não respeitava a lei da meia entrada. Além disso, o local não contava com cartaz do Disque 151, Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta nem Livro de Reclamações.
O homem que vendia os ingressos em parceria com a agência de turismo foi levado para a 12ª DP (Copacabana), acusado de cambismo. Segundo a Lei Federal 1.521/1951, que enumera os crimes contra a economia popular, o crime cometido pelo estabelecimento incorre uma pena de 6 meses a dois anos de prisão. 
Na Rodoviária Novo Rio, não houve ocorrências de infrações e os fiscais constataram a ausência de atrasos. A documentação dos ônibus estava em dia e os estabelecimentos estavam cumprindo as determinações do Código de Defesa do Consumidor. Também não foi flagrada nenhuma prática irregular por parte dos taxistas.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária informa o quadro de vagas de emprego disponíveis no Sine – Teresópolis:



02  AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
01  AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
01 GARÇOM
02 COZINHEIRA
01 ELETRICISTA VEICULAR
01 CHURRASQUEIRO
01 PADEIRO
01 DOMÉSTICA
01 LANTERNEIRO DE AUTOMÓVEIS
02 BARMAN
01 PINTOR DE AUTOMÓVEIS
02 BARMAN
02 CUMIM
01 MOTORISTA

                   
Vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, o Sine funciona no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (Av. Lúcio Meira, 375/1º piso, Várzea). 

Para cadastro, o atendimento ao público acontece nas terças e quintas, das 8h às 12h30; e de segunda a sexta, das 14h às 16h30.

Já para pesquisa de vagas, o expediente é nas terças e quintas, das 8h às 12h30; e de segunda a sexta, das 14h às 16h30.