sábado, 17 de março de 2012

Programação Atmav Leões da Serra



*PROGRAMAÇÃO PARA 2012


MÊS DIA EVENTO CONCENTRAÇÃO
MARÇO 18-Domingo Caminhada com filmagens na Serra dos Órgãos até Guapimirim 08:00 horas no Soberbo
ABRIL 01-Domingo Trilha na estrada da Iconha-Campo Grande até Pedra do Triunfo-Divisa com Petrópolis 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
ABRIL 22-Domingo Filmagens na Serra de Petrópolis até Itaipava 07:30 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
MAIO 06
-Feriado Pedra da Hermitage-Quinta Lebrão 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
MAIO 13
-Domingo Trilha de Bicicleta –Santana-Fazenda Alpina – Visita em Residências (Pesada) 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
MAIO 27
-Domingo Trilha com destino São José do Vale do rio Preto (Pesada) 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
JUNHO 10
-Domingo Subida a Serra dos Cavalos-Eco-Turismo 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
JUNHO 24
-Domingo Trilha com destino a Parada Modelo-Guapimirim, Pescaria Esportiva (Pesada) 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
JULHO 15
-Domingo Toca da Jibóia-Caleme (Acima da Barragem) ATENÇÃO PERIGOSO (Escorpião-Cobra-Onça, etc) 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
AGOSTO 11
-Sábado
12-Domingo Pedra do Sino 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
AGOSTO 26
-Domingo Trilha para Cachoeiras de Macacú-Subaio 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis
SETEMBRO 16
-Domingo De volta a cabeça d’água do Caleme (ATENÇÃO PERIGOSO-Animais Peçonhentos) 08:00 horas em frente ao Forúm-Teresópolis

*
-Favor ligar para confirmar:
Contato: (21) 74434822 ou paulonono011@live.com
*-Horários e destinos sujeito a alteração
*Menores de 16 (dezesseis) anos só acompanhados de responsável
 

Campanha Universitário Sangue Bom retorna às faculdades cariocas





 O maior movimento universitário de doação de sangue está de volta no Rio. Na próxima segunda-feira (19), o Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde (SES), e a Campi Marketing Universitário lançam mais uma edição da campanha “Universitário Sangue Bom”, que levará coleta de sangue itinerante para 10 faculdades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Após duas edições de sucesso em 2011, quando foram coletadas 1.250 bolsas de sangue, que poderão salvar até 5 mil vidas, a campanha deste ano será realizada durante duas semanas e estará em faculdades da Zona Sul, Norte, Oeste, Niterói e Nova Iguaçu.
"Recebemos muitas ligações, e-mails e houve até uma manifestação de universitários nas redes sociais, para que aumentássemos a capilaridade da campanha. Nesta edição, algumas universidades e regiões da cidade que não estavam nas outras edições entraram no circuito de coletas e jovens de toda a região metropolitana terão a oportunidade de doar", afirma Caio Barreto, diretor de Execução da Campi, empresa idealizadora do projeto.
Com o mote “Mostre que você tem atitude correndo nas veias”, a divulgação do “Universitário Sangue Bom” terá forte presença dentro das faculdades e também nas redes sociais. Para Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico.
"Os jovens universitários, além de sempre estarem dispostos a participar de ações sociais, se mostraram grandes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha", explica Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio.

Fonte: Agência de Notícias

Risco de epidemia de dengue no RJ


 O prefeito do Rio, Eduardo Paes, admitiu nesta sexta-feira (16) que a cidade ainda vive o risco de uma epidemia de dengue. Segundo o prefeito, é neste período do ano que se registra o maior número dos casos. “A gente continua com a certeza de uma epidemia. Os meses de março, abril e maio são, tradicionalmente, os meses mais críticos. Não acabou nada, o risco está aí cada vez mais presente”, disse Paes ao inaugurar mais um Polo de Dengue no Maracanã, zona norte da cidade.
Paes voltou a dizer que também cabe à população o trabalho de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Continuamos pedindo a colaboração, que é nesta corresponsabilidade, de fazer a prevenção, de olhar na sua casa e ver se tem criadouro do mosquito”, explicou.
Para tentar atender melhor à população, outros cinco polos de dengue entraram em funcionamento nesta sexta-feira. Com a entrega dos polos, a prefeitura fecha o ciclo de inaugurações iniciado no ano passado, que tinha como meta criar 30 unidades de atendimento básico e de hidratação a pacientes, sendo dez em funcionamento 24 horas.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, desde o início deste ano foram contabilizados na cidade quase 12 mil casos de dengue. No início deste mês, a secretaria confirmou a primeira morte do ano causada pela doença. A Secretaria de Saúde informou que vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e que, até o momento, foram feitas cerca de 1,2 milhão de visitas em imóveis no município.
(Agência Brasil)


No programa Debate 1510 pela rádio Teresópolis teremos a participação da jornalista Marbil Rodrigues, do médico veterinário Helio Pradera e Jorge Ferradeira também médico. Um dos assuntos que será debatido é quanto a Identidade Econômica de Teresópolis - É um municipio que tem como principal ponto de arrecadação a agricultura, turismo, indústria ou é uma cidade dormitório? Participe (21) 2643-5555. Das 11h as 13h pela 1510 AM . Espero vcs. 


VOCÊ QUE ESTÁ FORA DA CIDADE ACESSE O LINK   NO BLOG E OUÇA PELA INTERNET :)

Prefeitura recupera 20 km de estradas e constrói 300 metros de galerias no interior




Restauração de pontes também está sendo realizada



A erosão que as chuvas fizeram no local

 As Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Agricultura da Prefeitura de Teresópolis estão construindo uma galeria de aproximadamente 300 metros na Estrada dos Cândidos, em Santa Rosa, no 3º Distrito, e várias outras estradas estão recebendo intervenções durante a administração do Prefeito Arlei. Até o momento 20 quilômetros de estradas vicinais já foram recuperados pela Prefeitura, no interior, entre as localidades de Mottas, Santa Rosa, São Bento e Independente de Mottas. 

A estrada do Morro dos Cândidos é uma importante via de escoamento da produção agrícola e vai beneficiar inúmeras famílias de agricultores da região. Além da nova rede de drenagem de águas de chuva, feita com tubos de 60 centímetros de diâmetro, o local também recebeu nivelamento do chão com ensaibramento e bica corrida e alargamento do passeio. Mais 3,5 km de pavimento estão sendo asfaltados na estrada que faz ligação entre Mottas e Santa Rosa.

Segundo o Secretário de Agricultura, José Cortázio, as obras vão melhorar a qualidade de vida da população, principalmente a do interior. “A nova rede solucionará uma situação que há anos incomodava aos moradores. As estradas estavam precárias, danificando carros e caminhões, veículos de trabalho, e dificultando o acesso das crianças ao transporte escolar, porque nem sempre os ônibus conseguiam transitar pelo local”, conta.

O agricultor Nelson Waldir da Silva, morador dos Cândidos há 46 anos, ficou satisfeito com o trabalho. “As pessoas daqui estão muito agradecidas ao Prefeito Arlei que voltou a atenção para o interior tantas vezes esquecido pelas autoridades. A estrada estava tão ruim que por várias vezes tive que levar mercadoria nas costas porque o carro não subia a rua”, comentou Waldir. A produtora rural Silvania Lopez de Carvalho também falou sobre as dificuldades enfrentadas. “Essa galeria era uma necessidade que tinha que ser feita com urgência porque a água estava destruindo a rua de cima e nós íamos ficar sem passagem”, explicou Silvania.

Outros serviços

Varrição, capina e roçada são trabalhos executados com frequência pelas equipes de serviços públicos do interior. Esta semana a estrada que liga as localidades de Estrelinha aos Lúcios está recebendo as ações de limpeza. Outra intervenção do Governo Municipal na região é o conserto de pontes onde o fluxo de caminhões que transportam mercadorias é grande. A ponte dos Lúcios, que desde as fortes chuvas de 2011 estava em situação de risco, recebe agora reparos da Prefeitura.
 

Texto e fotos - Gisele Barreto
A ponte dos Lúcios recebe reparos da Prefeitura


Prefeitura recupera estradas e constrói 300 metros de galerias no interior












Conselho de Saúde: Secretário de Saúde fala sobre marcação de consultas



Carlos Otávio Sant’Anna também anuncia credenciamento para Nutrição e Oftalmologia 

   Em reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, realizada nesta quinta-feira, 15, o Secretário de Saúde de Teresópolis, Carlos Otávio Sant’Anna, falou sobre o sistema de marcação de consultas médicas e o retorno do serviço de hemodiálise à cidade. Além disso, apresentou o Credenciamento de Alta Complexidade para Terapia Nutricional e Oftalmologia que deverá ser firmado com o Hospital São José.

“O sistema de marcação de consultas foi iniciado no dia 1º de fevereiro e já conseguimos agendar todos os pacientes que tinham feito o pedido nos meses de dezembro e janeiro. Muitos usuários que fizeram a solicitação no mês de fevereiro também já tiveram o retorno por telefone da Secretaria avisando sobre a consulta. O sistema passa por ajustes, mas acredito que avançamos, visto que os pacientes não precisam mais passar a noite em filas nas unidades de saúde”, afirmou Carlos Otávio Sant’Anna, acrescentando que ainda há muito trabalho a ser feito, mas que a atual gestão tem metas para melhorar os serviços prestados à população e busca o seu cumprimento.

O Secretário explicou que há um esquema especial para a marcação de consultas com médicos especialistas. Segundo ele, 60% das vagas são destinadas aos novos pacientes e 40% para os usuários que já são acompanhados pelos especialistas. Assim, os pacientes crônicos continuam tendo cobertura e os novos também têm a oportunidade de serem atendidos. Quanto ao retorno do serviço de hemodiálise na cidade, o Secretário confirmou que a partir da próxima segunda-feira, 19, os doentes renais que faziam o tratamento em Itaboraí não precisarão mais viajar para ter o atendimento. O serviço será prestado pelo Hospital São José.

Carlos Otávio Sant’Anna também apresentou o Credenciamento de Alta Complexidade para Terapia Nutricional e Oftalmologia que deverá ser firmado com o Hospital São José. “O credenciamento tem o objetivo de corrigir uma distorção com relação à nutrição dos pacientes que não podem se alimentar via oral. O hospital realiza este procedimento, porém não recebe pelo serviço. A partir do credenciamento, o SUS cobrirá essa despesa. Quanto à Oftalmologia, a habilitação se refere a toda a linha de cuidados na especialidade, desde os atendimentos ambulatoriais até os procedimentos mais complexos, como as cirurgias de catarata e de retina”, pontuou. Atualmente, os procedimentos mais complexos são realizados em Niterói. O credenciamento foi aprovado pelos conselheiros e seguirá para a Secretaria Estadual de Saúde para prosseguimento dos estudos técnicos. Em seguida, será encaminhado ao Ministério da Saúde, responsável pela habilitação do hospital. 
 


Para a próxima reunião do conselho, prevista para o dia 19 de abril, está agendada a apresentação da prestação de contas da Fibra, organização social que administra a UPA – Unidade de Pronto-Atendimento 24h e os PSFs – Programa de Saúde da Família - da cidade. A Secretaria de Saúde deve apresentar a Agenda Municipal de Saúde 2011/2012, na qual constam todas as ações da pasta para o biênio.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Marco Esteves





Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, fala sobre marcação de consultas e o Credenciamento de Alta Complexidade para Terapia Nutricional e Oftalmologia


sexta-feira, 16 de março de 2012

No programa Debate 1510, pela rádio Teresópolis amanhã, teremos a participação da jornalista, Marbil Rodrigues, do médico veteerinário Helio Pradera e Jorge Ferradeira também médico. Um dos assuntos que será debatido é quanto a Identidade Econômica de Teresópolis; É um municipio que tem como principal ponto de arrecadação a agricultura, turismo, indústria ou é uma cidade dormitório? Particpe (21) 2643-5555. Das 11h as 13h pela 1510 AM . Espero vcs. 


VOCÊ QUE ESTÁ FORA DA CIDADE ACESSE O LINK   NO BLOG E OUÇA PELA INTERNET :)

Concurso Rio de Janeiro 2012 secretário escolar

A Prefeitura do Rio de Janeiro torna público aos interessados que realizará concurso público para preencher 1066 vagas na Secretaria Municipal de Educação, em cargo de secretário escolar.
O cargo exige nível médio completo e tem remuneração de 661,30 por jornada de 40 horas de trabalho semanais, mais benefícios de auxílio transporte no valor de 121,00 e vale alimentação no valor de 264,00. Edital destina 5% das vagas aos candidatos portadores de deficiências.


INSCRIÇÕES


As inscrições serão recebidas das 10 h do dia 20 de março até as 23:59 do dia 1 de abril de 2012 somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site www.concursos.rio.rj.gov.br
A taxa de inscrição será de 50 reais.

Mais de R$ 400 milhôes para reajuste de agentes comunitários



Ministério da Saúde reajuste em 16,3% incentivo financeiro para mais de 250 mil profissionais que atuam no Saúde da Família. Valor passa de R$ 750 para R$ 871 por mês 


O Ministério da Saúde aumentou o incentivo financeiro que repassa mensalmente aos municípios, por meio do Piso da Atenção Básica (PAB) variável, para os 250.903 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam na estratégia Saúde da Família. O reajuste é de 16,3%, retroativo ao último mês de janeiro, e eleva o valor do incentivo de R$ 750 para R$ 871. Para garantir este benefício, o investimento do ministério será de R$ 403 milhões por ano, recursos que poderão ser ainda maiores, uma vez que a quantidade de ACSs tem sido crescente.


Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Eles realizam ações individuais ou coletivas de prevenção a doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas nos domicílios e na comunidade. Com o reajuste, o financiamento anual do Ministério da Saúde para a garantia do incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde passa de R$ 2,5 bilhões para R$ 2,9 bilhões. “Essa previsão considera o número atual de ACSs no país (referente ao mês de fevereiro). Mas, com a expansão da cobertura do Saúde da Família, esse valor poderá chegar a R$ 500 milhões até o final deste ano”, explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Segundo ele, esses recursos são para remuneração direta dos agentes e pagamento de encargos trabalhistas. 

Cada Agente Comunitário de saúde é responsável pelo acompanhamento de, no máximo, 150 famílias ou 750 pessoas. O acompanhamento do trabalho destes profissionais é feito por um enfermeiro da equipe da estratégia Saúde da Família, lotado na respectiva Unidade Básica de Saúde. O agente deve ser vinculado ao município, que deverá aderir à estratégia para receber o incentivo financeiro do governo federal.  “Atualmente, quase 97% das cidades contam com a atuação destes profissionais, o que representa uma cobertura de 122.555.622 brasileiros, ou seja, mais de 64% da população. A nossa intenção é estimular, cada vez mais, a adesão dos municípios pela importância do trabalho que os Agentes Comunitários de Saúde realizam”, acrescenta Helvécio Magalhães.




Para ser um ACS, é preciso que o profissional seja morador (há pelo menos dois anos) da área onde exercerá as atividades, saber ler e escrever, ter mais de 18 anos e disponibilidade de tempo integral para exercer a função de agente comunitário. O recrutamento destes profissionais deve se dar por meio de processo seletivo promovido pela município, com o acompanhamento da secretaria estadual de saúde.


SAÚDE DA FAMÍLIA – O Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da Atenção Básica, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas.


As equipes multidisciplinares que atuam na estratégia são formadas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde para o desenvolvimento de ações de diagnóstico e orientação para o tratamento de doenças, promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação dos pacientes.


Atualmente, o país conta com 32.498 equipes de Saúde da Família atuando em 5.288 municípios, o que representa um percentual de 95% de cobertura pelo Saúde da Família. A execução da estratégia é compartilhada pelos estados, Distrito Federal e municípios e coordenada pelo Ministério da Saúde.

Da Agencia  Saúde – ASCOM/MS

VAGAS SINE


Vagas disponíveis:



 
Vaga disponível
Qtde oferecida pela empresa
Balconista Lanchonete
02
Atendente de loja de Massas
01
Farmacêutico
03
Ajudante de Farmácia
08
Balconista de Farmácia
03
Repositor de Mercadorias
02
Garçom
06
Barman
01
Caixa Restaurante
02
Ajudante de Cozinha
02
Cozinheiro
03
Manobrista
01
Web Designer
01
Pizzaiolo
01
Recepcionista
01
Carpinteiro (Comprovação carteira)
01
Costureira (Comprovação carteira)
02
Auxiliar de Estoque
01
Oficial de Serviços Gerais
01
Caseiro (Comprovação carteira)
02
Doméstica
01
Governanta Hotelaria
01
Açougueiro
01
Promotor de vendas
02
Oficial de Serviços Gerais
01
Cortador de Mármore
01
Servente
03
Pedreiro
01
Mecânico Diesel
03
Mecânico Automóvel
01
Manutenção Mecânica
01
Vendedor de Caminhões (c/experiência no ramo)
01
Gerente Administrativo
01
Supervisão de Produção
01






Obs.
A vaga, acima mencionada, pode ser preenchida a qualquer momento, dependendo da procura da mesma no SINE.
Pode acontecer também, que o empregador faça a seleção, na própria empresa, ou contrate por outros meios que não o SINE, e não retorne ao SINE que a vaga foi preenchida

Prefeitura compra caminhões e usina de asfalto




Meta é agilizar as obras de asfaltamento e de recuperação das áreas atingidas pela catástrofe


Estão em exposição na frente da Prefeitura os seis novos caminhões adquiridos com recursos próprios para melhorar o atendimento à população. Eles começarão a ser usados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos após a colocação das caçambas, daqui a vinte dias.

A frota de veículos pesados da Administração Municipal ganhou ainda o reforço de um caminhão traçado, para se locomover em terrenos arenosos ou enlameados e que será equipado com uma prancha para transportar máquinas. Também foi adquirido um munck com capacidade para 35 toneladas. O equipamento hidráulico, utilizado para carregamento e movimentação de máquinas e peças pesadas, será destinado prioritariamente ao transporte de madeira para a construção de pontes na zona rural.


A Prefeitura também está adquirindo uma nova usina de asfalto. “A prioridade é o pronto atendimento à população, principalmente das áreas atingidas pelo temporal de janeiro do ano passado. A nova usina de asfalto será instalada no Aterro Sanitário e a antiga será levada para o interior do município. Temos que recuperar todas as ruas esburacadas, na cidade e na zona rural. Os caminhões e as usinas de asfalto vão ser usados nesses serviços”, assegurou o Prefeito Arlei.




Os seis novos caminhões expostos na frente da Prefeitura vão receber caçambas




Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves

PROCON Municipal e Estadual fazem diligências conjuntas em Teresópolis



 Na tarde desta quarta, 15, a coordenadora do PROCON do Município, a advogada Martha Correa, e os advogados Guilherme Marques, Emerson Ocampo e Franklin de Almeida Palmeira, do PROCON Estadual, fizeram duas diligências no município. A força-tarefa atendeu a reclamações de consumidores e a solicitação do Ministério Público Estadual.

Na primeira fiscalização, uma agência bancária na Várzea foi autuada por descumprir a Lei Municipal 2.291/2003, que fixa em 15 minutos, nos dias normais, o tempo máximo de permanência dos clientes nas filas para atendimento nas agências bancárias, e em 20 minutos na véspera ou após feriados prolongados. “Se a defesa do banco for julgada improcedente, o estabelecimento sofrerá a sanção administrativa e a multa será aplicada. Mas ele tem prazo de quinze dias para apresentar defesa”, explicou Guilherme Marques.

A segunda diligência foi feita em um estabelecimento comercial no bairro do Alto, onde alguns consumidores registraram reclamação de que alguns produtos na prateleira tinham um preço, porém, quando passavam no caixa, o valor cobrado era outro. “Fizemos uma fiscalização por amostragem, recolhemos alguns produtos e foi constatado que não existia a diferença de preços denunciada pelos consumidores. Portanto, o estabelecimento estava cumprindo o que manda o Código de Defesa do Consumidor”, esclareceu o advogado.

A coordenadora do PROCON do Município, a advogada Martha Correa, salientou que este trabalho conjunto é permanente. “Aqui, o órgão atua em convênio com o Governo do Estado, e sempre que solicitamos a fiscalização nos locais das reclamações dos consumidores somos prontamente atendidos. É um trabalho em parceria, em benefício do consumidor. Sempre que for necessário, essas diligências serão repetidas”, garantiu.

Instalado na Procuradoria Geral do Município, que funciona no 1º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea), o Procon de Teresópolis exerce a sua função de garantir o cumprimento das leis que amparam o consumidor, tendo como base o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 
1990). O órgão atua na orientação dos consumidores, analisa e encaminha reclamações, sempre buscando a melhor solução para cada caso. O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta, das 8h às 13h, sendo que dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 2742-3352 ramal 250.


Texto: Silvia Pimentel

Aposentado ganha correção que quase dobra benefício




 Justiça manda INSS incluir as contribuições do segurado que continuou a trabalhar 
Rio -  Sentença da 2ª Vara Federal de Petrópolis garantiu a aposentado do INSS da cidade serrana correção que quase dobra o valor do benefício. O juiz Fábio Nobre Bueno Brandão determinou que a Previdência considere contribuições de Napoleão de Araújo, 57 anos, feitas após concessão da aposentadoria em 1996. O segurado trabalhou com carteira assinada até 2011, recolhendo ao INSS sobre o teto. Pelos cálculos da Justiça, ele terá reajuste de 83,38%. Ainda cabe recurso do INSS.

“O resultado da ação reforça a tese de que a chamada desaposentação é legítima. Vale ressaltar que os cálculos foram da contadoria da própria Justiça, que levou em conta contribuições previdenciárias feitas entre 1996 e 2011, período em que o segurado trabalhou mesmo já aposentado”, explicou o presidente do Instituto de Cidadania (Ibraci), Carlos Henrique Jund, autor da ação.

O aposentado Napoleão de Araújo trabalhou na Varig até 1996, quando pediu aposentadoria. Em seguida ele foi contratado com carteira assinada pela empresa General Eletric, onde ficou até no ano passado.

“Contribui durante esse tempo e não me serviu de nada. Li no DIA que poderia entrar com ação para incluir a contribuição no cálculo da minha aposentadoria. Precisei continuar trabalhando para complementar meu benefício”, afirmou o aposentado.

Atualmente, mais de 500 mil aposentados estão no mercado de trabalho com carteira assinada. Eles podem ser beneficiados por decisão do Supremo Tribuna Federal (STF) que vai definir se as contribuições posteriores à concessão dos benefícios serão usadas para corrigi-los. Mais de 70 mil ações tramitam na Justiça pedindo a desaposentação.

O INSS aguarda posição da Corte para promover recálculo automático dos benefícios. O custo chegaria a R$2,8 bilhões por ano.

Ministro descarta eliminação total

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, descartou ontem a possibilidade de eliminar totalmente a incidência do fator previdenciário do cálculo das aposentadorias do INSS. Garibaldi ressaltou que o modelo atual penaliza o trabalhador, reconhecendo que há necessidade de ser feita alteração no sistema. Segundo ele, o ministério vem analisando propostas de alternativas.

Em entrevista ao programa ‘Bom Dia, Ministro’, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência em parceria com a EBC Serviços, Garibaldi admitiu que podem ser criados mecanismos para aperfeiçoar a aplicação do fator.

O ministro informou que vai se reunir hoje com representantes das centrais sindicais e de sindicatos de aposentados e pensionistas e, depois, com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, para tratar de mudanças no fator.

Fonte: O Dia Online - 15/03/2012

MP recomenda que Verly se declare suspeito para definir situação de Demerval em Friburgo


Da Redação
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro expediu Recomendação para que o Vereador Marcelo Verly, ex-Secretário Municipal de Educação de Nova Friburgo, se declare suspeito para integrar a Comissão Processante do processo político-administrativo de afastamento definitivo do Prefeito do Município, Demerval Barboza Moreira Neto, afastado temporariamente do cargo desde o fim do ano passado.
As Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo instauraram inquérito civil (IC) para apurar possível ato de improbidade administrativa decorrente da participação do Vereador na votação e na Comissão Processante do procedimento de impeachment que tramita na Câmara dos Vereadores.
Demerval e Verly são réus, juntamente com outras pessoas, em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal, em Nova Friburgo. No processo judicial são atribuídos ao Vereador os mesmos fatos imputados ao Prefeito afastado no processo de impeachment.
Os dois respondem por irregularidade e ilegalidade na contratação da empresa Cheinara Dedetilar para a limpeza de caixa d'água e dedetização das escolas da rede municipal. Na época, o vereador era Secretário Municipal de Educação e, segundo o MPF, realizou em conjunto com o Prefeito as contratações viciadas.
Para o MPRJ, a legislação nacional e municipal considera suspeito o agente público que julga causa em que tenha interesse pessoal, portanto o Vereador que responde pelo mesmo fato não deve compor a comissão processante, órgão responsável pela produção da prova no processo de afastamento.
Segundo a Recomendação do Ministério Público, as hipóteses de impedimentos e suspeições de agentes públicos visam a tutelar a imparcialidade, a impessoalidade e a isonomia no exercício da função pública. O MPRJ concedeu prazo de dez dias para que o Vereador se manifeste quanto ao teor da Recomendação, tendo dado ciência do teor do documento à Câmara de Vereadores no dia 13 de março. As informações estão no site da instituição.
Fonte: Agência Rio de Notícias

Absurdo na Rua Tenente Luis Meirelles




Uma piscina é formada na rua tenente Luis Meirelles, com qualquer quantidade de chuva.
Na tarde de quinta-feira, com meia hora de chuva a “piscina" encheu. No dia seguinte os
pedestres tiveram que se aventurar na pista de rolamento, pois além da água as kombis e
outros veículos dos Correios que ficam no Centro de Distribuição de Correspondência, ficam
com duas e às vezes quatro rodas nas calçadas. Os pedestres andam pela pista de rolamento
correndo o risco de serem atropelados enquanto os carros ficam nas calçadas. O Código de
Postura do Município vem sendo desrespeitado todos os dias. Chegou à hora da Guarda
Municipal, multar e se não resolver rebocar esses carros infratores. Com a palavra o Secretário de Segurança Pública, o boa praça Marcos Antonio da Luz.















Shopping e parque terão que indenizar criança por negligência



Notícia publicada em 15/03/2012 15:55
O São Gonçalo Shopping e o parque Playtoy foram condenados a indenizar em R$ 6 mil, por danos morais, uma menor. Segundo a ação, a criança, por descuido de um funcionário, sofreu lesões nas pernas após ingressar em um brinquedo em movimento no mini parque localizado nas dependências do shopping. 
A defesa do shopping argumentou que não fornece entretenimento, e atribuiu a culpa ao locatário do espaço e responsável pelo parque. Já o Playtoy afirmou que para ingressar em qualquer um dos brinquedos é necessária a autorização prévia dos pais, que o brinquedo não estava em movimento e foi a menina que se desequilibrou sozinha.  
A decisão é do desembargador relator Gilberto Dutra Moreira, da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que considerou que houve falha na prestação de serviço. “A prova oral descreve a dinâmica do fato, sendo clara em informar que a menor ingressou no brinquedo sem a vigilância do preposto da litisdenunciada, ora 1ª apelante, que deveria ter solicitado o ticket para ingresso no local, razão porque o acidente ocorreu em razão da falha na prestação do serviço, o que impõe o dever de indenizar”, afirmou. 
Nº do processo: 0025467-86.2008.8.19.0004

Pinguela coloca usuários em risco



Uma pinguela que foi construída há mais de um ano, devido às chuvas do dia 12 de janeiro de 2011, está colocando em risco a vida dos moradores da Rua Felismino Gonçalves no bairro Caleme, um dos mais atingidos pelo temporal que se abateu sobre a Região Serrana. A moradora Dirce, que reside no bairro há mais de trinta anos, sente-se prejudicada porque precisa fazer fisioterapia e receia sofrer acidentes ao atravessar a pinguela.  A prefeitura de Teresópolis ,através da assessoria de imprensa, informou que a construção de pontes, como é o caso da que foi levada pela água na Felismino Gonçalves compete ao Governo do Estado e não ao município.

Moradores de Santa Rita querem mais ônibus



Cansados de ficarem horas nos pontos a espera dos ônibus que fazem a linha,  Rodoviária Santa Rita, no segundo distrito de Teresópolis, os moradores dessa localidade, resolveram fazer um apelo através da imprensa para que as viações Dedo de Deus e Primeiro de Março, coloquem mais coletivos para atender a demanda que é muito grande principalmente,  nos horários de 6 horas da manhã e 12 horas. Segundo passageiros os veículos são velhos, fervem o motor e circulam  sempre cheios colocando em risco a vida dos usuários. A assessoria de comunicação da empresa prometeu colocar mais ônibus nos horários de pico e melhorar a manutenção dos mesmos.


Tratamento de hemodiálise no Hospital São José começa na próxima segunda, 19





 A partir da próxima segunda-feira, 19, os 72 pacientes doentes renais de Teresópolis que faziam hemodiálise em Itaboraí voltarão a realizar o tratamento na cidade. Em visita ao Hospital São José, local onde será feito o atendimento, nesta quinta-feira, 15, o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, e o promotor do Ministério Público Estadual, Fabrício Rocha, constataram que as adequações foram feitas e o prazo para o início do atendimento será cumprido. 

“Estivemos no HSJ para acompanhar a finalização do trabalho de adaptação do local e as obras estão dentro do cronograma. A partir de segunda-feira, os pacientes não precisarão mais viajar até Itaboraí para serem atendidos”, enfatizou Carlos Otávio Sant’Anna.

De acordo com diretor executivo do hospital, Nélisson do Espírito Santo, “além das adaptações do espaço físico, o hospital trabalha em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde para cumprir os trâmites burocráticos da transferência dos pacientes de Itaboraí para Teresópolis e as equipes médicas e de enfermagem já foram montadas para iniciar o serviço na próxima semana”.

Nesta fase inicial, foram instaladas 12 máquinas, que atenderão aos pacientes em três turnos de segunda a sábado. Os pacientes serão divididos em dois grupos, sendo, um atendido segundas, quartas e sextas e outro às terças, quintas e sábados. “Em um segundo momento, está prevista a construção de uma clínica com capacidade para 200 vagas para atender aos doentes renais de Teresópolis e de outros municípios da região. O HSJ já apresentou a planta para a Secretaria Estadual de Saúde que avaliou o projeto como de acordo com as normas”, informou o Secretário Carlos Otávio Sant’Anna.

Relembrando o caso

Em novembro de 2011, a Vigilância Sanitária do Estado interditou o serviço de hemodiálise no Hospital das Clínicas de Teresópolis porque a unidade necessitava de adequações. O HCT iniciou a obra para resolver as pendências e a Prefeitura disponibilizou transporte e acompanhamento de saúde para os pacientes até Itaboraí para que pudessem dar continuidade ao tratamento até que as intervenções terminassem e a Vigilância desse o aval para o retorno do atendimento na cidade.

Finalizada a obra, a Vigilância Sanitária fez novas exigências e o HCT apresentou projeto para atender às solicitações, porém o Governo do Estado decidiu que o serviço passaria a ser prestado pelo Hospital São José. 

Texto: Mara Lúcia 

Polícia Federal: Saiu edital com 600 vagas para agente e papiloscopista



A Polícia Federal recebe, a partir das 10h de hoje as inscrições do concurso que vai preencher um total de 600 oportunidades, sendo 500 para o cargo de agente e 100 para papiloscopista.  
 
Para concorrer às carreiras, o candidato deve possuir o ensino superior completo em qualquer área e CNH, no mínimo, na categoria B. A remuneração é de R$ 7.514,33 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.   
As inscrições serão aceitas até o dia 3 de abril exclusivamente pelos endereços eletrônicoswww.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_agente e www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_papiloscopista. A taxa de participação tem o valor de R$ 125.  
A seleção contará com as etapas de prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e curso de formação profissional. As fases acontecem em todas as capitais e no Distrito Federal, exceto o curso de formação, de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, que será realizado somente no Distrito Federal.   
Para a escolha de lotação serão disponibilizadas vagas, preferencialmente, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira.   
Com duração de cinco horas, as avaliações objetivas estão previstas para o período da tarde do dia 6 de maio, em locais e horários que serão publicados no Diário Oficial da União e no sitewww.cespe.unb.br/concursos a partir de 30 de abril. 
  

Atribuições Agente – executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.   

Papiloscopista – executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, bem como assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.   

Mais detalhes podem ser conferidos nos editais anexados ao lado e disponibilizados na edição impressa do JC&E que vai às bancas no próximo sábado (17).   

Renan Abbade/SP  

Fonte: JCC concursos

quinta-feira, 15 de março de 2012

Informação e utilidade pública revelam o sucesso do nosso blog



O nosso blog que está no ar há apenas 45 dias, passou dos 1000 acessos nesse curto espaço de tempo. Com a ajuda dos ouvintes da Rádio Teresópolis, dos telespectadores da Terê TV, canal 11, e principalmente dos internautas estamos conseguindo alcançar o nosso objetivo que é o de informar, e prestar um serviço de utilidade pública. Depois de muitos anos militando nos microfones e câmeras de TV, fui surpreendido pelo carinho demonstrado pelos leitores que tem acessado esse novo canal de comunicação  transformando-o em  ponto de referência ao iniciar o do dia , atualizando-se com as novas informações. Por amarmos Teresópolis e o Rio de Janeiro, sabemos da importância que essa página tem para todos aqueles que na pressa do dia a dia precisam da informação de forma sucinta e com uma diagramação facilitadora da leitura. A  todos vocês o nosso muito obrigado. Wilson Leite Mendes agradece e espera contar com esse grande público do Brasil e do mundo na construção dessa página que já é um sucesso graças primeiramente à  Deus e a todos aqueles que de uma forma ou de outra tem nos ajudado nessa jornada que está apenas começando. O nosso muito obrigado mesmo.
  
                                                    Wilson Leite Mendes