sábado, 28 de janeiro de 2017

Saúde divulga resultado da análise da água de fontes da cidade



 Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito nesta quarta-feira, 25, em 13 pontos. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia, no Alto, Granja Guarani e Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo.

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.


Resultado do exame microbiológico das águas das fontes
Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
Fonte Fonte Santa - Própria para consumo
Fonte Judith (Alto) - Própria para consumo
Fonte Perpétuo - Própria para consumo
Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
Fonte Saúde (Tijuca) - Própria para consumo
Fonte 7 Tanques (Rosário) - Própria para consumo
Fonte João Raposo (Tijuca) - Própria para consumo
Fonte Amélia (Alto) - Imprópria para consumo
Fonte Granja Guarani - Imprópria para consumo
Fonte Taumaturgo - Imprópria para consumo


Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.​

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Vagas no Sine-Teresópolis 27/01

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária informa as vagas disponíveis no SINE – Teresópolis.

01           CABISTA
01           VAGA PARA ESTÁGIO REMUNERADO - ESTAR CURSANDO ADMINISTRAÇÃO ENTRE O 3º e O 5º PERÍODO
01           BORRACHEIRO
02           ANTENISTA
03           INSTALADOR – REPARADOR DE LINHA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
01           PADEIRO
01           PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
06           PROMOTOR DE VENDAS
02           REPOSITOR DE SUPERMERCADOS - MASCULINO
01           SERVENTE DE PEDREIRO
01           PEDREIRO
01           MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL
          



A SMTEES funciona no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Av. Lúcio Meira, 375/1º andar, na Várzea (antigo Fórum).
O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Febre Amarela: Sec. de Saúde faz esclarecimentos e tranquiliza população...

Febre Amarela: Secretário de Saúde faz esclarecimentos e tranquiliza população

Secretário de Saúde Julio Cesar Ambrosio: situação monitorada em Teresópolis


 Com casos de Febre Amarela confirmados em vários estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, o secretário de Saúde de Teresópolis, Julio Cesar Ambrosio, explica que não há ocorrência de casos suspeitos no município. Ele tranquiliza a população a respeito da vacinação contra a doença.

“Não existem casos suspeitos, nem notificados, de Febre Amarela em Teresópolis. Existem algumas notas circulando pelo Estado e pela internet a respeito de imunização, mas não é preciso se alarmar, porque se houver necessidade, o município está pronto para tomar essa decisão”, explicou o secretário. 

Julio Cesar Ambrosio falou também sobre vacinação. “Todo mundo pensa em se vacinar, mas a imunização tem seus efeitos adversos e, muitas vezes, esses efeitos acabam sendo mais graves do que a própria patologia a ser tratada. Por isso, a imunização só é feita nas pessoas que vão para as áreas de risco comprovadas. A população pode ficar tranqüila, a Secretaria de Saúde está monitorando”.

A pessoa que sentir algum dos sintomas, como febre, dor no corpo e dor de cabeça, deve buscar esclarecimentos do médico nas unidades de saúde. “Há patologias com sintomas muito parecidos, por isso estamos monitorando. O ideal é que o paciente vá a uma unidade de saúde para receber o atendimento e ser orientado da melhor forma possível”, aconselhou.

O secretário finalizou explicando sobre como a doença é diagnosticada e o tratamento a ser feito. “É um exame laboratorial simples. Se há febre será tratada com antitérmico, e se há dor, com analgésico”.



Foto – Marcelo Roza


terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Vagas no Sine-Teresópolis 24/01

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária informa as vagas disponíveis no SINE – Teresópolis.

01           SALGADEIRO
01           BORRACHEIRO
01           PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
01           AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
01           ASSISTENTE DE ADMINISTRATIVO
03           INSTALADOR –  REPARADOR DE LINHA DE COMUNICAÇÕES DE DADOS
01           VENDEDOR NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS
01           OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES - PCD
01           RECEPCIONISTA DE HOTEL
01           CABISTA
A SMTEES funciona no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Av. Lúcio Meira, 375/1º andar, na Várzea (antigo Fórum).
O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Resultado da pré-matrícula de Pré-1 até o 9º ano da rede municipal já pode ser consultado. Relação das creches será liberada dia 30



Matrículas serão realizadas até esta sexta-feira, dia 27, nas escolas municipais

Pais e responsáveis que, no final de 2016, fizeram a pré-matrícula ou transferência de seus filhos para turmas de Pré-1 até o 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais devem se dirigir à Secretaria Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475, em Agriões) para conferir a distribuição das vagas e saber onde os alunos vão estudar.

O resultado do Ensino Fundamental pode ser consultado até esta sexta, dia 27, das 9h às 14h, e também está disponível no site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br, sendo que, pela internet, o pai ou responsável deverá ter em mãos o número do protocolo da pré-matrícula. Já a relação para as creches municipais será liberada na segunda-feira, dia 30 de janeiro.

“Ninguém precisa chegar antes das 9h, porque a relação está pronta na secretaria para ser consultada, e não é necessário trazer documentos para conferir a lista. As pessoas que precisarem de um atendimento diferenciado, como mudança de endereço ou transferência, também serão atendidas. Depois de consultar a lista, basta se dirigir à escola e providenciar a matrícula”, orienta a secretária municipal de Educação, Eveline Cardoso.

As matrículas são feitas nas próprias escolas municipais, que estão funcionando até esta sexta-feira, dia 27, de 8h às 12h. Os documentos necessários são: original e cópia da certidão de nascimento da criança, documento com o tipo sanguíneo do aluno, declaração de transferência ou histórico escolar, CPF e carteira de identidade do responsável, comprovante de residência atual e com CEP e 3 fotografias 3x4 atuais do estudante.

As aulas do ano letivo 2017 na rede municipal de ensino começam no dia 6 de fevereiro.

Alunos da rede municipal que mudaram de turno ou de escola devem revalidar cartão de ônibus



A Secretaria de Educação informa aos pais ou responsáveis pelos alunos da Rede Pública Municipal que já utilizam a carteirinha de ônibus, mas que mudaram de escola ou de turno, que eles devem se dirigir ao posto do RioCard para revalidar o documento. É preciso apresentar declaração escolar.

Já os estudantes que ainda não fizeram a matrícula em 2017 só devem procurar o RioCard a partir da próxima semana para confeccionar a carteirinha que dá direito ao passe livre. Também é necessário apresentar declaração escolar.  

O posto do RioCard funciona na Avenida Feliciano Sodré, 1190 - Várzea, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.