sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Câmara Municipal de Teresópolis: Márcio Catão apresenta saúde orçamentária do município











Câmara Municipal de Teresópolis: Márcio Catão apresenta saúde orçamentária do município
        
A Câmara Municipal de Teresópolis recebeu, na manhã desta quinta-feira, 19.11, durante Sessão Ordinária, o prefeito Márcio Catão, e equipe da secretaria de Controle Interno para apresentar a situação financeira do município, demonstrado a partir do dia 30 de outubro último, data em que o atual prefeito assumiu o Executivo.
A secretária de Controle Interno Yara Medeiros mostrou através das receitas e despesas do Executivo, que o município tem um déficit orçamentário de R$ 53 milhões. Segundo Yara, “a arrecadação de 2015 vai ser inferior ao que foi arrecadado em 2014”, avisou.
Entre os principais desafios da nova administração está a dívida do município com o Tereprev, o que deixa Teresópolis no Cadastro Único de Convênios (CAUC), por este motivo não consegue verbas para projetos nem emendas parlamentares.
“Teresópolis, hoje, passa por uma das piores situações e eu me sinto na obrigação de dividir isso”, afirmou o prefeito Márcio Catão, que relatou ter apresentado a todos os funcionários públicos a dificuldade financeira pela qual passa o Executivo.
O prefeito informou que vai incentivar a população a honrar com o pagamento de IPTU, IPVA e ISS, além de estimular a exigência da nota fiscal durante as compras, o que impulsiona a arrecadação de ICMS. “Tentaremos chamar o contribuinte para poder honrar com sua obrigação para amenizar o problema. A gente precisa que a sociedade seja participativa. As pessoas devem solicitar notas fiscais, temos recebidos pessoas para pagar seus impostos. Só assim nós vamos vencer, talvez, uma década de problemas”, espera Catão.
Algumas medidas já foram tomadas como a redução da folha de pagamento, exoneração de todos os comissionados e recadastramento dos efetivos, além da nova organização da máquina efetiva para pagamento de horas extras.
O vereador Cláudio Mello (PT) sugeriu audiência pública para debater o orçamento de 2016. “O orçamento está assinado pelo prefeito cassado, foi entregue fora do prazo da Lei Orgânica e devemos dedicar uma ou duas sessões para debater o orçamento”.
O vereador Serginho Pimentel (PRP) , presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, disse que a Comissão vai analisar o orçamento de 2016. A Comissão de Finanças e Orçamento é formada, também, pelos vereadores Luciano Ferreira (Relator), Dedê da Barra (Membro).
“Parabenizo pela transparência na divulgação das dificuldades“, elogiou o vereador Dr. Carlão PMDB.
O vereador Dr. Habib Tauk (PMN) questionou os precatórios. O procurador Daniel Felipe dos Santos afirmou que “está sendo feito um levantamento.” O procurador disse ainda que há um estudo também sobre a obra da Praça Olímpica.
“Nunca houve uma prestação de contas neste sentido e é salutar esta integração do Executivo e Legislativo“, disse o vereador Dr. Antônio Francisco (PP).
O vereador DaPonte (PSDB) incentivou o prefeito a continuar nesse caminho, de falar tudo o que está acontecendo. “O povo tem que saber o que desviaram e o que não foi entregue. O senhor está mostrando que houve mudança”, considerou.
O vereador Luciano Ferreira (PSL) pediu pelos funcionários do Programa Operação Trabalho (POT). “No interior estão precisando dos funcionários das creches, postos de saúde e escolas”, alegando que muitos inseridos neste Programa trabalham seriamente.
A Sessão Ordinária foi acompanhada por defensores públicos. 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Repaginada e com serviços de internet, Biblioteca Central do Inea é reinaugurada


Repaginada e com serviços de internet, Biblioteca Central do Inea é reinaugurada

As novas instalações reúnem 22 mil títulos e documentos na Rua Sacadura Cabral, em área revitalizada da Zona Portuária


Ascom SEA/Inea

São 22 mil títulos e documentos de temática ambiental reunidos nas novas instalações da Biblioteca Doutor Fausto Guimarães ou BCI (Biblioteca Central do Inea), reinaugurada nesta quinta-feira (19/11) no segundo piso do prédio da Rua Sacadura Cabral, 103. Totalmente repaginada e com serviços informatizados, a BCI, agora, fica numa área revitalizada da Zona Portuária, que é de acesso mais fácil para os funcionários da SEA/Inea e o público em geral.

A principal novidade é o software capaz de permitir a pesquisa por título, autor e assunto em todo o catálogo online da instituição, a partir do site do instituto -www.inea.rj.gov.br.

Quem já é cadastrado, além de consultar o acervo, poderá solicitar e renovar empréstimo, assim como fazer reservas, conhecer sua situação como usuário e acessar informações do material catalogado.

Para o secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, a BCI vai projetar o trabalho desenvolvido pelos colaboradores da SEA/Inea, “um patrimônio humano de reconhecida excelência. A nova Biblioteca Central do Inea será o canal de visibilidade, compartilhamento e disseminação do conhecimento técnico, tanto para o público interno como para o externo” - explicou André Corrêa.

Para o público externo, estará disponível, na biblioteca, a consulta ao conteúdo de livros, jornais, revistas, folhetos, estudos e relatórios de impacto e auditoria ambientais (EIAs/Rimas e RAAs), assim como o serviço de fotocópia.

Vinculada à Presidência do Inea, ela faz parte da Gerência de Informação e Acervo Técnico (Geiat) e atende a pesquisadores, consultores, empresários, integrantes de organizações não governamentais (ONGs), estudantes e qualquer interessado na temática ambiental.

- A biblioteca do Inea reúne um material precioso, que está à disposição não somente dos servidores, mas também do público em geral. Essa iniciativa faz parte de uma das principais diretrizes desta gestão, que é aproximar os servidores do órgão de todos os seus recursos – afirmou o presidente do Inea, Marcus Lima.

Entre os mais de 22 mil títulos e documentos, há publicações raras e só encontradas em seu catálogo, como as do antigo Instituto de Engenharia Sanitária e da Empresa de Saneamento da Guanabara, que deram origem à Feema e à Cedae. Destacam-se, ainda,as obras completas de Saturnino de Brito, engenheiro sanitarista que realizou alguns dos mais importantes estudos na área de saneamento básico e urbanismo no Estado do Rio, e uma vasta bibliografia sobre a Baía de Guanabara, o Rio Paraíba do Sul e a Lagoa Rodrigo de Freitas. O livro comemorativo aos 36 anos do Centro de Primatologia e o Inventário Florestal do Estado do Rio de Janeiro também estão disponíveis, no acervo.

A Biblioteca Central do Inea funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 12:30 e das 14h às 17:30. Contatos também podem ser feitos pelos telefones 2334-8313 e 2334-8440 ou pelo e-mail biblioteca@inea.rj.gov.br.

 



Foto: Lourenço Eduardo/Inea  



Novas instalações da biblioteca, no prédio da Rua Sacadura Cabral

Novas instalações da biblioteca, no prédio da Rua Sacadura Cabral


O presidente do Inea, Marcus Lima, e a Gerente de Informação e Acervo Técnico do instituto, Tânia Machado

Procon Estadual autua a Lamsa por problema na cancela de pedágio


LAMSA_1_1447881609.03.jpg

O Procon Estadual autua a concessionária Lamsa (Linha Amarela S/A) pelo problema técnico no pedágio ocorrido nesta manhã de quarta-feira (18/11). Com o problema, as cancelas ficaram fechadas e os motoristas não conseguiam seguir viagem, causando um grande engarrafamento por toda a Barra da Tijuca. De acordo com o Procon-RJ, a obrigação da Lamsa era ter aberto as cancelas para a circulação gratuita dos veículos, uma vez que o problema não era dos consumidores, não apenas dos que passavam pela Linha Amarela, mas os de toda a cidade, que foram prejudicados.

A Lamsa terá um prazo de 15 dias úteis para se defender. A concessionária pode ser multada.

Ações de educação ambiental vão movimentar a 11ª edição do evento “Do Leme ao Pontal” no Recreio dos Bandeirantes




Ascom SEA/Inea

Quando: Sábado (21/11), das 8 às 18 horas
Onde: Praça Tim Maia, posto 12, Recreio dos Bandeirantes

A Praça Tim Maia, no posto 12, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, vai abrigar neste sábado (21/11), a partir das 8 horas, várias atrações de educação e preservação ambiental que visam sensibilizar a população e turistas para a questão do lançamento de resíduos na orla e a importância de se preservar o ambiente marinho para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

As ações fazem parte da 11ª edição “Do Leme ao Pontal - Consciência Ambiental”, uma iniciativa da Associação dos Pescadores do Recreio dos Bandeirantes, com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com Furnas Centrais Elétricas.

Durante o evento, o público vai poder conferir os benefícios da destinação adequada do óleo de cozinha usado, e saber como é o processo do seu reaproveitamento na produção de sabão.  O Programa de reciclagem de Óleo Vegetal (Prove), da SEA, incentiva a população a reutilizar o produto, que é um dos grandes vilões da poluição de rios, lagos e lagoas.  

Já a Casa Sustentável de Furnas promete atrair um grande número de pessoas com os ensinamentos sobre o consumo consciente de energia. Atividades lúdicas também serão apresentadas, como um jogo da memória com peças em tamanho gigante com dicas importantes sobre consumo de energia. 

Várias outras atrações estão programadas como apresentações musicais e atividades de esporte e lazer.

“Do Leme ao Pontal – consciência ambiental” surgiu em 2004 a partir da iniciativa dos pescadores  Luiz Cláudio Gonzaga e Carlos Saraiva que sentiram a necessidade de conscientizar a população para a preservação do ambiente marinho. O nome do evento é uma homenagem ao cantor Tim Maia, que foi morador do Recreio e amante do litoral carioca.

Secretaria do Ambiente fiscaliza a prática de pesca predatória na Lagoa de Itaipu, em Niterói


Ascom SEA/Inea

A Lagoa de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, foi alvo de uma operação de combate à pesca predatória deflagrada pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em parceria o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e o Instituto Estadual do Ambiental (Inea) na noite desta quarta-feira (18/11). Agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da SEA, utilizaram dois botes infláveis para cercar e abordar as embarcações de pesca artesanal na lagoa. A blitz ambiental ainda teve caráter preventivo, informando aos pescadores sobre os prejuízos que a pesca predatória pode acarretar ao meio ambiente.
De acordo com o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, a rede de arrasto menor que 30 milímetros possui alto poder destrutivo, impactando diretamente no ecossistema costeiro.
“Ao serem arrastadas no fundo do mar, essas redes ilegais, com malha extremamente fina, impedem a passagem de pequenos crustáceos, camarões e inúmeras espécies de peixes que ainda não chegaram à fase adulta, ou seja, que não possuem o tamanho mínimo para serem capturados”, disse o coordenador da Cicca.
Policiais ambientais utilizaram botes infláveis para abordar e orientar os pescadores durante a operação, não houve flagrante.
“O Inea recebe diversas denúncias de pesca predatória. A partir dessas denúncias foi iniciada uma investigação, que culminou na operação de quarta-feira, mas o que foi constatado é que os pescadores estavam realizando suas atividades somente com apetrechos permitidos nas respectivas licenças”, informou Padrone.
Para o chefe da Reserva Extrativista Marinha de Itaipú, Carlos Martins, os moradores apoiam operações dessa natureza. "A pesca feita de forma predatória, vai contra os princípios da colônia de pescadores. A lagoa é um berçário da vida, fonte de sustento para inúmeros moradores que vivem da pesca e precisa ser preservada". 
O coordenador da Cicca alertou que as atividades de fiscalização serão intensificadas ao longo dos próximos meses:
“Estamos trabalhando preventivamente, orientando os pescadores, mas se for necessário iremos repreender. Quem for flagrado praticando pesca predatória será autuado no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais e ainda poderá ser multado", afirmou Padrone.
A pescaria na região é praticada por cerca de 260 pescadores. Dados do Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense registra a ocorrência de cerca de 140 espécies de peixes na região dos costões, recifes, Lagoa de Itaipu, no entorno das ilhas do Pai, Mãe e Filha e na praia propriamente dita. Destas, 31 espécies são a base da pesca tradicional, tais como o linguado e o cação-anjo, que garantem a sobrevivência dos pescadores tradicionais.

Dez praias próprias para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio neste feriadão

Dez praias próprias para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio neste feriadão

Ascom SEA/Inea


Dez praias estão próprias para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio, conforme o boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado nesta quinta-feira (19/11).

As praias liberadas são Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Joatinga, Diabo, Copacabana, Leme e Vermelha. Estão impróprias as praias do Pepino, São Conrado, Vidigal, Leblon, Ipanema, Arpoador, Urca, Botafogo e Flamengo.

Na praia da Barra da Tijuca, o ponto do Quebra-Mar, em frente à Rua Sargento João de Faria, está impróprio. Os pontos em frente à Avenida Ayrton Senna, ao Riviera Country Club e ao 2º GBM (Bombeiros) podem ser frequentados sem problemas pelos banhistas.

Na praia do Leblon, os pontos em frente às Ruas Rita Ludolf e Bartolomeu Mitre não foram recomendados. Está liberado o ponto em frente à Rua Afrânio de Melo Franco.

Na Ilha de Paquetá, a praia de J. Bonifácio está própria para o banho. Os banhistas devem evitar as praias da Imbuca, Ribeira, Grossa, Tamoios, Catimbau, Coqueiros e Moreninha.

O Inea alerta que o banho de mar deve ser evitado nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. O boletim de balneabilidade pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

Secretário debate demandas com os servidores da Saúde

Secretário de Saúde Henrique Medina interage com os servidores


Funcionários da Saúde apresentam preocupações ao novo secretário

Secretário debate demandas com os servidores da Saúde

Há uma semana no cargo, o secretário Henrique Medina Vargas se apresentou oficialmente aos funcionários municipais da Saúde na noite desta quarta, dia 18. Solicitada pelo SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis), a reunião foi realizada no auditório da secretaria, na Tijuca.

Exoneração de cargos comissionados, terceirização de serviços e de mão de obra, a falta de insumos e a precariedade do funcionamento dos postos de saúde foram algumas preocupações apresentadas. Atraso de salários e suspensão de benefícios já haviam sido abordados pela classe em reunião na semana passada, com o prefeito Márcio Catão.

“Estou aqui para debater questões técnicas e ouvir os anseios da categoria, pois a valorização dos servidores é prioridade para o prefeito. Vamos mudar o modelo de gestão”, disse o secretário na abertura do encontro, acrescentando que sua equipe trabalha para restabelecer o pleno atendimento à população.

Entre as medidas anunciadas por Henrique Medina estão o cancelamento de todos os pregões para avaliação de custos e necessidade real; a formação de equipe para levantamento de informações e fiscalização dos prestadores de serviços; e a visita às unidades de saúde para verificar in loco a situação de cada uma.



Fotos –  Marcelo Roza.


É TEMPO DE ‘NATAL SOLIDÁRIO’ NA BR-116/RJ



Quem passar pela Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) poderá fazer mais feliz o natal de centenas de crianças carentes. A Concessionária Rio-Teresópolis deu início a sua campanha “Natal Solidário”, na última quarta-feira (18/11), para arrecadação nas cabines de pedágio de brinquedos em bom estado para doação a entidades beneficentes. A campanha prossegue até 6 de dezembro. Aproveite o final de semana prolongado e faça sua doação.
 Há 13 anos a CRT realiza seu “Natal Solidário” com o objetivo de tornar mais alegre o final de ano de centenas de crianças atendidas por entidades beneficentes dos municípios de Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia.
Todas as entidades beneficiadas são selecionadas pelo Departamento de Recursos Humanos da empresa, que leva em conta as necessidades de cada uma das instituições.
         As doações podem ser feitas em qualquer praça de pedágio e aqueles que quiserem fazer doações em grande quantidade, devem se dirigir ao Centro de Atendimento ao Usuário (CAU), no prédio sede da concessionária, ao lado da Praça de Pedágio Engenheiro Pierre Berman, em Bongaba.

Catão firma acordo e empresa se compromete a entregar Praça Olímpica pronta em dezembro

Catão firma acordo e empresa se compromete a entregar
Praça Olímpica pronta em dezembro


 O prefeito Márcio Catão se reuniu nesta quarta-feira, 18, em seu gabinete, com o responsável pela empresa Prosan Engenharia para tratar da finalização da obra de remodelação da Praça Luiz de Camões, mais conhecida como Praça Olímpica, no centro. A empresa se comprometeu a terminar a reforma até o próximo dia 15 de dezembro.

“Conversei com o diretor da Prosan e ele nos deu um voto de confiança, garantindo que vai terminar a obra mesmo sem ter confirmada a data em que a Prefeitura poderá fazer o pagamento dos valores restantes. A praça é um dos principais pontos de lazer para a garotada no centro da cidade e a população terá o local de volta, totalmente repaginado no mês de dezembro”, afirmou o prefeito Márcio Catão, informando que a empresa irá reforçar o número de funcionários no local para que os trabalhos sejam agilizados.

Esta semana, a equipe de operários da Prosan está atuando no término da pavimentação do piso intertravado e na colocação dos alambrados das quadras de vôlei e de futebol e basquete. Para a próxima semana, está prevista a realização dos seguintes serviços: finalização da instalação dos postes e das luminárias; e acabamento na área interna dos banheiros públicos, com pintura, colocação de piso e instalação elétrica, entre outras ações.

Paralelamente a este trabalho, para dar maior agilidade ao término das ações, funcionários da Prefeitura irão reunir esforços para realizar os serviços que não estavam previstos no contrato com a Prosan, mas que necessitam ser feitos, entre eles, jardinagem no local, com preparo dos canteiros, que receberão plantio de grama e arbustos, posteriormente.  

58 anos de história

Inaugurada em 1957, a Praça Luiz de Camões já foi palco de grandes eventos e é considerada uma das principais áreas de lazer da cidade. Em março de 2014, a Prefeitura iniciou as obras de remodelagem e modernização da praça, entretanto alguns problemas impediram a concretização do serviço no prazo estabelecido.

A reformulação da Praça Olímpica contará com uma repaginação total do espaço público, com novo piso, sistema de drenagem, ampliação do prédio onde funcionam o Centro de Informações Turísticas e o Centro de Internet Comunitária e reforma dos banheiros públicos. Novas quadras esportivas com academia ao ar livre e tratamento paisagístico também estão inseridos no planejamento.

Novo telefone de contato do Conselho Tutelar

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, divulga o novo número
de telefone de contato do Conselho Tutelar nº 2: (21) 98553-8606.

Com área de atuação nos bairros Meudon, Jardim Meudon, Coreia, Vale da Revolta, Quinta Lebrão,
Fonte Santa, Ermitage, Prata, Fisher e 2° e 3° Distritos, o Conselho Tutelar n° 2 está instalado no
Centro Administrativo Municipal, localizado na Av. Lúcio Meira, 375, salas 106 e 108, térreo – Várzea.

Saúde divulga resultado da análise da água das principais fontes da cidade



 Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito em 11 pontos. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes João Raposo (Tijuca) e Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo.

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise

• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Granja Guarani – Própria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148) - Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Sete Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo


*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.​

Diretoria da clínica que atende pacientes renais se apresenta ao secretário de Saúde

Secretário de Saúde Henrique Medina recebe os diretores do Centro de Terapia Renal de Itaboraí



Henrique Medina anuncia nova licitação para o Centro de Hemodiálise

 Os diretores do CETRI (Centro de Terapia Renal de Itaboraí), responsável pelo atendimento de cerca de 80 pacientes renais de Teresópolis, se apresentaram ao novo secretário de Saúde nesta quarta-feira, 18. Há uma semana no cargo, Henrique Medina Vargas recebeu os diretores médicos José Patrício e Eduardo de São José e o administrador da clínica, Alexandre Moraes.

“Vimos nos colocar à disposição do novo secretário de Saúde e também apresentar algumas prioridades para o melhor atendimento dos pacientes de Teresópolis”, informou José Patrício.
 
Durante o encontro, Henrique Medina informou que terá início novo processo licitatório visando à contratação de empresa responsável para gerir o Centro de Hemodiálise de Teresópolis. Isso por conta da perda do prazo de assinatura do contrato pela gestão anterior. “A ideia é abrir o edital, submetê-lo à apreciação do Tribunal de Contas do Estado e enviá-lo para consulta pública”, disse o secretário, acrescentando que está afinando a relação entre a Secretaria de Saúde e o Centro de Terapia Renal.



Fotos - Marcelo Roza


Prefeito Márcio Catão atualiza dados da situação financeira do Município na Câmara de Vereadores

 Prefeito Márcio Catão com os vereadores: “Minha obrigação é dividir essa responsabilidade com os senhores”


 Vereadores acompanham explanação sobre a situação do Município em sessão da Câmara

Prefeito Márcio Catão atualiza dados da situação
financeira do Município na Câmara de Vereadores

 Como fez no mês de agosto, quando esteve à frente da Administração Municipal pela primeira vez, o prefeito Márcio Catão retornou à Câmara de Vereadores nesta quinta, 19. O objetivo foi mostrar como encontrou a Prefeitura no dia 30 de outubro, ao retornar ao cargo.

A sessão legislativa contou com a presença dos vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara, Dr. Antonio Francisco, Serginho Pimentel, Anginho, Claudio Mello, Dr. Carlão, Dedê da Barra, Da Ponte, Dr. Habib, Fabinho Filé e Luciano de Vargem Grande. Os defensores públicos Carlos Antonio Costa Martins e Marcos Delano acompanharam a explanação.

Coube novamente à secretária municipal de Controle Interno, Yára da Rocha Medeiros, apresentar os dados da situação orçamentária e financeira do município de Teresópolis. O procurador-geral Daniel Felipe dos Santos e o secretário de Administração, Jucimar André Secchin, também estiveram na sessão.
 
“Agradeço aos vereadores por terem atendido ao meu pedido de última hora e pela oportunidade de mostrar a situação caótica que encontramos. Essa prestação de contas já foi feita ao Judiciário, ao Ministério Público e aos servidores municipais. Minha obrigação é dividir essa responsabilidade com os senhores”, disse o prefeito Márcio Catão que, mais uma vez, reforçou sua disposição em contribuir para que a ordem seja restabelecida e que a prioridade é o pagamento dos salários dos funcionários.

Pelo levantamento, a expressiva queda na arrecadação, o atraso e a redução de recursos federais e estaduais e o uso de receitas, sem o devido planejamento, vêm comprometendo a saúde financeira e orçamentária da Prefeitura.

O prefeito e sua equipe técnica prestaram esclarecimentos pontuais aos vereadores, que sinalizaram a intenção de colaborar com o Gestor Municipal. Medidas de contenção de despesas estão sendo postas em prática, como a renegociação dos contratos com fornecedores e prestadores de serviço, a redução do número de cargos comissionados e a diminuição de horas extras. Agora, a Administração Municipal investe em propostas para a recuperação de créditos.

“Vários contribuintes estão procurando a Fazenda espontaneamente para pagar impostos atrasados, e agradecemos, mas precisamos de mais colaboração. Também investimos na conscientização das pessoas para que, ao fazerem suas compras, peçam nota fiscal. Além de ajudar a combater a sonegação, elas vão contribuir com o aumento de receita do ICMS”, informou Márcio Catão, se referindo ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Pelo menos 25% do que é arrecadado com o tributo estadual voltam para o Município. 


Fotos – crédito Marcelo Roza


ACONTECE EM TERESÓPOLIS DE 19 A 26 DE NOVEMBRO 2015




  ACONTECE EM TERESÓPOLIS DE 19 A 26 DE NOVEMBRO 2015



CINE SHOW
 Local: Teresópolis Shopping Center
 Endereço: Rua Edmundo Bittencourt, 202, loja 201 – Várzea.
 Telefone: (21) 2641-4961.
 Confira os horários, a programação completa, os preços dos ingressos e compre seu ingresso online no site:



ARABOTÂNICA
 Exposição permanente de vários tipos de Orquídeas
 Aberto de Quarta a domingo, 9h às 16h30.
 Local: Arabotânica (Antigo espaço Aranda) – Estrada Francisco Smolka, 601 – Quebra-Frascos.




EXPOSIÇÃO " 75 ANOS DO PARQUE NACIONAL SERRA DOS ORGÃOS" - A exposição conta a história do   Parque.
Dia: Segunda a Sexta, 9h às 18h; Sábados e Domingos, 10h às 17h. 
Local: Centro de Informações Turísticas - Av. Rotariana s/n – Soberbo.



FEIRA DE ARTESANATO DO GRUPO ECONOMIA SOLIDÁRIA - Com vários artesanatos locais. 
Dia: Sábados e Domingos, 10h às 17h. 
Local: Centro de Informações Turísticas - Av. Rotariana s/n – Soberbo.

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DA CIDADE” – A história de Teresópolis contada através de Fatos e Imagens.
Local: Calçada da Fama – Várzea.

EXPOSIÇÃO “MEU AVÔ E SUA HISTÓRIA” – A mostra preserva a memória de José Francisco Lippi, o “Seu Pepino”, em documentos e objetos que contam também a história de Venda Nova.
Sábados, Domingos e Feriados, 10h às 17h.
Local: Museu de Venda Nova, Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 – Venda Nova.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Mais de 500 estandes com artesanato, moda, acessórios e praça de alimentação.
Funcionamento: De sexta, 20/11, a domingo, 22/11.
Local: Praça Higino da Silveira – Alto, das 9h às 18h.

ESPAÇO MULHER – Feira de artesanato local valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.            
Sextas e sábados, 9h às 18h.
Local: Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa – Várzea.





CLUBE CASA DE PORTUGAL
FLASH BACK
Dia: Toda sexta-feira, 22h.
Ingresso: R$ 10,00 (feminino) e R$ 15,00 (masculino).
Classificação: 18 anos
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850, Várzea.
Informações: (21) 2742-1505.

MÚSICA AO VIVO COM CALDOS NO RESTAURANTE DO CLUBE
Dia: Toda quinta-feira, 19h às 22h.

FORRÓ DA CASA DE PORTUGAL
Dia: Todos os domingos, 20h.
Ingressos: R$ 8,00 (fem.) e R$ 15,00 (masc) e sócio gratuito.
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850, Várzea.
Informações: (21) 2742-1505.

RESTAURANTE DON PHILLIPE – HAPPY HOUR
De Quarta a Sexta, 18h30 às 20h30, acompanhada de refeições a La Carte sugeridas pelo Chef.
Classificação: 18 anos.
Endereço: Rua Capitão Edmundo Nascimento, nº 53 – Várzea.
Mais informações: (21) 2641-4230.

FORRÓ NEJA DO SANCHO - TRIO XOTE CARIOCA
Toda quinta-feira, 22h.
Classificação: 18 anos.
Ingresso: Mulheres: R$ 5,00 e Homens: R$ 8,00.
Local: Sancho Panza Café - Av. Oliveira Botelho, 72 – Alto.

KARAOKÊ CASA DA SOGRA – Com Música ao Vivo
De quinta a domingo, 20h30 até o último cliente.
Endereço: Av. Feliciano Sodré, 911 – Várzea.
Mais Informações: (21) 2743-8005.



FESTIVAL DE MASSAS DO HOTEL ALPINA
Todas as sextas-feiras, das 19h30 às 23h, no restaurante do Hotel.
Endereço: Rua Cândido Portinari, nº 837 – Golfe.
Mais informações e reservas: (21) 2741-4999.


CAFÉ COM BOLHAS
VILA ST. GALLEN



É VERO 
Endereço: Av. Oliveira Botelho, 617 – Alto.
Mais Informações: (21) 2642-0548/2642-4618.




MADANM MARYE

CASARÃO ITAIPAVA



ZERO GRAU







BAR SEMÁFARO
 

CASA DE PORTUGAL







MUSEU DO ESPORTE  – Conta um pouco da história dos Desportistas Teresopolitanos que representam ou representaram a cidade em competições nacionais e internacionais. Entre as atrações do acervo estão medalhas, troféus, equipamentos e materiais esportivos utilizados nas competições, além de fotos.
De segunda a sexta-feira, 12h às 18h.
Local: Ginásio Pedrão – Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea.

VILLA ST. GALLEN – Uma Vila inteiramente montada aos moldes dos pequenos vilarejos europeus. A vila oferece desde o requinte da culinária francesa, alemã e variados tipos e classificações de cervejas, ao lado de uma micro cervejaria, na Bierfest.
Endereço: Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto.   
Mais Informações: (21) 2642-1575.  

   
VIVA ITÁLIA, ALEGRIA À MESA – O Viva Itália recria a atmosfera dos famosos ambientes da península itálica em Teresópolis. Na Cantina É Vero, é oferecido o melhor da gastronomia italiana, com massas produzidas no local, além de uma adega com mais de 250 rótulos com  os melhores vinhos do mundo. Na Doce Infância, pode ser saboreado o verdadeiro Gelato Italiano, produzido artesanalmente na “Fábrica Del Gelato”, além dos cafés, doces e chocolates. O Mercatto Pastifício oferece os produtos e pães da Cantina, para que o cliente possa levar para casa estas maravilhas. Venha viver a Itália em Teresópolis.
Endereço: Av. Oliveira Botelho, 617 – Alto.
Mais Informações: (21) 2642-0548/2642-4618.

KARAOKÊ CASA DA SOGRA
De terça a domingo, 15h até o último cliente.
Endereço: Av. Feliciano Sodré, 911 – Várzea.
Mais Informações: (21) 2743-8005.
  
CONFRATARIA DO CHOPP
De terça a sexta, 17h às 01h.
Sábados das 14h ás 01h.
Endereço: Rua Yeda, 512 - Tijuca
Mais Informações: (21) 2742-1843


HAUS CENTER
De terça a sexta, 17h às 01h.
Sábados e domingos, 15h às 02h.
Endereço: Rua Tenente Luiz Meirelles, nº 1900 – Bom Retiro.
Mais Informações: (21) 2642-3862.
CARIOCA'S BIER
De segunda a sábado das 18h ás 02h. - Músicas ao Vivo das 18h30 ás 01h.
Endereço: Av.Lúcio Meira, 100 - Loja A
Mais Informações: (21) 2742-8931



LA CAVE BISTRÔ –  Bistrô estilo francês, com ambiente deliciosamente acolhedor, onde você saboreia uma comida artesanal elaborada com ingredientes cuidadosamente selecionados, harmonizando com um dos nossos 200 rótulos de vinho. Com música ao vivo nos finais de semana.
Terça e Quarta, 10h às 18h.
Quinta a Sábado, 10h às 0h. (Bistrô)
Domingo, almoço até 16h.
Local: Av. Oliveira Botelho, 499 – Alto.
Mais Informações: (21) 2642-3862.


BAR CENÁRIO BIER - Comida de Boteco e Cerveja Artesanal
De quarta a sábado a partir das 18h.
Almoço executivo de Segunda a Sexta das 11h30 às 15h.
Endereço: Rua Carmela Dutra, nº 306 - Agriões.
Mais informações: (21) 9-8883-8232.



CREMERIE GENÈVE - Restaurante de culinária francesa. Você pode visitar a criação de cabras leiteiras e a queijaria, fazer compras na lojinha e almoçar ou jantar no restaurante.
De segunda a quinta, 9h às 12h e de 13h às 17h. De sexta a domingo, 9h às 17h.
Restaurante de Sexta a Domingo.
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo, km 16 - Venda Nova.
Informações: (21) 3643-6391 / 3643-6394.


PARC MAGIQUE - Parque de Diversões Coberto
Local: Hotel Village Le Canton
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo  (RJ-130), Km 12,5 - Vargem Grande.
Telefone: (21) 2741-4200.
Horários de Funcionamento:
Quartas e quintas, 10h às 17h. (Somente para Excursões)
Sextas e sábados, 16h às 21h30.
Domingos e feriados, 11h às 18h30.
Manutenção: Segundas e Terças.

  
PISTA DE NEVE
Local: Hotel Village Le Canton
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo  (RJ-130), Km 12,5 - Vargem Grande.
Horários de Funcionamento:
Quartas e quintas, 10h às 17h. (Somente para Excursões)
Sextas e sábados, 16h às 21h30.
Domingos e feriados, 11h às 18h30.
Manutenção: Segundas e Terças.
Idade mínima para Bóia Canadense 05 anos.
Idade mínima para Snow/Esqui 08 anos.
Valor das atividades: Esqui R$ 60,00 / Snow R$ 45,00 / Bóia Canadense R$ 20,00

USO OBRIGATÓRIO DE TÊNIS.
USO OBRIGATÓRIO DE COLETES (BÓIA) E COLETES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA (SNOW E ESQUI);
PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO DO TERMO DE RESPONSABILIDADE ;
MENORES DE 16 ANOS SÓ PODEM UTILIZAR A PISTA D
E NEVE COM A PRESENÇA DO RESPONSÁVEL PARA ASSINATURA DO TERMO DE RESPONSABILIDADE. 
HORÁRIOS: O MESMO DO PARC MAGIQUE

Imagem inline 1