sábado, 1 de setembro de 2012

CEPERJ CONVOCA PROFESSORES DO GRUPO DE TRABALHO TEMPORÁRIO DA SEEDUC


Avaliação de perfil está marcada para 1º de setembro na sede da Fundação
                             

Já está disponível no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), a convocação de professores para análise de perfil do processo de seleção interna da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Candidatos que disputam função gratificada no Grupo de Trabalho Temporário para Orientação, Planejamento e Coordenação da Gestão da Escola podem acessar a relação com os nomes dos classificados na análise de currículo e experiência profissional. Para a terceira etapa estão sendo convocados 20 professores, dos 101 presentes à prova de conhecimentos específicos de 5 de agosto, do total de 395 inscritos.

A avaliação de perfil será realizada às 8h deste sábado (1º/09), por comissão especialmente constituída pela Fundação Ceperj e será aplicada na sede da organizadora, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, Zona Sul do Rio. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, lembra que todos deverão comparecer ao local com antecedência mínima de 30 minutos, ou seja, às 7h30, pois avaliação começará pontualmente às 8h e não será permitida a entrada de candidato após o horário estabelecido. Os professores deverão levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, cartão de confirmação de inscrição (CCI) e documento oficial de identificação original.

A terceira etapa deste processo de seleção interna da Seeduc consiste na aplicação de atividades em grupo e/ou entrevista individual, quando serão avaliadas competências como liderança, visão global, flexibilidade, trabalho em equipe e comunicação. Serão observadas ainda fluência verbal, proatividade e iniciativa, criatividade e inovação, atenção concentrada e difusa, habilidade de negociação, discrição e ética, entre outras características. A matriz de competências está disponível no anexo V do edital de abertura desta seleção interna.


O resultado preliminar da terceira etapa será disponibilizado nos sites www.ceperj.rj.gov.br, da Ceperj, e www.educacao.rj.gov.br, da Seeduc, em 13 de setembro. Será divulgada a relação dos candidatos considerados aptos. Quem quiser recorrer poderá entrar com requerimento e fundamentação direcionados à Diretoria de Concursos e Processos Seletivos da Fundação Ceperj. O documento deverá ser entregue nos dias 17 e 18 de setembro, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, no horário entre 10h e 16h. O candidato poderá solicitar o documento da avaliação de perfil para seu conhecimento.


O mesmo edital que convoca os 20 professores para avaliação de perfil também torna público o resultado dos pedidos de recontagem de pontos contra o resultado preliminar da análise de currículo e experiência profissional – segunda etapa deste processo seletivo. Após avaliação, os integrantes da banca examinadora consideraram todos os recursos improcedentes.


O resultado final da avaliação de perfil estará disponível em 20 de setembro. No mesmo dia, a Fundação Ceperj divulga o resultado final deste processo de seleção interna, com classificação dos candidatos por regional. Em 24 de setembro, terá início o curso de formação – a quarta etapa – que estará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação e será realizado com os candidatos considerados aptos na terceira etapa (avaliação de perfil).

Governo do Estado do RJ 

CEASA PREPARA A PRIMEIRA LICITAÇÃO PARA SELEÇÃO DE COMERCIANTES FIXOS


Novos lojistas se unirão aos 638 já estabelecidos na Central de Abastecimento



Pela primeira vez na sua história, a Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ) promove uma licitação para a seleção de comerciantes fixos. O edital deve ser lançado em setembro com os detalhes de documentação exigida. Os novos lojistas se unirão aos 638 já estabelecidos, além dos 2.800 produtores rurais e 76 cooperativas de agricultores familiares que ocupam os 1,5 milhão de metros quadrados de Irajá. Além disso, o espaço gera 12 mil empregos diretos.
Ao conquistar um espaço na Ceasa, o comerciante contará com uma clientela de cerca de 50 mil pessoas que passam diariamente pelo espaço. Às sextas-feiras, a movimentação chega a 90 mil, com a preparação dos estoques para as vendas do fim de semana. Conhecido centro comercial atacadista de frutas, legumes e verduras, a Ceasa tem muito mais a oferecer. Além de opções como pescados e cereais, há boxes que apostam no setor de embalagens.

- A Ceasa nasceu em torno das frutas, legumes e verduras, mas de 2000 para cá está havendo um redirecionamento. Além do comércio de produtos no atacado, também temos redes se instalando que vendem no atacado e no varejo. Os chamados setores auxiliares também tem seu espaço, como a oficina mecânica para consertar os caminhões. Privilegiamos os alimentos, que é a origem, mas estamos começando a ter um setor de varejo - explicou Leonardo Brandão, presidente da Ceasa.

Em 2011, foram comercializadas mais de 1,8 milhões de toneladas de alimentos, entre frutas, verduras, legumes, pescados e cereais. Cerca de 90% do que é consumido no Estado nesses setores sai das lojas da central de abastecimento de Irajá. Os preços praticados no centro comercial chegam a orientar as cobranças do Rio. A Ceasa também conta com unidades em São Gonçalo, Nova Friburgo, São José do Ubá, Itaocara, e Paty do Alferes.
 
Morador de Itaboraí, Aderbal Pereira, de 46 anos, circula pelas ruas da Ceasa de Irajá há 30. Ele sai todo dia de casa às 2h para que o seu box Gooder do Brasil já esteja aberto antes do nascer do sol vendendo todo tipo de frutas. Por volta das 15h, Aderbal fecha, faz o balanço e encerra o dia. Apesar da rotina puxada, o comerciante afirma que nunca pensou em sair da central de abastecimento.

- Não tenho do que reclamar e minha história toda está aqui dentro. Vivo para a Ceasa, mas vale muito a pena porque vendo muito bem todos os dias. É garantido que o dinheiro vai entrar. Então, porque abriria loja em outro lugar? - afirmou.

Quem também tem o espaço de Irajá como endereço certo das vendas é Vanio Predetti, de 52 anos. Tudo o que ele oferece no pavilhão dos produtores rurais é plantado e colhido por ele em Nova Friburgo. Predetti tem sempre legumes frescos para oferecer e conta que aposta na central pela garantia de receber bem.

- A maioria das vendas que faço aqui são pagas à vista. Isso é uma maravilha. Vendendo para lojas você acaba demorando um mês para receber. Tinha decidido parar, mas vim uma vez, vi a movimentação e viciei de novo - disse.

Os produtores rurais que quiserem comercializar no espaço precisam comprovar que são produtores do Estado do Rio de Janeiro. O espaço oferecido ésubsidiado e por isso, é preciso apresentar um laudo do Emater, ou orgão correspondente.

Segurança



Para garantir a segurança de comerciantes e compradores, a Ceasa fará a contratação de policiais através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Outra ação é a parceria com o 41º Batalhão de Polícia Militar com um posto que funciona dentro da central de abastecimento.

- Também criamos um gabinete de gestão integrada de segurança que envolve representantes das polícias, dos Bombeiros, da Guarda Municipal, da Associação dos Comerciantes, e dos funcionários da Ceasa. Estamos construindo o plano de segurança da Ceasa, que inclui instalação de circuito de monitoramento por câmera e os seis carros da PM que recebemos do Governo do Estado para operar dentro das unidades - enumerou Brandão.

ÔNIBUS DO CONSUMIDOR DA ALERJ FARÁ ATENDIMENTOS NA CIDADE DE DEUS

O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) estará na próxima semana, entre segunda-feira (03/09) e quinta-feira (06/09), das 9h às 17h, na Rua Edgard Werneck, na Praça Júlio Groten, na Cidade de Deus, zona Oeste do Rio. Os consumidores terão seus casos analisados no local. As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.
Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. “Não podemos achar que todas as pessoas podem sair de suas cidades e vir até o Centro da capital para serem atendidas pela comissão. Por isso, o serviço móvel é muito importante”, disse a presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT). O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h.
Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

Prefeitura libera salários do funcionalismo na segunda, 3


A Prefeitura de Teresópolis libera na segunda-feira, 3, os salários de agosto dos funcionários municipais ativos. Os proventos dos aposentados e pensionistas foram pagos nesta sexta, 31.

Os salários, aposentadorias e pensões poderão ser sacados no Posto de Atendimento Bancário do Banco Santander localizado no 1º piso da Prefeitura (Centro) e nos caixas eletrônicos instalados na Secretaria de Saúde (Tijuca) e na agência central, localizada na Rua Duque de Caxias, 175, na Várzea.

TRE-RJ indefere registros de três candidatos a prefeito do interior


Na sessão plenária de quinta-feira, dia 30, o TRE-RJ manteve o indeferimento do candidato a prefeito de Macaé Carlos Frederico Kohler (PTN). O candidato teve seu registro negado pelo juízo da 109ª zona eleitoral, que julgou procedente a impugnação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, sob o argumento de não prestação de contas

O colegiado indeferiu também o registro dos candidatos a prefeito Rachid Elmor (PDT), de Paty do Alferes, e Rosaldo Andriolo Machado (PMDB), de São José do Vale do Rio Preto. Em todos os casos, cabe recurso ao TSE.
Na mesma sessão, a Corte deferiu os registros dos candidatos a prefeito Rogério Martins Lisboa (DEM), de Nova Iguaçu, Aluizio dos Santos Junior (PV), de Macaé, Pedro Rogério Vieira Cabral (PSD), de Nova Friburgo, Noel de Carvalho Neto (PMDB), de Resende, Ronald Faria Crespo (DEM), de Itaperuna, Ismeralda Rangel Garcia (PMDB), de Guapimirim, Anselmo Prata Vicente (PSC), de Carapebus, Josely Ferreira de Siqueira (PP), de São José de Ubá, Clementino da Conceição (PP), de Santa Maria Madalena, Jorge Luiz Monteiro Tannus (PT), de Porciúncula, Fernando da Silva Fernandes (PPS), de Itaperuna, Saulo de Tarso Pereira Correa da Silva (PSD), de Valença.

Fonte :TRE RJ 

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tour do Rio passa por Teresópolis

 Ciclistas brasileiros ficam com o 1º e o 2º lugar na terceira etapa da competição internacional



Brasileiros Kleber Ramos e Alex Diniz conquistaram o 1º e o 2º lugar respectivamente na etapa Três Rios-Teresópolis do Tour do Rio, considerada a maior competição de ciclismo da América Latina. O equatoriano Bayron De La Cruz ficou com a terceira posição. Com a participação de 104 atletas, o Tour chegou nesta sexta-feira, 31, a Teresópolis, após a realização de duas etapas que passaram pelo Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda e Três Rios. Os ciclistas permanecem na cidade até sábado, dia 1º de setembro, quando seguem para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h.



Na 3ª etapa, os atletas seguiram pela Estrada Teresópolis-Itaipava chegando ao centro de Teresópolis por volta das 14h30. No pátio ao lado da Prefeitura foi montada uma estrutura de apoio ao evento, que contou com o projeto ‘Adeus Rodinhas’, no qual crianças tiveram a oportunidade de aprender a pedalar sem as rodinhas, e sorteio de 10 bicicletas. No local, também foi realizada a cerimônia de premiação.



Para o Secretário de Esportes e Lazer, Alexandre da Trindade, a competição é um incentivo à prática esportiva. “Estamos felizes por Teresópolis sediar uma das etapas do Tour. Além de ser um esporte de competição, o ciclismo é uma modalidade de lazer não-poluente”, comentou. Também presente ao Tour, o Secretário de Turismo, Flavio Gueiros, ressaltou a visibilidade que o evento proporciona para a cidade. “Estamos promovendo um trabalho de reposicionamento de Teresópolis no cardápio turístico nacional e agora também internacional. O Tour tem suporte e repercussão na América Latina e no mundo e isso dá visibilidade positiva à cidade”. O Secretário de Governo, José Carlos Cunha, recebeu, em nome da Prefeitura, um troféu pelo apoio ao evento.


Ciclismo internacional



Realização do Instituto Faça – Esporte e Cultura e parceria institucional da União Ciclística Internacional, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, o Tour do Rio chega a 3ª edição com 10 equipes brasileiras e oito estrangeiras. A competição conta com cinco etapas, tendo a participação de ciclistas do Brasil, África, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal.

Com cerca de 800 km de percurso, a terceira edição do Tour teve início nesta quarta-feira, 29, e termina no domingo, 2 de setembro, novamente no Rio de Janeiro, com chegada na Quinta da Boavista.
Projeto ‘Adeus Rodinhas’ faz sucesso com as crianças
Vencedores da 3ª etapa do Tour do Rio comemoram vitória no pódio





– Brasileiros Kleber Ramos e Alex Diniz conquistam 1º e 2º lugar e equatoriano Bayron De La Cruz fica com a terceira posição



                 

Representada pelo Secretário de Governo, José Carlos Cunha, Prefeitura recebe troféu pelo apoio ao evento

                                               

                   

Entre os contemplados com as bicicletas sorteadas, a professora Adélia Ribeiro
                                       
                                             

    


Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves e Jeferson Hermida


Reitor da Uerj suspende férias de 2013 e pede explicações à PM

Ricardo Vieiralves afirmou que, enquanto a greve não acabar, dificilmente PL da dedicação exclusiva irá para a Alerj
                              
Ricardo Vieiralves, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), determinou a suspensão de marcação de férias de funcionários técnico-administrativos e professores da instituição para 2013. A medida ocorre em virtude da paralisação, deflagrada no dia 11 de junho pelos docentes e, no dia 19 daquele mesmo mês, pelos funcionários. Apesar de mais de dois meses de atividades suspensas, os 200 dias letivos, previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), serão cumpridos, garantiu o reitor.

“A legislação obriga a ter 200 dias letivos independente do ano civil. O que significa que as aulas se estenderão até janeiro, fevereiro, o tempo que for necessário. Vou suspender a marcação de férias para 2013 de funcionários administrativos e professores. A legislação obriga a se fazer reposição. Nesse ano, todos os professores já tiraram férias e as do ano que vem serão concedidas conforme a conveniência da instituição e do calendário acadêmico.”

Vieiralves também informou ter encaminhado ofício ao Comando da Polícia Militar solicitando apuração do caso de invasão do campus Maracanã da instituição por parte de policiais militares da tropa de choque, ocorrido na tarde da última quinta, dia 23, após manifestação de estudantes e grevistas.

Segundo o reitor, o pedido foi para que o reitor ou vice-reitor sejam consultados antes de qualquer ação por parte de policiais no campus da instituição. “Enviei um ofício ao comando da Polícia Militar porque, num momento de conflito e contradições, é preciso ter calma e tranquilidade. A polícia não pode entrar no campus da Uerj sem autorização do reitor. Ali não é uma praça, não é uma rua, é uma instituição. Resolvemos a maior parte dos nossos conflitos internamente. O reitor e toda a universidade foram surpreendidos com a entrada da Polícia Militar no campus. Não houve nenhum dano. Mas, para evitar futuros problemas, pedi que não faça isso sem autorização expressa do reitor”, disse Vieiralves.

O reitor da Uerj esclareceu, ainda, que aguarda a posição da comunidade acadêmica a respeito do projeto de lei sobre a dedicação exclusiva dos professores, cujo teor foi divulgado pelo governo estadual no início desta semana. O material está disponível na página eletrônica da instituição. Entretanto, reiterou que o projeto será enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) somente após o fim da greve.

“O governador apresentou o projeto de lei que vai enviar à Alerj sobre a dedicação exclusiva. É um projeto fabuloso. Espero a decisão da comunidade com relação ao futuro. O governo não encaminhará o projeto à Alerj enquanto a universidade estiver em greve”, frisou.

Folha Dirigida/Alessandra Moura Bizoni


MPRJ obtém liminar que obriga Cinemark a conceder meia entrada a jovens de até 21 anos


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve na Justiça liminar que obriga a Cinemark Brasil S.A a cobrar dos jovens de até 21 anos de idade apenas 50% do valor do ingresso para suas salas de exibição, sob pena de multa de R$ 2 mil por cada ocorrência. A medida foi tomada a partir de Ação Civil Pública (ACP) subscrita pelo titular da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Promotor de Justiça Carlos Andresano Moreira, que alegou descumprimento de lei estadual que prevê o benefício.

De acordo com a ação, a empresa ré, considerada a maior rede cinemas no Brasil, com 446 salas distribuídas em 30 cidades brasileiras, está descumprindo a Lei 3.364/2000. O dispositivo legal assegura em seus artigos 1º e 2º o pagamento de 50% do valor efetivamente cobrado para o ingresso em casas de diversões, praças esportivas e similares aos jovens de até 21 anos de idade, mediante a apresentação de documento de identidade. O descumprimento foi constatado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, que enviou ao MPRJ 30 reclamações de consumidores relativas à ilegalidade cometida pelo Cinemark.

Carlos Andresano explicou na ação que o benefício legal foi instituído para facilitar o acesso de jovens a atividades esportivas e culturais. Ele argumentou que muitos jovens até 21 anos etária não possuem condições financeiras para frequentar espetáculos teatrais, musicais, cinemas e eventos culturais em geral. "Daí a necessidade de o Estado criar mecanismo de compensação da desvantagem econômica de quem ainda está construindo a sua carreira profissional para justamente fomentar o contato com essas formas de manifestação do pensamento e contribuir com a sua formação adequada", afirmou o Promotor na ACP.

Ainda de acordo com a ação, a Lei 3.364/2000 estabelece que "corresponderá sempre à metade do valor do ingresso cobrado, ainda que sobre os preços incidam descontos ou atividades promocionais". Além disso, o Promotor destacou que para efeito da lei são consideradas casas de diversões, "os estabelecimentos que realizem espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, atividades sociais, recreativas e quaisquer outros que proporcionem lazer e entretenimento".
Na decisão que concedeu a liminar, proferida em 22/08, o Juízo da 6ª Vara Empresarial salientou que, apesar de haver Ação Direta de Inconstitucionalidade em tramitação no Supremo Tribunal Federal, a Lei 3.364/2000 está em vigor. A rede Cinemark está obrigada, ainda, a retirar de seus estabelecimentos qualquer cartaz escrito ou mensagem publicitária que faça menção à inconstitucionalidade da referida lei.
Carlos Andresano informou, ainda, que o MPRJ continua recebendo diversas reclamações por meio da Ouvidoria afirmando que a Cinemark não respeita a Lei 3.364/2000. "É de fundamental importância a liminar deferida como forma de combater a prática abusiva perpetrada. Denunciem", aconselha o Promotor.

Ministério Público RJ 

Banheiro para todos


Os bares, restaurantes e lanchonetes do município do Rio de Janeiro não poderão mais impedir que não clientes usem seus banheiros. Esse é o objetivo do vereador Roberto Monteiro (PC do B) ao apresentar à Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1482/2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade desses empreendimentos disponibilizarem seus banheiros, masculinos e femininos, para uso do público em geral na cidade.

De acordo com a proposta, os estabelecimentos terão que fixar placas indicativas para que os usuários tenham ciência da existência e localização dos banheiros, e terão 360 dias para se adequarem a partir da publicação da Lei. O descumprimento ensejará ao infrator multa de R$ 1.500 a ser aplicada pelo órgão municipal competente, e sua persistência pode levar à suspensão do Alvará de funcionamento, assim como seu cancelamento.

“Não há como negar a necessidade de uso de sanitários pela cidade como um todo. Os sanitários químicos reconhecidamente não absorvem a demanda e a sua instalação pela cidade, por mais ampla que fosse também não resolveria tal problema”, argumenta Roberto Monteiro, autor da proposta. “A proposição em tela objetiva preencher a lacuna entre a provisão de banheiros públicos e sanitários químicos em áreas e participação daqueles que usam e constroem a cidade no seu cotidiano”, finaliza o parlamentar.

Bailarina Ana Botafogo participa de debate sobre literatura e dança no Sesc Teresópolis no dia 12/9


Durante sarau, a primeira dama do balé brasileiro conversará com o público, tendo como inspiração poemas de Ferreira Gullar
             
                           
Com 36 anos de carreira e depois de sua última apresentação em balés de repertório no início deste mês (11/8), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, a reconhecida primeira dama do balé clássico no Brasil, marcará presença em evento cultural no Sesc Teresópolis, no dia 12/9, a partir das 14h. A entrada é franca e a classificação é livre. Aberto a todos os públicos, o sarau, ‘embalado’ por poemas de Ferreira Gullar, terá como grande atrativo a presença de Ana Botafogo, que conversará com os participantes sobre literatura e dança.
Primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, a carioca Ana Botafogo tem uma carreira repleta de conquistas importantes. Iniciou seus estudos de balé clássico ainda pequena em sua cidade natal, mas foi no exterior que ela complementou sua formação. Na Europa, frequentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França) e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra). Foi na França, mais precisamente na Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a bailarina brasileira dançou como profissional pela primeira vez.
Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.
Entre os muitos títulos que recebeu do governo do Rio de Janeiro estão o de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 ''Chevalier Dans L'Ordre des Arts et des Lettres'' e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em dezembro de 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país,e em agosto de 2004 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernestro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Serviço
“Na Ponta dos Versos - Dança e Literatura com Ana Botafogo e Poemas de Ferreira Gullar”
12/9, das 14h às 15h30
Sesc Teresópolis (teatro), Av. Delfim Moreira, 749, Várzea
Informações: (21) 2743-6959
Entrada franca
Classificação: Livre

Revista On 

Campanhas educativas e criação de conselho contra acidentes de motos são apresentadas em reunião dos Conselhos de Segurança



Numa prestação de contas à comunidade, o Secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, apresentou as principais ações de fiscalização e de educação no trânsito durante a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança e do Conselho Municipal de Segurança Pública. O objetivo foi mostrar a atuação preventiva realizada pela Guarda Municipal, tendo em vista o número crescente de acidentes de trânsito envolvendo jovens motociclistas.


                                     
                                   
   
Realizado na manhã desta sexta, 31, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o encontro reuniu representantes do 30º Batalhão de Polícia Militar, 110ª Delegacia Policial, 16º Grupamento de Bombeiro Militar, Secretaria dos Direitos da Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil, Sindicato dos Securitários, Associação dos Diabéticos de Teresópolis, Hospital São José, Petrobras/Comperj, Sincomércio e líderes comunitários.



Rondas da Guarda Municipal nos horários de entrada e saída nos colégios municipais e estaduais, palestras nas escolas sobre condução segura de veículos, campanhas de conscientização e exibição de vídeos educativos em eventos e em vários pontos da cidade foram algumas das atividades apresentadas. Da Luz divulgou ainda a proposta de criação do Conselho Municipal de Prevenção a Acidentes de Motocicletas. A meta é a formulação de políticas públicas que possam auxiliar na redução dos acidentes de motos, além sensibilizar a comunidade para os efeitos sociais e de saúde desses acidentes e as formas de evitá-los.

                     
                                 
“É uma iniciativa pioneira em Teresópolis. Na primeira reunião foi elaborado o projeto de criação do conselho, que será enviado para votação na Câmara de Vereadores. A idéia é reunir representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Conselhos de Segurança, das secretarias de Segurança Pública, de Educação e de Saúde, dos motoclubes e auto-escolas”, informou o Secretário de Segurança, acrescentando que a segunda reunião será realizada na próxima segunda-feira, dia 3.



De acordo com pesquisa feita junto ao Detran e apresentada por Márcio Salomão, coordenador de Engenharia de Trânsito da Secretaria de Segurança, Teresópolis tem uma frota de 15.071 motos legalizadas. Ele destacou que desde o início do ano a Guarda Municipal apreendeu mais de 560 motocicletas durante as ações permanentes de fiscalização.



A Secretaria Municipal de Segurança prepara várias ações de prevenção de acidentes de trânsito para serem realizadas até o fim do ano. Entre elas, blitzen educativas, em que os condutores de motocicletas serão abordados e alertados sobre o uso de capacete e conscientizados sobre o respeito ao limite de velocidade e à sinalização de trânsito. Também está prevista a realização de um curso de direção defensiva.



Representante do Sindicato dos Securitários, Bianca Nóboa aprovou a realização de ações preventivas nas escolas. “Não vejo outra forma de mudar esse quadro que não seja através da educação. Levando a prevenção para as escolas começamos a plantar uma semente para o futuro”, opinou.



Para o comandante do 30º Batalhão da PM, tenente-coronel Mario Marcio Fernandes, a prevenção deve estar aliada à repressão dos infratores. “A prevenção é importante, mas o resultado vem em longo prazo. E hoje pesquisas mostram que 40%dos condutores de moto envolvidos em acidentes estão na faixa de 20 e 30 anos. Esse pessoal é habilitado e orientado, mas apesar disso persiste no erro. Por isso a Polícia Militar vai continuar com a fiscalização e repressão aos condutores que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro”.



No final da reunião, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança e do Conselho Municipal de Segurança Pública, Nadim Kantara, convidou a população a participar dos encontros mensais. “É importante que a comunidade conheça a atuação das instituições de segurança nas reuniões dos Conselhos. Hoje os participantes saíram satisfeitos ao verem que medidas vêm sendo tomadas para inibir e reduzir os índices de criminalidade e de acidentes de trânsito na cidade”, concluiu. A próxima reunião está marcada para o dia 28 de setembro, às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Feliciano Sodré, 1083, 3º andar – Várzea).
Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida

Final da Copa de Futsal dos Funcionários da Prefeitura terminou com grande vitória de Obras e Serviços Públicos

                         
Aconteceu na noite desta quinta-feira, 30, no Ginásio Pedrão, na Várzea, o término da Copa de Futsal dos Funcionários Municipais de Teresópolis. A final foi marcada por um grande jogo entre as equipes das secretarias de Obras e Serviços Públicos e Esportes e Lazer. Em uma partida muito equilibrada, o time da secretaria de Obras levou a melhor e venceu por 5 a 2. Dois gols de Yuri Rodrigo, mais dois de Luiz Henrique e um de Paulo Vitor garantiram a vitória. Pelo Esportes e Lazer, Reginaldo e Juninho marcaram , um gol cada. As equipes das secretarias de Educação e de Saúde disputaram o 3º e o 4º lugares da competição, vencendo a Educação por 3x1.

Todos os jogadores receberam medalhas de participação e o time menos vazado, durante a Copa, foi o campeão Serviços Públicos que, juntamente com o artilheiro Paulo Vitor, da mesma equipe, recebeu troféu. “Ser artilheiro é um mérito de toda a equipe e eu fico muito feliz em ver a motivação de todos que participaram desta copa. Para mim, estar com os amigos batendo uma bola e me exercitando, é uma forma de lazer no próprio trabalho”, disse Vitor.
                   
               
Iniciada no dia 7 de agosto, a competição que acontece todo ano, reúne equipes de diferentes secretarias municipais e tem como principal objetivo promover a integração dos funcionários e incentivar a prática esportiva e de lazer entre os servidores públicos, motivando a promoção da saúde.

Segundo o secretário de Esportes, Alexandre da Trindade, os objetivos da competição foram atingidos. “Atendemos o público alvo, que é o funcionário que gosta de futebol. Foi uma final bonita, sem faltas violentas e cheia de entusiasmo dos jogadores. Estamos felizes e satisfeitos porque, ganhando ou perdendo, nos divertimos de forma saudável com os colegas de trabalho”.

Participaram da competição as equipes de Esportes e Lazer, Obras e Serviços Públicos, Educação, Meio Ambiente e Defesa Civil, Procuradoria, Saúde, Turismo e Segurança Pública.

Texto – Gisele Barreto

Fotos – Jéferson Hermida

Anatel atrai 11 mil voluntários em um só dia para testar banda larga fixa



Um projeto da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que testará a banda larga fixa com ajuda de voluntários recebeu 11 mil inscrições em um dia, sendo que na primeira fase precisará de 12 mil usuários, informou a agência reguladora nesta quinta-feira.
O teste englobará as empresas com mais de 50 mil assinantes: Oi, Net, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.
Não há prazo para o cadastro de voluntários. Funcionários das empresas analisadas não poderão participar.
A expectativa do governo é que essa medição aumente a concorrência entre as operadoras de telefonia, force uma potencial redução nos preços da Internet fixa e dê mais embasamento para o usuário escolher a prestadora de serviço.
"Precisamos dessa base de dados para atuarmos efetivamente na fiscalização", afirmou o conselheiro da Anatel, Jarbas Valente.
Segundo ele, houve muitas reclamações de usuários quanto aos serviços de banda larga fixa e as garantias das empresas de fornecer apenas 10% da velocidade nominal contratada são insuficientes.

Fonte: Folha Online 

Militares terão 30% de reajuste em três anos


 Pagamento será dividido em parcelas de 9,2%, passando a valer sempre a partir do mês de março. Esposas dizem, por meio da líder, que aumento não agrada.
Os soldos dos militares das Forças Armadas terão 30% de reajuste nos próximos três anos, sendo pagos 9,2% a cada ano a contar de 1º de março de 2013. O dinheiro entra efetivamente na conta no pagamento creditado em abril. Outros 9,2% serão concedidos em março de 2014 e no mesmo mês de 2015. O aumento será linear para todos os 646 mil integrantes das Forças Armadas, ou seja, incidirá sobre soldos de militares ativos, da reserva e pensionistas. Também será o mesmo para praças e oficiais.
“Na atual situação econômica foi o que pudemos dar”, disse a O DIA o ministro da Defesa, Celso Amorim, que esteve ontem à noite no Rio para passagem de comando do CML (Comando Militar do Leste). Perguntado sobre a possibilidade de serem editadas outras medidas que melhorem a remuneração militar, Amorim foi evasivo: “Continuaremos construindo”.
Ivone Luzardo, líder da União Nacional das Esposas de Militares das Forças Amadas ficou irritada com o parcelamento. “Se os 30% fossem pagos de uma única vez no ano que vem até que daria para acalmar os ânimos e negociar com o governo ”, reagiu.
A entidade calcula em 135% as perdas do poder de compra dos soldos de seus maridos, nos últimos 10 anos. “Os 9,2% não vão fazer a menor diferença para quem esta endividado”, completa a líder, que é esposa de praça.
Conforme a Coluna Força Militar de O DIA antecipou nas últimas edições, o aumento ficou acima dos 15,8% acertados com os servidores civis em função da defasagem da remuneração dos militares. A certeza de que o índice de 30% não agradaria aos quartéis influenciou a forma de sua divulgação, por meio de entrevista da ministra Miriam Belchior (Planejamento).


Arte O Dia
         
As esposas de militares tentarão na próxima semana nova negociação com o governo, para o reajuste de 30% não ser parcelado. “Ou o aumento vem integral ou vamos deitar em frente à tropa e impedir o desfile no 7 de Setembro”, disse Ivone Luzardo, reforçando que a manifestação ocorrerá em Brasília e no Rio.

“Esperamos a definição do pagamento dos 28,86% para quem ainda não recebeu a dívida reconhecida pela Justiça e também o anúncio de política de recuperação gradual dos soldos, com revisões programadas a cada três anos”, disse oficial, reforçando a proposta antecipada pela Coluna Força Militar de O DIA.
Deputado federal, o capitão da reserva Jair Bolsonaro (PP-RJ) anunciou que vai sugerir ao governo, durante a discussão do Orçamento, o aumento do soldo dos recrutas, garantindo pagamento de salário mínimo.

Fonte: O Dia Online



por Marco Aurelio Reis

Salário mínimo em 2013 será R$ 670,95, determina Ministério do Planejamento



O novo valor, que entra em vigor em janeiro de 2013, é 7,9% maior que os R$ 622 pagos atualmente
O Ministério do Planejamento fixou em R$ 670,95 o valor do salário mínimo a partir de janeiro de 2013. Essa é a proposta que o governo federal incluiu no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) enviado hoje (30) ao Congresso Nacional. O novo valor é 7,9% maior que os R$ 622 pagos atualmente.
A Ploa traz a previsão de gastos do governo para o próximo ano. O novo valor do mínimo passa a ser pago a partir de fevereiro, referente ao mês de janeiro. O reajuste inclui a variação de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 e a estimativa de que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) previsto para o ano de 5%.
                                     
A estimativa do governo é que cada R$ 1 de avanço no mínimo gere despesas de R$ 308 milhões ao governo. Com isso, o aumento de R$ 48 concedido pelo governo causará impacto de cerca de R$ 15,1 bilhões aos cofres públicos.
O INPC é o índice utilizado nas negociações salariais dos sindicatos e faz parte do acordo de evolução do salário mínimo fechado entre governo e centrais sindicais.

Fonte: Agência Brasil 

Chocoserra 2012: Festival do Chocolate vai movimentar Teresópolis no feriadão da Independência



Prosseguem os preparativos finais para o Chocoserra 2012 – Festival do Chocolate de Teresópolis. O tradicional evento gastronômico do calendário do município vai movimentar o turismo e a economia da cidade de 6 a 9 de setembro, durante o feriadão da Independência do Brasil.      
O local é o Hotel Alpina (Rua Candido Portinari, 837 – Golfe), onde chocolatarias da cidade venderão os mais deliciosos produtos derivados do cacau, como bombons, trufas, mousses, pavês, estrogonofe e as tradicionais barras, em estandes padronizados. A programação cultural está sendo fechada. No dia 6, o Chocoserra funcionará das 18h às 22h; de 7 a 9 de setembro o evento acontecerá das 11h às 22h. A entrada será R$ 2.
Realização do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, com patrocínio do Sebrae/RJ, o evento tem o apoio das secretarias de Turismo e de Cultura da Prefeitura de Teresópolis, e da empresa Arbor Brasil. A Terê FM, emissora da cidade, será a rádio oficial do evento, e o Portal Terê, o site oficial. O Photo Santa Tereza participará com serviços especiais de foto e filmagem.

“Um evento como este só é possível quando as instituições se mobilizam para fazer de Teresópolis uma grande referência. Desta forma, não posso deixar de citar a Secretaria de Turismo, e o Secretário Flavio Gueiros, e o Teresópolis Convention, representado pelo seu presidente Nilson Neves, que não mediram esforços para viabilizar o festival. Fortalecer a vocação turística de Teresópolis, promover a qualidade da produção local de chocolate e incrementar os negócios nos setores do turismo e comércio são alguns dos objetivos do evento”, destacou a gerente regional do Sebrae/RJ, Jaqueline Baptista.

Para facilitar o acesso dos visitantes, vans identificadas com a logomarca da festa sairão da Praça Higino da Silveira, no Alto – a da Feirinha de Teresópolis, e também da Avenida J. J. de Araújo Regadas, na Várzea.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves

Alimentos arrecadados na Feport serão distribuídos para instituições de caridade


Instituições como asilos para idosos, creches comunitárias, projetos de proteção a crianças e recuperação de dependentes químicos vão receber, nos próximos dias, os mantimentos arrecadados na 29ª Festa do Produtor Rural de Teresópolis.
 
                                           
Toneladas de não perecíveis foram estocadas nessa quinta-feira, 30, em salas do Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, de onde seguirão para as instituições. Vinte e cinco voluntários do Tiro de Guerra, sob a supervisão de funcionários da Prefeitura, foram encarregados de descarregar os quatro caminhões tipo baú, lacrados, que chegaram ao ginásio.

Para que a distribuição se faça mais rapidamente, não serão montadas cestas básicas. As entidades receberão os pacotes de um quilo de feijão, arroz, macarrão, açúcar, fubá, sal e outras doações de acordo com suas necessidades.

Uma comissão, formada por representantes da Prefeitura e de instituições sociais, vai definir os critérios de distribuição dos donativos.

Só o Conselho Municipal de Assistência Social tem cerca de 30 instituições cadastradas. As doações, no entanto, vão chegar a outros projetos, como a APAE, por exemplo, que não estão no cadastro da secretaria. Quando essas necessidades forem supridas, a Prefeitura poderá, então, montar cestas básicas para distribuição a famílias em risco alimentar no município.

Texto: José Attico
Fotos: Jeferson Hermida

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DIVULGAÇÃO DO DIREITO AO ARREPENDIMENTO EM COMPRAS É APROVADO



O direito ao arrependimento, que dá ao cliente sete dias para voltar atrás e desistir de compras por telefone ou internet, passará a ser divulgado no estado. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (30/08), em segunda discussão, o projeto de lei 690/11, que obriga empresas a anunciarem este direito. De acordo com a proposta, assinada pela deputada Clarissa Garotinho (PR), o anúncio deverá conter os dizeres: “Prezado cliente: este produto ou serviço poderá ser cancelado no prazo de sete dias, a contar da adesão ao contrato ou do ato de recebimento do produto ou serviço, com direito à devolução dos valores pagos, monetariamente atualizados”. A mensagem deverá ser apresentada tanto no momento da adesão quanto do ato de recebimento do produto ou serviço.

A autora alega que o direito ao arrependimento ou à reflexão, exclusiva para compra fora dos estabelecimentos comerciais, busca resguardar os consumidores das compras por impulso. E lembrou que a compra à distância favorece a propaganda enganosa. “É muito comum que só se perceba que o produto é diferente do esperado quando ele chega à nossa casa. Por isso a importância da divulgação desse direito”, defende, explicando que a previsão de desistência em até sete dias está no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.


(texto de Fernanda Porto)

DEPUTADOS QUEREM DECRETAR CALAMIDADE PÚBLICA NO LIXÃO DE SÃO GONÇALO


Cerca de 800 catadores do extinto aterro sanitário de Itaóca, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, se encontram hoje em estado de calamidade pública. Essa foi à avaliação dos cinco deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que visitaram o local e constataram a presença de moradores passando fome, crianças brincando no lixo, casas em péssimas condições, nenhuma assistência pública e a presença chocante de diversas doenças, como a hanseníase e o câncer. "A Alerj vai propor um decreto legislativo para considerar esse espaço um local de calamidade pública para que o Governo do Estado possa fazer intervenções imediatas. Essa situação tem que ser resolvida em curto prazo. Depois nós vamos estudar o contrato com a empresa e rever a responsabilidade da prefeitura, mas de imediato as coisas precisam acontecer. A Alerj vai ser esse braço na busca para que o povo tenha uma condição real de vida", disse o vice-presidente da Alerj, Edson Albertassi (PMDB), durante a visita desta quinta-feira (30/08) ao lixão de Itaóca.

Também presente na vistoria, a deputada Janira Rocha (PSol) pretende organizar uma grande reunião na Alerj com diversas comissões trabalhando em conjunto. "Através desse decreto, as ações imediatas de saúde, saneamento, segurança alimentar, moradia e outras, poderão ser tomadas de forma imediata. Hoje vamos marcar uma audiência pública não só com a comissão de direitos humanos, mas também com as comissões de saúde, saneamento ambiental, orçamento e também a mesa diretora. Vamos chamar todos os envolvidos, o que inclui a empresa que administra o aterro, a Haztec, e a prefeitura de São Gonçalo", afirmou Janira Rocha.

A Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A também administrava o Aterro Sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em São Gonçalo, a Haztec tem contrato firmado também para a administração do Centro de Tratamento de Resíduos de Alcântara, que desde fevereiro passou a ser, em tese, o destino de todo o lixo do segundo mais populoso município do Rio de Janeiro. Assim como aconteceu no aterro de Gramacho, o lixão de Itaóca teve de ser desativado depois da Lei Nacional de Resíduos Sólidos entrar em vigor. Porém, em São Gonçalo, não houve criação de nenhum polo de reciclagem para empregar os catadores. Além disso, também não houve pagamento de indenizações como aconteceu em Gramacho. Na Baixada, cada catador recebeu R$ 14 mil, além de uma remuneração mensal que será paga ao longo de 15 anos.

"Nós não temos água e nem comida aqui. A situação é horrível. Passaram aqui pegando o nome de todo mundo para pagar R$ 200. Só algumas pessoas receberam e mesmo assim o dinheiro já nem é mais depositado", comentou Jorgina Oliveira, que trabalhou no lixão por mais de 30 anos. Em Itaóca, apenas 248 moradores foram beneficiados com a indenização de R$ 200. Segundo a empresa Haztec, esse valor foi pago por cinco meses. De todos aqueles que sobreviviam do lixão, cerca de 200 construíram pequenos barracos para viver nas proximidades do trabalho. O lixão de Itaóca existe há 40 anos e seus trabalhadores retiravam o material reciclável para a venda e também garimpavam alimentos até a desativação do lixão, em fevereiro.

"Queremos que a empresa respeite os catadores de São Gonçalo assim como aconteceu com os catadores de Gramacho. O direito é o mesmo. Temos que lutar por essa audiência pública com todas as forças. Eu fiz o pedido junto à prefeitura de São Gonçalo para que o contrato dessa empresa com a Secretaria do Desenvolvimento Social do município fosse enviado à Alerj e até agora não mandaram. A audiência talvez possa acelerar a situação", comentou José Luiz Nanci (PPS). Já o deputado Gilberto Palmares (PT) se mostrou preocupado com a questão da saúde daqueles moradores. "Nós vimos diversas pessoas doentes e sem nenhum cuidado ou tratamento. Nós vimos uma pessoa com câncer. É até irônico, mas o lixão foi fechado por questão ambiental e aqui atrás tem um tratador de porco gigante que está poluindo o manguezal. A empresa responsável virou as costas para esse povo", acusou o parlamentar, que lembrou da contaminação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim pelo chorume proveniente do lixão.
(texto de Raoni Alves)

Fórum da Agenda 21 de Teresópolis fará a apresentação e entrega do “Manifesto da Cidadania” para todos os candidatos a prefeito de Teresópolis




Na próxima segunda-feira (03/09) o Fórum da Agenda 21 de Teresópolis fará a apresentação e entrega do “Manifesto da Cidadania” para todos os candidatos a prefeito de Teresópolis. O documento, pautado em anos de trabalho e dedicação de diversos grupos da sociedade civil organizada, foielaborado com base em dados e indicadores: da Agenda 21 Teresópolis, do Movimento Nossa Teresópolis, Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis, Propostas da 1ª CONSOCIAL – Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, Carta de Teresópolis(I Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos – CEAT), Compromissos de Campanha de Candidatos a Prefeito – comunidade do 2º Distrito, Carta ao Vice-Governador (AVIT) e Plataforma Cidades Sustentáveis.
O “Manifesto da Cidadania” ponta deficiências e remete diretamente para um conjunto de políticas públicas essenciais e que necessitarão ser objeto de planejamento e operacionalização por parte da próxima administração municipal. Assim, o documento foi organizado pelas seguintes políticas, consideradas prioritárias:



1. Política para a Gestão Municipal e Urbana Participativa e Eficaz;



2. Política para a Criança e o Jovem;



3. Política para a Mulher;



4. Política de Habitação; e



5. Política de Trabalho, Emprego e Renda

O objetivo do “Manifesto da Cidadania” é assegurar a continuidade das políticas públicas e gestão municipal. Uma gestão articulada e compartilhada entre Estado e sociedade democratizando os processos decisórios e garantindo, efetivamente, a participação da sociedade. Contribuindo para impedir a descontinuidade administrativa com as mudanças de governo, equilibrar a competição intra e intergoverno e diminuir a resistência da classe política e dos próprios cidadãos à institucionalização da participação social, de todos.

O evento será realizado no dia 03 de setembro de 2012, às 19 horas, no auditório do UNIFESO.



Domingo é dia de Cultura de Raiz




A Casa de Cultura Adolpho Bloch abre suas portas neste domingo, 2 de setembro, a partir das 9h30, para mais uma edição do Encontro de Cultura de Raiz, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Na oitava edição da temporada 2012, o evento terá como tema a chegada da Primavera – Estação das Flores – e não vão faltar artistas para abrilhantar a festa.

Entre as presenças confirmadas estão Wanda Pinheiro, Amado Rodrigues, Jorge Viajante, o Coral da FESO Pro Arte e a Comadre Dávilla, lançando música nova. A novidade deste Cultura de Raiz será a apresentação que, desta vez, estará sob o comando do Subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello. O evento tem entrada franca.

                             

“Será mais uma manhã contagiante, confirmando todos os atributos que fazem do Cultura de Raiz um projeto bem sucedido, que resgata e incentiva os artistas locais e valoriza a música do homem do campo. Um programa para a toda a família”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.


Orquestra Barroca da UniRio se apresenta no Música na Matriz
Com 23 integrantes, a Orquestra Barroca da UniRio se apresentará também neste domingo, 2 de setembro, em mais uma edição do Projeto Música na Matriz, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.



O concerto, que tem direção de Laura Ronai, faz parte da série “Os Quatro Pontos Cardeais”, projeto da Orquestra contemplado em edital de Apoio à Música de Câmara da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. No programa estão previstas obras de Purcell, Rameau e Telemann, entre outros. O concerto será realizado na Matriz de Santa Teresa, que fica na Praça Balthasar da Silveira, Centro, às 16h. Entrada franca.



Criada em 2002 pela flautista Laura Ronai, a Orquestra Barroca da UniRio é uma oficina permanente que reúne professores, alunos e músicos pesquisadores e se dedica exclusivamente à interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII. Com vozes e instrumentos bem conhecidos do grande público, como violinos, violas e cellos, aliados a outros como cravo, viola da gamba, teorba, traverso, oboé e fagote barrocos, em 2010 a Orquestra se expandiu, firmando sua posição como o mais importante grupo de câmara fixo a atuar no segmento de música barroca no Estado do Rio. A Orquestra conta com apoio da UniRio no que diz respeito à cessão de espaço para ensaios e aquisição de materiais.



A série 'Os Quatro Pontos Cardeais' se propõe a explorar o espectro emocional da música do período barroco, através de quatro temas que dominaram singularmente o imaginário do período: alegria, dor, amor e ódio. As quatro paixões básicas da retórica barroca foram divididos em quatro concertos: Alegria e Júbilo, apresentado no Palácio de Cristal, em Petrópolis; Ciúme, Ódio e Loucura, no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio; Amor e Erotismo, apresentado no Parque Lage, e Dor e Morte, concerto deste domingo, em Teresópolis.


Texto: Geórgia Jahara

Fotos: Rachel Claussen / Divulgação

Abertos mais dez editais de incentivo às artes

 Funarte tem orçamento recorde anunciado este ano
 Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), publicou nesta semana, no Diário Oficial da União, portarias que regulamentam editais da instituição, voltados ao incentivo da produção e à capacitação de artistas nas áreas de fomento às artes visuais, à música, à dança, ao teatro e ao circo .
Um desses editais é o da Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012,cuja portaria foi divulgada na sexta-feira, 17.
O prêmio, realizado em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, vai contemplar 50 projetos de residências artísticas em todo o território nacional. O aporte financeiro é de R$ 2,7 milhões, dos quais R$ 2,5 milhões serão concedidos em bolsas. Inscrições até 3 de outubro.
Aperfeiçoamento Técnico
Outro edital instituído é o de Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música, que apoiará a participação de artistas e/ou técnicos da área de música em atividades de aperfeiçoamento no Brasil ou no exterior, por meio de concessão de bolsas, visando à realização de estágios e cursos de média e longa duração. Serão concedidas 36 bolsas.
Podem concorrer no edital jovens músicos, compositores e arranjadores, bem como técnicos – nas áreas de sonorização, iluminação, produção fonográfica e luteria. As inscrições estarão abertas até 1º de outubro.
Marcantonio Vilaça
Também foi divulgado o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 5ª Edição. A ação objetiva incentivar produções artísticas, destinadas ao acervo das instituições museológicas sem fins lucrativos, públicas e privadas, fomentando a difusão e a criação das artes visuais no Brasil e sua consequente formação de público.
Serão contemplados 15 projetos, a serem distribuídos da seguinte forma: cinco prêmios no valor de R$ 70 mil, cinco prêmios no valor de R$150 mil e cinco prêmios no valor de R$ 350 mil. Inscrições vão até 1º de outubro.
Foram lançadas, ainda, as edições 2012 do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo e vários outros.

Fomento às Artes
No início de agosto, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, anunciaram, no Rio de Janeiro, o Programa de Fomento às Artes 2012,desenvolvido pela instituição.
O orçamento recorde divulgado na ocasião, de R$ 161,7 milhões, será destinado aos projetos das diversas áreas culturais da Funarte, como os que integram os editais mencionados e outros.
Acesse aqui a relação dos editais publicados pela Funarte durante a semana
(Pablo Rodrigo, Ascom/MinC)

Candidato a prefeito de Magé diz ter sofrido atentado


O candidato à prefeitura de Magé, Ricardo da Karol (PSB), acionou a polícia depois de supostamente ser vítima de um atentado na noite desta segunda-feira na BR-463. Segundo Karol, ele estava em seu carro blindado quando os ocupantes de um outro veículo e de uma moto atiraram, entre os quilômetros 18 e 20, de acordo com informações da Globonews.

O candidato conseguiu fugir e, na entrada da cidade, encontrou uma viatura da PM, relatando o ocorrido. No entanto, a Polícia Rodoviária Federal, chamada para auxiliar no caso, não encontrou nem a suposta vítima nem seu carro ao chegar ao local do incidente. O caso será registrado no 65º D.P. da cidade.

ESTADO DEPOSITA GRATIFICAÇÕES PARA 51 POLICIAIS MILITARES


Militares participaram do Programa Estadual de Integração na Segurança
                         
A Secretaria de Planejamento e Gestão vai depositar na próxima quinta-feira (30/8), a gratificação de 51 policiais militares que participaram, em junho, do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) no Metrô Rio. O valor total depositado pelo Estado será de R$ 15.525.
Nesta terça-feira (28/8), a Seplag depositou o Regime Adicional de Serviço (RAS) dos 271 policiais militares que trabalharam na Prefeitura do Rio, totalizando R$ 215.275. Este mês, ainda foram depositados o Regime Adicional de Serviço (RAS) dos policiais que trabalharam na Rio+20 e o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) dos policiais que trabalharam nas prefeituras de Queimados, Macaé, Niterói e na Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado - Codin. O total depositado foi de R$ 5.857.297,36.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE SELEÇÃO PARA ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES


Vagas são para a 1ª série do Ensino Médio Integrado, Experimental e Regular técnico


A Secretaria de Educação divulgará, na próxima segunda-feira (03/09), o edital do processo seletivo para ingresso nas unidades de Ensino Médio Integrado. Serão oferecidas 1.050 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à formação profissional, Ensino Médio Experimental e Ensino Médio Regular com curso técnico concomitante. Todos os cursos serão oferecidos em horário integral.


O início das inscrições está previsto para a próxima segunda-feira (03/09), no site da Secretaria: www.rj.gov.br/seeduc. As provas deverão ser aplicadas no dia 30 do mesmo mês. Já a divulgação do resultado final da seleção deverá ocorrer no dia 31 de outubro.

Das oportunidades, 5% serão destinadas a portadores de deficiência (desde que não haja incompatibilidade entre a deficiência e as atividades típicas do curso pretendido) e 5% a alunos oriundos da rede privada.


Poderão concorrer alunos nascidos entre 1º de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 1998 e que estejam concluindo ou já tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a fase IX da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas que integrem a rede pública ou privada de ensino.


As oportunidades serão para as seguintes unidades: C. E. José Leite Lopes (Nave - Tijuca), C. E. Comendador Velentim dos Santos Diniz (Nata – São Gonçalo), C. E. Erich Walter Heine (Santa Cruz), C. E. Chico Anysio (Tijuca), C. I. E. Miécimo da Silva (Capo Grande), C. E. Círculo Operário – Campus Inmetro (Xerém) e C. E. Professor Horácio Macedo – Campus Cefet/RJ (Maria da Graça).


Diferentemente do ocorrido nos anos anteriores, as vagas serão preenchidas somente por meio do processo seletivo realizado pela Seeduc. A iniciativa pretende unificar as formas de acesso às unidades, tendo em vista o grande número de candidatos.


Este ano, a grande novidade será a inclusão do C. E. Chico Anysio, previsto para ser inaugurado este ano. A escola apresentará uma proposta educacional diferenciada, visando à formação plena do aluno. Será oferecido Ensino Médio em horário integral, de formação geral, não profissionalizante. A educação a ser desenvolvida na unidade garantirá ao educando o processo formativo de excelência em proposta pedagógica inovadora.


O Ensino Médio Integrado é uma modalidade de ensino que une a formação geral (conteúdos da Educação Básica) com a formação técnica (preparando para o mercado de trabalho) e pressupõe a construção de uma matriz curricular diferenciada. Oferece habilitação profissional técnica com uma só matrícula.

Álcool até 9,9% mais barato para os consumidores do Rio



Com redução do ICMS da produção no estado, preço do combustível vai cair nas bombas
  Para aumentar a produção de álcool combustível, o governador do Rio, Sérgio Cabral, assinou ontem decreto que reduz a alíquota do ICMS do setor de 24% para 2%. A expectativa, a longo prazo, é que o corte tenha impacto no bolso do consumidor. O aumento da oferta vai diminuir o custo de transporte, tornando o produto mais competitivo nas bombas. A redução do preço deve chegar a 9,98%. O valor médio do litro do combustível no Rio está em R$2,185. Com a baixa passaria a R$ 1,967, o litro.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, a vinda para o estado de novas empresas vai gerar uma “compensação”. “A redução pode se transferir para o consumidor. Quando aumenta o volume de produção, a tendência é reduzir o preço. O combustível tem que ser competitivo com a gasolina e gás natural veicular”, disse Bueno.
Segundo o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, o aumento de produtividade para o setor, que hoje supre 14% da demanda estadual, é fundamental. Ele explica que a participação só não é menor porque o Rio reduziu o consumo de álcool. Outro efeito positivo apontado é a geração de 6 mil empregos na cadeia produtiva do etanol.
Petrobras investirá US$ 71,6 bilhões em abastecimento
A área de abastecimento da Petrobras vai receber investimentos de US$ 71,6 bilhões até 2016. O parque de refino será modernizado, com o objetivo de melhorar a eficiência operacional. Segundo a estatal, dezenas de novas unidades de processamento já foram implantadas e outras estão em instalação, o que permite à empresa processar mais petróleo nacional, aumentar a produção dos derivados de alto valor agregado em seu ‘mix’ de produtos e de combustíveis com um menor teor de enxofre.
Do total de investimentos da Petrobras, US$ 55,8 bilhões são destinados a projetos em implantação. Os outros US$ 15,8 bilhões são voltados para projetos em avaliação. Em destaque, ao lado da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, está o Complexo Petroquímico do Rio (Comperj). Serão mais 165 mil barris por dia na capacidade de refino. O primeiro trem do Comperj está previsto para abril de 2015.
RENDIMENTO
A médica Carla Preves, 29 anos, pensa em voltar a abastecer o carro com álcool, assim que os novos preços chegarem às bombas. “Já usei etanol e percebi que, com o preço atual, não vale a pena, já que rende menos que a gasolina. Acaba saindo mais caro, no final das contas. Mas se o preço baixar de novo, volto para o álcool”, diz.
RECLAMAÇÕES
Para o frentista Mauro Andrade, 46 anos, a queda do preço é certa, uma vez que vai aumentar a oferta. “A redução vai fazer com que os consumidores parem de reclamar. Eles acham que não vale a pena usar porque a gasolina rende mais. Se fosse mais barato, acredito que a maioria das pessoas trocaria a gasolina pelo álcool”, afirmou.
SUSTENTABILIDADE
A preocupação ambiental era o que estimulava a psicóloga Isabela do Espírito Santo, 40 anos, a optar pelo derivado de cana no posto de combustível. “Eu usava álcool por questões de sustentabilidade mesmo, para não usar a gasolina, que é mais poluente. Mas o preço está tão alto que parei, não vale a pena. Será ótimo se o preço baixar”, torce.
Fonte: O Dia Online 

por Priscila Belmonte

Secretaria Municipal de Educação prepara o Desfile de 7 de Setembro



Com a intenção de homenagear a “Liberdade” em seu sentido mais amplo, a Secretaria Municipal de Educação está trabalhando nos preparativos para o Desfile Cívico de 7 de setembro. Com apresentação de escolas municipais e estaduais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e alunos das secretarias de Cultura e Esportes e Lazer, entre outros, a parada acontecerá a partir das 9h no Parque Regadas.
“O Desfile de 7 de setembro tem uma dinâmica bem diferente do Desfile Cívico apresentado no aniversário da cidade. A equipe da Secretaria Municipal de Educação está trabalhando com afinco para que possamos oferecer uma grande festa à nossa população”, comentou o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos.

Além da Independência do Brasil, este ano, o desfile das escolas contará com caracterizações que deverão remeter ao tema de Liberdade, fazendo uma alusão mais ampla. “Claro que vamos lembrar a emancipação política do Brasil, já que esse é o tema que motiva o desfile. Mas este ano queremos levantar a questão da liberdade e da importância de sermos livres para expressar nossas idéias, exercer nossa cidadania, da liberdade que a educação e o conhecimento nos proporcionam”, explica a professora Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação.

                         
A professora Simone de Souza lembra ainda que a “pátria” somos todos nós. “Se a gente quer fazer do Brasil um lugar melhor para se viver, devemos começar por nós mesmos, por isso, enfatizar o sentimento de pertencimento à nossa pátria e a nossa cidade, também faz parte desse desfile. Se nos sentimos fazendo parte de alguma coisa, naturalmente iremos cuidar e valorizar aquela coisa, aumentando a vontade de contribuir para o engrandecimento do bem comum”, definiu Simone.

Outro ponto alto do Desfile está na apresentação de quatorze bandas escolares. Desfilarão as bandas Corporação Musical Neidy Angélica (Vargem Grande/3º Distrito); Banda do Colégio Estadual Higino da Silveira (Várzea); Banda Manoel Medeiros (Vale do Paraíso); Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso, São Pedro); Banda do CIEP Amaury Amaral (Fonte Santa), Banda Fany Niskier (Albuquerque); Corporação Musical Beatriz Silva (Barra do Imbuí); Banda de Tambores do Centro Educacional Roger Malhardes (São Pedro); Banda Municipal Sakurá (Ermitage); Corporação Musical do Colégio Estadual Lions Clube (Meudon); Banda Escolar do Colégio Estadual Presidente Bernardes (São Pedro); Corporação Musical Euclydes da Cunha (Alto) e Banda do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi (Venda Nova/3º Distrito).
Texto – Marcelo Ferreira