sábado, 15 de novembro de 2014

Inscrições do processo seletivo da Faetec para vagas na Região Serrana terminam neste sábado, dia 15




No total, são 158 oportunidades para ingresso em 2015

Iniciadas no dia 13 de outubro, as inscrições do processo seletivo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, na Região Serrana terminam neste sábado, dia 15. Mais de 16 mil candidatos já se inscreveram. No total, são 158 vagas em cursos Técnicos e Superior em Petrópolis e Bom Jardim. As oportunidades são para ingresso em 2015

A novidade é a inclusão de 150 vagas para o curso de Secretaria Escolar, disponibilizadas no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes, permitindo que o número total passasse de 8.872 para 9.022. No Ensino Técnico são 30 vagas na forma Subsequente, para quem concluiu o Ensino Médio e deseja um curso Técnico, e 90 na modalidade Concomitância Externa, para quem deseja fazer somente o Técnico. Já em Educação Superior são 38 oportunidades.

Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, a Faetec tem cumprido seu papel de promotora de conhecimento e cidadania, tentando levar à população de todas as regiões do Rio de Janeiro uma educação de qualidade.
– Nossa preocupação é formar profissionais que possam integrar o mercado de trabalho e suprir o apagão de mão de obra – destaca o secretário.
Os interessados devem acessar o site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), ler o edital e preencher o formulário para concorrer a uma das vagas. Em alguns casos a inscrição é gratuita, enquanto em outros há uma taxa no valor de R$ 33,50, que pode ser paga em qualquer agência bancária até a data do vencimento.
– Sabemos que a nova geração desenvolveu uma consciência crítica de seu papel social e como indivíduo. A Faetec promove uma educação integral que prepara os seus alunos para enfrentar as novas exigências do mundo e do trabalho – reforça a presidente da Fundação, professora Maria Cristina Lacerda.
Confira as unidades e os cursos disponíveis na Região Serrana
Ensino Técnico de Nível Médio Subsequente
Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Bom Jardim
Curso: Modelagem do Vestuário: 30 vagas

Ensino Técnico de Nível Médio (Concomitância Externa)
Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (Cepti) Petrópolis
Curso: Informática: 90 vagas

Educação Superior
Faculdade de Educação Tecnológica (Faeterj) Petrópolis
Curso: Tecnologia da Informação e Comunicação: 38 vagas

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Teresópolis: projeto 'Fique Esperto!' terá festa de encerramento dia 18


Na próxima terça-feira, dia 18, será realizada a festividade de encerramento anual das atividades do projeto “Fique Esperto!”, coordenado pela juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, Vânia Mara Nascimento Gonçalves. O evento acontecerá a partir das 9h no Sesc Teresópolis, localizado na Avenida Delfim Moreira, 749.
O projeto, que já alcançou 7.869 alunos até o momento, busca estabelecer práticas de orientação e cooperação com a escola e a família para o processo de educação e prevenção no que se refere ao uso de drogas. Implantando em 2012, o “Fique Esperto!” foi desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, com o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) - Teresópolis, com o Rotary Clube de Teresópolis, o  Amor Exigente – Grupo Fio Triplo, o Centro de Reabilitação e Cidadania Kairós e o Conselho Municipal Antidrogas.
A iniciativa contemplou escolas públicas e particulares do interior e da área central de Teresópolis. A relevância do projeto foi reconhecida no XVI Simpósio  Internacional sobre Tabaco, Álcool e outras Drogas – Dependência, Compulsão e Impulsividade, realizado neste mês no Rio.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3644-7989 / 3644-7925 / 3644-7926 / 3644-7927.

Justiça suspende atividades e prazos nos dias 20 e 21


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) irá suspender o expediente forense e os prazos processuais nos próximos dias 20 e 21, em razão do feriado do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro. O Governo do Estado decretou ponto facultativo no dia 21.
A suspensão das atividades no Poder Judiciário consta no Ato Executivo nº 101/2014, assinado pela presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano, com base no Decreto nº 45.036, de 12 de novembro de 2014.
As medidas de caráter urgente serão atendidas no Plantão Judiciário da Capital, que funcionará, ininterruptamente, das 18h de quarta-feira, dia 19, até as 11h de segunda-feira, dia 24. O endereço é Av. Rodrigues Alves, 371 A, Saúde, Santo Cristo.

SERRA DE TERESÓPOLIS TEM DESVIO NESTA QUINTA E NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA



        
A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que nesta quinta-feira (13/11) e na próxima terça-feira (18/11) haverá desvio de tráfego no trecho do Km-90,23 (Serra), entre 10h e 17h. Ali está sendo feita obra para contenção de encosta e, desta maneira o tráfego seguirá em divisão de pista, com desvio acentuado. Os motoristas devem redobrar a atenção e reduzir a velocidade ao passarem pelo local.
Nestes dois dias, será feito o serviço de concretagem de contrafortes previsto na obra de contenção. A interdição da pista visa dar maior segurança aos usuários da rodovia. O trecho será devidamente sinalizado e equipes da CRT orientarão os usuários. Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Anistia de juros e multas: últimos dias


Contribuintes em atraso com impostos municipais devem comparecer à Prefeitura
ou ao estande montado no Teresópolis Shopping


 Contribuintes em atraso com impostos e taxas municipais devem estar atentos ao prazo da campanha de Anistia Fiscal da Prefeitura de Teresópolis.  Quem estiver em débito poderá regularizar sua situação com a Fazenda Pública com desconto nos juros e multa, até o próximo dia 15 de dezembro.
O pagamento à vista tem redução de 100%. O parcelamento pode ser feito em cinco vezes, com 80% de desconto, ou em até 10 vezes, com 50% de desconto. O atendimento está sendo feito na secretaria de Fazenda, no 1º da Prefeitura, e no estande montado no Teresópolis Shopping Center (1º piso).
"As pessoas devem estar atentas ao prazo para comparecer à Prefeitura ou ao estande montado no Teresópolis Shopping para regularizar sua situação com relação aos impostos e taxas municipais", pontuou o secretário de Fazenda, Geraldo Azevedo.

O horário de atendimento no estande montado no Teresópolis Shopping Center (Rua Edmundo Bittencourt, 101, na Várzea) é das 10h às 18h, de terça a sexta e, das 11h às 18h, na segunda-feira. Na secretaria de Fazenda, o atendimento acontece entre 9h e 18h, de segunda a sexta-feira.
  
Podem aderir ao programa de anistia todos os contribuintes com dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviço), taxas da Feirinha de Teresópolis, multas por auto de infração, entre outros, consolidados até 31 de dezembro de 2013.

Os documentos necessários para efetuar o parcelamento junto à Prefeitura são carteira de identidade; CPF; inscrição do IPTU; procuração, em caso de terceiros; e para espólio, termo de inventariante.

O contribuinte pode pagar o seu débito à vista ou parcelado junto aos caixas do setor de Tesouraria, no 1º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea), em qualquer agência bancária e também nas casas lotéricas. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria M. de Fazenda, na Prefeitura, pelo telefone (21) 2742-8497 ou através do e-mail dividaativa@teresopolis.rj.gov.br.

Por uma Igreja viva e alegre – Assembleia Diocesana



Nos dias 15 e 16 de novembro, toda a Diocese de Petrópolis se voltará para a cidade de Teresópolis, onde acontecerá a Assembleia Diocesana do Plano Pastoral de Conjunto. Para o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, esses dois dias de Assembleia servirão para que a Diocese e todas as suas atividades sejam pensadas de forma conjunta.

Programação da Assembleia Diocesana 2014
15-11-2014 (Sábado)
Local: Colégio São Paulo - Teresópolis
R. Monsenhor Nivaldo - Alto
• 8h Chegada com Café da Manhã
• 8h45 Adoração com Lectio Divina
• 9h30 Palavra do Bispo
• 10h30 Partilha por Pastoral (Avaliação do que foi alcançado, dificuldades para implantação das metas)
• 11h45 Reunir-se para o Angelus na quadra principal
• 12h Almoço
• 13h30 Animação
• 14h Palavra do Bispo (motivação para 2015)
• 14h30 Partilha (Metas para 2015 por Pastoral etc)
• 16h Lanche (entregue nos grupos)
• 16h45 Plenário com alguns testemunhos de Pastorais (a serem definidas)
• 18h Missa

16/11/2014 (domingo)
Local: Ginásio Pedrão
• 8h chegada animação
• 9h Momento de espiritualidade (entrada do andor de N.S. do Amor Divino e da Cruz seguidos do estandarte dos padroeiros de cada decanato e de cada paroquia. Os dos decanatos serão colocados perto de Nossa Senhora)
• 10h Palavra do Bispo (Ef 4, 1-16 – unidade, Carisma e Construção do Corpo de Cristo)
• 11h Expo das pastorais
• 12:30h Almoço
• 14h Animação e Palavra do Bispo (breve apresentação do trabalho que foi feito durante a Assembleia)
• 15h missa
• 16:30 adoração
• 18:00 encerramento 
 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Espetáculos teatrais com palhaçaria movimentam Teresópolis neste fim de semana




 Duas peças de teatro vão movimentar Teresópolis neste fim de semana. Promovidas pelo Grupo Off-Sina, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, os espetáculos fazem parte do projeto ‘Pelas ruas da cidade’ e serão encenados no domingo, 16 de novembro, a partir das 10h, na Feirinha do Alto, que fica na Praça Higino da Silveira, no Alto. Entrada franca.

“Com sua proposta mambembe, o teatro de rua já apresenta diversos elementos da arte circense. Neste projeto, o Grupo Off-Sina torna tudo isso ainda mais mágico e verossímil, trazendo o universo do circo para o teatro. Será uma ótima oportunidade de arte e entretenimento de qualidade para adultos e crianças. Desde já, estão todos convidados a prestigiar o evento”, enfatiza o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Iniciativa do Grupo Off-Sina, o projeto ‘Pelas ruas da cidade’ – III Edição foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes na Rua - Circo, Dança e Teatro 2013 e vai percorrer durante os meses de novembro e dezembro as cidades de Petrópolis, Juiz de Fora, Nova Friburgo, Campinas e Teresópolis, reunindo diversas atrações e artistas para manter viva a arte circense. A abertura aconteceu em Petrópolis, na semana passada, e agora é a vez de Teresópolis.

Serão duas apresentações, em sistema de circo-teatro de rua. Às 10h, será encenada a peça ‘Dois Palhaços pedem passagem’, com a Cia Sapato Velho. E, às 11h, será a vez do espetáculo ‘Tremelicando’, com o próprio Grupo Off-Sina. Tudo com entrada franca.

O projeto ‘Pelas ruas da cidade’ tem como objetivo fomentar, propagar e divulgar as Artes de Rua, colocando em pauta uma nova dinâmica de ocupação do espaço público, e contribuir para a ampliação do acesso aos bens culturais de cada município.

Surgiu a partir da experiência do Grupo Off-Sina que, em seus 26 anos de existência, já circulou por 82 municípios do estado do Rio de Janeiro e excursionou por 930 municípios em 23 estados. A itinerância do Grupo Off-Sina pelo Brasil é um dos elementos importantes para o seu desenvolvimento histórico, cultural, social e político, com ênfase no reconhecimento dos valores da cultura

Ao todo, seis companhias de teatro integram o projeto, revezando-se nas apresentações em cada município. Em todos eles, a programação inclui uma companhia e a peça Tremelicando, encenada pelo próprio grupo Off-Sina.

Sinopse dos espetáculos

‘Tremelicando’ – Grupo Off-Sina

Os palhaços Café Pequeno e Currupita apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme Treme e Corrupita. A figura tradicional do Homem dos Sete Instrumentos, artista que toca vários instrumentos simultaneamente, é trazida ao picadeiro através do Casal Banda.

Elenco: Lilian Moraes e Richard Riguetti

Direção: João Batista

Duração: 50 minutos

‘Dois palhaços pedem passagem’ – Cia Sapato Velho

Os palhaços Tilinha e Tatuí mesclam o universo do palhaço de rua com números tradicionais circenses. Tatuí e Tilinha, duas malas, uma cadeira e um picadeiro desvendam juntamente com a plateia o universo lúdico do palhaço. “Dois palhaços pedem passagem” é um show de números musicais intercalados com números acrobáticos, mágica e outros desenvolvidos exclusivamente pela dupla, criando uma comunicação direta com plateias de todas as idades.

Elenco: Dio Jaime Vianna e Paulo Hartung

Direção: Cia Sapato Velho

Duração: 45 minutos

Texto: Geórgia Jahara

Teresópolis vacinou 1.473 crianças contra pólio e 1.150 contra sarampo

 


Campanha continua até o dia 28 de novembro


 Segue até o dia 28 de novembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a de Seguimento contra Sarampo. No último sábado, 8, Teresópolis imunizou 1.473 crianças menores de 5 anos de idade contra a poliomielite, registrando uma cobertura vacinal de 15,48%. Contra sarampo foram vacinadas 1.150 crianças, com uma cobertura de 13,69%.

“É importante que as mães levem os seus filhos para serem vacinados, mesmo que o cartão de vacina esteja em dia, pois a campanha funciona como reforço”, orienta Daurema Docassar, responsável pelo Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Vacinação.

Dezenove postos, na cidade e no interior, funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h, para aplicação das vacinas contra paralisia infantil, a tríplice viral (sarampo/rubéola/caxumba) e a tetravalente viral (sarampo/rubéola/caxumba/varicela). A apresentação do cartão de vacinação é obrigatória.

Confira os locais de vacinação:

• Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Quinta Lebrão, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea.

• Interior: Unidades de saúde de Bonsucesso, Pessegueiros, Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova.

Aula prática no Parque Municipal encerra curso de formação da guarda ambiental





 Depois de participar da parte teórica da capacitação de Guardas Municipais Ambientais na manhã desta segunda-feira, dia 10, na Prefeitura, os agentes civis da Guarda Municipal/Secretaria Municipal Segurança Pública e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente fizeram a aula prática no núcleo Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A formação atende ao decreto estadual 44.252/2013, que determina a criação da Guarda Municipal Ambiental para que os municípios recebam o repasse de recursos do ICMS Verde - incentivo dado às cidades que investem na preservação ambiental.



O chefe da unidade de conservação, Paulo Sérgio Bandeira, falou sobre a extensão do parque e mostrou os seus acessos através de uma maquete, explicando as regras de funcionamento da reserva. O grupo percorreu os 890 metros de extensão da Trilha do Jacu para conhecer parte da flora e da fauna típicas da região. Já o assessor ambiental Raimundo Lopes detalhou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, no qual se baseia a legislação do Parque Municipal, abordando ainda o Código Municipal Ambiental.



A captura de animais silvestres em área de preservação foi um dos temas abordados pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello. “Apresentamos algumas armadilhas usadas por invasores para a caça ilegal. Também orientamos os participantes do curso sobre os cuidados que eles devem ter ao acessar as trilhas quando estiveram atuando na fiscalização. Isso porque essas armadilhas põem em risco a vida dos animais e de quem circula na área”, explicou De Mello. Queimadas criminosas e combate a incêndios florestais também estiveram em pauta. “Explicamos algumas técnicas de combate ao fogo no mato e mostramos como devem ser usados equipamentos como abafadores e bombas costais”, completou o secretário.



Os certificados de conclusão do curso serão entregues no dia 28 de novembro. Depois, os guardas municipais farão o trabalho de fiscalização ambiental, acompanhados pelos técnicos da secretaria.





Fotos– crédito para Vanusa Lima

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Teresópolis pode ganhar um Centro de Referência para o Idoso



O presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PSL), viabilizou o encontro entre o deputado federal Marcelo Matos (PDT) e o prefeito Arlei Rosa, na manhã desta segunda-feira, 10.11. O presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social Dr. Antônio Francisco (PP) e o vereador Dr. Carlão (PMDB) também participaram da reunião. O objetivo é realizar trabalhos com o apoio do mandato de Matos, que teve mais de dois mil votos na cidade.
A primeira ação já foi definida. O deputado vai colocar em pauta uma Emenda Parlamentar destinada à Secretaria Municipal de Saúde para a construção de um Centro de Referência para o Idoso, com atendimento de atenção à saúde e espaços destinados à assistência social, oficinas, lazer e apoio familiar.
“Teresópolis tem um Deputado Federal. Vou acompanhar os projetos do Executivo em Brasília”, afirmou o deputado Marcelo Matos, que colocou à disposição a sua equipe técnica para acompanhar abertura de recursos em diversas áreas e andamento de projetos do Executivo em Brasília.
Para o vereador Dr. Antônio Francisco, a vinda de Matos a Teresópolis demonstra a preocupação em ajudar o município. “Um dos poucos políticos que veio à cidade depois da eleição. Ele representa a cidade”, enfatizou o vereador.
“É muito importante este apoio do deputado Marcelo Matos para a conquista de novos recursos, que vão desenvolver o Município”, declarou o presidente, Maurício Lopes.

NOTA atual - acidente







A Prefeitura de Teresópolis informa que o secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, e equipe continuam acompanhando o estado clínico dos estudantes da Escola Municipal Fazenda Alpina, localizada em Santa Rita, no interior do município, que sofreram um acidente na manhã do último sábado, dia 8, e dando toda assistência necessária aos acidentados e aos seus familiares.
No momento, sete crianças encontram-se internadas no Hospital das Clínicas de Teresópolis. Um aluno permanece internado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes em Saracuruna/Duque de Caxias-RJ, e encontra-se lúcido e conversando com familiares.
O secretário de Educação informa que está dando apoio psicológico para os alunos envolvidos no acidente e seus familiares.

Seeduc convoca 159 professores aprovados em Concurso


Aprovados devem se se apresentar à Regional o mais breve possível

 A Secretaria de Estado de Educação publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (07/11), a convocação de 159 candidatos aprovados nos concursos 2013 e  2013.2.


Os candidatos devem comparecer ao local designado, de acordo com a escala de convocação, munidos de documento de identidade, CPF, Pis/Pasep, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, diploma de conclusão, histórico escolar e comprovante de residência.
Confira, abaixo, as páginas do Diário Oficial:

Página 58
Página 59
Página 60
Página 61

domingo, 9 de novembro de 2014

TJRJ prorroga inscrições para o Concurso Público de Analista Judiciário


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) prorrogou até a próxima segunda-feira, dia 10, o prazo de inscrições para o LV Concurso Público de Analista Judiciário - Especialidade Execução de Mandados; o LVI Concurso Público – Analista Judiciário – Especialidade Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso; o LVII Concurso Público – Analista Judiciário – Especialidade Psicólogo; o LVIII Concurso Público – Analista Judiciário – Especialidade Assistente Social.
A decisão para prorrogar o término das inscrições, assinada pelo presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano, foi publicada na edição de hoje, dia 7, do Diário da Justiça Eletrônico (DJE).  Os candidatos terão até às 23h59 da segunda-feira para realizar as inscrições, via Internet, no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjrj.
Os concursos visam preencher 34 vagas para Analista Judiciário - Especialidade Execução de Mandados; 23 para Analista Judiciário – Especialidade Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso; 15 para Analista Judiciário – Especialidade  Psicólogo e 46 para Analista Judiciário – Especialidade Assistente Social. A remuneração é de R$ 5.794,26 para uma carga semanal de trabalho de 40 horas.
Os candidatos inscritos poderão gerar/reimprimir, caso necessário, a GRERJ bancária, no máximo até às 20h do dia 11 deste mês, quando esse recurso será retirado do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa de inscrição é de R$ 68,00.