sábado, 22 de fevereiro de 2014

Hemorio alerta para baixos estoques de sangue para o Carnaval






O Hemorio lançou este mês a 11ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, que tem como objetivo manter a média de 300 doadores diários e alertar a população para os riscos da falta de sangue durante o Carnaval.
No entanto, segundo o Hemorio, apenas 900 pessoas compareceram ao salão do hemocentro do Governo do Estado nas últimas duas semanas. O mínimo necessário para manter um estoque de segurança seria pelo menos 1.500 doadores. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde reforça o alerta para a importância da população do Rio de Janeiro doar sangue, sobretudo para este período em que há mais acidentes.
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08, no Centro do Rio; ao lado do Campo de Santana. A unidade ficará aberta todos os dias, incluindo sábados e domingos; e todos os dias de Carnaval; de 7h às 18h. Lembrando que o hemocentro é responsável por abastecer com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. 
No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçu; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras.  Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
De acordo com o Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue com regularidade.  E, durante os períodos festivos como Natal e Carnaval, o comparecimento de doadores, que já é irregular, diminui ainda mais.  Historicamente, as doações voluntárias nas duas semanas que antecedem o Carnaval chegam a cair 70%.
Artistas apoiam a campanha A cantora Anitta foi uma das quinze personalidades escolhidas para fotografar para a campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade".  É a primeira vez que a funkeira participa de uma campanha estimulando a doação de sangue.
“Estou muito feliz em poder participar de uma campanha tão importante quanto essa, que também cria um hábito saudável e infelizmente ainda não tão comum entre os brasileiros, que é a doação de sangue regular. Espero poder contribuir convocando a população para mudarmos esse panorama”, disse a cantora, que ainda brincou com o seu maior hit, o “Show das Poderosas”, estimulando a doação: “Pre-pa-ra que agora é hora de sermos solidários!”
Segundo a diretora geral do Hemorio, Dra. Simone Silveira, o Rio de Janeiro vive um momento importante com a inclusão de grandes eventos e a população precisa doar sangue com mais frequência para suprir as possíveis demandas emergenciais. 
“No ano passado tivemos grandes eventos, que culminaram com a Jornada Mundial da Juventude.  Este ano teremos os jogos da Copa do Mundo e já estamos nos preparando também para as Olimpíadas.  Em eventos desse porte, a cidade recebe milhões de visitantes e precisamos estar abastecidos com sangue nos hospitais, para possíveis emergências.  Por isso, é importante que a população seja estimulada para doar sangue regularmente”, explicou a médica.  
    
Quem pode doarPara ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos.  Não é necessário estar em jejum.  O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.  Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.  O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br).

Prefeito de Friburgo transmite cargo para vice-prefeita Grace






O prefeito Rogério transmitiu sexta-feira (21), o cargo para a vice-prefeita Grace Arruda. Ele ficará ausente do município por 15 dias (até 8 de março), período em que estará no Japão cumprindo agenda oficial decorrente da participação do município de Nova Friburgo, no âmbito da Cooperação Técnica Internacional firmada entre o governo brasileiro e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O objetivo do convênio é dar prosseguimento ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais.
A solenidade de transmissão de cargo teve a presença de vereadores, secretários e outras autoridades civis, religiosas e militares. A ata foi
redigida e lida pela subsecretária de Administração, Ana Paula Navega. Após as formalidades, o prefeito e a vice fizeram discursos muito semelhantes, numa evidente demonstração de entrosamento, respeito e amizade.

"Doutora Grace Arruda é uma pessoa de minha inteira confiança, uma grande parceira. Nossa relação é de total amizade, carinho, respeito e profissionalismo. É uma pessoa que conhece a administração pública e tem uma   grande capacidade para tocar a Prefeitura neste meu breve período de  ausência", disse Rogério Cabral. "Peço a todos secretários, vereadores e servidores que deem total apoio à ela", acrescentou.

A vice-prefeita e prefeita em exercício deixou claro que, na ausência do prefeito, irá cumprir as suas tarefas com fidelidade e lealdade.
FA

Última semana mamógrafo móvel em Duque de Caxias


O Mamógrafo Móvel permanecerá na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, até o dia 26/02, realizando exames de mamografia e ultrassonografia em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Será possível ainda realizar biópsias mamárias no local, caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A presença da unidade é resultado da parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o Governo do Estado.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e, aos sábados, das 8h às 15h. O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias; além de 25 biópsias semanais. Os exames vão durar cerca de 20 minutos.

Serviço:
Atividade: Mamógrafo móvel
Data: 04/02 a 26/02
Horário: 9 horas
Local: Praça do Pacificador, Centro -Duque de Caxias

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pezão vai a Roma assistir à nomeação de Dom Orani



O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, em entrevista, nesta sexta-feira, à Rádio Vaticano, na Itália, afirmou que a nomeação do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, pelo Papa Francisco, como cardeal, representa um reconhecimento da igreja católica ao Rio de Janeiro e ao povo brasileiro.

- Eu vejo a nomeação do Dom Orani com muita alegria e emoção. Desde que chegou ao estado do Rio, ele vem marcando época, porque olha por toda a população, principalmente por quem mais precisa. Está sempre presente, tem a capacidade de estar em todos os lugares. Por onde a gente anda o Dom Orani já passou. É uma figura importante, que cobra da gente, mas sempre pro bem, porque olha por quem precisa - destacou.

Pezão ressaltou, ainda, a vinda do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, no ano passado, e a realização da Jornada Mundial da Juventude na capital carioca.

- Foram dias inesquecíveis para a população. O Rio de Janeiro é uma cidade acolhedora e viveu dias monumentais. Aquela imagem do Papa Francisco recebendo um grande abraço da população correu o mundo, mostrando o acolhimento e carinho da população por ele. A Jornada Mundial da Juventude marcou a todos nós e temos reflexos da passagem do Papa até hoje - disse.

O vice-governador chegou, nesta sexta-feira, a Roma para acompanhar o consistório que dará ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, o título de cardeal. Presidida pelo Papa, a cerimônia será realizada, neste sábado, na Basílica de São Pedro, e marcará a criação de 19 novos cardeais.

Ao assumir o posto de cardeal, Dom Orani passa a integrar um grupo de apenas 120 pessoas, o Colégio Cardinalício, e pode votar na escolha do Papa. No domingo, o vice-governador participa da missa a ser celebrada na Basílica de São Pedro.

Festa do Cavalo em Teresópolis


Festa do Cavalo: I Copa de Marcha Mangalarga Marchador terá cerca de 200 animais competindo



   A 1ª Festa do Cavalo de Teresópolis, que acontece em Vieira, no 3º Distrito, na Estrada Teresópolis-Friburgo, km 35, neste sábado, 22, e domingo, 23, terá cerca de 200 animais competindo na I Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador. Realização da Prefeitura para movimentar o turismo e a economia do município, e oferecer lazer à população e visitantes, o evento trará à cidade a dupla sertaneja Teodoro & Sampaio, no sábado, e o cantor romântico Leonardo, no domingo. Exposição e venda de artesanato do Movimento Pró-Artesanato Local também fazem parte da programação. A entrada é franca.

Com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a I Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador 
​vai ​
reunir criadores e expositores de municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. As competições entre animais da raça e também de cavalos sem registros, conhecidos como Poeirão, acontecem no sábado, a partir das 10h, e no domingo, a partir das11h. O árbitro será Fabiano de Abreu Bittencourt.

O público contará ainda com DJs, parque infantil e estandes com lanches rápidos. No sábado, 22, a programação acontecerá a partir das 10h, com apresentação de Teodoro & Sampaio às 23h. No domingo, 23, as competições terão início às 11h, com show de Leonardo às 22h. Contando com apoio logístico e organizacional do Núcleo de Eventos da Secretaria Municipal de Turismo, a Festa do Cavalo tem patrocínio do Banco BMG e Cervejaria Itaipava.

Programação I Copa de Marcha

Sábado, 22 de fevereiro

10h – Cavalo (categoria Junior)

10h30 – Égua (Junior)

11h – Cavalo (categoria Jovem)

11h30 – Égua (Jovem)

12h – Cavalo

12h30 – Égua

13h – Cavalo (categoria Adulto)

13h30 – Égua (Adulto)

14h – Cavalo (categoria Sênior)

14h30 – Égua (Sênior)

15h – Cavalo (castrado)

15h30 – Cavaleiros mirins (até 12 anos)

16h – Grande final (machos)

16h30 – Grande Final (fêmeas)

Domingo, 23 de fevereiro

11h – Machos registrados

12h – Fêmeas registradas

13h – Machos sem registro

14h – Fêmeas sem registro

15h – Muares

16h – Grande final (todas as categorias do dia)

Arlei promove mudanças no secretariado




 O prefeito Arlei anunciou nesta sexta-feira, 21, mudanças no secretariado com o objetivo de dar mais dinamismo à administração municipal. Com isso, José Carlos Cunha deixa a Secretaria de Governo e Coordenação para assumir a Secretaria de Administração. No lugar de Cunha responderá interinamente o secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos. Já Carlos Tucunduva deixa a Administração para ocupar a pasta de Ciência e Tecnologia, gerida até então pelo ex-deputado federal Luiz Ribeiro. Na Secretaria de Controle Interno assume o funcionário municipal de carreira Vitorino Nogueira Ferreira, no lugar do também servidor municipal Fábio Cunha Cardoso.

O subsecretário Beto Rosa assume a Secretaria de Serviços Públicos, e Adenirço Moraes continua respondendo por Obras. O assessor de Comunicação Social, Gilberto Passos Jr, passa a ser subsecretário de Turismo, assumindo a Assessoria de Comunicação, Marco Aurélio de Souza Santos.

Arlei recebe secretário nacional e agiliza implantação de projetos do Ministério do Esporte na cidade



Programas Segundo Tempo e PELC deverão funcionar já em abril deste ano

 O prefeito Arlei recebeu nesta sexta-feira, 21, em seu gabinete, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, e do ex-futebolista Roger Noronha, para ratificar o compromisso do Governo Federal em disponibilizar recursos para a implantação, no município, dos projetos ‘Segundo Tempo’ e PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade), do Ministério do Esporte. Na ocasião, o prefeito Arlei cobrou agilidade na entrega dos ofícios ao secretário para o início imediato dos programas em Teresópolis.

“Essa visita é muito bem vinda nesse tempo em que nossa cidade respira esporte, já que Teresópolis é o berço da seleção brasileira com a sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Temos que aproveitar este momento de grandes eventos esportivos e avançar, ainda mais, na educação dos nossos jovens e o esporte sempre fez parte desse processo. Para isso estamos sempre buscando apoio dos governos federal e estadual”, destacou o prefeito Arlei.

Ricardo Cappelli apontou o motivo da visita. “Nossa visita hoje é para dar continuidade aos entendimentos com a Prefeitura de Teresópolis e trazer os programas esportivos-sociais do Ministério do Esporte para a cidade. Teresópolis estará, em poucos meses, presente no mundo inteiro por conta da seleção instalada na CBF. E nós queremos ajudar a cidade a não só receber bem a seleção, mas também deixar um legado esportivo para as crianças e toda a população. A Copa do Mundo vem e vai, mas a cidade fica com este legado, que é o acesso à prática esportiva”. Segundo ele, a perspectiva é que, no final de abril, os programas já estejam  implantados no município.

Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, esporte e educação sempre caminharam juntos. “É no esporte que aprendemos que participar e competir é  mais importante do que propriamente ganhar. Compreendemos que as regras do jogo também servem para as regras da vida, como trabalhar em equipe, por exemplo. Outra coisa boa será a ampliação da jornada escolar para as crianças, oferecendo mais tranquilidade às mães que trabalham fora”, concluiu Leonardo.

Participaram ainda da reunião o vice-prefeito Márcio Catão, o secretário municipal de Turismo, Ronaldo Fialho, o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauricio Lopes, e assessores do governo municipal. Na ocasião, Maurício Lopez entregou formalmente ao secretário nacional a monção feita por ele em dezembro, que pedia a implantação do  programa Segundo Tempo nas escolas do município.

Programa Segundo Tempo
Voltado para a área da educação infantil, o Segundo Tempo, Programa Estratégico do Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.
A meta do projeto é proporcionar ao indivíduo a possibilidade de atingir um desenvolvimento de valores sociais, melhora das capacidades físicas e motoras, integração social, além de afastar a criança e o adolescente das drogas, prostituição, criminalidade e outros riscos sociais provenientes do meio em que eles vivem.
A cada criança ou adolescente é ofertada a prática de, no mínimo, três modalidades esportivas com uma freqüência mínima de três vezes por semana e duas horas diárias. São ofertadas atividades complementares como reforço escolar e atividades culturais, além de um reforço alimentar, em função da carência do público atendido e por conta da realização das atividades acontecerem depois do turno escolar.
Entre as modalidades esportivas oferecidas destacam-se futsal, basquete, corrida de orientação, tênis de mesa e voleibol. Além dos jogos, o programa conta com atividades complementares como oficinas culturais, educativas e orientações de saúde. O Segundo Tempo é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Esporte, com parceria do Governo do Rio de Janeiro. 
Programa Esporte e Lazer da Cidade
O Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, proporciona a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

Inscrições para Auxílio Transporte acontecem de segunda a quarta, dias 24, 25 e 26 de fevereiro



Começam nesta segunda-feira, 24, as inscrições para o Auxílio Transporte concedido pela Prefeitura. Os estudantes devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1.148, Alto), das 10h às 16h. Na segunda, 24, serão atendidos os candidatos cujos nomes comecem com as letras de “A” a “H”; na terça, dia 25, de “I” a “M”, e na quarta-feira, 26, de “N” a “Z”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2742-3080.

Poderão se inscrever estudantes devidamente matriculados e frequentando cursos oficiais de ensino de Nível Médio Profissionalizante, Educação Profissional e Nível Superior, em instituições de ensino legalmente reconhecidas e localizadas em outros municípios, com renda bruta familiar igual ou inferior a três salários mínimos.

Documentos
No ato de inscrição, o candidato deverá estar munido da cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade ou documento oficial com foto; CPF; titulo de eleitor e comprovante de votação do último pleito; comprovante de residência dos últimos seis meses que comprovem o domicílio em Teresópolis fornecido por concessionárias dos serviços de água, luz ou gás; ter renda do núcleo familiar até três salários mínimos ou per capta de meio salário mínimo da composição do núcleo familiar; comprovante de renda (até três salários mínimos); comprovante de matrícula ou declaração expedida pela instituição de ensino comprobatória da matrícula do estudante no ano letivo vigente à época do benefício; grade de horário, expedida pela instituição de ensino, a fim de comprovar a necessidade do auxilio; comprovante de escolaridade anterior em Instituição Pública ou se beneficiário de bolsa de estudos de 100%; e Declaração (formulário fornecido pela SMDS no ato da inscrição) de que reside e é domiciliado em Teresópolis nos últimos 12 meses, com assinatura firmada em cartório.

Critérios de avaliação
Serão avaliados, mediante documentação comprobatória, para classificação os seguintes requisitos por pontuação: alunos comprovadamente beneficiados com o Prouni (Programa Universidade para Todos) – quatro pontos; alunos comprovadamente inscritos no Cadastro Único com o devido Número de Identificação Social (NIS) – três pontos; alunos comprovadamente contemplados com 100 % (cem por cento) de bolsa de estudos – um ponto; para os candidatos ao benefício, estudantes de cursos de ensino médio profissionalizante e cursos de educação profissional: formação no Ensino Fundamental realizado totalmente em Instituição Pública – um ponto; e para os estudantes candidatos a cursos de nível superior: formação no Ensino Médio realizado totalmente em Instituição Pública – um ponto.

No caso de empate, o desempate dos candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios: aluno beneficiado com Prouni, ou programa similar do Governo Federal; menor renda familiar; aluno com formação anterior integralmente realizada em instituição pública; e o candidato mais velho.

Agenda
A Comissão do Programa de Auxilio Transporte se reunirá de 27 de fevereiro a 7 de março para avaliação, e a divulgação do resultado dos beneficiários do Auxilio Transporte no ano de 2014 será no dia 10 de março.

O candidato não contemplado poderá recorrer do resultado entre os dias 11 e 12 de março, sendo os pedidos de reconsideração analisados pela Comissão do Programa de Auxílio Transporte em até 48 horas. O resultado final será divulgado através do Diário Oficial e afixado na seda da Secretaria de Desenvolvimento Social no dia 17 de Março.

Aprovada a concessão do auxílio, o beneficiário deverá apresentar dados de conta corrente de sua titularidade, onde será depositado o valor do benefício, bem como assinar o Termo de Compromisso até o primeiro dia útil do mês de março, sob pena de perda do benefício.

A apresentação de comprovante de matrícula do segundo semestre/2014 e a renovação do Termo de Compromisso pelos estudantes beneficiários deverão ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social entre os dias 21 e 25 de julho, sob pena de cancelamento automático do benefício.

Saúde divulga resultado da análise da água de treze fontes da cidade




  Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito na última segunda-feira, dia 17, em treze fontes. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia (Alto), Alexandre Fleming (Vale do Paraíso), João Raposo (Tijuca), Taumaturgo e Praça Taumaturgo e Sete Tanques (Rosário) encontram-se impróprias para consumo.

Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148) – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) - Imprópria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Sete Tanques (Rosário) – Imprópria para consumo
Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo



*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.

Seeduc nomeia professores aprovados em concursos



Docentes devem ficar atentos

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (21/02), a nomeação de 155 aprovados nos concursos para professor, realizados em 2011 e 2013. Tais candidatos já passaram pelo processo admissional e têm até o dia 02 de março para comparecer à regional e escolher a escola em que desejam lecionar. 

Veja, abaixo, as páginas do Diário Oficial:

- Página 1
- Página 2
- Página 3

Concurso para a Petrobras níveis médio e superior

  • Situação: Aberto
  • Vagas: 100 (NM - 89 e NS - 11)
  • Escolaridade:  Níveis médio e superior
  • Remuneração: R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98
  • Inscrições: 24 de fevereiro a 17 de março
  • Taxa de inscrição: NM - R$ 40,00 e NS - 58,00
  • Data das provas objetivas: 18 de maio de 2014
  • Instituição Organizadora: Fundação Cesgranrio
  • Edital: Download do arquivo

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sistema de prevenção de desastres naturais leva prefeito de Friburgo ao Japão





O prefeito de Nova Friburgo - região serrana fluminense - Rogério Cabral se ausentará do município entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março, período em que estará em viagem oficial ao Japão acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Macedo. Durante os 15 dias, o governo municipal ficará sob a responsabilidade da vice-prefeita e secretária de Governo, Grace Arruda. A autorização foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores e a transmissão do cargo acontecerá nesta sexta-feira, 21, às 09.
“A título de esclarecimento, informo a grande relevância da viagem que é decorrente da participação do município de Nova Friburgo no âmbito da Cooperação Técnica Internacional firmada entre o Ministério das Cidades, Ministério da Integração Nacional e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O objetivo será dar prosseguimento ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais”, diz trecho do ofício encaminhado pelo Executivo ao Legislativo.

Os benefícios esperados da parceria são a elaboração de manuais de análise de riscos para uso no planejamento da expansão urbana, reconstrução de áreas de desastre e emissão de alertas preventivos, validados através dos três projetos pilotos; fortalecimento da cultura de prevenção de riscos em áreas suscetíveis a desastres naturais, através do planejamento das cidades e da regulação do uso do solo urbano; sensibilização de gestores, comunidades expostas a riscos e a população em geral para a importância do tema, através de campanhas educativas e materiais de divulgação; compartilhamento de experiências e tecnologias de monitoramento, prevenção e alerta, gerando transferência de conhecimento entre os profissionais e pesquisadores do Brasil e do Japão e fortalecimento da cooperação e colaboração entre órgãos do Governo.

ANÚNCIOS DE JORNAL DEVERÃO INFORMAR VALORES DE CARROS E IMÓVEIS



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (20/02), em primeira discussão, o projeto de lei 1.561/12, do deputado Átila Nunes (PSL), que a obrigatoriedade a divulgação do preço de imóveis e veículos automotores nos anúncios em jornais, revistas, periódicos ou outros meios de divulgação. Segundo o projeto, esses anúncios, seja para venda ou locação, deverão compulsoriamente apresentar a informação do preço total individualizado, dando o mesmo destaque à descrição do que está sendo anunciado. “O projeto visa assegurar ao consumidor a devida informação sobre o que deseja adquirir. O valor é primordial para o real interesse de quem deseja comprar tais bens, pois evita o desgaste desnecessário caso imóvel ou carro estejam acima de suas expectativas financeiras. Entretanto, esses anúncios não informam os preços. Isso gera prejuízo ao consumidor”, justifica o deputado.

EMISSÃO DE COMPROVANTES EM PAPEL TERMOSSENSÍVEL PODE SER PROIBIDA



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (20/02), em primeira discussão, o projeto de lei 262/11, do deputado Luiz Martins (PDT), que proíbe a emissão de comprovantes em papéis termossensíveis. O texto abrange estabelecimentos comerciais e instituições financeiras e se aplica a recibos, notas fiscais, cupons e outros documentos que necessitam serem guardados por um período superior a um ano. “A proposição pretende resguardar os direitos do consumidor que, ao efetuar diversas transações com bancos e outros estabelecimentos comerciais, recebe comprovantes impressos em papel termossensível, que não tem a duração que se espera de um comprovante de pagamentos ou registro de obrigações em geral”, argumenta o deputado, na justificativa do projeto.

GERÊNCIAS DE BANCO PODEM TER TEMPO DE ATENDIMENTO LIMITADO



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (20/02), em primeira discussão, o projeto de lei 1.523/12, de autoria do deputado Edino Fonseca (PEN), que modifica a redação dos artigos 1º e 5º-A da lei 4.223/03. A norma a ser alterada determina obrigações às agências bancárias em relação ao atendimento dos usuários. O texto do projeto aprovado estabelece que o tempo máximo de espera – 20 minutos em dias normais e 30 minutos em véspera e após feriados – passe a valer também nos atendimentos das gerências, e não só dos caixas, como previa os artigos anteriores.
 
As agências ainda deverão informar, em cartaz fixado na sua entrada, a escala de trabalho do setor de caixas e gerentes colocados à disposição. Deverão também informar sobre o tempo máximo de espera nos dois setores, o direito à senha numérica e o direito a assentos especiais – no mínimo 15, para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com criança de colo. “Eu já esperei mais de uma hora para ser atendido por um gerente para, no final, ele falar que meu problema era para ser resolvido em outro setor. Isso me chamou a atenção, pois só o caixa tem tempo para atendimento. Mas o gerente também deve ter. O atendimento deve ser um só. É preciso colocar gerentes suficientes para esses atendimentos. Não é só porque a pessoa é gerente que vai fazer o cliente esperar. Idosos e gestantes também não são respeitados”, diz o deputado.

MENSAGEM PODERÁ ALERTAR CONSUMIDOR SOBRE FRANQUIA DE CELULAR



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (20/02), em primeira discussão, o projeto de lei 1.397/12, do deputado Zaqueu Teixeira (PT), que obriga as empresas de telefonia móvel a enviar mensagem aos consumidores dispondo sobre o limite da franquia contratada. De acordo com o projeto, as prestadoras de serviço de celular pós-pago, transmissão de dados e internet móvel e fixa são obrigadas a informar ao consumidor o exato instante em que o mesmo exceder o limite da franquia contratada.


As informações deverão ser disponibilizadas mediante mensagem de texto, página da internet, e-mail e mensagem de voz. “O projeto cria mecanismos de proteção aos direitos do consumidor, pois as operadoras não informam aos clientes quando eles excedem o limite da franquia. A pessoa precisa saber o que esgotou do que foi contratado. É necessário que ela seja alertada para que não seja surpreendida no final do mês com uma fatura mais cara”, alega o deputado.

ALTERADA LEI QUE OBRIGA DIVULGAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE MEDICAMENTOS



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (19/02), em segunda discussão, o projeto de lei 2.041-A/09, de autoria da deputada Graça Pereira (PRTB), que altera a lei 5.318/08, que obriga farmácias a anunciarem, através de cartazes, a possibilidade de substituição de medicamentos prescritos por genéricos. O projeto inclui um parágrafo na lei excetuando as farmácias homeopáticas dessa obrigatoriedade. “Trata-se de uma pequena alteração em uma lei de minha autoria, pois farmácias homeopáticas não vendem medicamentos genéricos e consequentemente esta lei não se aplica e estes tipos de estabelecimentos”, explica a autora. O projeto segue agora para a apreciação do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO



Centro Universitário Serra dos Órgãos recruta Técnico  de Laboratório Multidisciplinar para atuar no Laboratório de Anatomia. Requisitos necessários: ensino médio completo, curso técnico em anatomia, necrópsia, enfermagem ou área afim, boa comunicação oral e escrita e facilidade no relacionamento interpessoal. Enviar currículo até dia 25/02/14 para curriculorh@unifeso.edu.br ou entregar na Gerência Desenvolvimento de RH: Av. Alberto Torres, 111 – Alto – Teresópolis – CEP: 25964-000.
Informações: (21) 2641-7047/7055




Imagem inline 1

Prefeito Arlei anuncia: Teresópolis terá sinal wi-fi com internet grátis e videomonitoramento

 A Prefeitura, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, vai implantar sinal wi-fi com internet grátis, bem como sistema de monitoramento de vídeo, em dois pontos da cidade. A iniciativa foi encaminhada para processo licitatório e prevê dois módulos iniciais: na região da Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, e no centro da cidade, entre a Calçada da Fama e a Praça Olímpica Luís de Camões.

O informe foi feito nesta segunda-feira, 17, durante a reunião semanal da Comissão Organizadora dos assuntos relacionados à preparação de Teresópolis para a Copa do Mundo. A proposta é que os serviços estejam em funcionamento para atender população, visitantes e a imprensa no período de preparação da Seleção Brasileira de Futebol no Centro de Treinamento da CBF, na Granja Comary.

Desde novembro de 2013, a Secretaria de Ciência e Tecnologia vem solicitando audiência, junto às principais operadoras de telefonia celular e de internet 3G, na busca de solução para o problema de sinal em Teresópolis. Diante da falta de resposta, foi feito contato com a superintendência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Prefeitura aguarda a confirmação de data de encontro de trabalho para tratar do assunto.

O prefeito Arlei vem dando continuidade a diversos projetos e parcerias visando melhor preparar a cidade para o período da Copa do Mundo, quando é esperado um aumento significativo da demanda turística. Tudo começou em reunião realizada em janeiro de 2013, quando o prefeito se encontrou com o presidente da CBF, José Maria Marin, afinando as parcerias para que a Seleção voltasse a se concentrar em Teresópolis, depois de alguns anos longe da cidade. No encontro, realizado na sede da entidade, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Marin confirmou a volta da Seleção Brasileira a Teresópolis e falou da reforma do Centro de Treinamento Heleno de Barros Nunes, na Granja Comary. Destacou ainda o perfeito entendimento entre a Prefeitura e a entidade, através da colaboração do prefeito Arlei e sua equipe de governo.

Durante a reunião da Comissão da Copa, na última segunda-feira, 17, o prefeito Arlei determinou a execução imediata de várias ações que são atribuição da Prefeitura, entre elas, a realização de um faxinaço nos principais corredores de acesso ao centro da cidade.
Aproveitando a proposta de parceria oferecida pelo ex-jogador de futebol e deputado estadual Bebeto, durante visita a Teresópolis na última sexta-feira, 14, Arlei solicitou a interlocução do parlamentar para agendar um encontro com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin. Em pauta, a parceria da CBF na preparação da cidade para a Copa.
Outro assunto tratado foi a análise das leis municipais 2.435/2005 e 2.740/2008, para a implantação de programas de adoção de praças e espaços públicos e de pontos de ônibus pela iniciativa privada.  
Também participaram da reunião o vice-prefeito e presidente da Comissão, Márcio Catão, os secretários municipais Ronaldo Fialho (Turismo), Luiz Ribeiro (Ciência e Tecnologia), Luiz Fernando Souza Filho (Planejamento), Marcos Antonio da Luz (Segurança Pública) e José Carlos Cunha (Governo) e os subsecretários Eduardo Iebus (Meio Ambiente) e Tião Corrêa (Parques e Jardins).
Representando as entidades, estiveram presentes o vice-presidente da Comissão, Marco Freitas, além de Rogério Pereira, Vinicius Claussen e Mônica Blando, respectivamente presidente, diretor de Turismo e gerente executiva da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Fabiano Ferreira, da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Rio de Janeiro), Nilson Neves e Fábio Costa Velho, presidente e vice-presidente do TC&VB (Teresópolis Convention & Visitors Bureau).

AGORA É LEI: ESTADO GANHA POLÍTICA ANTIPICHAÇÃO




Agora é lei: a pichação será alvo de política no Estado. Foi publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo, nesta terça-feira (18/02), a promulgação da Lei 6.692/14, que cria a Política Estadual Antipichação. Ela é resultado da derrubada, na última semana, do veto do governador Sérgio Cabral ao projeto de lei 135-A/11, do deputado José Luiz Nanci (PPS). A política envolverá campanhas culturais e educativas, intensificação da fiscalização – que será feita em parceria com os municípios – e desenvolvimento de ações de combate à pratica criminosa.

Para Nanci, a paisagem urbana tem sofrido em todo o estado com a degradação causada pela pichação.  “Além de provocar desconforto visual, a pichação desvaloriza imóveis, descaracteriza monumentos e inutiliza equipamentos do mobiliário urbano”, argumenta o autor da lei, que prevê a inclusão o social dos pichadores.

Estado antecipa o pagamento de fevereiro dos servidores


 
O governo do Estado do Rio de Janeiro vai antecipar o pagamento dos salários de fevereiro dos servidores ativos e inativos para 1º de março.

O governo do Estado do Rio de Janeiro vai antecipar o pagamento dos salários de fevereiro dos servidores ativos e inativos para 1º de março. O calendário divulgado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) previa o pagamento em 5 e 6 de março, primeiro e segundo dias úteis do mês, como sempre acontece, mas o Estado decidiu antecipar para que os servidores possam passar o Carnaval já com o salário pago.


O salário de fevereiro não foi antecipado para o dia 27, data anterior ao ponto facultativo, para evitar que os servidores tivessem acréscimo no desconto do Imposto de Renda retido na fonte, reduzindo o salário líquido. Isso aconteceria porque a legislação obriga que, no caso de dois pagamentos efetuados dentro do mesmo mês, os valores sejam somados para efeito de Imposto de Renda.


A antecipação do pagamento vai beneficiar 259.732 servidores ativos e 154.233 inativos. Os 110.054 pensionistas do Estado vão receber os salários de fevereiro nos cinco últimos dias úteis do mês, como ocorre normalmente.

IDADE DE ATENDIDOS COM GRATUIDADE EM BANHEIROS PÚBLICOS PODE DIMINUIR



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (18/02), em segunda discussão, o projeto de lei 1.370/12, de autoria do deputado Ricardo Abrão (PDT), que altera o artigo 1º da lei 3.884/02. A nova redação isenta de pagamento para utilização de banheiros públicos as pessoas maiores de 60 anos - a regra alterada estipulava a idade de 65 anos para tal benefício. “Venho trabalhando nesse tema já há algum tempo. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de quem tanto serviço prestou para o estado”, disse o deputado. O projeto segue agora para a apreciação do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Inscrições abertas para o Pronatec


Começou segunda-feira (10/02) o período de inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC FNDE/MEC, pelo site da Secretaria de Estado de Educação. Acesse o link http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/pronatec/inscricao. O prazo termina às 23 horas e 59 minutos do dia 04 de março.

No portal eletrônico, o aluno deverá preencher o requerimento, indicando o município, a instituição e o curso a que pretende concorrer. Após o cadastro, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição.

O cadastro não garante a vaga no curso pretendido, pois o candidato ainda passará por um processo classificatório. É imprescindível que o aluno tenha CPF próprio. O abandono do Ensino Médio implicará a perda da vaga do Curso Técnico.
 

Destacamento dos Bombeiros é inaugurado em Rio das Ostras




O Governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (18/2), no município de Rio das Ostras, o 2/9 Destacamento de Bombeiro Militar (DBM). A unidade, que foi construída em uma área de 1,5 mil metros quadrados doada pela Prefeitura, será subordinada ao Quartel de Macaé (9º GBM). Doze militares atuarão diariamente no Destacamento, que recebeu três viaturas: um ABS – Auto Bomba e Salvamento, utilizado para salvamentos e combate a incêndios; um ATE – Auto Tático de Emergência, ambulância para salvamento e atendimento pré-hospitalar; e um AR – Auto Rápido, viatura multifuncional. Reivindicação antiga dos moradores, a unidade vai agilizar a prestação dos atendimentos na região. O valor de investimento no Destacamento é de R$ 1,6 milhão, incluindo viaturas, módulo e mobiliário.
– Esta unidade é fundamental para o atendimento na cidade e na região. Anteriormente, o Corpo de Bombeiros levava cerca de uma hora para chegar a esta localidade. Agora, o município garantirá um outro atendimento, de outra qualidade e que acontecerá com muito mais agilidade – afirmou o governador Sérgio Cabral.
 

Na ocasião, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, ressaltou que o tempo-resposta para emergências não será superior a 10 minutos.

– A média de tempo na prestação de socorro na cidade ficava em torno de uma hora. Tínhamos que deslocar socorro de Macaé, São Pedro da Aldeia ou de Cabo Frio. O tempo-resposta é o principal valor do Corpo de Bombeiros. A partir de hoje, nosso tempo não será superior a dez minutos – explicou o secretário.

Segundo o comandante do Destacamento de Bombeiro Militar 2/9 Rio das Ostras, Rafael Brazão, a nova unidade, somada aos equipamentos recebidos, vai tornar o atendimento mais ágil e eficiente.

– Antes, em um caso de incêndio, perdíamos muito tempo no trânsito. Também recebemos três novas viaturas e vamos poder aumentar nossa performance para atender a população da melhor maneira possível – disse o capitão.

Mais segurança para a população
Para Regina Maria Martins, de 42 anos, o Destacamento chegou na hora certa. A dona de casa se sentirá mais segura.

– Era complicado porque o Corpo de Bombeiros saía de outras cidades para nos atender. Precisávamos de uma unidade aqui – afirmou Regina.

Morador da cidade há 7 anos, Flávio Renato Evangelista, 39 anos, comemorou a instalação do Destacamento dos Bombeiros.

– Nossas famílias ficam mais tranquilas agora. Os atendimentos vão acontecer com mais rapidez – disse Flávio.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

REGIÃO SERRANA TEM MAIS 24 PONTES RECONSTRUÍDAS


Depois de ter 60 pontes reconstruídas, a Região Serrana receberá outras 24 até junho deste ano. As obras estão a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Obras. No próximo mês, a Ponte Maravilha, sobre o Rio Grande, em Bom Jardim, será concluída. Ao todo, serão investidos R$ 32,3 milhões nas obras. Serão nove em Nova Friburgo, seis em Sumidouro, cinco em Petrópolis, duas em Bom Jardim e uma em São José do Vale do Rio Preto e Trajano de Moraes. Em Nova Friburgo, serão construídas duas pontes sobre o Riacho Suíço Prainha, duas sobre o Córrego Curuzu (na Rua Craminda Gripp Folly e em Parada Frossard), e uma sobre o Córrego Frio/Roncador, Córrego São Domingos (saída à esquerda da Estrada João Hering), Córrego D´Antas, Ribeirão São José (Rua José Emerick) e Rio Salinas. As obras custarão R$ 12,8 milhões.
Com o escoamento da produção agrícola prejudicado pela destruição de pontes na época da tragédia, Sumidouro terá a reconstrução das seguintes pontes: três serão sobre o Rio Paquequer/Cascata, na Estrada Municipal SU-23 (uma na localidade chamada de Senhor Omar, outra na altura do Km 1 e a terceira na altura do Km 3,5); e uma sobre o Rio Lambari, sobre o Rio Paquequer/Vale dos Pinheiros, na Estrada Municipal SU-03, e sobre o Córrego da Porteira Verde. O investimento é de R$ 6,9 milhões.
Petrópolis terá a reconstrução das seguintes pontes: duas sobre o Córrego Brejal, duas sobre o Córrego Buraco do Sapo e uma sobre o Rio do Carvão. O investimento será de R$ 3,99 milhões.
Bom Jardim, por sua vez, terá a reconstrução de duas pontes, ao custo de R$ 4,6 milhões: uma sobre o Ribeirão do Capitão, no Bairro de Fátima, e outra sobre o Rio Grande, esta com 38 metros de comprimento por 11,3 metros de largura e área de 430,08 metros quadrados, com construção de cortina atirantada e demolição de fundação - esta última foi iniciada no fim do ano passado e deverá ser entregue no próximo mês.
Já o município de São José do Vale do Rio Preto terá a reconstrução de uma ponte de acesso à BR-116, com 60 metros de extensão e largura de 5,65 metros, orçada em R$ 2,8 milhões. Por fim, será reconstruída a Ponte da Bahia, em Trajano de Moraes, por R$ 2 milhões.
Ao todo, na reconstrução das 84 pontes, os governos federal e estadual investirão R$ 90 milhões.
- Estamos presentes na Região Serrana desde os primeiros momentos das enchentes, com obras de construção de moradias, contenção de encostas, recuperação de rios, reconstrução de pontes – disse o secretário estadual de Obras, Hudson Braga.

Inscrições para Auxílio Transporte acontecem de 24 a 26 de fevereiro




  Começam na próxima segunda-feira, 24, as inscrições para o Auxílio Transporte concedido pela Prefeitura. Os estudantes devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1.148, Alto), das 10h às 16h. No dia 24 serão atendidos os candidatos cujos nomes comecem com as letras de “A” a “H”; no dia 25, de “I” a “M”, e no dia 26, de “N” a “Z”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2742-3080.

Poderão se inscrever estudantes devidamente matriculados e frequentando cursos oficiais de ensino de Nível Médio Profissionalizante, Educação Profissional e Nível Superior, em instituições de ensino legalmente reconhecidas e localizadas em outros municípios, com renda bruta familiar igual ou inferior a três salários mínimos.

Documentos

No ato de inscrição, o candidato deverá estar munido da cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade ou documento oficial com foto; CPF; titulo de eleitor e comprovante de votação do último pleito; comprovante de residência dos últimos seis meses que comprovem o domicílio em Teresópolis fornecido por concessionárias dos serviços de água, luz ou gás; ter renda do núcleo familiar até três salários mínimos ou percapta de meio salário mínimo da composição do núcleo familiar; comprovante de matrícula ou declaração expedida pela instituição de ensino comprobatória da matrícula do estudante no ano letivo vigente à época do benefício; grade de horário, expedida pela instituição de ensino, a fim de comprovar a necessidade do auxilio; comprovante de escolaridade anterior em Instituição Pública ou se beneficiário de bolsa de estudos de 100%; e Declaração (formulário fornecido pela SMDS no ato da inscrição) de que reside e é domiciliado em Teresópolis nos últimos 12 meses, com assinatura firmada em cartório.

Critérios de avaliação

Serão avaliados, mediante documentação comprobatória, para classificação os seguintes requisitos por pontuação: alunos comprovadamente beneficiados com o Prouni (Programa Universidade para Todos) – quatro pontos; alunos comprovadamente inscritos no Cadastro Único com o devido Número de Identificação Social (NIS) – três pontos; alunos comprovadamente contemplados com 100 % (cem por cento) de bolsa de estudos – um ponto; para os candidatos ao benefício, estudantes de cursos de ensino médio profissionalizante e cursos de educação profissional: formação no Ensino Fundamental realizado totalmente em Instituição Pública – um ponto; e para os estudantes candidatos a cursos de nível superior: formação no Ensino Médio realizado totalmente em Instituição Pública – um ponto.

No caso de empate, o desempate dos candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios: aluno beneficiado com Prouni, ou programa similar do Governo Federal; menor renda familiar; aluno com formação anterior integralmente realizada em instituição pública; e o candidato mais velho.

Agenda

A Comissão do Programa de Auxilio Transporte se reunirá de 27 de fevereiro a 7 de março para avaliação e divulgação do resultado dos beneficiários do Auxilio Transporte no ano de 2013 será no dia 10 de março.

O candidato não contemplado poderá recorrer do resultado entre os dias 11 e 12 de março, sendo os pedidos de reconsideração analisados pela Comissão do Programa de Auxílio Transporte em até 48 horas. O resultado final será divulgado através do Diário Oficial do Município e afixado na seda da Secretaria de Desenvolvimento Social no dia 17 de Março.

Aprovada a concessão do auxílio, o beneficiário deverá apresentar dados de conta corrente de sua titularidade, onde será depositado o valor do benefício, bem como assinar o Termo de Compromisso até o primeiro dia útil do mês de março, sob pena de perda do benefício.

A apresentação de comprovante de matrícula do segundo semestre/2014 e a renovação do Termo de Compromisso pelos estudantes beneficiários deverão ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social entre os dias 21 e 25 de julho, sob pena de cancelamento automático do benefício.