sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mais de 255 mil novas linhas de celulares foram ativadas em junho

24/07/2014 16:37:30






O número de linhas de celulares ativas no Brasil chegou a 275,71 milhões em junho, segundo dados divulgados hoje (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No mês passado, foram ativadas 255,08 mil novas linhas de celular, e a teledensidade ficou em 136,06 acessos para cada grupo de 100 habitantes.
As linhas pré-pagas continuam sendo maioria, com 212,27 milhões de acessos (76,99% do total). Os pós-pagos somaram 63,44 milhões (23,01%). A banda larga móvel totalizou 128,49 milhões de acessos, dos quais 3,27 milhões eram terminais 4G (quarta geração) .
Em junho, a operadora Vivo liderava o mercado, com 28,78% de participação, seguida da TIM, com 26,91%; da Claro, com 24,95%; da Oi, com 18,53%; da CTBC, com 0,40%; da Nextel, com 0,37%, da Portoseguro (autorizada de rede virtual), com 0,04% e da Sercomtel, com 0,02%.
Da Agência Brasil.
FA

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Prefeitura emite nota oficial sobre a UPA

 
NOTA

A Prefeitura de Teresópolis informa que assumiu a gestão da UPA Teresópolis no dia 8 de maio de 2014. A decisão foi tomada depois de decorrido o prazo de 24h concedido pelo Executivo, através de notificação, para que o Instituto Social Fibra, organização social até então responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento, se posicionasse a respeito das reclamações de descumprimento contratual e prejuízo ao atendimento à população.

Após assumir a unidade, o Município contratou emergencialmente, pelo prazo de 90 dias, um consórcio formado por três empresas de notória especialização nas áreas de insumos, medicamentos e mão de obra, para administrar as unidades de pronto atendimento de Teresópolis. A medida tem previsão legal no artigo 33 da Lei de Licitações (Lei 8.666/1993). Depois de firmado o termo de compromisso de constituição, o consórcio, cumprindo a legislação em vigor, promoveu o seu registro junto à Receita Federal e à Junta Comercial. Desse consórcio participa uma cooperativa responsável pela contratação dos profissionais médicos.

Todas as contribuições sociais dos funcionários da UPA são recolhidas pelo referido consórcio, seguindo o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado para todas as unidades de pronto atendimento 24 horas no Rio de Janeiro.

A Prefeitura informa ainda que está em dia com o repasse de recursos para o pagamento dos salários dos profissionais da UPA 24 Horas. O que houve neste primeiro mês de atuação do consórcio é que, por inconsistência de dados, alguns profissionais médicos tiveram os salários liberados com três dias de atraso em relação aos demais funcionários e decidiram restringir o atendimento aos pacientes na unidade.

A Prefeitura de Teresópolis esclarece que a Secretaria Municipal de Saúde está envidando todos os esforços para regularizar o atendimento à população. Esclarece ainda que está realizando um estudo técnico para avaliar a melhor forma de gestão da UPA após o prazo de 90 dias de contratação emergencial do consórcio que atualmente administra a unidade.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Previ-Rio agenda atendimento com assistente social para servidores municipais do Rio

O servidor municipal do Rio ou seu dependente que quiser tratar de assuntos relativos a benefícios pagos pelo Previ-Rio, como pensão, pecúlio e auxílio-funeral, pode agendar um horário com um dos assistentes sociais do instituto de previdência da prefeitura. Para isso, basta ligar para o telefone (21) 2976-3202 ou acessar o endereço eletrônico www.rio.rj.gov.br/web/previrio. O atendimento de funcionários municipais e de seus dependentes com hora marcada pelos assistentes sociais faz parte do sistema de atendimento programado implantado pelo órgão.


Fonte: Extra Globo

Prefeitura realiza formação em economia solidária

 


Teve início nesta terça, dia 22, o curso de formação em economia solidária, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Entre os objetivos estão a valorização dos artesãos do município e a promoção de políticas públicas para esses profissionais, seguindo o princípio da economia solidária.

O público-alvo é formado pelos artesãos cadastrados pela própria secretaria, na feira Espaço Mulher, da Secretaria dos Direitos da Mulher, nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que são vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social, e também inclui o pessoal dos empreendimentos solidários reconhecidos em Teresópolis.

As aulas são realizadas numa sala de atividades do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea), e prosseguem nos dias 29 de julho, 5, 12, 19 e 26 de agosto, sempre nas terças-feiras, das 10h30 às 12h. Os alunos que tiverem 80% de presença receberão certificado de participação.

Programação:

29 de julho
Tema: O que é Economia Solidária?
Palestrante: Susan Hodge / Subsecretária de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
5 de agosto - Empreendimentos Solidários
Tema: Rede Ecológica / Consumo Consciente e Meio Ambiente
Palestrante: Ana Litardo / Associação AgroEcológica de Teresópolis
12 de agostoFórum Brasileiro de Economia Solidária e RESF RJ
Tema: Movimentos de Economia Solidária pelo Brasil e Rio de Janeiro
Palestrante: Manuela Amaral / Guayí
19 de agosto – Feiras de Economia Solidária
Tema: Como Participar e Como Organizar
Palestrante: Susan Hodge / Subsecretária de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
26 de agosto – Fórum e Conselho Municipal de Economia Solidária
Tema: Articulação e Movimento
Palestrante: Susan Hodge / Subsecretária de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
Encerramento com entrega de certificados de participação

Procon Estadual multa Associação de Servidores Públicos do Rio por venda ilegal de planos de saúde



A Aspermarj não tem autorização da ANS  
 
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, instaurou processo administrativo contra a Associação dos Servidores Públicos Estaduais, Municipais e Autárquicos do Rio de Janeiro (Aspermarj) por esta vender planos de saúde sem a autorização da Agência Nacional de Saúde. Isto infringe o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no art. 39, incisos IV e VIII, e no art. 51, inciso XV. A associação terá de pagar uma multa e parar imediatamente de comercializar planos de saúde.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) informou em seu ofício n° 184/2014/DIOPE (CODIF)/ANS que a Aspermarj não demonstrou capacidade nem interesse em sua regularização como operadora de planos de saúde. O Procon Estadual realizou investigação preliminar e a associação não apresentou defesa. Como o art. 39, inciso VIII, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) define como prática abusiva colocar no mercado de consumo qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes, a autarquia notificou a Aspermarj através de ato sancionatório, que determina a aplicação de multa, cujo valor será calculado a partir da receita bruta da associação nos últimos três meses, e a imediata interrupção da venda  de planos de saúde enquanto não regularizar sua situação junto à ANS.  

A Aspermerj tem um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa perante o Procon Estadual. 

Novos endereços de secretarias municipais

NOTA
A Prefeitura de Teresópolis informa que estão funcionando em novo endereço, no prédio do antigo Fórum, localizado na Avenida Lúcio Meira, nº 375, na Várzea, as secretarias municipais de  Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Fiscalização de Obras Públicas e de Trabalho e Emprego, além do setor administrativo da Secretaria Municipal de Obras e o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h. Os telefones estão em processo de instalação.

Estão em fase de mudança a Central de Regulação e o setor de Perícia Médica, da Secretaria Municipal de Saúde.

A partir de segunda-feira, dia 28 de julho, também passará a funcionar neste endereço a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher.
 

Reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública

O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública -30ª  AISP,  Nadim Kantara, o Comandante do 30º Batalhão da Policia Militar, Tenente Coronel Cleber Maia e o Delegado Titular da 110ª DP, Delegado Marco Antonio Silva,
​ ​
convidam  todos os empresários, entidades de classe, líderes comunitários, moradores, amigos deste Conselho e o público em geral para participarem  da  Reunião Ordinária do CCS/30ª AISP, onde estaremos apresentando as estatísticas sobre os índices de criminalidade e ouvindo a opinião pública quanto à atuação das polícias militar e civil no município de Teresópolis, recebendo sugestões e reclamações para o melhoramento da segurança.

Dia: 25 de julho de 2014
Local:  Auditório da ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis
Endereço: Parque Regadas, 142 – 2º andar
Horário: às 10:00h
Vossa presença é fundamental para integrar a parceria harmoniosa alcançada, com muita dedicação, pelos membros voluntários e amigos deste Conselho. Continue ACREDITANDO neste Conselho! Sua presença nos motiva a prosseguir em busca de mais benefícios para a nossa população.

Construção das casas em ritmo acelerado




A previsão é de que 220 apartamentos sejam entregues em meados de setembro. Será marcada uma data para a realização do sorteio que vai definir quais famílias desabrigadas pelas enchentes de janeiro de 2011 serão contempladas com as primeiras unidades do total de 1.600 que serão construídas. 
O primeiro condomínio será formado por 11 blocos.  Cada bloco terá cinco pavimentos, com quatro apartamentos por andar.
No total, serão sete condomínios, somando 1.600 apartamentos. O projeto inclui também a edificação de um viaduto sobre a Estrada Rio-Bahia, para facilitar o tráfego de veículos diretamente com o centro da cidade, e de vias de acesso e de circulação interna do condomínio. O conjunto habitacional contará com espaço destinado à construção de lojas comerciais, creche, escola, posto de saúde, e estacionamentos.

Educação de Teresópolis é referência para o estado






Teresópolis tem muitos motivos para comemorar com os ótimos resultados obtidos na área da Educação nos últimos dois anos. A conquista de medalhas na Oli​mpí​ada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – (ouro e bronze em 2014 e prata e bronze em 2013), além da excelente colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2012, confirma a melhoria da qualidade do ensino no município.
Atualmente, Teresópolis possui 94 unidades na Rede Municipal de Ensino, entre creches, centros de educação infantil e escolas e atende a 23.988 alunos. No total, 1.543 professores trabalham na rede, sendo 1.487 concursados. Dos 56 professores contratados, 30 firmaram contrato com a Prefeitura para atuarem a partir deste ano.
 Também em 2014, a Prefeitura distribuiu uniformes de verão para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, compostos de camiseta e bermuda para os meninos e camiseta e saia para as meninas, além de material de papelaria e 4.200 unidades de mobiliário a nove escolas municipais.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Clube Comary

Bem Vindo ao Clube Comary

Visão AereaAqui você conhece nossa estrutura com mais de quarenta e cinco mil metros quadrados, muito bem distribuídos em uma intensa área verde que pode ser vista e sentida no gostoso clima da serra de Teresópolis.

Seja sócio e curta a vida

Faça parte da Família Comary. Quem sabe curtir a vida, se associa ao Clube Comary, pois temos a melhor infra-estrutura para completar os seus dias com atividades saudáveis de lazer e cultura, em um ambiente totalmente familiar.

Campeonato Mundial de Jiu Jitsu empolga torcida no Pedrão

Representando o prefeito Arlei, o secretário Antônio Carlos Moura recebe o diploma de agradecimento das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Lutas Profissionais, Francisco de Sá


Prefeito Arlei e secretários municipais são parabenizados pela comissão organizadora do evento 
O ginásio poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, foi palco do maior espetáculo de lutas do Brasil no último sábado, 19: o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Profissional. Com as arquibancadas tomadas por teresopolitanos e visitantes de várias partes do país e do mundo, o espetáculo ficou por conta dos 1.200 lutadores que levantavam a torcida a cada golpe bem aplicado. 
O evento teve início às 9h e seguiu até às 21h num ritmo frenético de empolgação dos simpatizantes do esporte. Organizado pela Confederação Brasileira de Lutas Profissionais sob o comando do Faixa Preta, Francisco de Sá, o mundial contou com a parceria da Prefeitura de Teresópolis. 
“Primeiramente, quero agradecer o carinho e a hospitalidade dos teresopolitanos. A cidade de Teresópolis está de parabéns por receber estes atletas vindos de várias partes do país e do exterior, defendendo suas academias e superando as dificuldades. Tem gente que acha que o esporte é violento, mas não é isto que estamos presenciando aqui, com as arquibancadas cheias e o total respeito entre os atletas, que se confraternizam a cada luta disputada”, observou o presidente da Confederação, Francisco de Sá. 
Quem também elogiou a cidade foi o vice-presidente da Confederação e jornalista do XCombat, Paulo de Jesus. “A cidade de Teresópolis foi escolhida justamente pela boa estrutura do ginásio Pedrão que é um dos poucos do Brasil onde tudo funciona. Quero agradecer ao prefeito Arlei e aos desportistas Mario Silva (Liga Teresopolitana de Desportos) e Luis Carlos (Secretário de Esportes) que nos deram todo o apoio para a realização de mais este evento na cidade de Teresópolis", disse Paulo de Jesus. 
O evento também contou com momentos de superação e amor ao esporte. Vindo de Mato Grosso, o para-atleta Mario Cowboy, que já disputou o mundial em 2000, participou da competição de igual para igual. “Não existe diferença e sim competitividade. Quem ama o Jiu Jitsu supera tudo e vai para o combate”, disse o atleta que não venceu a luta de sábado, mas deu trabalho ao adversário. Cowboy disse que adorou o clima da cidade, apesar da noite de sábado estar com a temperatura abaixo dos 10 graus. 
Se do lado de fora a noite era fria, dentro do ginásio o clima estava quente e a cada desafio um novo campeão erguia os braços para a torcida. Assim foi o caso do teresopolitano Wellitinho que venceu dois adversários consecutivos e sagrou-se campeão mundial em sua categoria. Ele disse que treina muito e entrou para vencer. E foi isso que ele fez: deu um show a parte, vencendo o primeiro desafio em menos de um minuto e o segundo por finalização. 
Representando o prefeito Arlei, o secretário de Orçamento Participativo, Antônio Carlos Moura, disse que depois da Copa do Mundo, a Prefeitura tem buscado eventos de porte, como o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu, para que a cidade continue recebendo mais turistas. Moura parabenizou a organização do evento e disse que as portas estarão abertas para o próximo ano, quando ocorrerá o novo mundial de Jiu Jitsu. “Em nome do prefeito Arlei quero agradecer aos organizadores do evento, com a certeza de que o Jiu Jitsu fará parte do calendário esportivo da cidade”.

Fotos – Jeferson Hermida

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Vagas no Sine Teresópolis


Relação das 61 vagas disponibilizadas esta semana pelo Sine Teresópolis. O órgão alerta: a vaga pode ser preenchida a qualquer momento, dependendo da procura, mesmo antes da chegada do candidato ao Sine, visto que alguns empregadores podem fazer a seleção na própria empresa e não avisar o banco de emprego.


Empresas interessadas em disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do Sine e banco de empregos de Teresópolis, localizados na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro. Os trabalhadores devem apresentar a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.
Ocupação Quantidade


414105 Almoxarife 1

521140 Atendente de balcão 2

521140 Atendente de lojas 2

414110 Auxiliar de depósito 2

517110 Bombeiro civil 4

763210 Costureira em geral 2

513205 Cozinheiro de restaurante 1

513205 Cozinheiro geral 3

784105 Embalador, a mão 2

512105 Empregado doméstico nos

serviços gerais

512105 Empregado doméstico nos

serviços gerais

513405 Garçom 6

141515 Gerente administrativo de

lanchonete

141415 Gerente de loja e

supermercado

514325 Oficial de serviços gerais

na manutenção de

421125 Operador de caixa 3

edificações

521110 Operador de vendas (lojas) 1

224120 Personal treanning 1

234616 Professor de inglês 1

521115 Promotor de vendas 4

422105 Recepcionista atendente 2

521125 Repositor de mercadorias 3

517115 Salva-vidas 4

724440 Serralheiro de alumínio 2

312105 Técnico de edificações 1

313220 Técnico em manutenção de equipamentos 1

351605 Técnico em segurança do trabalho 1

Técnico em informática 1



716305 Vidraceiro 1

Secretaria de Educação convoca Professores e Inspetor de Alunos

Aprovados devem se se apresentar à Regional o mais breve possível


A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (21/07), a convocação de 54 aprovados em concursos públicos, sendo 53 para o cargo de professor referente ao Concurso 2013.2 e 01 para o cargo de Inspetor de Alunos.

Os candidatos devem comparecer ao local designado, de acordo com a escala de convocação, munidos de documento de identidade, CPF, Pis/Pasep, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, diploma de conclusão, histórico escolar e comprovante de residência.

Confira, abaixo, as páginas do Diário Oficial:
Página 36
Página 37
Página 38
Página 39

Sisutec: inscrições começam nesta segunda-feira


Da Redação com Agências


Estão abertas a partir desta segunda-feira (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Nesta edição serão ofertadas gratuitamente 289.341 vagas em ensino técnico. As inscrições devem ser feitas no site do Sisutec.
Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais.
As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde (32,17%), comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%).  O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las ao longo do período de inscrição. Uma vez por dia, até sexta-feira, será divulgada a nota de corte de cada curso.  As vagas são destinadas a instituições particulares; do Sistema S (Senai e Senac) e a instituições públicas.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 de julho até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.
As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O preenchimento seguirá a ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga.
O Sisutec foi criado no ano passado, como faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo do Ministério da Educação ocorre duas vezes por ano.
C/ AGÊNCIA BRASIL

Escolas de Sebastiana e Vale Alpino promovem intercâmbio cultural

Alunos das escolas municipais José Guarilha Júnior e Manoel Narciso do Canto participam de intercâmbio cultural sobre a China

A Grande Muralha, as montanhas nevadas, a floresta de bambu e os pandas também foram lembrados no projeto

Long, o dragão oriental, também foi retratado no projeto ‘O mundo inteiro cabe na escola’


Unidades escolares do 3º Distrito falaram sobre a China no projeto ‘O mundo inteiro cabe na escola’

 Com o tema ‘O mundo inteiro cabe na escola’, na última sexta feira, 18, as escolas municipais José Guarilha Júnior, em Sebastiana, e Manoel Narciso do Canto, em Vale Alpino, promoveram um intercambio cultural com os alunos das unidades para aprender um pouco mais sobre a China. A proposta faz parte do projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é que cada unidade escolar de Teresópolis elabore trabalhos que promovam a discussão e a realização de atividades numa perspectiva que admita a articulação entre diversas culturas.

“A gente escolheu o país da China para falar pela riqueza da cultura, da história e das invenções. Hoje trouxemos os alunos da Escola Municipal José Guarilha para visitar a exposição da Escola Manoel Narciso do Canto, tomar conhecimento disso, levar para a sua escola para também apresentar lá”, disse a diretora da Escola Municipal José Guarilha Júnior, Michelle Goulart.

A diretora da Escola Municipal Manoel Narciso do Canto, Marli Pimentel, destacou a empolgação dos alunos em participar deste projeto. “Eles estão entusiasmados com tudo que está acontecendo. Estão muito animados. São 113 alunos desta unidade participando com a maior dedicação”, enalteceu a diretora.

Participaram do intercâmbio cultural alunos do 3º, 4º  e 5º Ano das escolas. Para Daniely da Silva Resende, de 11 anos, o projeto é bastante interessante, pois proporciona conhecer outros países através da escola. “Eu gosto de trabalho assim, ainda mais quando é em grupo. A gente aprende experiências novas para nossa vida e não precisa ficar só pensando no Brasil, podemos pensar em outros países também, que são muito legais”, explicou.

As atividades aconteceram nas dependências da Escola Manoel Narciso do Canto, e os alunos da José Guarilha Júnior foram até a unidade de Vale Alpino para aprender mais sobre a milenar cultura chinesa. Pedro Lucas Granito, de 10 anos, disse que aprendeu muito com o intercâmbio. “Fui muito legal participar, pois eles ensinaram bastante coisa para gente, sobre a cultura, ideogramas e muita outras coisa que temna China”, concluiu.

Com três ambientes, o intercâmbio cultural contou com exposições, murais, museus e figuras que fazem parte da cultura chinesa, como a Grande Muralha e o Long, o dragão oriental, que foi confeccionado pelos alunos do 1º e 2º ano da Escola Manoel Narciso do Canto.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Ramon Pozes